Eletricidade: É cliente EDP Comercial? A sua fatura vai baixar

41 Comentários

Se é cliente EDP Comercial então há uma boa notícia. Segundo a empresa, depois de analisadas as Tarifas de Acesso às Redes publicadas pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e uma vez que as condições tarifárias finais são diferentes das anunciadas na proposta de outubro, a EDP Comercial decidiu fazer uma redução no seu tarifário.

A redução será de 2,5%.

Eletricidade: É cliente EDP Comercial? A sua fatura vai baixar


Preços da EDP Comercial na eletricidade baixam a partir de hoje

A EDP Comercial já informou que reviu em baixa as suas tarifas. Nesse sentido, a empresa revelou que vai baixar 2,5% os preços dos tarifários.

Assim, “para efeitos de comparação com as variações que têm sido anunciadas por outros comercializadores do mercado, a EDP Comercial vai descer a energia em 2,5% a partir de hoje, 11 de janeiro”.

Em novembro de 2022, a empresa tinha anunciado que em janeiro de 2023 deste iria aumentar em média as faturas dos seus clientes em 3%. No entanto, o valor acabou por baixa 2,5%.

Eletricidade: É cliente EDP Comercial? A sua fatura vai baixar

A maioria dos fornecedores de energia elétrica do mercado livre anunciaram uma descida das suas tarifas para 2023, enquanto a EDP Comercial comunicou um aumento de 3% do preço. Agora, [a empresa] muda de posição. “Assim, para efeitos de comparação com as variações que têm sido anunciadas por outros comercializadores do mercado, a EDP Comercial vai descer a energia em 2,5% a partir de hoje, 11 de janeiro”, diz a empresa.

A informação foi obtida pelo jornal Expresso, que teve acesso a uma das comunicações que vai ser distribuída aos clientes a partir de hoje.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Devem ter perdido muitos clientes de certeza

    1. Avatar de Alex
      Alex

      +1!
      Mudei para o mercado regulado, tal como milhares de clientes…

  2. Avatar de Zé Manel
    Zé Manel

    Goldenergy ou regulado. Nem mais nem menos.
    E depois há os velhos do restelo que não mudam da EDP porque é a EDP.

    1. Avatar de joao matos
      joao matos

      Zé, podias ter dado qualquer outro exemplo de empresa…menos a Goldenergy. Abre o google e escreve as palavras ‘reclamações ou queixas Goldenergy’. É assustador, independentemente do tema…seja factutação, atendimento em contacto telefónico, tempos de espera quando solicitado piquete, etc. Se todas as empresas têm reclamações? Sim é verdade, mas essa é do piorio.

      1. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        Cliente há 4 anos, kwh a 0.13€, zero reclamações.
        Noutro contrato, cliente há 3 anos, 1 reclamação… resolvida em….5 minutos, crédito na fatura e feito.
        Ah e a Goldenergy não tem piquete meu amigo… só a E-REDES!
        No meu caso, mudança de potência, pedida á segunda feira, quarta está em mudança.
        Acredito que isso possa ter acontecido há muitos anos, mas não agora.
        A menos que queiras falar da Endesa… Mandavam faturas a dizer “débito dia 10”, debitavam ao dia 15, 20, dia 30, dia 5 do mes seguinte. Mandavam leituras, todos os dias do mes e todos os dias não eram dias de dar leitura.
        Iberdrola Idem.
        Se quiseres conto-te uma reclamação com a EDP também, para corrigir um valor debitado erradamente andaram 3 meses! Sim 3 meses, ativação de contrato… ui! nem se fala.

        1. Avatar de Narciso Miranda
          Narciso Miranda

          Só 3 meses? Faz agora ano e meio que ando a tentar corrigir uma factura que um tecnico quando veio mudar o contador antigo para os novos enganou-se a inserir a leitura em sistema, de cerca de 33k kw, inseriu 44k kw, sim mais 11k kw, e a EDP está a cobrar como se nada fosse, cerca de 2k de euros, e nem estranham durante 12 anos uma facturacao de cerca de 30-35e mensais, num mes aumenta para 2k euros, e depois volta ao normal. Já vai com taxas de juros, e afins, e continuam a dizer que as leituras estao correctas.

