EA foi invadida e hackers roubam código-fonte do FIFA 21 e do Frostbite Engine

19 Comentários

A segurança informática é (e tem que ser) cada vez mais uma prioridade das empresas. E mesmo com todas e mais algumas medidas de proteção, há sempre brechas e falhas que, por conseguinte, podem tornar os sistemas vulneráveis.

Exemplo disso é que recentemente a criadora de jogos Electronic Arts foi invadida por piratas informáticos. Os hackers roubaram o código-fonte do FIFA 21 e ainda do Frostbite Engine. Segundo os pormenores, 780 GB de dados ficaram comprometidos.



EA sofre ataque informático de hackers

A criadora de jogos norte-americana Electronic Arts sofreu um ataque informático. De acordo com as informações, os hackers roubaram o código-fonte do popular jogo FIFA 21 e ainda do Frostbite Engine. No total, cerca de 780 GB de dados ficaram comprometidos e, segundo o que foi veiculado, já se encontram à venda em vários fóruns pouco conhecidos do público.

A EA confirmou este ataque ao site Vice, onde adiantou que se encontra a investigar o sucedido. Além disso, a criadora de jogos tranquilizou os seus jogadores dizendo que os seus dados pessoais estavam seguros.

Estamos a investigar um incidente recente de invasão na nossa rede, onde uma quantidade limitada de código-fonte de jogo e ferramentas relacionadas foram roubadas.

Os dados dos jogadores não foram acedidos e não temos motivos para acreditar que haja qualquer risco para a privacidade dos jogadores. Após o incidente, efetuámos melhorias na segurança e não esperamos nenhum impacto nos nossos jogos ou negócios.

Estamos a trabalhar ativamente com as autoridades policiais e outros especialistas como parte da investigação criminal em andamento.

FIFA 21

As informações indicam ainda que, além do código-fonte do FIFA 21 e do Frostbite Engine, os criminosos também terão roubado algumas ferramentas e kits de desenvolvimento de software.

Desta forma, a EA junta-se a outras empresas de jogos que foram também vítimas dos piratas informáticos, como a Capcom e a CD Projekt Red. Mas não há ainda bem certezas das consequências que este roubo poderá trazer à criadora.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme Peruzzi
    Guilherme Peruzzi

    vi um post no reddit sobre o que deviam fazer os hackers agora:
    “The hackers of EA should ransom the code back to EA but only give them one line, but tell them they can get the rest one for a further 79.99€”

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Esse modelo de negócio só funciona porque existem vários jogadores que aderem

    2. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      A EA não perdeu o código. Os hackers não “roubaram” literalmente, a não ser que tenham apagado o código das infraestruturas da EA (repositórios, backups, etc…) e agora sejam eles os únicos com acesso ao código.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Num era digital em que conteúdis digitais (e portanto virtuais) são criados com investimento de know-how especializado e $ é um pouco parvinho estar a fazer comparações com roubos de artigos ou bens mais tradicionais (ou físicos).

        Se alguem lhe “roubar” o código do telemóvel, aceder ao seu conteúdo e “roubar” as suas nudes (ou da sua cara metade) para outro lado, deixando as fotos originais no seu telemóvel, continua a achar que não é roubar? E se as publicar a troco de compensação num site qualquer da “especialidade”?

        Vá lá, use o bom senso.

        1. Avatar de Hélio Musco
          Hélio Musco

          Não é roubar pois o proprietário nunca perdeu as fotos. Nesse caso é apenas acesso e partilha indevida e a justiça tem leis para isso. Se publicar a troco de compensação, o site poderá estar a incorrer duma infração caso depois não sejam apagadas a pedido da pessoa. Continua a não ser roubo.

          Roubar implica perderes a propriedade do objecto (dinheiro, carro, mala, …), e mesmo assim existe diferença no “perderes” (roubo, burla, furto, dano…).

          Um caso muito simples. Vamos imaginar que não vivíamos num mundo tão digital mas num mundo em que só havia fotos. Com este limite, o máximo que poderias fazer era ver a foto/nude sem autorização. Não! Com alguma ginástica mental, podemos afirmar que é um roubo pois agora tens a foto na memória e se quiseres podes reproduzir numa pintura e vender ao público! Pura estupidez, mas é lógica que usaste.

          Por isso, use o bom senso.

  2. Avatar de pirata
    pirata

    EA- Pior “estudio” de jogos de sempre.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      É melhor a activision/blizzard?

    2. Avatar de :-)
  3. Avatar de Jesuita
    Jesuita

    Deus escreve direito por linhas tortas.

    1. Avatar de FreakOnALeash
  4. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Acho que o último jogo que joguei deles foi na Sega Mega drive, depois disso só produziram e lançaram para o mercado lixo.

  5. Avatar de iDroid
    iDroid

    Roubaram o código fonte do fifa 17 (pelo menos) FTFY

  6. Avatar de João M
    João M

    A malta gosta de bater na EA mas se eles continuam a fazer isto é porque a malta paga.
    Enquanto existir malta a pagar eles continuam com o modelo de negócio que têm. O que não falta hoje em dia são opções de jogos dentro do mesmo género. Se não gostam não pagam e pronto.

  7. Avatar de ric
    ric

    Roubaram o do FIFA22,23 e 24 pelo menos então também

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Resposta perfeita em complemento ao que escrevi acima.

  8. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    As melhores notícias que recebi hoje…até ver!

  9. Avatar de XneloX
    XneloX

    Escrevam a verdade, o que foi roubado foi o código do fifa 2017 remastered!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Mentes geniais pensam de formas iguais 😉

  10. Avatar de Koso
    Koso

    Roubaram uma boa bosta.