Ericsson ameaça sair da Suécia caso a proibição do 5G à Huawei continue

66 Comentários

A Huawei tem sido barrada em vários países e por diversas razões. Na Europa, por exemplo, nações como o Reino Unido e a Suécia estão a limitar e impedir a empresa chinesa de participar no processo da implementação da rede 5G.

Mas agora o CEO da sueca Ericsson deixou um ultimato. Börje Ekholm diz que a empresa sairá do seu país de origem caso as proibições à Huawei continuem.



Ultimamente, a vida da Huawei tem sido marcada por vários conflitos com alguns países.

Nos Estados Unidos da América, por exemplo, os problemas impostos pela administração do ainda presidente Donald Trump já são mais do que conhecidos. Tais conflitos provocaram o bloqueio das negociações da empresa chinesa com várias parceiras, como a Google, determinantes para a continuidade do desenvolvimento de equipamentos.

Por sua vez, na Europa, a Huawei tem enfrentado  resistência sobretudo para ser incluída nas negociações para a implementação da rede 5G. No Reino Unido, onde foram destruídas dezenas de antenas da rede de quinta geração, está proibida a instalação de equipamentos 5G da Huawei após setembro de 2021. E também a Suécia proibiu os equipamentos da Huawei e ZTE referentes à rede ultra rápida.

Ericsson sairá da Suécia se a proibição à Huawei continuar

À primeira vista, a proibição do 5G da fabricante chinesa na Europa até poderia parecer boa para a Ericsson, e também para a Nokia. No entanto a realidade é muito diferente e agora esse descontentamento foi demonstrado de forma assertiva.

Segundo o jornal sueco Daily News, o CEO da Ericsson, Börje Ekholm afirmou que “Se a proibição à Huawei continuar, a Ericsson deixará a Suécia”.

Börje Ekholm, CEO da Ericsson

O executivo terá enviado uma mensagem à Ministra do Comércio sueca, Anna Hallberg a dizer que a empresa deixaria a Suécia, a não ser que o governo do país parasse com as proibições contra a Huawei e ZTE.

No entanto, a resposta da ministra indica que:

O governo não pode suspender a proibição da Huawei, porque a secretaria interina da Administração da Autoridade de Correios e Telecomunicações Sueca tomou a decisão com base nas recomendações do departamento de segurança e das Forças de Defesa Nacional.

A Ericsson mostra assim um descontentamento claro da injustiça que se está a passar com a Huawei. E teme que o mesmo possa acontecer a si, por exemplo, na China, um mercado onde reconhece elevada importância.

Mas o CEO concorda ainda com a possibilidade de a Huawei, e outras empresas, avançar com uma ação contra esta proibição. Para além disso, algumas informações indicam que a Ericsson já tentou mesmo contratar advogados de forma a ajudar a fabricante chinesa neste processo. No entanto, Börje adianta que “embora tenhamos contactado vários escritórios de advogados suecos, ninguém está disposto a ajudar a Huawei. Há muitos covardes por aqui”.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno T.
    Nuno T.

    lágrimas de crocodilo!

    1. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      O Huawei mate 40 pro é o melhor smartphone do mundo android, uma pena o que estao a fazer a huawei. A Apple mesmo fazendo o melhor smartphone do mundo merece uma concorrencia a serio, e apenas a Huawei a faz, ja que a samsung anda em queda livre tanto em mobile como em tvs (ainda usam leds e sao a unica que n tem dolby vision).

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Samsung não tem aqueles televisores que passado 2 anos e 1 mês avariam? Aqui foram todos.

        1. Avatar de Hidelberto
          Hidelberto

          Até hisense é melhor que samsung neste momento, Sony, philips, LG todas sao superiores e suportam nativamente dolby vision algo que a samsung ficou para tras e nem OLED tem nos modelos mais caros. QLED é led normal mas o marketing tem destas coisas.

          1. Avatar de Note20ultra
            Note20ultra

            Ahahaha a hisense e melhor do que a Samsung o amigo você não deve estar bem a Samsung em TVs são das melhores do mundo

          2. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Melhor do mundo TV sem OLED?
            Mesmo que fosse em funções que nem aí é, nunca seria no painel.
            São boas, mas sem pagar à LG para usar OLED vão sempre ficar aquem.

