Estalou o verniz? WhatsApp e Telegram estão em guerra aberta no Twitter

24 Comentários

A guerra das apps de mensagens está ao rubro, com os utilizadores a abandonarem o WhatsApp e a optar pelo Telegram e pelo Signal. Este é um movimento que parece não ter retorno e que todos sabem a razão porque está a acontecer.

Isto gera, naturalmente, fricção entre os serviços, que aproveitam todas as oportunidades para se confrontarem. Isto aconteceu agora no Twitter, com troca de mensagens, pouco abonatórias, entre o Telegram e o WhatsApp.

Telegram WhatsApp Twitter mensagens troca

Telegram e o WhatsApp em guerra aberta

O Telegram e o Signal são apps completamente diferentes do WhatsApp no que toca à privacidade. Esta é uma certeza que há vários anos é discutida e que tem servido como arma de batalha ao longo do tempo nestes serviços.

Agora, e para dar mais uma achega a este confronto, o Telegram resolveu atacar o WhatsApp no Twitter. Numa simples e (aparentemente) inocente mensagem, mostrava que o WhatsApp estava a receber o lixo do Facebook.

Troca de mensagens entre serviços no Twitter

Naturalmente que esta mensagem publicada pelo Telegram no Twitter foi mal recebida. Isso originou uma resposta, tal como seria esperado pelos utilizadores. Estava assim aberta a guerra entre apps de mensagens.

A mensagem publicada de seguida veio do WhatsApp, que tentou mostrar que o Telegram, não estava a ser claro com os utilizadores. Tentou mostrar que ao contrário do que é anunciado, as mensagens não são cifradas de ponta a ponta.

A grande falha aconteceu aqui

Foi nesta resposta que o WhatsApp acabou por cometer uma falha grande. Esta informação não parece ser real e o Telegram veio rapidamente a terreno defender-se e contrapor esta informação publicada.

Para além de mostrar que os utilizadores sabem o que acontece, revelam que o código é aberto. Qualquer um pode verificar como funciona a cifra e como pode ser aplicada.

Afinal nada é como o que foi dito

O Telegram voltou ao ataque e revelou ainda que tanto a Apple como a Google conseguem aceder aos dados, via backups e que o WhatsApp também, pode ser simples recuperar mensagens.

Apesar desta troca de mensagens ter abrandado, o WhatsApp parece continuar focado neste caso. Publicou depois uma mensagem, a focar nas novas regras e no que não irá certamente fazer. Quanto ao Telegram, parece apenas aguardar uma resposta para poder responder à letra e com mais dados reais.

WhatsApp vê o rival Signal crescer 1200%! Telegram também cresce

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Telegram está noutro nível nem se deveria dar ao trabalho de entrar nestas guerras.

    O telegram começou por um nicho de mercado pessoal ligado as TI, e esse pessoal sabe bem como o configurar e otimizar agora está a virar mainstream…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Mas gozou forte e feio, o coitado do WhatsApp teve de usar imagens Stock…

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 telegram e top!

  2. Avatar de Rikardo S.
    Rikardo S.

    O Telegram é um bugalho ao pé do gigante Facebook. Quer publicidade. Depois os russos por trás do Telegram tem interesse no bota abaixo. Uns não são flores que se cheire mas os russos são bem piores.

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      O crescimento do Telegram sempre foi orgânico, não precisam de grande publicidade, a publicidade faz-se sozinha ao ter um bom produto…
      Acho piada é dizer que não se pode confiar no Telegram apenas baseando no facto da empresa ser de origem russa

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      É um bugalho? Haahah mas não tem bugs, é opensource! Essa é a diferença.

      Fica la com o WhatsApp a vontade… Dou-te toda a permissão, primeiro as mulheres!

    3. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Rikardo,
      Vai-te informar antes de dizeres asneiras sff. Estás a fazer figuras tristes rapaz.

      O criador do telegram saiu do seu país, a Russia, exatamente porque o Putin queria ter acesso às mensagens e ele recusou.
      Informa-te rapaz.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Russo ou nao a a platform com mais liberdade de expressao,… so os co mu na s e m ar xi st a
        s e que nao gostam!

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Russo ou nao a a platform com mais liberdade de expressao,… so os comunas e marxistas e que nao gostam!

    5. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Sua ignorância me fez rir, KKKKKKKKKKKKKKKK!!

  3. Avatar de EC
    EC

    Para que dar importância a estes dois? O Signal é alternativa mais viável de momento. Edward Snowden e Elon Musk recomendam

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Mas aqui a questão não é essa, é escolher entre Telegram ou WhatsApp qual escolhias?

