Facebook: Link mais popular nos EUA dissemina dúvidas sobre a vacina contra a COVID-19

30 Comentários

Apesar de não serem diretamente responsáveis pelo que circula nas suas plataformas, com a chegada da COVID-19 e, posteriormente, das vacinas para a combater, as redes socias viram-se em trabalhos para controlar a desinformação que, inevitavelmente, se espalhou. Aliás, num novo relatório, o Facebook revela que o link mais popular da plataforma nos EUA levanta dúvidas sobre a vacina.

O artigo em questão tornou-se bastante apreciado pelos céticos relativamente à vacinação contra a COVID-19.

Facebook

De acordo com um relatório desenvolvido pelo Facebook, um artigo noticioso sobre um médico que morreu após ter recebido uma vacina contra a COVID-19 foi o link mais visto no Facebook, nos EUA, no primeiro trimestre de 2021. Embora o artigo em questão tenha sido atualizado – depois de um relatório do Medical Examiner afirmar que não havia ligação comprovada entre a vacina e a morte – os céticos debruçaram-se sobre ele e disseminaram dúvidas acerca da eficácia das vacinas.

De acordo com o relatório, o link recebeu cerca de 54 milhões de visualizações.

Facebook vacina covid-19

Inicialmente, o Facebook optou por arquivar o relatório que dava a conhecer o link mais visto do primeiro trimestre deste ano. De acordo com o The New York Times, esta decisão baseou-se no “mau aspeto” que o facto podia dar. Contudo, segundo o Facebook, o atraso na sua publicação deveu-se a correções essenciais. Aliás, o “Widely Viewed Content“, relativo ao segundo trimestre de 2021, já havia sido publicado.

Esta situação demonstra que é de facto difícil para as redes sociais moderar o que circula pelas plataformas. Isto, porque os utilizadores recolheram uma ponta de verdade – a morte do médico – e transformaram-na numa narrativa enganosa, sem que os factos a sustentassem.

Mais do que isso, demonstra o quão férteis podem ser as plataformas, por reunirem opiniões e ideias de um (quase incontável) número de pessoas.

 

Facebook apagou 3.000 contas com desinformação sobre vacinas e COVID-19

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Há algo que as pessoas, e neste caso, os negacionistas em particular, têm de compreender. Informar-se (corretamente) sobre algo não é pesquisar informações que confirmem as suas crenças, isto é o chamado vies de confirmação. Para se informarem de algo, têm de procurar toda a informação, a favor e, sobretudo, contra, e depois avaliar a qualidade/validade da mesma.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O problema é que eles não estão interessados em pesquisar. Têm uma crença e qualquer coisa serve para validar o seu ponto de vista. É semelhante aos velhotes que se recusam a colocar a hipótese de Deus não existir, apesar de todas as probabilidades apontarem para isso. Basicamente são fanáticos e como qualquer fanático têm uma grande dose de ignorância à mistura.
      Já vi por aqui malta a duvidar das vacinas com um discurso e atitude coerente, nada contra esses.

      1. Avatar de Olaf
        Olaf

        A lógica é essa mesmo: Questionar tudo.

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        É o tal viés de confirmação.

      3. Avatar de lk
        lk

        és um iluminado

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Dói-te onde?
          Não usas o teu nome, não dizes nada…estás um homem feito 🙂

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      As pesquisas fazem-se nos sites oficiais, e sites oficiais como https://www.adrreports.eu/pt/search_subst.html, dizem-nos que já morreram mais de 20 mil pessoas só na europa de efeitos secundários da vacinação.

      1. Avatar de NB
        NB

        Onde é que viste os 20 mil? Os únicos 20’s que vejo no teu link é do copyright “© 2012 – 2021”.
        Ao menos sê coerente com a tua informação. Esse link apenas fala dos “disclaimers” óbvios que até no dia da vacinação são dados aos utentes para saber os efeitos secundários da vacina que tomam e por aí alem.
        E onde estão esses 20 mil mortos já agora? 20 mil morreram de efeitos secundários e ninguém reparou? Só tu?

        Já houveram outros como tu, assim como artigos que falavam de mortos por vacinação mas que colocavam números/valores falsos, contudo o teu número é, ainda por cima, demasiado superior ao deles.

        Snowden, és tu?

        1. Avatar de NB
          NB

          Acrescento já agora, para quem estiver a visitar o link e não compreender o que está a ver, é uma base de dados que contém informação sobre mediação e etc, e contém acontecimentos provocados pela mesma.

          O que o Ricardo fez, foi analisar os dados que la têm que sejam minimamente relacionados com as vacinas e juntar números, mas já foi mencionado mais do que uma vez por porta-vozes oficiais que muitos dos casos lá reportados não são devidamente confirmados e que não são necessariamente causados pela vacina.

      2. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        o melhor de tudo foi nos EUA durante a fase experimental no ano passado um gajo ter morrido por ter levado um tiro e ter contado na mesma como morte devido à vacina.

