FCCN publica 10 dicas para utilização segura do Colibri (Zoom)

19 Comentários

A plataforma de videochamadas Zoom é hoje apontada como insegura! Na verdade, existem alguns problemas assim como deverão existir em plataformas alternativas. Se forem usadas as funcionalidades/mecanismos de segurança que as plataformas disponibilizam, talvez o nível de insegurança não seja assim tão elevado. Alguns dos problemas de segurança devem-se mesmo aos utilizadores.

A equipa da unidade FCCN esclareceu recentemente os detalhes de cibersegurança relativos à utilização do Colibri, depois das várias notícias que relatam falhas de segurança na plataforma Zoom.


O serviço Colibri consiste numa ferramenta de webconference que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade) e permite realizar sessões de videoconferência com vários participantes de múltiplas instituições.

O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para 300 participantes por sessão. É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior, através do serviço Educast. Saber mais aqui.

COVID-19: FCCN disponibiliza várias plataformas para Ensino a distância

Uma vez que o serviço de colaboração Colibri é baseado na plataforma Zoom, a Unidade FCCN esclarece o seguinte relativamente aos níveis de segurança deste serviço:

  • O fabricante reagiu de forma célere com a disponibilização de sete novas atualizações de software durante o mês de abril, assim como procedeu à alteração de configurações por omissão, de forma a colmatar as lacunas identificadas. É importante que os utilizadores realizem as referidas atualizações nos respetivos dispositivos. Atualizações aqui.
  • A plataforma Colibri disponibiliza a funcionalidade de acesso via autenticação federada (RCTSaai). Desta forma, os utilizadores que acedem ao Zoom utilizam a sua conta institucional através da autenticação federada. Este acesso está salvaguardado pelo facto de a validação das credenciais ser feita na própria instituição e não na base de dados da ZOOM.
  • A unidade FCCN tomou várias medidas para mitigar os problemas reportados e reforçou a informação junto da comunidade, para que adote as medidas de segurança disponíveis para proteção durante o uso da plataforma.
  • Durante março e abril decorreram mais de 203.000 sessões no COLIBRI e só lhe reportaram duas situações de entrada abusiva em reuniões, sendo que ambas podiam ter sido facilmente evitadas recorrendo às indicações acima elencadas.
  • Muitas das situações reportadas podem acontecer em qualquer plataforma de colaboração e não dispensam os cuidados por parte dos utilizadores.
  • Os utilizadores de contas pessoais ZOOM devem ter atenção redobrada e alterar as passwords com frequência. A utilização da mesma password para aceder a vários serviços deve ser evitada ao máximo.

Dicas para utilização do Colibri (Zoom) em Segurança

FCCN publica 10 dicas para utilização segura do Colibri (Zoom)

Pode obter aqui a infografia completa e com a melhor qualidade.

A proteção de dados pessoais é um valor muito relevante no ordenamento jurídico atual, como claramente resulta do RGPD e ainda do Código de Conduta da GÉANT sobre proteção de dados. Estes documentos constituem o padrão na proteção e privacidade dos utilizadores no setor do ensino superior e de investigação.

Poderá ser consultada a política de privacidade do serviço aqui.

Como fonte de informação atualizada de forma constante sobre este tema, sugere-se a consulta desta página. Através desta, todos os problemas poderão ser reportados de forma imediata à FCCN. Qualquer questão ou pedido de suporte sobre a plataforma pode ainda ser feito para colibri@fccn.pt e os incidentes de segurança devem ser reportados para info@cert.rcts.pt.

Via FCCN

Leia também…

Como usar o Colibri da FCCN para Ensino à distância

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    A zoom parece ser a melhor plataforma mas com estes problemas todos abandonei, entrava pelo colibri e estava limitado na mesma aos 40 minutos. Comuniquei o facto à colibri e só me mandavam um email com resposta genérica.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Antes de Entrar na sessão ZOOM, esta a fazer o login via SSO ? Estou receber pedidos de ajuda e quando coloco “antes de entrar tem de fazer o Login via SSO? e depois coloca os dados como acede ao nónio”, a resposta tem sido obrigado , não estava a seguir esse passo, só para criar reuniões !!!!

