Equipa da Starlink travou ciberataque russo! Pentágono rendido…

40 Comentários

Como já referimos várias vezes, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia acontece também no campo digital. Diariamente são revelados vários ciberataques entre os países, assim como grupos organizados que têm estado ao lado da Ucrânia.

Recentemente um responsável do Pentágono revelou que ficou surpreendido com a rapidez com que a equipa da Starlink travou um ciberataque russo.

Equipa da Starlink travou ciberataque russo! Pentágono rendido...


Starlink travou, de forma exemplar e muito rápida, um ciberataque russo

Além de tudo o que está a acontecer em solo da Ucrânia, o Pentágono revelou agora que a equipa da Starlink travou, de forma exemplar e muito rápida, um ciberataque russo. Dave Tremper, do Departamento de Defesa dos EUA, sublinha na  C4ISRNET Conference a velocidade com que tudo aconteceu e assume mesmo que nem mesmo os militares norte-americanos teriam conseguido travar de forma tão extraordinária.

Apenas um dia após o ciberataque, a Starlink já tinha “lançado uma linha de código e bloqueado o problema, tendo a ameaça deixado de ser eficaz“, revelou Dave Tremper.

Equipa da Starlink travou ciberataque russo! Pentágono rendido...

O responsável pelo gabinete de guerra digital teceu rasgados elogios ao contra-ataque da Starlink: “O modo como o fizeram foi surpreendente para mim.”

É um caso de estudo muito interessante observar a agilidade que a Starlink teve na sua capacidade em abordar o problema. O modo como a Starlink conseguiu atualizar-se quando uma ameaça apareceu, também temos de ser capazes de ter essa agilidade.

A Starlink, a divisão de internet baseada em satélite da SpaceX, tem ajudado os ucranianos a permanecerem online durante a invasão da Rússia. O CEO da SpaceX, Musk, enviou kits Starlink para a Ucrânia depois de Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro do país, ter solicitado ajuda no final de fevereiro.

O projeto Starlink da SpaceX foi uma aposta disruptiva que alertou os países para uma nova realidade.

É possível ter internet e comunicações em qualquer parte do planeta com mais segurança e com menos controlo de terceiros nos tarifários, velocidades e outros aspetos fundamentais para a sociedade moderna. Nesse sentido, há várias potências mundiais a querer ter a sua própria constelação, entre elas a União Europeia.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    “nem mesmo os militares norte-americanos teriam conseguido travar de forma tão extraordinária”…
    A Starlink deve ter melhores engenheiros que os militares…

    1. Avatar de Sandra Fagundes
      Sandra Fagundes

      Tem o Elon… foi ele que esteve a escrever linhas de código que nem um louco, porque ele é um génio.
      Ele há propaganda do Kremlin e ele há propaganda do musk…. qual delas a pior.

      A parte da noticia que aqui os fan boys se “esqueceram” de traduzir foi precisamente a parte onde os especialistas apontam falhas de segurança ao Starlink por usarem antenas parabólicas e serem facilmente detectáveis a olho nu e pelas ondas de rádio poderem ser interceptadas. São aqueles “erros” que acontecem…. aos fan boys.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        “foi ele que esteve a escrever linhas de código que nem um louco, porque ele é um génio”. Ele escreveuj patavina. Tem malta na equipa dele que percebe do assunto e foram eles que escreveram. Qual génio qual quê. Ele é só um lunático cheio de dinheiro.

        1. Avatar de Pedro Mendonça
          Pedro Mendonça

          e essa azia filipe?

          1. Avatar de Borges
            Borges

            Ele não está errado.

        2. Avatar de gabriel
          gabriel

          nada a verkkkk ele criou seu proprio jogo de video-game aos 11 anos….

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eh pá estás ver como naão podias estar mais errada!
        Ora dá uma vista de olhos no link de baixo!

        https://www.cnet.com/home/internet/starlink-debuts-a-new-satellite-internet-dish/

        Só por causa disso Elon Musk mandou aplainar as antanas parabólicas redondas em quatro lados e de uma forma redonda criou um uma forma rectangular!
        Genial tendo em conta as acções dos russos na Ucrânia e por extrapolação dimensões dos seus cerebros, vai ser agora bem mais dificil conseguirem identificar e alvejar os terninais! da Starlink!

        Nota:
        Não sou Fanboy Starlink/SpaceX

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Desde quando que as antenas parabólicas são falhas de segurança? Faz parte da tecnologia… É o mesmo que dizer que exalar é uma falha de segurança porque ajuda os mosquitos a detetarem o CO2 para nos ficar.

