Está a tentar fazer a matrícula do seu filho? Portal está com problemas

40 Comentários

Tal como o Pplware informou ontem, até dia 28 de junho os Encarregados de Educação devem realizar as matrículas de alunos do 6º até ao 9º e 11º anos. Mas hoje a plataforma das matrículas começou a apresentar problemas.


O Portal das Matrículas está disponível em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Deve usar este Portal para:

  • Matrícula, pela primeira vez, na educação Pré-Escolar e no 1.º ano do ensino básico;
  • Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;
  • Renovar matrícula para os outros anos sempre que pretenda ou seja necessária:
    • A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
    • A alteração de encarregado de educação;
    • A mudança de curso ou de percurso formativo;
    • A escolha de disciplinas.

Portal das Matrículas: Problemas de acesso e de registo

Quem tenta realizar a matrícula dos filhos, rapidamente se apercebe que o Portal não está a funcionar bem. Apesar da primeira página estar operacional, a autenticação e o processo de candidatura apresentam vários problemas, sendo que em algumas situações o portal fica totalmente inoperacional.

 

Segundo o Ministério da Educação, o Portal das Matrículas está com vários constrangimentos devido ao “elevado número de acessos” desde sábado, quando abriram as inscrições dos 6.º ao 9.º e 11.º anos, estando em curso otimizações do portal.

Segundo o calendário de matrículas disponível no portal, depois das inscrições para o 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos, que deve acontecer até dia 28 de junho, seguem-se os 2.º, 3.º, 4.º, 5.º anos entre 06 e 10 de julho. De 15 a 20 de julho, poderão ser realizadas as matrículas para os 10.º e 12.º anos.

Partilhar:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raquel Sousa
    Raquel Sousa

    Desculpa esfarrapada. Há sempre os mesmos constrangimentos, sempre a mesma desculpa.

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Já agora o link q colocaram tb não está correcto, este funciona:
    https://www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Só funciona a homepage…e as vezes nem isso.

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    AHAHAHAHA, tinha referido precisamente isto no artigo anterior relacionado com as matrículas escolares. Como é possível que, ano após ano, os problemas sejam sempre os mesmos? Não consigo crer que não haja profissionais competentes a trabalhar para o Estado. É nas matrículas, é no IRS… é em tudo o que diga respeito a questões informáticas !

    1. Avatar de Zé

      É fácil e eu sei (em parte) qual é o problema. Normalmente nas empresas privadas é mesmo falta de recursos, de verbas e de técnicos a ganhar o que devem. E eu nem como técnico ganho nem nada que se pareça e levo disto no lombo. Se peço aumento de verbas para melhorar o serviço ai ai que não pode ser (gastamos uns 300 ou 400 euros em alojamento por ano, o resto sou eu que faço). Assim é complicado.
      No público, verbas se calhar há que chegue e sobre, se fosse bem gerido. Gastam em técnicos onde meia dúzia trabalha e o resto são “chefes”. Gastam em serviços técnicos manhosos, em consultorias e o raio que os parta. E depois pouco ou nada chega para adquirir os verdadeiros recursos.
      E claro, má gestão. Onde trabalho temos alguns formulários que são relativamente pouco usados, mas que têm muito uso em meia dúzia de dias por ano. É sempre uma batalha para conseguir que não tenha de se fazer as coisas de forma coincidente. Se um pesa, dois ao mesmo tempo pior. Enfim…

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu fiz dia 22 de manhã sem problemas. 🙂

  5. Avatar de Gabriel Rodrigues
    Gabriel Rodrigues

    Isso do “elevado numero de acessos” é treta, um servidor da AWS não aguentar a carga como deve de ser? Escalem isso para cima, pagamos impostos por alguma razão será

  6. Avatar de Claudia
    Claudia

    Boa tarde estou desde ontem a tentar pra um educando onde tenhp 2 um repetente e outro ño 9ano e nao consigo nada

  7. Avatar de Fernanda Silva
    Fernanda Silva

    Estou a tentar desde o dia 22/06 e até o momento sem sucesso. Está bem complicado pois até momento não temos nada de concreto da parte deles.

  8. Avatar de Carla
    Carla

    Para variar, todos os anos, é sempre a mesma coisa: o governo (independentemente da cor política) pensa pequeno… Não há ninguém que saiba quantos alunos/encarregados de educação vão aceder ao portal a nível nacional? Quantas escolas vão aceder? É sempre a mesma palhaçada… É triste mas é o Portugal que temos…

  9. Avatar de Zé

    Devem estar surpreendidos pelo aumento de tráfego nesta altura do ano. Se soubessem que assim era, tinham precavido…

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    Sim ! Só em Portugal !!! Desde o dia 22 que não consigo fazer a matricula. Desde dia 4 Abril que a declaração IRS não é validada!!! Não me lixem, eu se deixar um cliente sem sistema mais de 24H ele no dia a seguir manda-me passear mas no estado é outra conversa…..e desta vez não culpa os políticos pois não são informáticos nem podem despedir ninguém !

