Fatura da sorte das Finanças: Há “presente” no dia 30 de dezembro

37 Comentários

Já ouviu falar na Fatura da sorte das Finanças? A fatura da sorte foi implementada pelo Fisco como incentivo para os portugueses requisitarem sempre fatura em todas as compras efetuadas em território nacional e é também uma medida de combate à evasão fiscal.

No próximo dia 30 de dezembro o Fisco vai ter um sorteio extraordinário da fatura da sorte e irá oferecer três prémios de 50 mil euros.


A Fatura da Sorte é um sorteio semanal emitido na estação pública nas quais os contribuintes premiados e posteriormente informados pela Autoridade Tributária. Todas as faturas que tenham o NIF do contribuinte  e que deram entrada de forma automática no sistema da Autoridade Tributária e Aduaneira são consideradas.

Segundo indicações do Fisco, ainda este ano irá acontecer um sorteio extraordinário que se vai realizar a 30 de dezembro. O fisco irá “oferecer” três prémios de 50 mil euros, num total de 150 mil euros que se somam ao sorteio regular de 35 mil euros.

Fatura da sorte das Finanças: Há "presente" no dia 30 de dezembro

Segundo o despacho publicado no início deste ano, a fatura da sorte tinha 2,56 milhões de euros para distribuir entre os contribuintes que solicitem fatura com NIF.

A participação no sorteio é “automática”. Pode consultar os seus cupões para a fatura da sorte no Portal das Finanças em e-Fatura/Fatura da Sorte. No concurso extraordinário há 3.069.522.811 (mais de três mil milhões) de faturas em jogo. O sorteio é emitido pela RTP1.

Relativamente ao vencedor, o número premiado é extraído através de uma aplicação informática, que corre num equipamento certificado. Esta aplicação informática gera números, de uma forma aleatória, de entre o universo dos cupões “Fatura da Sorte” elegíveis em cada sorteio regular ou extraordinário. Assim, em cada concurso, está garantido que haverá sempre um cupão premiado.

A informação sobre os cupões “Fatura da Sorte” que são atribuídos é disponibilizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), no Portal das Finanças, até ao último dia do mês anterior ao mês em que se realiza o sorteio regular.

Portal das Finanças

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jacinto ######%%%%%%
    Jacinto ######%%%%%%

    Todos os anos, duas vez, acontecem sorteios extraordinários.
    O primeiro, também de 3x 50.000 acontece no mês de Junho.
    Repete-se o mesmo no mês de Dezembro.
    De salientar que prémios não reclamados também são resorteados nestas ocasiões

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      E como sabemos que fomos premiados?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O contribuinte é notificado pela AT.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Um aparte, o prémio não é dinheiro vivo, mas sim em certificados do tesouro, que só pode ser resgatado ao fim de 1 ano.

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Certificados que desvalorizam todos os meses ou seja no fim de um ano não resgatas 50 mil mas sim 40 ou 30 mil euros

        1. Avatar de AJ
          AJ

          Isso é um total disparate porque os certificados não só não desvalorizam todos os meses como valorizam (a taxa de juro é positiva). Se tiveres 50 mil irás resgatar esse mesmo valor acrescido de juros. Infelizmente, o que acontece atualmente é que a taxa de inflação é superior à taxa de juro dos certificados o que significa que (na prática) um ano depois tens o mesmo valor + juros mas esse montante ficou a valer um pouco menos devido à inflação.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Resgatas sempre 50 mil, só que devido à inflação, o que podes comprar com os 50 mil é menos…

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Mesmo que fosse “só” os 30 ou 40 mil, dados não é bom?
            Eu sou mesmo podre, se me dessem os 30 mil, ficava super feliz, mas pelos visto à quem preferia não receber nada.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    É mais provável vencer o euro-milhões do que ganhar uma factura da sorte das finanças pois existem 14 Milhões de combinações de números no euro-milhões enquanto que, só em Junho de 2021, AT registava 6 Milhões de facturas só em 3 sectores de actividade (alojamento, cultura e restauração)…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, mas no Euromilhões depende de ti, neste caso não

      1. Avatar de Asilca
        Asilca

        Não deixas de ter razão, mas é daquelas coisas que nem vale a penas perder tempo com eta propaganda. Se nos sair alguma coisa (o que é muuuuuuuito dificil) celebramos, se não…. não nos encomodem com estas ilusões.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Não é preciso andar por aí a comprar coisas à maluca só para ter faturas. É fazer a vida normalmente, pedir fatura com NIF naquilo que se puder. Se sair sai, se não sair a vida continua.