          3. Avatar de mykos
            mykos

            Lol. Não é que seja fã da Samsung mas pagar à LG para ter Oled? A Samsung é a maior fabricante de ecrãs oled. Se não tem tvs oled é porque não quer.

            https://www.google.com/amp/s/www.tomsguide.com/amp/news/samsung-has-new-hybrid-tvs-coming-and-they-could-kill-oled

          4. Avatar de Raquel
            Raquel

            Mykos tvs não sao smartphones. Oled para tvs a patente pertence a lg logo a samsung ou paga a lg ou continua com os qleds porque oled nem velos. Se não percebes disto melhor ficares calado.

          5. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Raquel, a patente não pertencerá à Solas?
            Porque anda a LG a pagar-lhes indemnizações.para usar OLED nas TVs?

        2. Avatar de Aj
          Aj

          Tenho uma com 11 anos sem avaria

      2. Avatar de Note20ultra
        Note20ultra

        O mate 40 pro e o melhor do mundo ahahahaha dos seus sonhos sem Google Play Store a Huawei já foi

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    A América pode e manda no Mundo!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        ai not… O Marcelo e o Augusto Santos Silva (Ministro dos Negócios Estrangeiros) ainda fizeram um show quando se soube que a América ameaçou Portugal se déssemos o OK ao 5G da Huawei, mas foi tudo para os votos, na realidade o 5G foi logo travado e foi feita pressão juntos dos operadores para nada de huawei.

        São os políticos que temos…

        1. Avatar de O bastardo
          O bastardo

          Acho curioso só reclamar dos políticos, mas querem os tugas ver o futebol, jogar online e tomar uns cafés e “os políticos” que tratem de lhes dar boa vida…

          Vou te dar uma lição que devias saber já a esta altura do campeonato:
          – mundo tem “2 clubes”: os pro-EUA (ocidentais) e os pro-comunas (países ditadores ou pseudo comunistas como Rússia / China)

          – os países mais civilizados e com mais direitos humanos são mais pro- ocidentais/EUA

          – essa ligação significa que primordialmente se cumpram regras e negócios entre esse “clube”, daí que Portugal (e Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Austrália, Canadá, Japão etc etc etc) assina por baixo as boas relações.

          Se estás no clube “ocidental” e fazes demasiados negócios com os comunas, arriscas-te a perder amigos no teu “clube”.

          Portanto, se reclamas muito que o clube ocidental é mau, passas ao Chico/ Russo e passas a levar com Huawei, Xiaomi, distro Linux China,
          Alimentos transgénicos chineses ou russos, qualidade China, vigilância e (não) direitos humanos, filmes russos/chineses, patentes são um mito e copiar ou roubar produtos ou software de outros é Regra….. em vez de apple/dell/ Microsoft/ Samsung/ Sony ou direitos humanos/ filmes e Netflix americanos ou ocidentais.

          Cada um tem a sua preferência pessoal, mas da China ou Rússia pouca coisa boa vem… e se queres saber porque a qualidade de trabalho piorou e tantas empresas fecharam em Portugal, agradece ao chineses; se queres saber porque o mundo está fechado em casa, agradece aos chineses; se queres saber porque o mundo está mais pobre mas a China mais rica apesar do vírus… agradece lhes. Parabéns, defende mais a China.

          1. Avatar de ...

            Tudo dito.

          2. Avatar de RM
            RM

            Neste mundo não há santinhos, nem de um lado, nem do outro.
            Há apenas um lado melhor que o outro.

          3. Avatar de RPG
            RPG

            Essa forma de pensar ou de ver as coisas, é nada mais do que o produto de uma lavagem bem soft de que o teu cérebro tem sido alvo praticamente desde o dia que nasceste. Nem me vou alongar mais, porque sei que por mais que argumente aqui, e que te mostre factos de tal, muito dificilmente o irás ver e aceitar, a negação será imperativa. Só te lanço uma questão, quem possibilitou à China ser hoje aquilo que é? Quem teve necessidade de criar uma fábrica low costa no mundo, de forma a ter produtos baratos para que a classe média finalmente tivesse alguma qualidade de vida? Mas sim, dá blame nos “comunas” que de comunas só têm nome.

          4. Avatar de José
            José

            +1. Não precisamos daq maldito China para nada, a não ser para que os nosso governos aprendam como dominar os povos, e os super-ricos cada vez mais ricos, contribuindo para a decadência de todos nós.

          5. Avatar de GM
            GM

            +1000.
            E acrescento mais: a Ericsson, e já agora a Nokia, têm muito terreno para expandir os seus negócios do 5G, não precisam da China para nada. Deveriam, sim, estar agradecidos por os governos limitarem a entrada dessas empresas pseudo-privadas chinesas.

