Elon Musk quer que a Starlink ofereça serviço de emergência gratuito a todos os telemóveis

12 Comentários

Com o objetivo de fornecer um serviço de Internet “aos quatro cantos do mundo”, mesmo os mais remotos, a Starlink tem aumentado a sua cobertura, chegando a mais locais. Agora, Elon Musk revelou que quer que a sua constelação de satélites ofereça um serviço de emergência gratuita a todos os telemóveis.

Serviço Starlink

O sismo que abanou Portugal, recentemente, fez perceber a importância que um alerta dado por via dos nossos dispositivos pode ter. Em casos mais extremos, um sistema de avisos de emergência oleado, com alertas atempados, pode ser decisivo.

Por isso, Elon Musk quer que o serviço da Starlink para telemóveis seja gratuito em caso de emergências. Por via dele, será possível “enviar alertas de emergência a todos os utilizadores wireless em zonas sem rede, mesmo que eles não tenham aderido ao serviço baseado em satélite, incluindo clientes que não sejam da T-Mobile”.

Não podemos ter uma situação em que alguém morre porque se esqueceu ou não pôde pagar.

Disse o diretor-executivo da SpaceX, na terça-feira, por via do X, acrescentando que a medida é global, mas “sujeita à aprovação dos governos dos países”.

Como é já habitual, as trocas de publicações no X não entregaram muitos pormenores. No entanto, o serviço de emergência para “todos os que estiverem em perigo” oferecido pela Starlink poderá ser semelhante ao recurso disponível, por exemplo, no Android.

Serviço Starlink

Esta ambição de Elon Musk chega enquanto a SpaceX pede à Federal Communications Commission (FCC) dos Estados Unidos que a deixe operar comercialmente a sua tecnologia Starlink “Direct to Cell“, mesmo perante a oposição de operadoras rivais, incluindo a AT&T e a Verizon.

Para reforçar o seu caso, a SpaceX defendeu, junto da FCC, que a tecnologia Starlink promete beneficiar todos os consumidores, globalmente, uma vez que permitirá o envio de alertas de emergência a todos os utilizadores, mesmo que não tenham aderido ao serviço.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ambush
    Ambush

    Boa maneira de conseguir controlar os cidadãos a partir do seu satelite e depois é só ter controlo também pelos telemóveis…

    Not Allowed.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Mesma coisa com os operadores então…
      Valha-me Deus…

    2. Avatar de xicofdf
      xicofdf

      Sim, porque hoje em dia os operadores de telecomunicacoes nao têm controlo dos telemóveis. Andas enganado rapaz

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Cá está mais uma tecnologia que pode fazer os avisos de sismos

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os satélites sozinhos não fazem nada

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Pois não, tal como a internet sozinha tambem não faz nada a internet só conecta os dispositivos entre si a alta velocidade

        1. Avatar de Realista
          Realista

          “alta velocidade”…
          li isto e, morando no interior, vieram-me as lágrimas aos olhos 🙁

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Pronto a alta velocidade não é para todos ainda, mas quem mora no interior é um starlink tinha um na casa da terra entretanto dei ao meu vizinho

  3. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    AKA quer espiar todos os smartphones.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Portanto as operadoras também espião

  4. Avatar de Antônio do Brasil
    Antônio do Brasil

    Vamos colocar mundo para financiar a rede de soldados da Otan?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Jesus, a malta anda toda chapada…