      Pois… O Telegram é muito melhor, é mais seguro e não tem tantos tiros no pés como o WhatsApp recentemente diz que vai forçar e impor limites a quem não aceitar a partilha de dados e novos termos de serviço e ainda nem faz 1 semana tem uma noticia que pretende mais privacidade.

      É para rir.. Não? Entre o WhatsApp e o Telegram, o Telegram é muito mais resistente e muito melhor.

  4. Avatar de Megadriver
    Megadriver

    As guerras podem sempre existir que isso passa ao lado do cidadão comum que condiciona toda a sua vida à volta da app mais popular… que é o whatsapp de momento. Portanto se todos os amigos, familiares e conhecidos usam… não vai trocar. Simples. No mínimo usa as duas em conjunto.

  5. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Falando em Telegram, planeiam abrir os comments para o vosso channel no telegram?

  6. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    No meio disto tudo, alguem usa o Threema?
    Sim a APP é paga mas a maneira como se procede a encriptação é provavelmente a mais segura de todas.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Eu tenho o Threema, mas ninguém usa.
      No Telegram tenho vários das pessoas com quem converso, mas mesmo assim nota-se imensa resistência quanto à adopção.

      Talvez o Telegram e o Signal necessitem de adoptar mais algumas funcionalidades viradas para contas profissionais e para negócio, talvez assim chame muito mais à atenção.

    2. Avatar de José Bacalhau
      José Bacalhau

      Não conheço o Threema. Uso Telegram. Não é mau e até já tenho bastantes amigos a usar. Mas no final do dia é o próprio conceito deste tipo de app que eu começo a dispensar. Estou a usar mais e mais – imaginem – o telefone e o email. Na transferência de ficheiros atualmente uso o Dropbox, esse sim um serviço para mim totalmente indispensável.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Eu ainda não aceitei os termos do WhatsApp e continua tudo igual. Não era suposto eles bloquearam a app a quem não aceitasse os termos? Será que o RGPD europeu está a funcionar? Anyway, o que eu queria mesmo era fugir do Zuckerberg mas a malta não adere em massa nem ao Telegram nem ao Signal, o que é uma pena… Continuo a dizer que se perdeu uma oportunidade de ouro para mandar pastar o Zucker e o seu monopólio… 🙁

    1. Avatar de Ricardo Rodrigues
      Ricardo Rodrigues

      Também não aceitei os termos do WhatsApp…continua a funcionar…

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Não, eles não vão bloquear a conta.
      Eles mudaram a estratégia, porque viram que essa ideia era demasiado encostar à parede.
      Então adoptaram que, se não aceitares vais começar a perder funcionalidades até ao ponto da utilização ser completamente inútil e teres duas opções, ou aceitares ou mudares. Mas a ideia é convencer-me a aceitares.
      Acho que o RGPD na realidade está a ser aplicado, o problema é que o RGPD precisa de receber algumas modificações pesadas e específicas, para controlar a colecta e a partilha massiva de dados entre subsidiárias da mesma empresa mãe.
      Ao que parece o RGPD não regula dessa forma.

      Por isso que o regulador alemão se mexeu e decidiu proibir durante 3 meses a partilha de dados de cidadãos alemães entre as empresas subsidiárias do Facebook, especificamente o Instagram e o Whatsapp, e o próprio Facebook.

      Essa medida deverá passar a definitiva em breve na Alemanha e deverá ser adoptada pela própria UE e aplicada depois a todos os Estados Membros.

      E essa medida deverá depois também abranger outras empresas que se enquadrem na colecta e partilha massiva de dados entre empresas subsidiárias e a empresa mãe.

    3. Avatar de Tiago Batista
      Tiago Batista

      Eu não quero mentir, mas tenho quase a certeza que esses termos nem se aplicam na Europa por causa do RGPD, portanto em portugal continua tudo igual, obviamente que não é correto mesmo que não se aplique aqui, mas é completamente desnecessário o ódio na europa.

  8. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Bem vindos ao século 21! Onde os confrontos são feitos virtualmente com troca de mensagens ao nível de duas crianças mimadas.
    só falta o Zucker juntar-se ao chat

  9. Avatar de Vuck
    Vuck

    try utopia p2p ecosystem

  10. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Sou um gajo teimoso e não uso WhatsApp, ao contrário de quase 100% dos meus amigos e familiares. Mas devo dizer que já em 2015, quando fechei definitivamente a minha conta no Facebook, era óbvio que esta partilha de dados entre o Facebook e o WhatsApp se iria concretizar; não tinha lógica que não fosse assim.