  11. Avatar de Raquel Sousa
    Raquel Sousa

    Desde o dia 22 de Junho que eu e o pai estamos a tentar matricular o nosso filho no 9 ano escolar e desde esse dia não temos conseguido ou porque surge a mensagem de “ ocorreu um erro inesperado” ou porque surge a mensagem “alteração do percurso do aluno”.Ja passaram 4 dias desde o início do prazo e o portal continua com os mesmos problemas e claro sem poder submeter a matrícula.

  12. Avatar de Mónica
    Mónica

    Vergonhoso, uma pessoa tenta fazer a matrícula do seu filho/a e até de madrugada não funciona, há 4 dias e nada.

  13. Avatar de Carla
    Carla

    Não digam que o problema da plataforma tem a ver com o elevado numero de acesso. Fica mal!
    A resposta é sempre igual todos os anos. Em vez disso pensem (responsáveis pela plataforma) em como evitar o obstáculo para nos anos seguintes não darem a mesma desculpa e terem pais revoltados. Eu mesma estou a tentar há 3 dias e só consegui preencher metade.
    O problema não está em quem faz…está em quem deixa passar antes de ser disponibilizada

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bom dia. Já estou a tentar desde o dia 24 e não consigo fazer nada em qualquer horário…
    Todos os anos a mesma vergonha, como se não soubessem que iria acontecer um aumento de afluência ao servidor…

  15. Avatar de Zé

    Matrícula feita.
    Não deu até às 2 da manhã e fui dormir. Estive no PC e fui tentando, mas estava sempre a crashar. Curiosamente, aparecia a mensagem “ocorreu um erro inesperado…”. Ao fim de não sei quantas tentativas, acho que o erro já era mais que esperado 😀
    Mas como acordei para ir fazer um xixizinho por volta das 5 (mais valia não ter bebido água às 2 horas) lá fui ao pc e já deu. Portanto, a quem faltar tratar, combinem os horários para não irem todos exatamente às 5 da matina.

  16. Avatar de Rui Espada
    Rui Espada

    É uma Vergonha, uma pessoa tenta fazer a matrícula do seu filho/a até de madrugada e erro inesperado, não funciona, há 4 dias e nada. VERGONHOSO !!!!!!! falam tanto na digitalização, tecnologia e inteligência artificial, depois temos estes incompetentes

  17. Avatar de Pamela Friedericks
    Pamela Friedericks

    Estou a tentar sem parar desde segunda-feira. Mas não consigo passar da segunda etapa. Não há outra maneira de o fazermos? Indo diretamente na escola, por exemplo? Porque o prazo está a se esgotar o nada de resolverem o problema.

  18. Avatar de Ivo Rocha
    Ivo Rocha

    Como já foi dito aqui, se deixassem de fazer contratos no minimo questionáveis, com empresas de “amigos” talvez os processos funcionassem.
    Claramente que a infraestrutura está subdimensionada de raiz. Algo que devia ser previsto logo no início do projeto.
    Mas como sempre, os culpados passam impunes e enchem os bolsos de alguma forma. Se fosse no setor privado o problema já estaria resolvido!

  19. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    Uma vergonha, desde a manha a tentar fazer a matricula e nada, se nao conseguir ate amanha vai ter que ser a escola a resolver o problema, no tempo dos papeis não dava tantos problemas… estou a ver que o dinheiro dos meus impostos, fruto do meu trabalho só serve para os “subsidio dependentes” andarem a mandriar.

  20. Avatar de PETRA GOMES
    PETRA GOMES

    ISTO É UMA VERGONHA DESTE O DIA 22 K TENTO FAZER MATRICULA COM TRANFERENCIA DA MINHA FILHA E NAO SOU CAPAZ E PARA MAIS ACABA O PRAZO 6 FEIRA E SE NAO CONSEGUIRMOS ATE LA COMO FICA AS MATRICULAS?