        2. Avatar de João Dias
          João Dias

          0,13€ por kw/h?? andas caro andas lol se achas isso barato vou ali e já venho…

        3. Avatar de João Matos
          João Matos

          Eu sei que só a E-Redes tem piquete. 🙂 Quanto ao resto, mantenho tudo o que escrevi. É ir ao Google e cada um que tire as suas conclusões. Eu tirei a minha.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Tenho goldenergy e até á data nada tenho a apontar.

      3. Avatar de Ruy
        Ruy

        Goldenergy é do melhor. Nunca tive problemas. São impecáveis. Problemas sim e muitos é na Endesa. Essas reclamações que fala são de desconfiar.

      4. Avatar de JP
        JP

        Nunca tive problemas e sou cliente há vários anos.

      5. Avatar de GM
        GM

        Ainda não percebeste que os comercializadores apenas ….comercializam? Podem também ter produção, mas são poucos (ENDESA, IBERDROLA, COPÉRNICO, …). De resto, compram em “grosso” e vendem no retalho. Infraestruturas, equipamentos de medição, resolução de avarias, é tudo EDP Distribuição / e-redes.

        1. Avatar de GM
          GM

          Ah, cliente GOLDENERGY – Gás desde 2012 e Dual desde 2018. Reclamações, só mesmo no início de 2012, rápidamente resolvidas. Desde aí, nunca mais tive.

  3. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Importante referir que a aplicação do ajuste Mibel vai fazer aumentar o preço por kWh todos os meses…

    Apenas o mercado regulado e a GoldEnergy não vão usar esse ajuste, sendo o preço dessas duas estável ao longo do ano.

    1. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      Eu por enquanto estou com a endesa pois o custo por kw ainda é o mais baixo para mim, assim que aumentar troco logo para um desses dois

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        tenho um amigo meu com um contrato na endesa que até hoje não sei como é que ele tem aquele preço por kwh

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Segundo o Pedro Andersson do contas poupança da SIC o preço a partir de agora na EDP Comercial é de 0,1516 €/kWh o que corresponde a uma descida de 0,003 €.Um terço de cêntimo.Mais Mibel.Mas é estranho porque,tal como este artigo do Pedro Pinto menciona,em inícios do passado mês de Dezembro recebi uma carta da EDP a dizer que o preço da electricidade iria subir 3%.Que confusão. 😐

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      @Sandokan, tal deveu-se ao facto das tarifas de acesso á rede terem descido menos do que esperado, daí que os cálculos da edp sairam meio furados…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      pago 0,9 na goldenergy à noite, e 0,19 de dia “tenho paineis solares em casa”. até à data nada tenho a apontar.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        eu estou na EDP comercial e foi-me proposto por e-mail que a partir do dia do dia 01/01/2023 pagar 0,04€ em vazio e 0,12€ fora do vazio, depois mais os descontos que ainda tenho mais impostos… até hoje ja liguei para a gold, endesa, galp e etc e ninguém me consegue fazer estes preços … os comerciais pensavam que eu estava a brincar com os valores mas reencaminhei para eles o e-mail trocado com a EDP comercial e só a endesa e a galp é que responderam e disseram que era um bom preço para me deixar estar onde estava…

  5. Avatar de Elektro
    Elektro

    Aqui no simulador da ERSE tenho empresas Coopérnico, Luzboa, Luzigas em que a energia é 40% mais barata do que outras.

    Alguém tem experiência de consumidor com estas empresas, sem ser vender energia excedente ?

  6. Avatar de José Pinto
    José Pinto

    Acho que o vosso título neste texto deveria ser “…A sua fatura vai baixar….mas cuidado!”, porque existe o ajuste MIBEL que vai fazer aumentar o preço!

    1. Avatar de Vítor M.

      Exato, o Mibel pode ser um fator de aumento do preço. Mas para já ninguém sabe se vai ser aplicado e quanto é o valor. Só o SU Eletricidade o tal mercado regulado, está estanque, mas é mais caro que o mercado livre. Para já, claro, isto pode não dar nada como pode disparar a energia.

      Seja como for, para já desceu o valor é a ERSE, se não me engano, não referiu ainda nada sobre o valor Mibel.

