É o fim do “Faceblock”? Facebook vai levantar bloqueio na Austrália

11 Comentários

As redes sociais, em especial o Facebook, têm hoje um enorme poder nos países! Pode parecer estranha tal afirmação, mas o monopólio é gigante e não há assim tanta legislação como se pensa para tentar limitar determinadas ações.

Recentemente o Facebook disse não à nova lei australiana… mas o bloqueio vai ser levantado.

É o fim do "Faceblock"? Facebook vai levantar bloqueio na Austrália


Governo Australiano e Facebook chegaram a acordo…

O Governo da Austrália disse hoje que o Facebook aceitou levantar o bloqueio aos utilizadores do país, depois de chegar a um acordo em relação à legislação para compensar as empresas de comunicação social australianas, revela a Lusa.

Também o Facebook, através de um comunicado, referiu que chegou a um acordo para alterar uma proposta de legislação com o objetivo de obrigar Facebook e Google a pagar pelos conteúdos jornalísticos divulgados.

De relembrar que, basicamente, a Austrália pretendia que os lucros obtidos pelas grandes empresas difusoras de conteúdo noticioso através de notícias criadas por jornalistas do país fosse, com eles, distribuído.

É o fim do "Faceblock"? Facebook vai levantar bloqueio na Austrália

O bloqueio por parte do Facebook, iniciado em 18 de fevereiro, foi uma reação à proposta de lei aprovada na véspera pela Câmara dos Representantes da Austrália.

A indignação pública em relação ao bloqueio do Facebook foi notória, até porque foi cortado o acesso, pelo menos de forma temporária, a informações sobre a pandemia da COVID-19, aos serviços de saúde e aos serviços de emergência.

Os títulos dos jornais australianos chamaram mesmo ao caso “Faceblock“, numa alusão ao bloqueio e qualificaram a rede como “antissocial”. A proposta do executivo australiano vai ter ainda de ser aprovada pelo Senado, que deverá debater já hoje as alterações. O Facebook tinha defendido anteriormente que a proposta legislativa australiana “confunde as relações entre a plataforma [digital] e as publicações que utilizam a rede”.

Entretanto, a Google fechou acordos de licenciamento de conteúdos com grandes empresas de comunicação social da Austrália sob o modelo News Showcase.

Leia também…

Feitas as contas, Facebook bloqueia partilha de notícias na Austrália… e não só

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Eu sei que sou um bicho do mato, mas até hoje ainda não entendi muito bem para que serve o Facebook.
    Pá, que querem? Eu sou mais um gajo das relações pessoais e sou muito discreto.
    Não percebo o que leva alguém a meter fotos durante o jantar e a dizer “estou a jantar aqui e está maravilhoso.”
    Ridículo…

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Eu não diria que é tanto para o momento, acho que para isso usam mais o Twitter ou o Instagram (aí sim parece o diário pessoal de algumas pessoas).
      Eu pessoalmente uso o Facebook como forma de manter o contacto com pessoas que dificilmente conseguiria de outra forma. Já tive por exemplo pessoas que trocaram de número e conseguimos recuperar o número um do outro por esse meio. Mas sim também há pessoas que exageram e usam aquilo como se fosse o blogue/página pessoal para passar os pseudo conhecimentos e/ou restante excelente modo de vida.

      Mas se for bem usado, até é uma boa ferramenta de educação, socialização e até propagação de negócios pessoais

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    a serio, ainda ha quem use o suckbook e o twatter como fonte de informacao,… loolll
    Nao admira que a edp nao vai pagar os 100 milhoes de impostos…. coff,.. coff,.. so aos amigos no gov soc,…

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Pois é, cof cof, mas aquela senhora que veio falar disso anda a aprovar orçamentos da treta há mais de 5 anos cof cof…
      Zangam-se as comadres…

    2. Avatar de j
      j

      Esses sites existem? Ou é pura trollagem?

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      O que usas tu?

  3. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    LOL ridiculo. O governo australiano cede ao que o facebook quis, triste mas a distopia aproxima-se.
    agora o facebook pode escolher que noticias recebem dinheiro e quais nao no facebook

    1. Avatar de ze
      ze

      Qualquer empresa escolhe colocar os produtos que lhe dão mais lucro no mercado. Não é motivo para escândalo. Escândalo é achar que o Facebook tinha obrigação de não o fazer.

      É um problema típico das empresas com monopólio de determinado mercado e onde as alternativas são escassas ou absorvidas pelas maiores.

      O problema maior, é fazermos do Facebook (ou outra semelhante) a nossa fonte de notícias, deixando que seja alguém com interesses pouco públicos a escolher o que queremos ler.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Acho mal a lei, e depois pior a decisão de acordo, parece que a censura e o monopólio vai começar por parte dos media.

    1. Avatar de j
      j

      Os usuários que abrem a pestana a estes trolls, não dão de comer durante o tempo de navegação. Já que as pessoas já quase não vêm televisão, mais vale ignorar as notícias todas, nem ler ou mesmo comentar. Assim eles irão sentir na pele a maior crise criada por eles.

  5. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    As pessoas ainda não se deram conta do preço que pagam pelo “serviço” que o Facebook supostamente devia oferecer.