Empresas terão feito publicidade em sites que divulgaram desinformação sobre a COVID-19

35 Comentários

Um novo relatório revela que empresas gigantes, como a Amazon e a Nike, foram apanhadas a fazer publicidade em websites que promoveram, durante a pandemia, desinformação acerca da COVID-19.

A investigação foi levada a cabo pelo Bureau of Investigative Journalism.

Ilustração de Luca D'Urbino

De acordo o Business Insider, empresas como a Amazon, Nike, Asos, Ted Baker, entre outras, foram apanhadas a fazer publicidade em alguns websites que divulgaram desinformação acerca da COVID-19. Mais do que isso, o relatório que fundamenta esta descoberta revela que a Amazon e a Nike, além de outras empresas, têm feito publicidade em sites que promoveram teorias da conspiração sobre a infeção que parou o mundo.

O Bureau of Investigative Journalism – uma iniciativa desenvolvida por jornalistas do Reino Unido – revela, na investigação levada a cabo por si, que as informações que circulam por alguns dos websites alegam que o novo coronavírus foi concebido por figuras de relevo, e demonstram, através de dados falsos, que as vacinas contra a COVID-19 têm custado muitas vidas.

Publicidade da Amazon num website que questiona a tecnologia do mRNA, promovendo desinformação
Publicidade da Amazon num website que questiona a tecnologia do mRNA utilizada nas vacinas desenvolvidas pela Pfizer e pela Moderna.

Além disso, alguns dos websites afirmam, embora falsamente, que Bill Gates considera que a tecnologia mRNA utilizada nas vacinas desenvolvidas pela Moderna e pela Pfizer são “tóxicas”.

De acordo com o relatório, os anúncios das gigantes aumentaram exponencialmente em websites que divulgam este e outro tipo de desinformação relacionada com a COVID-19, acabando as empresas por financiar essas plataformas. De forma exata, o relatório inteira que os anúncios da Amazon foram vistos num total de 30 websites, sendo que os anúncios de empresas como a Nike foram avistados num total de 60.

Além das já mencionadas, também foi encontrada publicidade de empresas como eBay, Walgreens e Honda, bem como do Department of Veteran Affairs (DVA) dos EUA.

Se, por um lado, a Amazon e a Nike ainda não teceram qualquer comentário acerca do novo relatório, por outro, a Honda já informou, através do The Observer, que está atualmente a “trabalhar para determinar como é que a nossa publicidade pode ter aparecido nos websites em questão”, garantindo que nunca irá suportar a divulgação de desinformação sobre a COVID-19.

Da mesma forma, também o DVA explicou que “o ritmo a que as novas informações e websites entram em linha diariamente torna extremamente difícil garantir que os nossos anúncios não aparecerão” nos websites de divulgação de desinformação. Ainda assim, informou que bloqueia “proativamente” os anúncios que surgem nesses websites.

 

Estudo diz que desinformação no Facebook gera mais tração do que as notícias

 

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dav
    Dav

    A culpa parece ser da Google, são anuncios do Adsense. Já em vários sites com bom SEO e bom conteudo, vi anuncios totalmente desconexos e alguns mesmo mediocres, que quase dão vontade de sair da página.
    Uso vários browsers, uns sem adblock.

    1. Avatar de Dav
      Dav

      Sempre com o histórico limpo. Tenho visto mais anuncios maus em sites bons, do que anuncios bom em sites maus. Ou aconteceu mesma ou é uma montagem. Querem mais um adpocalipse.

      1. Avatar de roger
        roger

        Eu tenho os anúncios bloqueados, nunca sei.

        Dr Joseph Fraiman public comment at FDA VRB Product Advisory Committee 9-17-2021
        https://www.youtube.com/watch?v=q3kqTbsrho4

        Que tipo de anúncios aparecem neste vídeo do YouTube?
        Os aprovados pelo Diácono Remédios ou são os anúncios sujos, idiotas e negacionistas?

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      A culpa é de quem os compra. Cá em Portugal, 3 sites negacionistas, pagaram 730000 euros, para saltar para a frente da publicidade no Facebook, Twitter, Google e Adsense. Ao comprarem os pacotes platinum, vão para o topo e para os sites mais visitados. Até terem muitas queixas, a publicidade passa por milhões de sites e devolve uns bons euros ao publicitário.
      Depois de reportados, a publicidade é cancelada, já atingiu aquilo que queriam, usam outra conta e identificação e fazem o mesmo…

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Que sites são esses? E onde está a fonte dessa informação?

        1. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          A fonte é a nata dos pastéis.