          6. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            O problema nessa linha de pensamento é o facto da China estar melhor que os EUA e muito melhor que a Europa em termos económicos. Está tão bem que pôs o Windows fora dos seus computadores e a Apple está prestes a ter prejuízos lá.

          7. Avatar de Zk
            Zk

            PARABENS!
            Finalmente alguem
            responde a letra a estes anjinhos….. os EUA têm os seus defeitos mas são eles que nos permitem estar para aqui a dar as nossas opinioes livremente. Coisa que não acontece no país dos huaweis, xiaomis, etc.

          8. Avatar de SP
            SP

            ” e se queres saber porque a qualidade de trabalho piorou e tantas empresas fecharam em Portugal, agradece ao chineses; se queres saber porque o mundo está fechado em casa, agradece aos chineses; se queres saber porque o mundo está mais pobre mas a China mais rica apesar do vírus… agradece lhes. Parabéns, defende mais a China.”

            Até posso nem concordar a 100% com os outros pontos mas são validos agora esse último parágrafo é so cair no populismo fácil.
            A questão das empresas é a mesma dos estrangeiros que “estão a roubar” os empregos aos nacionais quando se fores a ver estes não lhes pegam nem de mesa vazia.
            E quanto á economia, acredita que o pais que mais exporta no mundo é se calhar o que menos lhe interessa este tipo de paragem, de tal forma que a economia deles regrediu várias dezenas de anos (sim, depois recuperou melhor que a maioria, da mesma forma que já estava a crescer mais que a maioria antes disto). Há varias razões para criticar a China não é preciso inventar mais
            Quanto ao resto nem tudo é preto ou branco como tudo dizes, aliás a maioria gosta de navegar no cinza e daí manter-se fora destas disputas e manter negócios dos 2 lados.

          9. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Zk, são os EUA que nos permitem dar a opinião livremente? Como assim? Quando nem sequer “somos” livres de usar ou não produtos da Huawei?
            No fundo estamos a concordar com eles da mesma forma que os chineses concordam com quem manda por aqueles lados…

        2. Avatar de Antoninho Pitágoras
          Antoninho Pitágoras

          Claro, fizeram muito bem.
          Se dissesse que sim a China iria penalizarmos. Assim deitaram-se de fora, não temos nada haver com isto e fizemos o que tinha de ser feito. Assim continuamos amigos dos Americanos e Chineses

    1. Avatar de José Oliveira
      José Oliveira

      yes.

    2. Avatar de Wellyngton de Souza Leitão
      Wellyngton de Souza Leitão

      Não entendi o porquê do CEO da Ericsson querer proteger a concorrente chinesa.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Dinheiro? Eles lá (China) têm muito disso.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Por acaso é um mercado onde eles andam a perder dinheiro, e muito…

  3. Avatar de Al capone
    Al capone

    ja basta o virus made in china

    1. Avatar de leme
      leme

      e a estupidez made in portugal

      1. Avatar de airtup
        airtup

        essa é universal

      2. Avatar de greego
        greego

        E grande…

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 concordo

      e demais ver inuteis defensores da ccp na cultura ocidental, o nivel de conhecimento destes inuteis e inferior ao de uma galinha!

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Continuaria a ser superior ao teu, que acusas o chineses e o PCC (ao menos aprende a falar em português) mas depois vai beijar os pés á versão ocidental deles. Não me vais ver a defender os chineses mas acredito que também não presto vassalagem aos americanos como tu.
        E deixa que te faça uma pergunta porque é que passado tanto tempo só o nome da Huawei e da ZTE é que estão na mítica lista negra, quando bastava por o nome de uma empresa (BKK Electronics) para banires 5 marcas (OnePlus, OPPO, realme, vivo, iqoo), algumas delas também já com um tamanho considerável? E faço-te outra, qual é o outro negócio que essas 2 empresas que estão na lista têm em comum? Desengana-te se achas que a preocupação dos EUA era a espionagem, eles simplesmente quiseram travar o maior rival no negócio do 5G e aproveitar para dar um soco na mesa na guerra comercial entre os 2 países, nada mais do que isso.
        Mas continua a comer gelados com a testa e acreditar em tudo o que os mestres da espionagem dizem e achar que sabes mais que os outros, enfim, como dizem os miúdinhos da tua idade, laughing out loud ou LOL!

        1. Avatar de ...

          Claro que foi tudo por causa do 5G e com isso evitar o risco de espionagem.
          Eu também não gostava de ter uma rede domestica em casa e ser o vizinho em que eu me dou mal a fornece-me essa rede.