      4. Avatar de AlexS
        AlexS

        “pelas ondas de rádio poderem ser interceptadas”

        Obviamente que as ondas de rádio podem ser interceptadas. Como raio funciona o Starlink sem onda de rádio? um cabo do satelite para terra?

      5. Avatar de eu2
        eu2

        O que é que tem eles atingirem uma parabólica? Arranja-se logo outra…

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Vaporware, o musk devia mudar o nome do meio

  3. Avatar de Mouro
    Mouro

    O ELON MUSK SO QUER SABER DO DINH…
    nevermind

  4. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Quer lá agora…até vi uma noticia em que ele dizia que não tem casa e vive em casas de amigos, coitado. Até tenho pena dele e acho que ate lhe vou enviar dinheiro para ficar tão mais podre de rico até conseguir alugar um t0 num suburbio qualquer

    1. Avatar de Vanessa
      Vanessa

      Olha que depois de ser condenado pela burla com o solar city ele deve mesmo ter de ir viver para casa dos amigos…. Vai sair cara a indeminização.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Enquanto que outros compram casas e carros milionarios, ele vive com os amigos. Ele ‘e diferente e isso incomoda mt gente.

      1. Avatar de Técnico Meo
    3. Avatar de Toze'
      Toze’

      Para quem trabalha 16 h/dia, onde e’ que ele vive? Nas fábricas, claro! Em qualquer canto pode ter uma pentause em cada fábrica.

    4. Avatar de GM
      GM

      Por cá também há alguém conhecido que vive em casa de amigos, ali para os lados da Ericeira.

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Ele deu uma entrevista está semana que faz referência a não gostar de estar sozinho, que as vezes vai ora a starbase e não leva o cão e sente-se sozinho na casa dele de lá, pois ele tem casa lá, uma pré fábrica que não chega a 100m2.
      Isso pode explicar ficar em casas de amigos, sempre tem companhia.

      1. Avatar de Oligarca
        Oligarca

        Também acho q deveríamos compreender e ser mais complacentes com os bilionários, têm vidas complicadas coitados, e nessas entrevistas vemos as dificuldades q passam para conseguir ter a maior fortuna possível….ainda as pessoas falam dos pobrezinhos q passam fome em africa…esses so se queixam mas nao sabem o q é gerir redes sociais nem contas bancarias, e nem entrevistas dão que isso nao vende

  5. Avatar de Manso
    Manso

    Esta “notícia” fala de 1 dos muitos ataques que a starlink não conseguiu travar.
    Boa propaganda…

    1. Avatar de Vítor M.

      E quais foram os outros bem sucedidos? É que o sistema continua a funcionar.

      Essa doença…

      1. Avatar de Manso
        Manso

        A internet não funciona por causa do starlink… Até como alvo de misseis tem servido no terreno.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mais vale não dizeres disparates. Não sabes o que está em causa, escusas de atirar uns bitaites.

          Foram distribuídos mais de 5 mil terminais Starlink na Ucrânia, nas zonas de conflito,m em áreas onde as infra-estruturas de comnicação foram destruídas. As forças armadas da Ucrânia estão equipadas com estas antenas e usam-nas para várias ações. A Rússia bem tentou por vária vezes “deitar abaixo” a rede da SpaceX, sem sucesso. Além disso, os terminais Starlink receberam alterações que permitem ser usados em movimento, com baixo consumo de energia e com “segurança redobrada”. E tem sido uma dor de cabeça para a Rússia, pois há informação das movimentações das tropas russas permanentemente a serem partilhadas para a frente de combate. Não é por acaso que está a ser um fracasso a invasão da Rússia, “apenas” têm conseguido matar civis e destruir propriedades civis, com força bruta, com poder de fogo desigual e com a cobarde ameaça de utilização de armas estratégicas nucleares. Se assim não fosse, a Rússia estava “derrotada” pela força ocidental (e Putin sabe disso, por isso mencionou logo o ás de trunfo).

          Estratégia fraca, equipamentos militares ultrapassados, soldados mal preparados e uma logística desajustada e sem noção do terreno. Por isso temos visto uma carnificina de civis ucranianos, violações de mulheres, saques, e atrocidades contra criança para “mostrarem ao patrão, ao tirano, trabalho feito”.

          Andam há meses para controlar o Donbass, destruíram Mariupol e mesmo assim… não a conseguem conquistar. Perderam cerca de 20 mil soldados numa invasão sem sentido e que apenas está a atirar países neutros, como a Suécia e Finlândia, para os braços da NATO.