  2. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Não é complicado… também aqui, aparecem anúncios sobre os CFT dos CTT “que dão 5000000 milhões de euros por semana aos seus investidores” ou sobre “Investir em bitcoins para comprar acções da EDP”.
    Quando se apresentam anúncios de empresas de publicidade, quem pagar, terá lá os anúncios em destaque e nos sites mais conhecidos…

  3. Avatar de António M.
    António M.

    Acho uma piada chamarem desinformação a alguns temas covid.
    O que é desinformação para uns pode ser informação para outros, mas quem é senhor da verdade para decidir ou saber quem esta correto?
    Estou no direito de dizer, que o que se anuncia sobre a eficácia da vacina é falso, logo é desinformação.
    Fiquei a saber que o Planeta Terra é povoado por mais Deuses, Os Senhores da Verdade Absoluta.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Chama-se ciência. Desinformação são dados não confirmados/não verdadeiros. Parece-me simples de entender.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        “Chama-se ciência. Desinformação são dados não confirmados/não verdadeiros. Parece-me simples de entender.”

        A favor a censura ou então não tem mesmo a noção do que é ciência e sequer das implicações.
        Não há confirmação de uma data de coisas sobre o Covid a começar pelas máscaras. Pelos vistos para você a DGS dedicou-se à “desinformação” . Aliás este sítio será um antro de desinformação pela sua bitola.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas então onde está a informação correta?

        2. Avatar de Marisa Pinto

          Que nível. Ehehe não vale a pensa discutir contigo, tinhas que ter noção do mundo

        3. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Não há confirmação da eficácia das máscaras? Presumo que o que queres dizer seja que que tu não encontraste essa informação, porque não a procuraste. Experimenta.

      2. Avatar de António M.
        António M.

        Sim Marisa no seu entender.
        Cada um entende como mais lhe agrada, escolhendo o especialista e a ciência que mais lhe convêm.
        Não vale a pena continuar esta refutação de factos, porque para mim estão todos certos e ao mesmo tempo errados.
        A ciência não é uma certeza absoluta.
        Contudo obrigado pela sua intervenção.

        1. Avatar de Vítor M.

          “A ciência não é uma certeza absoluta.” Uma frase estranha. Se são certezas, para que precisam ser absolutas? Se não são absolutas, não são certezas. A ciência, isto é o conhecimento, é um vasto leque de definições.

          1. Avatar de António M.
            António M.

            O Pensador

            “A ciência não nos dá certeza final e absoluta. Apenas nos dá convicção dentro dos limites de nossa capacidade mental e do prevalecente estado do conhecimento científico. Um sistema científico não é senão um estágio na permanente busca de conhecimento. É necessariamente afetado pela insuficiência inerente a todo esforço humano.”

            Ludwig von Mises

          2. Avatar de Vítor M.

            “Pode-se afirmar que a certeza é a possessão de uma verdade que corresponde com o conhecimento perfeito. Sigmund Freud, neurologista e criador da psicanálise, defendia que nunca deveríamos ter certeza de nada, pois a dúvida era essencial para a sabedoria.”

          3. Avatar de meister
            meister

            “Sigmund Freud, neurologista e criador da psicanálise, defendia que nunca deveríamos ter certeza de nada, pois a dúvida era essencial para a sabedoria”

            Pois é… mas a luz dos padrões atuais da sociedade a este pensamento chama-se negacionismo.

          4. Avatar de Vítor M.

            Não. Questionar é diferente de negar. Ter dúvidas é diferente de negar. O negacionismo é o fechar do cérebro à aprendizagem.

          5. Avatar de andre
            andre

            o problema é que existe 3 posições relativamente a um assunto, os que acreditam cegamente, os que negam cegamente e os que duvidam.

            o primeiro grupo é presto a colocar os outros 2 no mesmo saco rotulando todos os que não acreditam cegamente como negacionistas.

            eu tenho muitas duvidas numa vacina experimental e cujo efeitos a longo prazo não tiveram ainda possibilidade de serem testados, juntando isto a contratos de exclusão de responsabilidade das farmacêuticas… muitas red flags.
            por outro lado existe também os princípios relacionados com a liberdade de escolha das pessoas.

            porque é que os que querem a vacina usam como argumento que os que nao tomam estão a coloca-los em perigo, mas nao assumem que ao obrigarem alguem que nao quer tomar a vacina, estão tambem a coloca-los num perigo que os mesmos nao queriam assumir?

            se ao tomarem a vacina já estão a protegidos a 99% porque querem obrigar os outro a tomar a vacina? por causa de 1% extra de proteção vao contra a liberdade de escolha de parte da população?

          6. Avatar de Vítor M.

            Não vou por em causa oq ue dizes nem tecer qualquer comentários.

            No meu entender a ciência deu conta do problema, os resultados estão aí e temos de acreditar na ciência. As vacinas ajudaram a estabilizar o país e assim será no mundo. As medidas de proteção foram outra grande ajuda e a tecnologia foi quem alavancou tudo isto.