          1. Avatar de SSD
            SSD

            Evitar o risco ou assegurar-se que a espionagem fica a cargo deles?? Tal como alguém disse por aqui ninguém é inocente nesta disputa

          2. Avatar de FAR
            FAR

            @SSD pare de defender o que não tem defesa. Ninguém é inocente, mas há vários níveis de culpa, pare de “achincalhar” e defenda quem deve ser defendido.

            Toda a gente gostaria que houvessem mais opções, mas não as há, por isso é fazer o que se tem e literalmente escolher o mal menor.

          3. Avatar de SSD
            SSD

            E os americanos devem ser defendidos?? Então porque é que o homem que os expos se pôs logo a monte? Porventura estaria vivo mas nunca ia ser livre e também só estava a expor o mundo á verdade.
            Por isso não, acredito que nunca hei-de defender qualquer um dos lados.

        2. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          CCP lover?! ou operativo da CCP em Portugal?!
          triste muito triste mesmo!!! o nivel de ignorancia em relacao a CCP e ASSUSTADOR!

          chill bro fly CCP stay there!

          1. Avatar de SSD
            SSD

            Poderia fazer a mesma pergunta contigo e com a NSA.
            E no teu caso já nem é ignorância é escolher ignorar o que é ainda pior. Tu é que podias ir às américas dar uma ajuda ao Trumpete, está complicado
            Btw I can’t fly to a party bro, sorry

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Porque é que vocês acabam com frases em inglês?
            É para compensar pelo tamanho de alguma parte do corpo?

  4. Avatar de Filipe Castro
    Filipe Castro

    Meus caros, é claro que a Ericsson tem de seguir as recomendações.. da China! Caso contrário não conseguem produzir nada…
    https://www.ericsson.com/en/press-releases/2019/9/ericsson-automated-smart-factory-operational-in-china
    https://www.ericsson.com/en/about-us/history/places/asia/china

    Tudo hoje em dia é Made in China… e essa situação levou a uma dependência gigantesca global da China, à qual a própria China só sobrevive se se mantiver essa dependência, dada a gigantesca população Chinesa que necessita de um governo sólido para sobreviverem. E como o país é governado com ideologia comunista, o próprio governo intervem em tooooodas as empresas privadas para salvaguardar o futuro do seu país (será errado?.. talvez)

    Mas voltando à Ericsson, como é que o governo tem capacidade de pressionar a Ericsson… simples. Retirando a licença às fábricas estrangeiras ou simplesmente “apertando” com todos os fornecedores de componentes dessa particular fábrica, disparando assim o preço dos componentes e consequentemente afetando os compromissos das propostas comercias da própria Ericsson às operadoras de Telecomunicações e governos Europeus, Americanos, Africanos,..
    Parece fantasia, mas garanto-vos que não é!

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Ericsson poderia muito bem mover a produção para outros países, onde conseguiria até uma produção mais barata, como algumas empresas já o têm feito e estão a fazer. Não é por aí. Essa dependência que falas da China, pode mudar de um dia para o outro. As empresas são movidas pelo lucro, se arranjarem onde produzir mais barato, é fácil.

      “o próprio governo intervem em tooooodas as empresas privadas”. Falso.. Empresas com mais de 50 colaboradores sim, são obrigadas a ter um membro nos quadros que pertença ao PCC, e pertencem de certa forma ao governo.

      E já agora, qual a ideologia comunista sob a qual o país é governado? Se sabes o que é o comunismo, e quais as ideologias e objetivos do mesmo, então deverias saber que a China a cada dia que passa está mais longe de tais ideologias. Vais dizer que os lucros de cada empresa e do estado são repartidos de igual forma por todos os cidadãos como defende o comunismo? lol

    2. Avatar de Suspeito
      Suspeito

      Mete mais tabaco…

    3. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Mas a China faz o seu bluff, mas se fosse proibir a produção de tudo que é Europeu e Americano não ganhava guito, eles dependem demasiados de nós, Maia do que pensamos. Se mobilizarmos a mão de obra para Índia, Vietnam… a China passa muito mal, mesmo com a produção toda la o estado para ser rico explora muito mais o povo que qq país ocidental.
      Nao entendo está malta que critica os políticos ocidentais e acha que este regime chinês era melhor

  5. Avatar de Suspeito
    Suspeito

    Muito bem… Até agora há ZERO provas do que é dito sobre a Huawei, ao contrário daquilo que é publico sobre os EUA e a completa invasão da privacidade do seu próprio povo.

