ESA faz concorrência à Starlink e oferece internet por satélite na Europa

15 Comentários

A Starlink não é a única a querer levar a Internet a zonas remotas. A ESA anuncia o seu próprio plano para ligar toda a Europa. A Agência Espacial Europeia quer fazer frente ao serviço da SpaceX com uma curiosa proposta para levar a rede global a todo o lado. Eis como funciona!


Xtend 5G: ESA vai oferecer acesso económico à internet por satélite

O acesso à Internet em locais remotos é um problema devido a múltiplos fatores, como a dificuldade e o elevado custo da instalação de cabos de fibra ótica, as limitações tecnológicas e as complicações da manutenção da rede. Em muitas regiões do mundo, empresas como a Starlink resolveram o problema da conetividade através da ligação por satélite.

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou recentemente uma parceria com a empresa sueca Forsway para fornecer acesso económico à Internet em regiões da Europa onde a conetividade tradicional é difícil de fornecer, como aldeias rurais, regiões montanhosas e até pequenas ilhas.

Como se pode ler no comunicado publicado no sítio oficial da Agência Espacial Europeia, a colaboração entre a ESA e a Forsway centrar-se-á no desenvolvimento do Xtend 5G, uma solução híbrida que combina redes terrestres e de satélite para fornecer conetividade estável à Internet em locais com infraestruturas limitadas.

O projeto é apoiado financeiramente pelo programa ARTES 4.0 da ESA e pela Agência Espacial Nacional Sueca (SNSA) e será particularmente benéfico para as pessoas que vivem em áreas remotas, especialmente dada a importância de ter uma ligação à Internet de qualidade nos dias de hoje.

Um comunicado divulgado pela ESA sublinha a importância do projeto, afirmando que as pessoas que vivem nessas regiões poderão aproveitar o potencial do Xtend 5G para aceder a consultas médicas através da Internet, estudar e alcançar novos clientes. Por outras palavras, coisas que, em qualquer outra parte do mundo, seriam um dado adquirido.

Combinar satélites e redes terrestres para chegar a zonas remotas na Europa

A principal particularidade da Xtend 5G é a sua aposta num sistema híbrido que combina satélites e redes terrestres para alargar a cobertura nas zonas rurais e facilitar o acesso à Internet. Trata-se de uma solução que pode ser utilizada como ligação principal ou como backup em situações de emergência em que a conetividade tenha sido afetada.

Segundo Antonio Franchi, gestor do programa 5G/6G Non-Terrestrial Network (NTN) da ESA, os sistemas de comunicação híbridos que integram a conetividade por satélite, as redes não terrestres e as redes móveis tradicionais desempenharão um papel importante nos ecossistemas de conetividade do futuro. Ao combinar várias tecnologias diferentes, estes sistemas são muito flexíveis e podem ser muito úteis em diferentes situações.

Acreditamos que as tecnologias de comunicação híbridas que integram satélite, redes 5G não terrestres (NTN) e redes móveis desempenharão um papel importante nos futuros ecossistemas de conetividade. Temos o prazer de apoiar a Forsway neste projeto único com financiamento, orientação e conhecimentos especializados.

Afirmou Antonio Franchi.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    O problema é que já perderam o comboio a SpaceX já vai demasiado adientada e já ganha rios de dinheiro com o starlink, quando a spacex anunciou gozaram a dizer que não er possivel que já existia e era lenta agora andam a correr atrás do comboio apesar da ideia hibrida ser boa já vão demasiado atras

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      A spacex só tem tido prejuízos com a starlink.
      O custo é superior aos ganhos, até mesmo a manutenção é cara, satéliteas são caros e ao tempo de vida é baixo.
      A spacex só consegue fazer o que faz devido ao apoio monetário da NASA para meter um homem na lua.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        é a spacex e o Tesla vão falir. Foi anunciado á 5 atrás. Obrigado pelo aviso kramarrada

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        A Nasa não dá dinheiro à spacex pelo starlink, compra serviços à spacex.
        E prejuizo? ahah é melhor ires ver isso melhor a starlink já tem 4 milhões de clientes se estes pagarem uma media de 100€ por mês estamos a falar de 400 milhões mensalmente ahahah é claro que ainda gastam em lançamentos para expandir a rede, manutenções nem sei do que estás a falar porque não vai ninguém fazer manutenções ao satélites.
        Meu caro tu escreveste 5 linhas e nenhuma está certa porra como é que o tempo de vida dos satélites é baixa e estes são caros ahahah os satélites são dos mais baratos que existem e os satélites nunca foram caros 80% do preço de um satélite é lança-lo.

      3. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        As it turns out, Starlink’s internet service is very profitable indeed. In its 2024 forecast, Payload Research estimated that Starlink will record revenue of $6.8 billion this year, most of which will come from internet subscriptions.
        Isto vindo da Nasqad, mas o Naodou é que sabe disto, percebes de economia como eu de fissão nuclear

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    E como vão lançar os satelites? Vão ter de ir bater á porta da SpaceX provavelmente.

    O Ariane 6 só tem 6 lançamentos previstos em 2025 e teve problemas no único que fez em 2024.

    A Starlink também já está a fazer acordos híbridos.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Caso não tenhas lido eles (ESA e Forsways) criaram uma tecnologia própria portanto não vai precisar de lançar mais de 400 satélites como a SpaceX. Já agora devias saber que a ESA tem local próprio para lançar satélites.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Podias ler o que escrevi primeiro…

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        ESA tem local próprio para lançar satélites, mas a fazer 1 ou 2 lançamentos por ano vai levar muito tempo

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Mas tu achas que é só a spacex que lança foguetões?
      deves ser outro que ouve a propaganda e pensas que a spacex faz mais barato que a concorrência e que os seus foguetões são reutilizáveis ao ponto de aterrarem e estarem prontos a levantar.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Número de lançamentos
        ESA em 2023 – 2
        Space-X em 2023 – 98

        ESA em 2024 – 1
        Space-X em 2024 -112

        Dos 216 lançamentos feitos em todo o mundo 112 foram da Spaca-X.

        Se são reutilizáveis ou não ninguém sabe, mas fazem em média 2 lançamentos por semana.

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Basta ver os dados, a spacex é de longe a mais barata o Bezos até já teve problemas com os accionistas da amazon por casa disso.
        É claro que não aterram e estão logo prontos mas o record foi de apenas 3 dias sendo que os outros nem os aterram

      3. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Porra tu tens mesmo um problema com o Musk, é só procurar os dados e vais ver que ninguém se aproxima da SpaceX

  3. Avatar de ALX
    ALX

    Pela mesma razão que temos o Galileo, se há uma coisa que a guerra da Ucrânia nos mostra é que a autonomia estratégica é muito boa, nem os americanos nem os privados são fiáveis, basta ver que Elon Musk limitou ou cortou mesmo a StarLink na Ucrania.

    1. Avatar de Axe Musk
      Axe Musk

      Os portugas batendo a testa na parede como sempre.