      1. Avatar de Antonio Silva
        Antonio Silva

        Sim entro via SSO, agendo reunião no colibri, já tentei tudo, sigo os passos dados pelo suporte do colibri e nada.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Caro António Silva , tb tem de fazer login antes de entrar na sessão não é só fazer login para agendar.

          1. Avatar de Antonio Silva
            Antonio Silva

            Entro sempre pela pagina do colibri e nunca pela aplicação zoom e não dá, fico sempre limitado aos 40m

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Tens a Serviço completamente gratuito e encriptado podes dar a sugestão a tua escola, professores, trabalho etc (podes colocar em português) e a ligação é cifrada!

      https://jitsi.is/

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        +1 e após sair o último interveniente a sessão é apagada dos servidor. Portanto cumpre as recomendações da CNPD

  2. Avatar de Dark Sky
    Dark Sky

    “A plataforma de videochamadas Zoom é hoje apontada como insegura!”

    E porquê sabem dizer? Ou é música de ouvido?
    A ZOOM é uma das plataformas previstas pela CNCS
    https://www.cncs.gov.pt/recursos/noticias/orientacoes-para-utilizacao-das-tecnologias-para-o-ensino-a-distancia/

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Para mim, a insegurança tem haver com a politica do Trump que não quer servidores na CHINA !!!!! Aliada a uma campanha sem precedentes sobre uma plataforma !!!!!!!!!!

      1. Avatar de Dark Sky
        Dark Sky

        A ZOOM não é uma empresa chinesa é uma empresa dos EUA, Califórnia.. Quanto servidores estão espalhados pelo mundo, não estão necessariamente na China.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Empresa americana, com origem do CEO chines/americano , basta ter um servidor na china, que o Trump e os americanos querem logo mandar abaixo!!!! Por isso a nova politica que começa a 25 de Abril que podes escolher o servidor !!!!!

        2. Avatar de ze
          ze

          Deves andar a dormir..
          Vendem o produto como sendo encriptação ponto a ponto, mas no meio passam as chamadas pelos servidores na china, esse é o verdadeiro problema.
          Tanto não é seguro que empresas, escolas e governos já deixaram de utilizar em todo o lado no mundo.
          CNCS é lixo.

          1. Avatar de Dark Sky
            Dark Sky

            “empresas, escolas, governos …”
            Nada como publicar a lista. Não são assim tantos e, em regra têm o seu próprio sistema de comunicações.
            https://www.techrepublic.com/article/who-has-banned-zoom-google-nasa-and-more/

            Quanto a passar algumas chamadas pós servidores na China, a ZOOM já reconheceu que, erradamente isso já aconteceu.

            Mas é sempre a mesma coisa – o CEO é sino/americano, há umas chamadas que passam pela China, encontram-se vulnerabilidade como em qualquer aplicação – logo a ZOOM é lixo. E por arrasto, a CNCS que a inclui.

            A quantidade de entendidos em segurança informática e política que aparecem 😉

          2. Avatar de ze
            ze

            Dark sky, não é passarem erradamente para a china.
            O produto é vendido como sendo encriptação ponto a ponto, não pode passar por nenhum servidor.
            Essa lista é muito incompleta.

  3. Avatar de Nuno Machado
    Nuno Machado

    Sinceramente, grande parte das instituições do ensino superior tem protocolos com a Microsoft com acesso ao Office 365, porque não usam o Microsoft Teams, é mais user friendly e já está integrado com o email institucional.

    O zoom só tras problemas, inclusive quando usei esta plataforma a minha internet ficou completamente instável e por vezes não consegui acessar normalmente, apenas usando uma VPN é que conseguia utilizar.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      lollllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll !!!! O que o ZOOM tem a haver com sua net ? Quantos participantes consegues ver ao mesmo tempo nesse teams? !!!!

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Tem muito, porque normalmente o problema não é na NET do utilizador mas sim nos servidores do zoom

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Entao se o problema não é na net mas sim nos servidores da Zoom, então não tem nada a ver com a reclamaçao do Nuno Machado. Ele reclama que a velocidade da net dele fica mais lenta quando liga o zoom…..

  4. Avatar de Rui
    Rui

    A segurança do Zoom é igual ao Google Meet, Teams, Skype, jitsi, etc…

    Mas há dúvidas nisso?

    Só quem não percebe nada de informática é que pode dizer o contrario.

    ps- o zoom foi mais evidenciado devido á sua popularidade