Facebook está “furado”? Mais dados de utilizadores vazados na Internet

21 Comentários

Apesar de ser a rede social com mais “poder” no mundo, o Facebook tem vários problemas de segurança para resolver. Como informamos recentemente, um leak com mais de 533 milhões de dados de utilizadores apareceu na Internet, sendo que mais de 2 milhões de registos pertencem a utilizadores portugueses.

Agora há uma ferramenta online onde qualquer pessoa pode obter uma base de dados de números de telemóvel. Basta pagar…

Facebook está "furado"? Mais dados de utilizadores vazados na Internet


Bot devolve números de telefone de utilizadores do Facebook

É caso para dizer…”inacreditável”. Aquela que é provavelmente a maior rede social atravessa agora um período de desconfiança uma vez que há muitos dados pessoais de utilizadores a circular na internet.

Depois de leak com dados de mais de 533 milhões de contas do Facebook, há agora um site que permite obter números de telemóvel de utilizadores com perfis no Facebook. Segundo o site Motherboard, aparentemente os dados não são os mesmos dos que foram revelados durante a semana.

Facebook está "furado"? Mais dados de utilizadores vazados na Internet

A ferramenta é um bot que está disponível no Telegram, e funciona da seguinte forma: “Clientes” dão ao bot um código de identificação único para a página do Facebook, para obter dados de um utilizador. O bot realiza uma análise rápida da página do Facebook e devolve um preço a pagar para o “cliente”.

Os números de telefone devolvidos por meio desta ferramenta não aparecem na base de dados Have I Been Pwned que inclui os 533 milhões de registos do Facebook. Tal “cenário” valida a teoria que os dados apresentados por esta ferramenta não são os mesmos do leak da semana.

Leia também…

Dados de 533 milhões de contas do Facebook aparecem na Internet

 

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Estou seriamente a pensar apagar a conta do facebook!!

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Samuel,

      Se não precisas do FB apaga, mas infelizmente a utilidade do mesmo é inegável. O que eu faço com o facebook, é simplesmente dar pouca informação acerca de mim, eu acredito que tiveres atenção ao que partilhas por lá.. ajuda bastante.

    2. Avatar de Fo
      Fo

      Já vais uns anos atrasado.

  2. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    E alternativas gratuitas, o que recomendam? (se é que existem)

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Já aqui no site o disse, o Facebook de seguro não tem nada.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Quanto mais famoso mais alvo é de ataques e estas fugas podem ser por culpa de algum interino. Nada é seguro quantos mais lhe forem roubar.
      Podes colocar mil e uma defesas na tua casa mas vai vir sempre alguem com as ferramentas certas para as desativar nem que seja um ladrão disfarçado de criado

  4. Avatar de jorge
    jorge

    O facebook é para pessoas atrasadas e doentes mentais, adoro ver estas redes sociais a exporem os dados desses infelizes, é so o que merecem, e mesmo assim nao nao aprendem nada, mas como vao aprender se sao doentes mentais.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      caro Jorge, nós não precisamos de saber a sua condição de atrasado e doente mental, alias você é um ser que nem respeito merece. Quer ser respeitado, primeiro dê-se ao respeito.

    2. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Deduzo que tambem estas a chamar atrasados mentais a empresas que por la andam nao e ?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Ainda existem pessoas que precisam do Facebook para trabalhar, eu também não gosto mas não é desculpa para chamar insultar assim os seus utilizadores dessa forma.

        1. Avatar de Vítor M.

          Muitas pessoas são curtas de visão e não percebem a amplitude das ferramentas para lá da sua própria utilização. Muitas nem sabem que há muita atividade comercial por trás da rede e que emprega no mundo milhões de pessoas.

    3. Avatar de Tuga
      Tuga

      Este blog não é para pessoas atrasadas, mas de vez em quando aparecem…

    4. Avatar de Elektro
      Elektro

      Cabe-nos a nós utilizadores cientes dos perigos sobre o excesso de informação que uma plataforma detém sobre nós e sensibilizar outros que se devem proteger, que os seus dados devem ser somente deles.
      Não é insultando quem usa o Facebook para se colocar num pedestal como superior a tudo e todos só porque não utiliza, pois isso é uma péssima forma de viver na sociedade…

  5. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Mas qual é o problema do n.º do telemóvel? Então se fizerem uma compra no Aliexpress, no Bangood, na Amazon, etc. não o metem lá? E o que é que acham que eles fazem com eles? Escondem-nos lá bem escondidinhos e não dizem a ninguém?

  6. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Uma pergunta eu tenho outros logins associados ao facebook? Por exemplo ao me registar num site em vez de inserir os dados todos faço login com o facebook é mais prático (na altura achei). Se eu apagar a conta do facebook tudo o resto que seja contas associadas tambem são apagadas?

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Eles também só exigem:
    – e-mail;
    – telefone móvel;
    – fotografia única;
    – Cópia de um documento de identificação oficial.

    O que é que não pode correr mal?

    – Espero que em breve peçam acesso às contas bancárias dos utilizadores via API Payment Services Directive 2 (PSD2)… só para terem a certeza que são mesmo utilizadores reais… e claro para vender tal informação aos anunciantes e atacantes.

  8. Avatar de palerma
    palerma

    O estado cada vez sabe mais da vossa vida:
    – com a via verde/via card sabe para onde se deslocam
    – com os pagamentos multibanco/mbway/transferências e facturas sabem os vossos movimentos
    – ao entrarem num hospital magoados, acabam por saber logo se se trata de um acidente casual, se acidente de trabalho ou se “crime”
    – etc…

    E depois estão preocupados com o facebook…

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Antes o estado saber isso tudo do que o Facebook ter acesso as minhas as minhas mensagens e utilizar o meu histórico de pesquisa e metadados produzidos pelo meu telemóvel para fins comerciais sem meu conhecimento, consentimento ou sem eu lucrar com isso

  9. Avatar de Mauro C
    Mauro C

    Imagino que o pessoal que passa a vida a colocar fotos do almoço e do jantar, das férias, do automóvel, as fotos dos filhos, do que tem dentro de casa e etc, esteja muito escandalizado com esta notícia. Paciência…