Easier 0.1b – O IRC está na moda

30 Comentários

Por Rafael Albuquerque para o Pplware

O canal #pplware no IRC está a crescer exponencialmente a cada dia que passa e nesse sentido, para facilitar a entrada no IRC a todos os leitores deste blog – e não só – decidi criar este pequeno addon para o cliente o mIRC, o cliente de IRC mais usado em Windows.

Com este addon, na primeira vez que nos conectamos à rede PTnet, ele irá fazer uma série de perguntas, bastante fáceis de interpretar e de preencher.

02-01-2010 15-47-04

Primeiro de tudo, temos de o instalar. Depois de fazer download do ficheiro, extraímos para a pasta do mIRC, onde se localiza o mirc.exe. Feita a extracção do ficheiro easier.mrc, fazemos o seguinte comando (em linha de comandos) para instalar:
/load -rs easier.mrc

Caso tenha corrido tudo em condições, será apresentada uma mensagem de sucesso de instalação, com algumas informações sobre o addon.

Funciona na seguinte ordem:

  • Abrir o mIRC (ou instalar, caso não o tenham feito).
  • Preencher aqueles campos sempre necessários ao início – que podem por ao calhas!
  • Executar o comando: /easier
  • Irá ser perguntado qual o nick principal a usar na rede.

02-01-2010 15-37-38 02-01-2010 15-38-19 Avança para a conexão e de seguida verifica se o nick que escolhemos está registado. Caso esteja, ele avisa e pede para mudarmos, caso contrário, pede a password e um e-mail para começar o registo.

02-01-2010 15-39-05 02-01-2010 15-39-21 02-01-2010 15-39-43

Feito o registo é-nos apresentada imediatamente um formulário bastante simples de preencher, no qual temos já o nosso nick e password definidos.

02-01-2010 15-40-10

Para adicionar canais, clica-se no botão Adicionar, dentro do grupo Canais e coloca-se o nome do canal e também a password (caso tenha, caso não tenha, deixa-se em branco). A lista é actualizada automaticamente. Para remover canais, basta seleccionar na lista e carregar Remover, que será prontamente removido.

02-01-2010 15-40-36 02-01-2010 15-41-18

· Além de configurar nick, password e os canais, temos também 3 pequenas configurações. Ao seleccionar para Conectar ao servidor no arranque do mIRC, ele faz isto mesmo, conecta-se automaticamente à rede PTnet. A opção Fazer login automático após conectar é também fácil de entender e irá identificar o vosso nick com o NickServ automaticamente. Feito isto, temos também a opção Entrar nos canais automaticamente, após login, que também se explica por ela própria, entrando nos canais que definimos no formulário.

02-01-2010 15-42-22

Nota: Sempre que quiserem fazer o wizard de criar um novo registo ou algo do género, façam o comando: /easier –force

Nota2: É provável que tenha bugs, daí a ser uma beta ainda. Mas do que testei, está funcional o suficiente para ser lançado nestes termos.

Se tiverem sugestões para que possa adicionar a este addon, digam-me no IRC através do nick rafaqueque ou diabu, na PTnet.

Eu vou ao canal #pplware e tu?

Download: Easier Addon

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Deam0n

    muito bom… parabens 😉

    Agora a luta era fazer o mesmo addon para um cliente em Linux 😉

  2. Avatar de JonhyH
    JonhyH

    onde fazemos download?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa ! Esqueci-me de colocar isso 🙂

      1. Avatar de Gilmar
        Gilmar

        Pedro Pinto, podeis nos repassar um link seguro do programa? Grato.

  3. Avatar de Tomé Teixeira

    Boas
    Há aqui no blog algum programa capaz de realizar stop motion com fotos que tenha-mos no nosso pc?