  21. Avatar de Maria João Martins MENDES
    Maria João Martins MENDES

    Boa tarde não faz sentido se as crianças ficam na mesma escola desde 1ºciclo até 9ºano ter que andar a fazer matriculas devia ser renovado automaticamente estou desde 22/06/2024 nada

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como diz o Zé Povinho…E o que temos! Mas na verdade temos o que merecemos, se fosse em Espanha ou na França, já havia um ministro demitido, mas aqui preferimos enfiar a cabeça debaixo da areia e fingir que tudo esta bem. Ano que vem vamos dizer as mesmas coisas.
    Estive a viver em vários países e nunca vi disto, nem no Brasil, kkkkk. E assim continuamos na cauda da Europa.
    Welcome to Portugal…

  23. Avatar de Claudia
    Claudia

    É impossível fazer matrícula, desde dia 22 Junho. Dezenas de tentativas. Os tickets não são respondidos

  24. Avatar de Vânia Ribeiro
    Vânia Ribeiro

    Uma vergonha, todos os anos a mesma história e desculpa. Pagamos tantos impostos, taxas etc e funciona sempre tudo mal.
    Querem passar tudo para modo digital mas fazerem as coisas funcionar como deve ser não é para eles, tanto querem evoluir que caem em desgraça.
    Questionei o agrupamento pois quero transferir o meu filho e não sabem dizer nada, até propus ser em papel e responderam logo que não.
    UMA VERGONHA

  25. Avatar de Ana
    Ana

    Ainda bem que só tenho um filho, pois se tivesse mais alguém iria aparecer estendodo numa valeta!
    Já perdi a conta das vezes que escrevi os dados do aluno (passo 3).
    Ainda dizem que é devido ao elevado número de acessos.
    Como pode ser elevado? Então não tem noção do número de alunos?
    Elevado seria se da previsão de 100 mil, aparecessem 150mil, por exemplo.
    Deveriam sim, era capacitar o portal para a afluência.
    E também deveriam ter um prazo mais alargado.
    Hoje, já vou em 3 horas de tentativa, de fazer uma coisa que deveria demorar 5 minutos.
    Nos dias anteriores, nem vi o tempo que estive.
    Foi nisto que aplicaram os dinheiros do PPR?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, porquê? Algum indício que esteja a ver?

      1. Avatar de Rui Fernandes
        Rui Fernandes

        Veja as datas de renovaçao do 6º ao 9º, nesse portal está até 2 Julho. e estranhamente este endereço só me apareceu com o Edge.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Com os problemas associados, devem estar em testes

        2. Avatar de Vítor M.

          O portal continua a dar problemas. Mas isso não quer dizer que seja falso.

  26. Avatar de Dora Augusto
    Dora Augusto

    Amanhã acaba o prazo…e Portal a funcionar , nada! Já tentei fazer a inscrição em várias horas do dia, fiz as recondações que indicam, e a certa altura surge o tal “erro inesperado”. Volta-se a ficar com o registo incompleto: qual será a solução? Ir para a Escola presencialmente e perder um dia de trabalho por esta situação que nos ultrapassa? Espero mesmo que isto se resolva rápidamente e que no mínimo, alarguem o prazo das matriculas online.

  27. Avatar de Raquel Sousa
    Raquel Sousa

    A comunicação social já divulgou que o ME prorrogou o prazo até 5 de julho.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, o Pplware também 😀 Há algum tempo.

  28. Avatar de Anonino
    Anonino

    Eu hoĵe ja consegui fazer a matricula

  29. Avatar de Raquel Martins
    Raquel Martins

    Isto é vergonhoso, aplicação mal testada, erros atrás de erros, lá consegui chegar ao fim dos varios steps, para no final morrer na praia, pois ao fazer “Submeter” dá uma mensagem para rever os dados pois parecem ter erros, com tal é possivel, se só deixa passar para o ecrã seguinte depois de validar tudo, horrivel.

  30. Avatar de Vonpire
    Vonpire

    Eu como informático e dba senior, sinto vergonha alheia desta incompetência ano após ano nos serviços informáticos do estado português. Tanto incompetência devia dar despedimento colectivo sem direito a indemnização. Que país tão atrasado.

  31. Avatar de Rui Vitorino
    Rui Vitorino

    10º Ano, Queremos alterar o estabelecimento de ensino e diz que “Já existe um processo para esse aluno” e não passa disto, não conseguimos avançar para alterar a escola… Prolongaram até dia 20/07 (sábado) mas ligamos para a DGESTE só de 2ª a 6ª (óbvio onde é que eu tinha a cabeça…). Conclusão, 2ª feira dia 22/07 vamos ter de ir à atual escola e fazer lá a matrícula com eles, pagando multa por estar fora do prazo. Pagar e a seguir reclamar por um erro da plataforma. Viva Portugal!!!

  32. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Estou tentando tb, e não funciona, e o suporte não responde e a central das escolar não atende otelemóvel. Incrivel essa imcompetência.