e-fatura: Registe facilmente faturas usando o código QR

18 Comentários

Desde janeiro de 2022 que é possível registar facilmente faturas usando o código QR. O objetivo deste elemento é ajudar os contribuintes a comunicar, eles próprios, ao fisco o conteúdo das suas faturas e o fisco agradece essa informação.

As empresas que emitam faturas sem incluírem o respetivo código QR arriscam a coimas entre os 1.500 e os 18.750 euros. Saiba como pode registar faturas usando o código QR.

e-fatura: Registe facilmente faturas usando o código QR


Fez uma compra e não pediu fatura com o seu número de contribuinte? Calma, pode registar essa fatura manualmente ou então recorrendo ao código QR.

Um Código QR (Quick Response, Resposta Rápida) é um código de barras bidimensional que, depois de descodificado, apresenta um texto, endereço URL, número de telefone, um endereço de correio eletrónico, um contacto, uma SMS ou uma localização geográfica. Neste caso, com o código QR de uma fatura, é possível submeter, facilmente, a informação de uma fatura na plataforma do fisco.

Registe as suas faturas usando o código QR

Para registar uma fatura usando o código QR basta abrir a app e-faturas (a app que também pode ser usada para validar faturas) e usar a opção Registar.

Depois da leitura do código QR, os dados são passados para a aplicação, bastando apenas carregar no botão registar para proceder à submissão.

Como é normal todos os anos, por esta altura, alertámos também para começar a validar as suas faturas. O prazo para validar termina a 25 de fevereiro de 2023 e, como sempre, só serão consideradas as que tenham sido validadas. O contribuinte pode fazer a validação  via portal ou, mais facilmente, via app e-fatura.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de QRCod
    QRCod

    Quando o nif não é indicado, o Código QR fala sistematicamente em que o país não é o mesmo e não aceita ler o QR. Tem de ser incluido à mão.

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Aqui consegui… não sei se será sempre.

  2. Avatar de 652mga
    652mga

    Já está assumir o registo de uma fatura sem o NIF do adquirente…

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Essa foi sempre a minha duvida… eu peço a fatura, vem sem o NIF e dá para registar assim sem a “empresa” dar conhecimento ás finanças?

      Sinceramente ainda não percebi bem este circuito…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Boa noite
        A factura tem de trazer tambem o ATCUD ( desde dia 1 janeiro) e esse codigo é unico de cada empresa e respectivo programa facturação.
        Com isso as finanças ficam a saber de quem são todas as facturas (empresa) que forem inseridas.

        1. Avatar de falcaobranco
          falcaobranco

          Um dia vou experimentar…obrigado!

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Olha aí o pessoal à procura delas caídas no chão ou esquecidas em qualquer balcão para as resgatar como se fossem deles…
      Não me parece que esteja certo e que vá funcionar.

  3. Avatar de Chico
    Chico

    O E-Fatura é uma ideia brutal que simplesmente não funciona.
    iPhone 12 aqui, última versão de iOS com a última versão do e-fatura e não deixa entrar…
    No site das finanças funciona perfeitamente.
    É bom saber que os meus impostos vão para profissionais “qualificados”

    1. Avatar de Manuel Pereira
      Manuel Pereira

      um gajo com “um estilo de vida” não necessita de umas migalhas do fisco|

  4. Avatar de Micas
    Micas

    Eu gosto é de ouvir aquele pessoal que não pede fatura porque não quer que controlem os seus gastos…. Não percebem que são constantemente vigiados por multibancos, telemóveis, câmaras, etc…

    É o que diz o artigo, não pedir fatura só faz que no próximo ano pagamos mais impostos, visto que há uns que fogem.

    Inserir uma fatura duma empresa que não declara é o melhor que podemos fazer para baixar impostos e dar melhores serviços públicos num país.

    1. Avatar de KeyboardWarrior
      KeyboardWarrior

      O estado que faça o trabalho dele e fiscalize.

      1. Avatar de José Santos
        José Santos

        Tu és o Estado.

  5. Avatar de Manteigas
    Manteigas

    A cobrança de imposto em Portugal é arcaico. Vivi em város países, mas só em Portugal é que pedem sempre o nif à caixa do supermercado. Então se os outros estados conseguem cobrar imposto sem perguntar o nif, porque Portugal tem que complicar? Só se perde mais tempo nas filas.

    1. Avatar de Gervásio Macho
      Gervásio Macho

      Se não identificam quem compra, e sabem quem compra e o quê, só pode ser obra do espírito santo ou magia negra!

  6. Avatar de Talvez
    Talvez

    Finalmente, algo que deveria ter sido feito logo desde inicio.
    Aliás, bom bom era poder dar autorização ao banco/sibs para cada pagamento feito com cartão, ou app mbway, automaticamente registava o pagamento na nossa pagina nas finanças, tudo automático, sem ser preciso o comerciante pedir o nif, sem esquecimentos, sem confusões.
    Mas isso pelos visto vai demorar.

  7. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Tentei ainda agora e aparece um erro que diz “espaço fiscal inválido”…

  8. Avatar de José Santos
    José Santos

    Porque é que as “grandes superfícies” tem interesse em emitir faturas sem NIF ?
    Tenho Cartões e APP de várias e nenhum contem o NIF para utilizar no momento da faturação!

    1. Avatar de rui
      rui

      Boas
      Eu tenho do continente e associei o NIF. Sempre que vou lá, abro a aplicação e deu o numero e a factura vem com o NIF.
      E já tenho isso há muito tempo.
      Não sei se as outras tambem fazem, mas acredito que pelo menos algumas devem fazer. É ver as configurações…
      Cumps