Estudo conclui que há poucas ligações entre tecnologia e problemas de saúde mental

9 Comentários

Um recente estudo encontrou poucas ligações entre a tecnologia e problemas de saúde mental. Esta pesquisa debruçou-se sobretudo na população mais jovem dos EUA e Reino Unido.

Estas são assim boas notícias para todos os que mostravam reservas em relação à tecnologia. Mas conheça todos os pormenores deste estudo.



Pouca relação entre tecnologia e problemas de saúde mental

Há agora um novo estudo publicado pelo Oxford Internet Institute (OII) que chegou a conclusões interessantes. Segundo os resultados, há poucas ligações entre o uso da tecnologia em adolescentes e problemas de saúde mental.

Este estudo foi conseguido através da participação de 430.561 participantes dos Estados Unidos e do Reino Unido, com dados que foram recolhidos desde 1991.

Os investigadores tentaram determinar a existência de uma relação entre a utilização das plataformas sociais e a depressão, problemas emocionais e de comportamento. Foi analisada ainda a forma como a televisão afeta a saúde mental e tentaram descobrir se o uso de dispositivos digitais aumenta a probabilidade de suicídio. No entanto, os resultados mostram que há pouca correlação entre a utilização de plataformas sociais e problemas de saúde mental.

O estudo concluiu ainda que a utilização de plataformas sociais e a televisão foram os contextos menos fortemente associados à depressão. Mas descobriram que as plataformas sociais aumentam ligeiramente problemas emocionais. Já relativamente a problemas de comportamento e suicídio, a investigação não descobriu qualquer efeito negativo da tecnologia.

É preciso maior colaboração para estudos mais precisos

O estudo ajuda a desconstruir a noção de que a tecnologia pode afetar negativamente os adolescentes. No entanto, os investigadores salientam ser necessário uma maior, mais confiável e transparente colaboração entre empresas de tecnologia e investigadores, de forma a haver um maior acesso a dados precisos. Dessa forma, o estudo reserva que, devido à falta de dados mais detalhados, não é possível afirmar conclusivamente as associações entre tecnologia e saúde mental.

Segundo o Professor Andy Przybylski, Diretor de Pesquisa do Oxford Internet Institute, e autor do estudo:

À medida que mais dados se acumulam sobre o uso de tecnologias emergentes por adolescentes, o nosso conhecimento sobre as tecnologias emergentes e os seus efeitos sobre a saúde mental tornar-se-ão mais precisos. Portanto, é muito cedo para tirar conclusões sobre o aumento, ou declínio, das associações entre a plataformas sociais e a saúde mental de adolescentes, e certamente é muito cedo para fazer uma política ou regulamentação com base nisso.

Precisamos de colaborações mais transparentes e confiáveis ​​entre cientistas e empresas de tecnologia para encontrar as respostas. Os dados existentes na indústria de tecnologia, os cientistas só precisam de lhes aceder para uma investigação neutra e independente.

Pode aceder ao estudo na íntegra na revista Clinical Psychological Science.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Motor
    Motor

    bem… quando podemos testemunhar diariamente o impacto que as redes sociais têm no comportamento de massas, e como tão rapidamente conseguem degenerar em bullying nas escolas, alguém vir dizer que não existem relações com problemas de saúde mental só pode significar que ou é incompetente ou não está interessado na verdade.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Faz lembrar há uns anos quando o tabaco fazia bem à saude…

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        O tabaco é benéfico, mas é a folha de tabaco, a planta pura. Não o tabaco que compras em maços e que contém mais de 100 aditivos, isso sim é veneno lento. Depois é como tudo, uma questão de saber dosear. Água também recomendado mas bebes demasiada e podes morrer.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Então este estudo deita por terra aquele estudo onde dizia que quem não usava redes sociais era sociopata. Estou mais aliviado…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ahaha bem apanhado. É um oroboros de nonsense.

  3. Avatar de caio
    caio

    Mais um estudo financiado pelas próprias plataformas de rede social… Bom relembrar que em tempos antigos, também houve estudos a dizer que a nicotina não fazia mal algum..

  4. Avatar de AlexX
    AlexX

    E têm razão. A tecnologia, como tudo, tem um lado positivo. E um negativo. Só depende como é usada.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Estudo conclui que há poucas ligações entre os estudos e as respectivas conclusões.

  6. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    “Segundo o Professor Andy Przybylski, Diretor de Pesquisa do Oxford Internet Institute, e autor do estudo”.

    Quando é que o Zuckerberg faz um estudo a dizer que o Facebook é uma plataforma com 0 problemas?