Eleições Legislativas 2025: saiba as datas para o voto antecipado

30 Comentários

A legislação eleitoral, em determinadas condições, permite votar antecipadamente. Para tal, deverá inscrever-se na plataforma Voto Antecipado, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado. Conheça já as datas para as Eleições Legislativas 2025.


Portugal vai novamente a votos. ​As eleições legislativas portuguesas de 2025 estão agendadas para o dia 18 de maio, visando eleger os 230 deputados da Assembleia da República para a XVII Legislatura da Terceira República Portuguesa.

Na plataforma Voto Antecipado já é possível saber as datas.

Voto Antecipado: conheça as datas

Poderão inscrever-se para o Voto Antecipado:

  • Doentes internados em estabelecimentos hospitalares – entre 14 e 28 de abril;
  • Presos não privados de direitos políticos – entre 14 e 28 de abril;
  • Eleitores que pretendam votar antecipadamente em Mobilidade – entre 4 e 8 de maio.

Assim…

  • Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem Doentes e internados em estabelecimentos hospitalares, e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, podem requerer, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 14 e 28 de abril o exercício do direito de voto antecipado.
  • Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem Presos e não privados de direitos políticos, e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, podem requerer, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 14 e 28 de abril o exercício do direito de voto antecipado.
  • Relativamente ao Voto Antecipado em Mobilidade foi alargada a sua possibilidade, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado, a constituir em cada município, escolhida pelo eleitor:
    • Existirá uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas;
    • Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção, na presente plataforma, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 4 e 8 de maio.

Tal como em outras eleições, também estas são fundamentais para definir o futuro político de Portugal. A participação ativa dos cidadãos é crucial para a legitimidade e representatividade do próximo governo.​

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Não vai mudar grande coisa o que vou dizer, mas aqueles que lerem este comentário, pff vão votar. Mesmo que achem que não faz a diferença, vão e exerçam o vosso direito de voto, por vós, por nós, pelo pais.

    Só com o voto de todos é que podemos fazer a diferença e ver mudanças em Portugal.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      cuidado com o que desejas, normalmente quem não vota e vai votar vota no chega

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Ai que o mundo vai acabar pela 3º vez(2 mandatos de Trump). Com PCP’s, BE’s e procupam.se com o CHEGA, isto realmente há com cada um…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          A tragédia! O horror! e as cigarrilhas a 50 escudos!

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Ainda bem. Pior não fica certamente.
        A votar em porcaria há 50 anos já temos muitos.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          A avaliar pelos nível da bancada do Chega diria mesmo que a probabilidade é piorar. É matemática mas oxalá me surpreendessem.

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Nunca um partido incomodou tanto antes de estar no poder em mais de 50 anos de democracia. Sera que o Chega e tudo isso que pintam ou e mais um truque ranhoso para denegrir a imagem de um partido que ainda nem esta no poder e ja estao todos preocupados que chegue ao poder. Melhor sao os outros neh ? mais do mesmo ja toda a gente conhece ou acham que se os mesmos chegarem ao poder as coisas vao mudar drasticamente ? Ja nao vimos essa historia acontecer vezes sem conta ? E o que mudou ? Nada obviamente. Chamem o que quizerem mas meu voto vai para o Chega, se me enganar ao menos arrisquei pela mudanca, porque com os outros ja todos sabemos do que sao capazes, ou alguem ainda tem duvidas ? Pelos vistos parece que sim, como se tem visto em eleicoes anteriores e sempre a mesma danca de cadeiras. Outra coisa que me intriga e saber se existe vigarice nas eleicoes ou nao. Os DDT tem sempre um plano B por isso dificilmente por mais que muitos queiram, o Chega nao chegara ao poder, mas ja esta a incomodar bastante , voces concentram-se muito no que o Chega pode vir a fazer, e nos outros o que podem vir a fazer alguem sabe ? Obviamente que nada.

          2. Avatar de Joachim P.
            Joachim P.

            o mais caricato é que com cada crítica que o CHEGA faz apresenta uma solução mas que azar do caraças… nunca passam nas TV’s… e esta hein?!
            os Media são uma palhaçada!

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tipo subir as pensões com o dinheiro do mercado paralelo? Ahah

    2. Avatar de Mário
      Mário

      50 anos a votar nos mesmos dos gamanços, acho que vai continuar tudo igual.

    3. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      E as pessoas vão votar no quê diz-me, maior parte delas nem sabe distinguir esquerda de direita.

      Percebo o que estás a dizer, mas realmente como se vota em uma coisa que não se percebe nada??? Não sou mestrado em politica atenção, mas sei o que é direita e o que é esquerda, e sei as bases das politicas. Como é que o meu voto conta o mesmo que um criminoso ou alguém que simplesmente vota por votar sem saber no que está a votar?

      1. Avatar de sapistérico
        sapistérico

        e tu sabes? ah espera, és daqueles onde a tua direita é a minha esquerda e viceversa?

        É que com esta era de desinformação e notícias 24/7 sem conteúdo credível nenhum ninguém sabe o que é a direita ou esquerda e é esse o objetivo.

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Como assim???? A Direita têm uns valores e a Esquerda outros, como é possível confundir esquerda com direita?