          1. Avatar de eu2
            eu2

            O mesmo com o autovoucher. Ele vai cair na conta e vai…

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se 1 milhão de faturas forem tuas, a probabilidade aumenta.
      Quanto mais gastas e quanto mais faturas pedires maior a probabilidade

      1. Avatar de GM
        GM

        Se gastas e pedes factura, é bom mesmo que tenhas rendimentos declarados que sustentem esses gastos, senão tens um “prémio” das finanças, chamado fiscalização. Este é o verdadeiro prémio, escondido.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Quem tem telhados de vidro não pede faturas, já sabe disso.

          1. Avatar de GM
            GM

            Tem, sim, de ter noção do rendimento declarado versus o que pode consumir por cima da mesa. Não se aplica a mim a questão de rendimentos não declarados, mas não peço factura em tudo o que compro.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Se não tivesse rendimentos para as faturas que peço como teria o dinheiro para essas compras ?

          1. Avatar de GM
            GM

            Até mesmo os TCO, se receberem parte do ordenado “por fora”, têm rendimento não declarado. Quanto mais os TI, que por vezes não facturam porque o cliente simplesmente não quer pagar o IVA ( quando se trata de cliente final).

  3. Avatar de Bicho
    Bicho

    Propaganda política. Nunca usei

    1. Avatar de GM
      GM

      Ou seja, não pedes factura com o teu NIF. O que não é verdade, basta teres serviços (água, electricidade, etc) em teu nome, que involuntariamente já entras no sorteio.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Mas pode pedir para não fazer parte, no Portal E-Fatura tem essa opção. Por definição, todos os contribuintes estão abrangidos, aqueles que não quiserem só têm de expressar a sua vontade.

        1. Avatar de GM
          GM

          Obrigado pela informação. De tanto estar interessado no sorteio nem sequer tinha noção dessa possibilidade.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eu até acho melhor assim do que os carros.

      1. Avatar de GM
        GM

        Sim, isso é bem verdade. Incentivo à poupança. Mas ainda assim, levanta-se outra questão, em caso de problemas com o fisco tem acesso directo a essas poupanças, já que os certificados ficam à guarda do Instituto de Gestão do Crédito Público.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Se tem dívidas ao Fisco, mesmo que não tivesse esse valor, eles penhoram bens, salário, etc.

  4. Avatar de Indignado
    Indignado

    Ainda gostava de conhecer alguém que tenha ganho um destes prémios … será que são livres de impostos 😀

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Realmente também nunca soube de ninguém que tivesse ganho, ou sequer ouvi alguém que conhecesse quem ganhou. Vale o que vale. Os prémios são em certificados do tesouro, e não podes movimentar durante 1 ano. Ao final de 1 ano, recebes juros (sujeitos a 28% de retenção), e podes resgatar o montante.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Mas tal como o GM disse em cima não terá uma parte de ficar retida para o estado como taxa tal como nos outros jogos? É que em bom rigor isto não deixa de ser jogo, porque compras algo que te habilita a um prémio tal como nos outros jogos.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Um sorteio não é um jogo, são coisas diferentes. Não é aplicada aquela taxa de 20% que se aplica nos jogos de fortuna ou azar. Quando terminar 1 ano, o vencedor recebe também na conta à ordem bancária, os respetivos juros (com o imposto de 28% deduzido). Nessa altura, se quiser pode resgatar ou pode continuar com a aplicação, pois é normalmente a 10 anos.

          1. Avatar de eu2
            eu2

            Ou pode tirar parte e deixar o resto a render

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Conheço quem tenha ganho nos sorteios dos carros

  5. Avatar de Hugo Tavares
    Hugo Tavares

    Se ainda fosse um audi como em tempos…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eu prefiro os 50 mil. O Audi tem toda uma série de problemas para algumas pessoas, como a carga fiscal, não ter garagem e ter de ficar com um carro novo na rua, etc.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Com 50000€ compras um audi ou outro qualquer

  6. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Palhaçada

  7. Avatar de Mauro Costa
    Mauro Costa

    Uma das melhores medidas implementadas. Mas nem assim as pessoas pedem fatura… A economia paralela nos mesmos ramos de negócio continua uma forrobodó. Depois queixam-se de tudo e mais um queijo, porque as estradas, pontes, polícia na rua, escolas, hospitais, como sabem pagam-se com vento… Tristeza saloia.