  4. Avatar de Rafael Albuquerque

    Boas,

    Ali na primeira nota, no final do artigo, é mesmo com os dois traços:
    -> /easier –force

    []

  5. Avatar de SitoMan

    Perdeu-se a originalidade toda assim que o MSN apareceu. Agora é só clique no rato.. 🙁

    Pena o mIRC não ser do meu tempo! 🙁

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Perdeu-se originalidade quando apareceu o MSN?! õ_Ô

    2. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Jovem…. sabes o que é o protocolo IRC ???
      Nada a ver com MSN.
      (mais proximos dos chats)

  6. Avatar de Nuno Ferreira
    Nuno Ferreira

    O mIRC é pago? :S não existe nenhum software de IRC totaly free?

    1. Avatar de lf
      lf

      Existem varios. Tens por exemplo o Xchat por exemplo.

      1. Avatar de popy
        popy

        o mirc não é pago.

        ele pede registo depois dos 30 dias, mas basta carregar em “continue” em vez de “register” e tá a andar de mota. funciona sem qualquer problema

  7. Avatar de Sílvio Horta

    @Nuno Ferreira
    Opera tem e é freeware.

    1. Avatar de Jonybat

      …ou o ChatZilla para o Firefox 😉

  8. Avatar de 3biz
    3biz

    Falta o passo para confirmacao do email!

  9. Avatar de Nuno Ferreira
    Nuno Ferreira

    @lf
    @Sílvio Horta

    Agradecido 🙂

  10. Avatar de o_unico
    o_unico

    Por que não adicionam o cliente webIRC para aqueles que não tem vontade de instalar um novo programa no PC e ainda é compatível com qualquer OS (Windows, Linu, Opera e outros)?
    Se possível adicionem nesse primeiro Menu” *
    * Loja On-Line
    * Contacto
    * Fórum
    * Home

  11. Avatar de J0n
    J0n

    Isso do Mirc ainda existe? Realmente aqui é que era. Deixei de usar esse “takeover” por volta de 2002; LoL

  12. Avatar de Marco
    Marco

    off: é possivel com o mIRC ligar-me a mais de 20 canais?

    1. Avatar de popy
      popy

      o limite de canais que podemos tar ligados é definido pela PtNet (ou outra rede que usares pa entrar) e não pelo cliente que usas, seja o mirc ou outro script. é imposição mesmo da PtNet.

      e o limite é 15, não 20

  13. Avatar de J0n
    J0n

    Marco: of course.

    1. Avatar de popy
      popy

      depende do servirdor. se usar PtNet é 15 o limite

  14. Avatar de Carlos "sharoak" Carvalho
    Carlos “sharoak” Carvalho

    podiam era registar na QuakeNet

    é onde o pessoal usa mais..

    ptnet poucos usam..

  15. Avatar de Márcio Santos
    Márcio Santos

    IRC cada vez mais fácil.

    Boa ideia essa do assistente.

  16. Avatar de Ader

    =D agora tudo ficou muitooo mais simples e você sabe criar os bots de irc? Gostaria de aprender também *-*

  17. Avatar de Rafael Albuquerque

    Fico contente de saber que realmente tem sido útil.

    Se quiserem enviar sugestões façam-no para aqui: c.rafael.s.albuquerque [at] gmail

    Qualquer dúvida também podem contactar por aí ou no IRC.

    []

  18. Avatar de popy
    popy

    o mirc não é pago.

    ele pede registo depois dos 30 dias, mas basta carregar em “continue” em vez de “register” e tá a andar de mota. funciona sem qualquer problema

  19. Avatar de Rodrigo Moreira
    Rodrigo Moreira

    Heheh… cool,

    e pensar que fui eu o founder original do canal #pplware no irc PTNet 🙂

  20. Avatar de Eterra
    Eterra

    ALguem me pode ajudar a /load -rs easier.mrc, da me erro quando tento correr isto no cmd
    diz comando nao desponivel :S
    obrigado

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Quando foi dito linha de comandos penso que queriam dizer a editbox do mIRC.

      http://img682.imageshack.us/img682/1745/editboxmirc.png