    1. Avatar de José
      José

      Sim, na China comunista não há nada disso, inclusive pontos por comportamento, sobre os quais dependem os cidadãos chineses para viajar ou ter um emprego na polícia ou do estado! Gente como você só tem um olho e mesmo esse é cego! Só tem olho para os EUA, que precisam de se defender contra o terrorismo extermos e interno!” Sendo um dos países em maior risco no mundo por causa de outros canalhas! São os chineses quem procuram os EUA para viver e fugir à triste realidade robótica dos cidadãos chineses e não o contrário, estão nos EUA milhões! Visite uma Chinatown e depois diga algo. Ao contrário, nunca viu nem verá milhões de americanos fugir para esses “paraísos”, tão cantados por gente que sonha vir um dia ser comissário do “povo” para controlar e vigiar os outros! Fique bem e mude-se para China, pode ser que por lá seja mais feliz.

      1. Avatar de Hidelberto
        Hidelberto

        A china n é comunista, é mais capitalista que Portugal. A ideia de que a china é comunista é de quem nunca visitou o pais, eu ja e a ideia de comunismo la é zero! Aqui a esquerda tem mais forca que na China, sao sim uma ditadura capitalista como a russia.

        1. Avatar de ze
          ze

          Você faz confusão entre capitalismo e orientação politica. O capitalismo não é unicamente de direita, como muitos dão a entender. A China é sim comunista e ultra capitalista tal qual os USA. Nos USA o povão não tem feriados, trabalham umas 14 horas por dia pra pagar os custos de vida exorbitantes, ficas doente não trabalhas não recebes nada de ninguém, são explorados como escravos (escravidão encapotada) tal qual na China. Liberdade total para as empresas explorarem os funcionários e direitos zero para os trabalhadores, esta é a realidade do povão Americano.

    2. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Ja foram apresentadas provas e o chip que trata de enviar informação para os serviços secretos chineses.
      Mas não se trata disso a provas do plano do presidente chinês de ter influência em países ocidentais (América também tem ok), mas os planos do governo chinês é intervir na liberdade dos cidadãos desses países, censura, controlar o jornalismo.

      1. Avatar de Antoninho Pitágoras
        Antoninho Pitágoras

        Há provas

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O CEO da Ericsson já tem poleiro assegurado quando quiser sair. A Huawei já tem um belo gabinete, com secretária xpto à espera dele…

  7. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    De um lado, proíbem-se negócios por existirem suspeitas…
    Do outro, invadem-se países sem motivos, mata-se milhares de inocentes, fica-se com os recursos do país e qual é o resultado? É ganhar autoridade para dizer ao resto do mundo para não comprar desta ou daquela marca…
    Mas parece que na China é que há uma ditadura onde uns mandam e os outros obedecem… No mundo não…

  8. Avatar de Tiririca
    Tiririca

    Este CEO da Eriksson põe a cabeça na areia relativamente à Huawei, para ter negócios na China. Muito bem!
    E isto é sinal de coragem ou cobardia?
    Está na hora do CEO saír!

    1. Avatar de SSD
      SSD

      E por a cabeça na areia e fazer tudo o que os EUA dizem é sinal de quê?

    2. Avatar de Charlie
      Charlie

      E assim, esta a europa e os europeus. Por umas migalhas são capazes de tudo. O problema é que daqui a 2 anos este CEO já terá recebido os seus incentivos, e já não estará cá para ser julgado pelo brilante trabalho que fez.

      1. Avatar de Charlie
        Charlie

        * brilhante

  9. Avatar de Charlie
    Charlie

    Aos senhores comentadeiros, que tal estudar um pouco o que é o 5G e os impactos que podem ter na sociedade hipercompetitiva quando uma delas, esta debaixo de uma ditadura ?
    5G não é sobre telemóveis que se trata.

  10. Avatar de TT
    TT

    Qualquer país decente, não quer um fabricante detido pelo estado ( seja chinês ou outro qualquer) a controlar informações desta amplitude é variedade, daí as restrições à Huawei e ZTE

    1. Avatar de TT
    2. Avatar de acs
      acs

      Já basta ter a china a controlar negócios estratégicos de Portugal.

  11. Avatar de lolipop
    lolipop

    finalmente alguém que nao segue a carneirada, felizmente alguém sensato isto sim sao empresas que querem competir de igual para igual e nao fazer batotice de mercado liberal ao sancionar quando se esta a ser ultrapassado como fazem os EUA, mas nao o mundo segue os carneirinho, e sempre tudo bom, so o snowden que teve que fugir de uma grande e perfeita democracia melhor que as outras , assim como o assange