Está a chegar o Dia 768k! A sua Internet pode ter um “apagão”

20 Comentários

E se a sua Internet lhe falhar já no próximo mês? Tal pode vir a acontecer, especialmente se a operadora que lhe fornece Internet ainda fizer uso de routers antigos. De acordo com especialistas da área do networking, em maio deste ano acontecerá o “768k Day”, que é uma sucessão do que aconteceu a 12 de agosto de 2014, o dia 512k, e que levou a um apagão ao nível da Internet.

Está a chegar o "Dia 768k"! A sua internet pode ter um "apagão"


Depois do “Dia 512k” está a chegar o “Dia 768k”

A existência do “Dia 768k” está relacionado com as tabelas de encaminhamento relativas ao protocolo BGP (Border Gateway Protocol), usado nos principais routers que fazem a interligação entre sistemas autónomos, garantindo o encaminhamento de pacotes.

O nome “Dia 512k” advém do facto de, na altura, uma boa parte dos routers usarem uma tabela interna, para guardar as rotas, com o nome TCAM (Ternary Content-Addressable Memory) e que permitia um número máximo de 512 mil rotas Internet.

Tal como o que aconteceu no “Dia 512k”, onde foi registado um “apagão” da Internet à escala mundial devido ao facto de alguns routers deixarem de ter capacidade para guardar as rotas (caminhos lógicos) na tabela de encaminhamento, um cenário idêntico pode vir a ser registado no “Dia 768k”.

Quando a 12 de agosto de 2014 a Verizon adicionou 15 000 novas rotas, alguns equipamentos deixaram de ter capacidade de armazenamento de rotas. Alguns desses equipamentos receberam na altura patchs com atualizações, permitindo aos utilizadores definir um limite máximo de 768k.

Tabela global de rotas BGP perto do 768,000 registos

Segundo dados publicados no site do CIDR, a tabela global de registos BGP já tem 777 566 registos, o que nos indicaria que o limite já teria sido ultrapassado. No entanto, a tabela não é a original e, segundo informações, existem registos duplicados.

Está a chegar o "Dia 768k"! A sua Internet pode ter um "apagão"

Um “bot” no Twitter, com o nome BGP4-Table, tem informação mais fidedigna e dá-nos informação que o número de rotas está muito próxima do limite de 768K. Este “bot” procede à atualização da informação a cada 6 horas. Aquando da escrita deste artigo, existiam já 768732 prefixos IPv4.

Caso tenha um cliente whois, no macOS ou Linux, também pode ter acesso a esta informação usando o comando:

whois -h riswhois.ripe.net peers | sort -n -k 4

Segundo alguns especialistas, o limite deverá ser alcançado já no próximo mês, o que significa que os routers com um limite de 768K ao nível da memória de armazenamento de rotas, terão problemas podendo causar um “apagão” em alguns circuitos. Ao contrário do que aconteceu no “Dia 512k”, a grande maioria das operadoras já deve ter tomado medidas para que o crescimento da tabela BGP não cause “apagões” na rede.

De acordo com Troutman, diretor da Northern New England Neutral Internet Exchange, uma das soluções poderá passar por uma configuração que irá ignorar todas as rotas /24, eliminado assim grande parte das rotas BGP da tabela de encaminhamento.

Leia também…

Redes: Encaminhamento estático vs Encaminhamento dinâmico

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Com o 2K também ia ser a desgraça, tudo ía parar, os aviões iam cair, etc, etc… E foi o que se viu. Cá por mim, é mais do mesmo.

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Pois é Rui… Pois é!!! Ainda bem que nos contaste isso pois sem essa informção não sei o que seria de nós.
      OBRIGADO!

    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      E não houve grande problemas sabes porquê? porque andaram técnicos desde 1998 a fixar possíveis bugs, porque se não fosse muitos desses técnicos acredita que a grande maioria iria sofrer com o 2k.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Houveram pessoas a fazer o trabalho deles? wow

        1. Avatar de DrFrank
          DrFrank

          Exatamente o meu pensamento ahahah!

          1. Avatar de KodiakSwallows
            KodiakSwallows

            #antoniojustgotschooled

        2. Avatar de Oretoh
          Oretoh

          Já é mais do que metade das pessoas que anda por aí faz.

        3. Avatar de tónhó
          tónhó

          “houveram”
          Parece que não houve foi alguns alunos a prestar atenção às aulas de português…

    3. Avatar de moonlight
      moonlight

      É Y2K.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Muito interessante vou pesquisar mais sobre isso.

  3. Avatar de fak
    fak

    eu só quero é saber de uma coisa: quando isso acontecer, de me lembrar para chatiar a operadora para não pagar o dia ou os dias que vou ficar sem net.

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Devias era chatiar-te com o dicionário.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        😆

      2. Avatar de Security
        Security

        Já estão “chatiados”… por isso é que não conseguiu consultá-lo!

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    1 dia sem Internet? Vai haver suicídios em massa… 😆 😆 😆

    1. Avatar de eu
      eu

      Fizeram pior com a ameaça de falta de gasolina !

  5. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Mas sabendo que os endereços IPV4 estão à nora,porque é que não se faz uma migração geral para o protocolo IPV6,muito mais seguro e abrangente ?? Eu não percebo. 😐

    1. Avatar de moonlight
      moonlight

      Porque não e ponto final.