            Depois há os normais problemas da humanidade. Os que se destacam por serem inúteis e tudo é motivo para criar conspiração. Aparecem os políticos, aparecem os oportunistas e, lá no fundo, estão os especialistas de verdade que foram aprendendo, foram explicando e foram trabalhando com a tecnologia e a ciência. E pronto, estamos neste ponto. Já estivemos pior, a vacina veio ajudar, ainda não está tudo resolvido, mas já não estamos no túnel, já estamos fora dele.

            Que em tudo há dinheiro envolvido… isso está intimamente ligado ao conceito de vida desde há muitos séculos. Os que se aproveitam das desgraças sempre houve. Tal como diz o coveiro “eu não quero que ninguém morra, mas quero é que a minha vida corra”.

            Portanto, atualmente, vejam o que é melhor para vós e para quem vos rodeia.

          7. Avatar de dajosova
            dajosova

            Pois é, concordo Victor. Só é pena que não se discuta aberta e publicamente, salvo algumas exceções, como seria de esperar numa democracia, com cientistas, médicos e outros profissionais que têm uma visão diferente das coisas e, certamente, também com sustentação científica!

          8. Avatar de Vítor M.

            Tens razão. Aliás, deveria ser dessa forma logo no início. E não foi isso que vimos. Vimos um descontrolo total da OMS, da DGS e de vários organismos que deveriam estar muito melhor preparados. Contudo, a ciência teve uma resposta e hoje, apesar dos apesares, já se nota alguma normalidade. Mas deveria haver mais ciência na informação e menos política.

        2. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Não escolha especialistas, escolha factos.

          1. Avatar de António M.
            António M.

            Mas como um ociláfecrocam pode sugerir para escolher factos, quando acredita em especialistas.

            Os factos são oriundos dum Ser Divino?
            PS: Não precisa de responder, porque sei a resposta.

          2. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            António, se não sabe o que é um facto, primeiro pesquise sobre isso e a seguir pesquisa os factos. Depois deixa de precisar de especialistas, sobretudo daqueles que não sabem o que é um facto.

        3. Avatar de Antonio M.
          Antonio M.

          “ToFerreira” esta a falar destes factos?
          https://www.youtube.com/watch?v=2zV2sqh_IDo

      3. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Quando só se consideram parte dos dados, aqueles que favorecem a nossa posição, não estamos a fazer ciência.
        Um morto por COVID não vacinado é notícia de primeira página. Um morto por toma da “vacina” não é notícia e ainda é informação ridicularizada ou um dano colateral.
        Há adultos que parecem os putos da primária a argumentarem. Tu é que és. Não, tu é que és. Hilariante

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          E há adultos que gostam de fazer birra para não tomar a vacina

          1. Avatar de António M.
            António M.

            Os adultos não fazem birra por causa da vacina, fazem birra por não estarem a respeitar a sua liberdade de escolha, forçando com coação do direito de usufruir cafés, restaurantes, fazer viagens, etc…

  4. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Quem controla os média controla a informação. Quem controla a informação controla a manada.
    Sigam o rasto ao dinheiro e exponham os interesses por detrás dos rostos. Só que, não há informação independente porque tudo o que saia do controlo dos que dominam os grupos de média é para abater, nem que tenham de criar polícias do pensamento todos os dias.
    Esse país não interessa a ninguém. É um Burkina que calhou estar na Europa. É só máfias instaladas, desde os partidos políticos em que até o tráfico de droga serve de fonte de rendimento até aos policiais que controlam todas as redes de tráfico, seja droga, armas ou pessoas. Onde estiver o pacau estão eles.
    Como é que o cidadão comum consegue viver nessa espelunca? Só vendendo a alma ou a passar fome.

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      * polícias

    2. Avatar de meister
      meister

      concordo…
      ” tudo o que saia do controlo dos que dominam os grupos de média é para abater, nem que tenham de criar polícias do pensamento todos os dias.”

      De vez em quando lá vai passando algumas coisa e ainda bem.
      https://www.youtube.com/watch?v=2zV2sqh_IDo

      Há e tal a ciência diz….
      Qual ciência?
      Há muito que isto é única e exclusivamente politica.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Uma vergonha isso não ter passado nos principais canais de tv aberta, mas percebo o motivo, qualquer dia a pplware começa a censura também.

      2. Avatar de António M.
        António M.

        Obrigado “meister” adorei a noticia, vou mostrar a alguns pais, que tanto me embrutecem a cabeça por o meu filho não estar vacinado, mesmo depois de dizer que ele tem Talassemia e não quero correr riscos. Infelizmente estou a lidar com pais Formatados.

        PS: Adorei a parte do medico Manuel M. Silva a ser desmentido.
        O que mais estará oculto?