      3. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Mal abro o link que deste levo logo com “As informações incluídas neste sítio da internet não refletem qualquer confirmação de uma potencial relação entre o medicamento e o(s) efeito(s) observado(s).”

        Agradeço no entanto a demonstração do tal viés de confirmação da tua parte.

      4. Avatar de iFernando
        iFernando

        Ricardo, Se juntares 100 milhões de pessoas (vacinados ou não) vais constatar passados uns dias, que morreram 20.000 pessoas ou mais, desse conjunto.
        É assim que os humanos são.

  2. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    quero la saber dos estados unidos seus bonecos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Por falar em bonecos, sabes que podes ver um link e não clicar?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Por acaso até chateia, ao longo dos anos, cada vez é mais evidente….
      Tens um incendio enorme na Grécia e falamos da ineficácia americana no Afeganistão. Temos situações políticas a desenvolver-se na França, Alemanha e Itália e falamos do Trump. Temos desenvolvimentos em farmaceutica em Portugal, fala-se maisdos desenvolvimentos da Pfizer e Moderna.
      Não pretendo deixar de ouvir de americanos, mas foquem-se na UE, dos EUA normalmente só vem incentivos a racismo, guerras e burros, mas às vezes até existe algo interessante.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        É verdade, o pior é que daí também vem os malucos das teorias das conspirações de tudo e mais alguma coisa lol

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          É mesmo, está na hora de virar o foco mais a EU do que aos EUA!

  3. Avatar de andre
    andre

    Há os Afirmistas – os que acreditam em tudo o que lhes dizem
    Há os Negacionistas – os que duvidam de tudo aquilo que lhe dizem.
    E há os duvidistas – que duvidam quer de um ponto de vista quer do outro

    Por “default” e nao tendo plenas convicções naquilo que os governos dizem acerca da segurança da vacina, eu como duvidista prefiro estar quieto.

    1. Avatar de A.F.
      A.F.

      +1 Duvidista

      Gostei dessas divisões, Afirmistas, Negacionistas e Duvidista.

      Neste momento com tanta informação e desinformação de ambos lados (Afirmistas, Negacionistas), nomeadamente como alguns artigos de opinião, consideradas fake-news, não consigo levar ninguém a serio.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Não precisas de levar ninguém a sério, procura os factos, pois contra eles não há argumentos.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se acham que meter ciência e teorias é duvidas sem fundamento no mesmo saco é ser “duvidista”, quem sou eu pra criticar…

        1. Avatar de lk
          lk

          tu és um k0na que aqui andas armado em sabichão

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eh mauzão. Acalma-te lá bebé que já testou a ficar nervoso.

      3. Avatar de lk
        lk

        ao menos escrevam afirmacionista, de afirmação; já que é negacionista (de negação).

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Revê a tua definição de negacionista
      “https://dicionario.priberam.org/negacionista”

      Os negacionistas não duvidam, os negacionistas negam.

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ou seja ate a uns tempos atras nao usavam essa palavra, como a comunicacao social comecou a usar a palavra negacionista, toda a gente comeca a imitar feitos papagaios. Voces sao as pªtas da comunicacao social e o que sao. Vao atras do jogo dela. Pensar fora da box e que esta quieto.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Eu passo a vida a ver coisas de um gajo que provavelmente foi pago para andar a disseminar informações falsas e por isso penso outside of the box do you understand you sheeeeeeps?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Bem, mais uma diarreia cerebral nessa cabeça de pombo 🙂

  5. Avatar de CRP
    CRP

    Foi um dos primeiros na minha faixa etária a ser vacinado e sou portador do Certificado Digital COVID e faço testes todos meses, acompanho os comentários aqui postados desde inicio da crise Covid 19, em que dou o maior desprezo a alguns comentadores vulgos “Afirmistas”, que pensam ser senhores da verdade, que só demonstram ter duas palas ao lado dos olhos, tendo comentários depreciativos e ofensivos em que nada contribuem para uma informação salutar.
    Condeno e continuarei a condenar dando o meu desprezo a esse tipo de comentários ofensivos e nada salutares, em que nada contribuem para informar e apenas querem marcar uma posição arrogante ao serem ouvidos. Quando vi este vídeo (youtube.com/watch?v=r1wc9AHqaKw) pensei que era gozo, agora compreendo que era dirigido a vocês.
    Contudo penso que são pessoas inteligentes, e se descomprimirem um pouco o cérebro vão descobrir o outro lado da moeda, que também é valido. Vivemos num momento de incertezas e não há provas dadas que consigamos vencer o problema com os vacinados ou os não vacinados, e precisamos ter os dois lados para chegarmos a uma conclusão, porque neste momento somos todos cobaias.
    Desejo tudo de BOM a todos e respectivos familiares, aceitando cada um tal como ele é, porque só assim conseguimos sair Vitoriosos.

    PS: Acredito que os não vacinados, se dermos provas ou houver provas num futuro próximo que ela efetivamente ajuda a combater e ajuda a conter a disseminação do vírus, eles vão querer vacinar.
    Temos que ser pacientes porque “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.