          Uniu como nunca a NATO, quando esta estava esta já a perder força. Conseguiu levantar, finalmente, a consciência de Europa para a dependência do petróleo e gás da Rússia, e estão já em marcha as alterações para acabar com essa dependência (que a Alemanha, Itália, França e afins tanto cultivaram durante décadas). Deu mais poder aos EUA, que apenas vão passar a ser um fornecedor de armas e petróleo com mais peso. Enfim, dos males o menor, mas tudo porque Putin apenas quis ser um ditador, um autocrata, um tirano e será apenas dessa forma que vai ficar marcado, um criminoso, um tirano, um carniceiro.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            +111

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Podes partilhar detalhes e documentção que corrobore a tua afirmação?
          Tenho curiosidade em obter mais informações sobre o assunto.

          1. Avatar de Memória
            Memória

            “… partilhar detalhes e documentção ….”

            Hmmm . . .
            Não é bem assim que isto funciona, (e por demais –>curiosity killed the cat)

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            @Memória, pois exactamente por não funcionar bem assim é que perguntei como é que ele (@Manso) sabe que a Starlink sofreu “muitos” ataques dos quais que não conseguiu defender.
            Acho piada a certos comentadores de sofá que disparam bitaites a torto e a direito, só porque viram um post no Facebook ou num site qualquer e fazem afirmações sem suporte documental ou meio de se poder comprovar o que afirmam… Acho giro!

    2. Avatar de C
      C

      É isso mesmo Comrade. O Elon já manda no Pentágono tb…. LOL cada uma….

  6. Avatar de miguelito
    miguelito

    Ataq from Russian IP; Drop;

  7. Avatar de cavaco
    cavaco

    cambada de hipocritas e cinicos,sempre prontos a defenderem os maiores criminosos da historia ! OS NORTE AMERICANOS.

    1. Avatar de Vítor M.

      Defender os americanos? Já parece uma retórica PZP. Mas quem está a falar nos americanos, não fuja da conversa, estamos a falar dos crimes que os russos estão a cometer. Não se trata dos americanos na invasão da Ucrânia, seja sério.

  8. Avatar de V. Afonso
    V. Afonso

    iptables -I INPUT -m geoip –src-cc RU -j DROP

  9. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    O que a SpaceX fez até foi muito simples e qualquer IT faria em poucos segundos… Um ataque para aceder a um socket, utilizado para a filtragem de dados, foi detectado, a equipa limitou a desligar esse socket, passando a filtragem para a estação terrestre mais próxima. O que foi “moderno”, foi a propagação e reboot dos satélites, algo que em qualquer serviço pode demorar 96 a 500 horas, a ser realizado, para reduzir as falhas da infraestrutura. Aí sim a empresa aproveitou o só usar 10% das capacidades e o ter 21 estações terrestres das 470 que quer ter até 2040.
    Se estivessem em funcionamento total, seria impossível fazer o update sem que pudessem passar o tráfego por outro satélite.

    Isto é como os 5000 terminais “oferecidos” à Ucrânia… que o DoD pagou 9 milhões de dólares, o Fishing and Games pagou 6,55 milhões e a agência do ambiente pagou 4,33 milhões de dólares. A Força aérea americana realizou o transporte e escolta até aos locais de entrega. A Starlink festejou a oferta de 90 dias de serviço gratuito… sendo que a empresa não deu 1 cêntimo, pois recebeu os valores da venda e dos 90 dias, pagos pelas agências americanas. Mas, fica bem dizerem que foi oferta do Elon Musk.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Gostei dos detalhes técnicos.
      Há alguma fonte onde se possa aceder a toda informação divulgada?

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Decerto que foi na chalupapédia …. tanto ódio de alguns contra alguém só têm feito avançar o mundo… Já desisti de perguntar a essa malta Daniel

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Pois também me parece, mas como estava com tempo e paciencia, gorsto de vez emnquado puxar pelo fio a miada e ver até onde vão alguns ” rabit holes” 🙂

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Ao ler a explicação tão detalhada e suigeneris fez-me lembrar rabula de um clássico do cinema português- A menina da Radio – onde a personagem interpterpretada pelo grande António Silva explica como funciona o aparelho de rádio.
          O churrilho de baboseiras é tão grande mas ao mesmo tempo tão cómico que até parece bem…. tal como esta explicação ! 🙂
          Para quen não conhece deliciem-se e digam lá se não é parecido!

          https://youtu.be/znfBsEb9_dU?t=94

          1. Avatar de Monica
            Monica

            Não…
            o filme não é a Menina da Rádio, mas sim o Costa do Castelo.
            Foi o carburador…

  10. Avatar de JP
    JP

    Excelente feito da equipa Starlink!