Fadiga do Zoom: Mulheres mais afetadas que homens! Saiba porquê…

11 Comentários

Pandemia é quase sinónimo de Zoom e outras plataformas de videoconferência. O ser humano foi “forçado” a avançar para o mundo digital, mas nem tudo são boas notícias.

De acordo com um estudo recente, as plataformas tecnológicas de comunicação criam fadiga e as mulheres são as mais afetadas. Saibam quais as razões.

Fadiga do Zoom: Mulheres são mais afetadas que homens! Saiba porquê...


Um estudo recente revela que cerca de 14% das mulheres que responderam ao inquérito se sentem “muito ou extremamente” cansadas a trabalhar remotamente através das plataformas de videoconferências. No caso dos homens apenas 6% se sentem “muito ou extremamente” cansados.

Para o estudo foram realizados 10.500 inquéritos, com perguntas sobre a experiência de utilização de plataformas de videoconferências. Depois foi usada a escala de Exaustão e Fadiga do Zoom (da sigla em inglês ZEF) criada pela Universidade de Gotemburgo que avalia o cansaço em diferentes níveis.

Mas qual a razão das mulheres serem mais afetadas que os homens?

O estudo revela que as mulheres trabalham de forma diferente dos homens no mundo online. Avaliando as respostas, é possível concluir que, o número de reuniões era idêntico à dos homens, mas na generalidade, as reuniões com mulheres têm tendência a durar mais tempo e a ter intervalos mais curtos.

Fadiga do Zoom: Mulheres são mais afetadas que homens! Saiba porquê...

Outra das conclusões é que as mulheres estão mais propensas a sentir fadiga do Zoom devido ao que os psicólogos sociais chamam de “atenção autocentrada”, que é alimentada pela visão do espelho nas reuniões do Zoom ou outras plataformas.

Essa “ansiedade do espelho” significa que as mulheres são mais propensas a sentirem-se mais constrangidas durante as reuniões do Zoom enquanto avaliam a sua aparência.

No mercado existe atualmente uma panóplia de plataformas para reuniões e aulas online. A plataforma Zoom é a mais popular, mas há outras com excelente qualidade como é o caso do Teams da Microsoft ou Webex da Cisco.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Não me parece que esteja de acordo.
    Estou mais tendencioso para acreditar que as mulheres ainda continuam a ser muito solicitadas no lar com crianças, lidas domésticas e pressão social.
    Neste contexto, precisarão de mais suporte que nem merecem.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      … bem merece. (raio de teclado).

    2. Avatar de fernando
      fernando

      mas nesse caso eles analisaram as webconferencias, e nao o contexto geral de trabalho remoto;

  2. Avatar de dinuz
    dinuz

    Ou seja, a propensão genética que a maioria das mulheres tem para a vaidade, perdão, cuidado com a sua aparência, está na raiz deste problema.

    1. Avatar de bythewayiusearch
      bythewayiusearch

      Provavelmente sentem-se mais pressionadas pela sociedade em geral a terem esse comportamento.
      Mas sem stress dinuz nós homens também temos os nossos problemas que nos são incutidos por outros, é natural.

    2. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Basicamente…mais uma razão para o gap salarial, preocupam-se mais com a aparencia do que com o trabalho

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu se tiver a luminosidade a 100% ao fim do dia tenho enxaquecas e até vejo mal, desde que o consultei um oftalmologista a pensar que tinha problemas de visão, me aconselhou a baixar o mínimo possível de luminosidade e esses problemas acabaram e nem precisei de óculos.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Concordo plenamente. Li há uns anos um artigo que dizia que a luminosidade dos ecrãs a 100% era prejudicial, e valores como 40% eram considerados seguros. Fiz isso e dei-me muito bem. Nos últimos meses baixei para 20% e não sinto falta nenhuma de luminosidade mais alta. Os meus olhos agradecem.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para o efeito espelho , basta clicar em cima da própria imagem e clicar “esconder auto visualização” !!!!

    1. Avatar de fernando