          1. Avatar de sapistérico
            sapistérico

            basta um canhoto

  2. Avatar de sapistérico
    sapistérico

    Eu desta vez vou dar força à esquerda. Estou farto do “ódio” da direita todos os dias espetado nas nossas tvs. Não dão 1 minuto de descanso, piores que a CMTV e no fim, esquerda ou direita quem manda nisto são os milionários/bilionários por isso vale de muito andarem aí a discutir esquerda e direita.

    Voto bloco de esquerda se as manas mortágua fizerem implantes mamários. No entanto o PS deve ganahr porque o montenegro irritou muita gente do seu próprio partido com esta treta de fazer spin nu. VIVA O PS!!! e o benfica e a maria castello branco em bikini.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      “Estou farto do “ódio” da direita todos os dias espetado nas NOSSAS TVS.”

      Caso perdido….
      Boa sorte….

      1. Avatar de sapistérico
        sapistérico

        Mas tu achas mesmo que a solução está num partido que passa o dia a espalhar “ódio” pela televisão a irritar a população? Em vez de tranquilizar ainda alicia à violência? Achas que é essa a solução?!

        Qual é a diferença do que vendes da ditadura que o putin implementou na Russia e da chinesa ou norte coreana.

        Sabes o que é que tu e os teus semelhantes são? Suicidas. Mas mete-me uma arma na mão que o tiro faz ricochete em mim e alguns vão cair antes de eu cair, cambada de burros!

      2. Avatar de daniel
        daniel

        Estou farto do “ódio dito pelos de esquerda!!

        1. Avatar de sapistérico
          sapistérico

          preferes ver a Rita Matias e Ventura e o careca gordo a fazer diarreias verbais do que um professor de história careca e 2 gémeas? Ok, mas para mim ódio é ódio venha ele donde vier. Se morressem todos hoje dormia descansadinho.

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      “esquerda ou direita quem manda nisto são os milionários/bilionários por isso vale de muito andarem aí a discutir esquerda e direita.” – 200% tipico tuga que vota no PS.

      1. Avatar de sapistérico
        sapistérico

        O tuga não vota no PS. O tuga vota é nos partidos da moda que neste caso são os da tua cor.

    3. Avatar de gFan
      gFan

      Queres um conselho? Desliga a televisão, saí de casa! Aproveita e vai dar uma volta… por exemplo pelo Martim Moniz, ou experimenta ir de férias para Vila Nova de Mil Fontes e conhecer as gentes de lá!

      Era tão bom, que invés de veres televisão, conhecesses o país que é Portugal e soubesses o que foi! Era tão bom que soubesses, e percebesses a miséria que se vive em Portugal em comparação com outros países da União Europeia.

  3. Avatar de ºOº
    ºOº

    Ainda ontem votei

  4. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
    BurroFuiEuQueEstudei

    Estão todos com tanto medo do Chega, mas esquecem-se que a razão de ele estar onde está é de quem esteve/está no poder há 50 anos.

    1. Avatar de sapistérico
      sapistérico

      Um partido que quer inovar e ser diferente e depois escolhe paradep.utados ex-dep.utados de PSD e PS diz tudo. Realmente o tue nick faz juz a quem a usa.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Explica la isso sem te rires sapisterico que nao percebi nada. Ate parece que essa pratica e exclusiva do Chega, enfim ja todos sabemos de que calibre es, e vai ser mais um que nao vai querer mudanca a votar nos mesmos de sempre. Quando nao existem argumentos fortes para justificar seja o que for, usam-se truques baixos para defender a sua tese partidaria. Explica la aqui a malta o que e que o Chega te fez concretamente ? Se nem sequer ainda esta no poder mas ja e mais falado que todos os outros partidos juntos. Pelas piores razoes inventadas.

        1. Avatar de sapistérico
          sapistérico

          olha não é exclusiva do CHEGA mas se o CHEGA é um partido que bem dizes da alternativa e depois tem 50 dep.utados e faz o mesmo que PSD e PS achas que valeu a pena o teu voto? Mais vale continuares a comer gelados com a testa e votares no teu CDS.

          1. Avatar de gFan
            gFan

            Não achas que a televisão te anda a fritar a mioleira?
            Tens uma cabecinha para pensar por ti, certo? Usa essa massa cinzenta para pensar, não acredites em tudo o que vês na Televisão!

            Vai dar uma volta pelo Martim Moniz e aproveita para socializar com outros Portugueses lol

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não me lembro de ter ouvido que alguém invadiu o martim moniz. A culpa é dos portugueses que, gananciosos, venderam a cidade para tentar enriquecer. Mentaliza-te disso moço.
            Tens uma poulação que, no geral, que se vende por tuta e meia…inclusive os políticos, claro. TODOS.

          3. Avatar de gFan
            gFan

            O amigo Hugo está completamente enganado, os Portugueses não votaram para se vender portas abertas e bandalheira. Os Portugueses (TODOS) foram enganados e são enganados à 50 anos.

            A ilusão de que está tudo bem, e que o 25 de abril foi bom…. mas ninguém tem a coragem de ver e dizer a realidade.
            Portugal está cada vez pior e cada vez mais na cauda da Europa.
            A culpa é apenas e só dos políticos, com promessas falsas.

            Eu trabalho e faço a minha parte, contribuo toda a minha vida, a minha família toda, trabalhou e contribui toda a sua vida em Portugal.

            Cabe a TODOS nós acabar com esta bandalheira!