      Preço do kWh em Janeiro (com esta atualização)

      Luzboa (Indexado): 0,0282 € + MIBEL
      REPSOL: 0,0895 € + MIBEL
      IBERDROLA: 0,1242 € + mibel
      Goldenergy: 0,1465 € (Não vai aplicar MIBEL)
      GALP: 0,1415 € + MIBEL
      Endesa: 0,1450 € + MIBEL
      EDP Comercial: 0,1516 € + MIBEL
      Regulado (Su Eletricidade): 0,1624 € (Não vai aplicar MIBEL)

      Como já disponibilizámos, a ERSE tem um simulador que pode ser usado para saber no mês quem pratica o melhor preço.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Ha ai erros nalguns valores.

        Repsol por exemplo, o preço base sem desconto, é de 0,153735EUR

        Falar também so em KWh e depois não comparar o termo fixo é outro erro.

        Não ha almoços gratis. Se baixam um pouco num lado, aumentam noutros

        1. Avatar de Vítor M.

          Isto está sempre a mudar, se puderes mete aqui os preços atualizados então. E é um facto, não há almoços grátis…

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Da Repsol por exemplo o KWh, em tarifa simples está a 0.154 (fora desconto de 3%)

            O termo diário varia da potência

      2. Avatar de PM
        PM

        A repsol também é indexado. A EDP Comercial já aplica a taxa MIBEL.

      3. Avatar de DR
        DR

        Informação errada, Preço do kWh no dia 11 Janeiro na Luzboa não é 0,0282 €. O fornecimento na Luzboa é indexado à OMIE, média aritmética dos preços 83,84 EUR/MWh o que corresponde a 0,08384 €/kWh.

        https://www.omie.es/pt/market-results/daily/daily-market/daily-hourly-price?scope=daily&date=2023-01-11

        Atualmente o mercado regulado, em quase todas as situações é sempre mais barato que o livre, deixem de fazer as simulações e façam as vossas contas consultando os tarifários de cada comercializador.

        1. Avatar de Vítor M.

          Como está sempre a mudar, coloquem aqui o preço atualizado, assim ajudam a mantermos a info para todos poderem saber onde está mais barato.

        2. Avatar de Armando
          Armando

          O preço no mercado indexado não é para ser visto ao dia, mas sim na média do período a ser faturado, até lhe posso dizer que o KWH na Luzboa para o mês de Janeiro vai ser de borla. 🙂

  7. Avatar de PM
    PM

    E o que são 2,5% de desconto??? Isso é quanto? 0,00000000002€, por KWh?

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      São exatamente 0,003 € , eu à EDP até tinha vergonha de anunciar essa descida.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    E a EDP alem de um desconto de 8%, ainda baixa o preço com mais 2,5%.

  9. Avatar de HelS
    HelS

    Se anunciaram um aumento de 3% e agora dizem que vão baixar 2,5%, então acaba tudo por se traduzir em 0,5% de aumento. Conclusão: não deixa de ser um aumento… mesmo que tentem tapar os olhos do pessoal, invertendo os números… e trocando os termos…

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Não sei onde aprendeu essa matemática, mas gostei do raciocínio lol

      Acho que a sua professora foi a mesma que entrou para escola em 2012 portanto a 20 anos lol

      1. Avatar de HelS
        HelS

        Sim deve ter sido a que entrou para leccionar em 2012 à (atenção a este “à”, que é diferente de “há” ou mesmo de “faz 20 anos”) para ensinar português correcto! Iria dizer que é a mesma que o ensinou… (ups, já disse)… mas tendo em conta os seus posts anteriores, compreendo perfeitamente a sua posição/opinião (…ou não).

  10. Avatar de Francisco Raimundo
    Francisco Raimundo

    Recebi agora a factura da EDP Comercial, 17,75 de luz 41,81 de taxas e impostos. É uma vergonha a casa em questão é uma casa da aldeia e está fechada só lá vamos na Páscoa e em Setembro, é um roubo. Pagavamos só mínimos pois está tudo desligado agora vem esta conta.

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Atenção vão baixar a tarifa mas vão aplicar o sistema mibel informem-se sobre isso

    1. Avatar de Francisco Raimundo
      Francisco Raimundo

      Vou mas é mudar para a regulada

  12. Avatar de Francisco
    Francisco

    Eu já mudei, já vem tarde, de certeza que houve grande fuga de clientes, senão estes meninos não baixavam um centimo