FBI: Pirata informático russo-luso apanhado em Gaia

8 Comentários

Foi apanhado em Portugal, mais concretamente em Gaia, um pirata informático russo que adquiriu nacionalidade portuguesa. A denúncia foi feita pelo FBI. Segundo algumas revelações, o pirata vendeu dados de cartões de crédito de mais de mil pessoas, na sua maioria cidadãos nacionais.

FBI


Denúncia foi feita pelo FBI! Pirata informático está em prisão preventiva

Sergey Gusev, de 43 anos, integrava um grupo internacional e foi alvo de uma investigação conjunta da PJ e do FBI, segundo revela o Jornal de Notícias. A denúncia foi feita pelo FBI, tendo sido possível, às autoridades nacionais, identificar o fórum onde o suspeito geria os dados furtados que seriam posteriormente usados em fraudes.

De acordo com a polícia norte-americana, o suspeito geria o fórum Verified Forum, acessível através da “clearnet” (internet generalizada acessível através de motores de busca generalizados), quer através da “darknet” (usando a rede TOR, usualmente utilizada para atividades criminosas). A rede Tor é uma das armas mais eficazes contra a censura e contra o bloqueio de informação. Permite uma capa de anonimato muito importante em muitas situações e por isso acaba por ser uma ferramenta única.

Numa busca domiciliária realizada em maio, a PJ apanhou o pirata informático com informações digitais sobre milhares de transações ligadas à plataforma. O suspeito sempre negou ter conhecimento das mesmas.

Sergey Gusev encontra-se atualmente em prisão preventiva tendo o juiz invocado perigo de fuga e de perturbação do inquérito para justificar a aplicação da medida de coação.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AbelMartins
    AbelMartins

    que noob, nao se pode considerar pirata informatico um tipo que se deixa apanhar desta forma

  2. Avatar de p_t
    p_t

    Não seria russo-português?

  3. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    É o ” andar à chuva ” que dá sempre molho …

    😉

  4. Avatar de Fred
    Fred

    Essa da: “usando a rede TOR, usualmente utilizada para atividades criminosas” é de cabo de esquadra. Temos que iniciar uma caça aos usuais utilizadores da rede TOR porque usualmente praticam actividades criminosas. Marinha americana, autora da rede TOR, autoridades juduciarias, FBI, NSA, polícias, e até quem precisa de segurança e segredo nas comunicações. São todos perigosos e usuais autores de actividades criminosas! Realmente…

    1. Avatar de Paulo Sérgio
      Paulo Sérgio

      Julgo que o sentido da frase era que a darknet é que é utilizada para fins criminosos e não a rede TOR. Mas, concordo que a frase conforme está, no mínimo, pode gerar dúvidas.

  5. Avatar de Aindanaoseitudo
    Aindanaoseitudo

    Só sei que no dia que o dinheiro físico acabar, tenho 1000% de certeza que a vossa/minha liberdade acaba.
    Passam a ser controlados em tudo.

    Vou as P***S e sou casado, pago com cartão a quem prestou serviço que está registada (P**A) como tal, pronto ficaram a saber que comi fora de casa.
    O que não faltam são exemplos.

    Á tristes pensantes, que tanto desejam pagamento só com cartão que um dia o tiro sai-vos pela culatra.

    Defendo que ambos pagamentos tem que existir, mas sempre o obrigatório dinheiro físico.

    1. Avatar de Aindanaoseitudo
      Aindanaoseitudo

      Post errado, malditos separadores abertos.
      Era para ser no “Será que podem os comerciantes recusar dinheiro físico?”

  6. Avatar de Godlike
    Godlike

    Pergunta genuína: Sou só eu que acho ridículo o termo “pirata informático” ?