DynDNS anuncia fim de contas gratuitas dentro de 30 dias

35 Comentários

O DNS é talvez um dos principais serviços da Internet e de certeza aquele que menos pessoas conhecem e sabem que utilizam. É a cola que faz a transposição de endereços de sites em endereços ip.

É por isso que serviços com o DynDNS são essenciais para os utilizadores comuns poderem ter os seus sites e máquinas acessíveis na Internet.

Mas o DynDNS anunciou agora o seu serviço vai deixar de ter contas gratuitas, devendo todos os que querem continuar a usar o seu serviço subscrever um plano pago!

dydns_1

O serviço DynDNS fornecia a todos os subscritores a possibilidade de terem mapeamento entre os seus equipamentos ligados à Internet e um sub-domínio do próprio DynDNS.

De forma automática estes registos de DNS e o respectivo mapeamento eram actualizados sempre que houvesse uma mudança de endereço IP nos equipamentos e desta forma havia sempre ligação entre estes.

A divulgação do serviço era tal que muitos routers e outros equipamentos de ligação à Internet tinham já embebidos no seu firmware um agente para fazer essa sincronização.

Mas com a decisão agora anunciada todos os utilizadores da versão gratuita do DynDNS vão ver as suas contas desabilitadas. Será já no próximo dia 07 de Maio que este processo será iniciado.

A solução que a DynDNS propõe a estes utilizadores é passem para um dos seus planos pagos. Vão ser oferecidos descontos a estes utilizadores na compra dos planos VIP.

Num artigo publicado no blog oficial do DynDNS o seu CEO, Jeremy Hitchcock, explicou as razões que levaram a esta decisão. A principal está associada com a utilização desta rede para actividades menos lícitas.

We have an obligation to have the cleanest DNS network possible. There is a danger to a free infrastructure and over the years, we have seen mixed results from our freemium model.

We have seen an increase in abuse and a portion of users violating our trust, so we felt closing this down was the most responsible action we could take to our paying customers. This is something we have been struggling with for years.

Esta decisão do DynDNS está também associada a uma necessidade de melhorar processos de suporte aos utilizadores dos planos pagos.

O anúncio desta mudança de estratégia está já a ser comunicado aos utilizadores da versão gratuita do DynDNS e até ao dia 07 de Maio vão ser enviadas várias mensagens a alertar os utilizadores e a explicar de que forma podem transitar para os planos pagos.

O DynDNS não é o único fornecedor deste serviço de DNS e por isso devem começar a procurar soluções para que os vossos equipamentos não percam a funcionalidade que o DynDNS disponibiliza.

Homepage: DynDNS

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Viana
    André Viana

    Infelizmente vou ter que mudar de serviço…
    Podiam fazer algum post com alternativas ao DynDNS sff? 😀
    De certeza que não sou o unico que vai ser afectado por esta decisão..

    1. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Também vou ter de me virar 100% para o no-ip 🙂

    2. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Eu uso este
      http://www.dnsdynamic.org
      pois em servidores linux é quase só alterar o login e pass onde antes usava o dyndns (ddclient). Tb tem um utilitário para Windows.

    3. Avatar de marcos luz
      marcos luz

      para utilizaçao em router’s e com clientes para actualizar os ip’s experimentem o dtdns muito bom com versao gratuita ou paga dependendo do nº de hosts

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alternativas?

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      DynIP da Sapo/Meo/Telepac
      Ou FreeDNS (da Afraid.org) + domínio gratuito .tk = 20 free por cada domínio.

  3. Avatar de Azeiteiro
    Azeiteiro

    Ou então façam como eu faço… e paguem… já pago à muito tempo, e estou muito feliz com o serviço. Para quê procurar outro, se este é tão bom, e relativamente barato!

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Pagar? existindo alternativas free? why?
      Até ver nenhum pago consegue substituir o do próprio ISP, ah…coitadinhos da ZON não têm 🙂 🙂 LOL

  4. Avatar de mmick
    mmick

    “O DynDNS não é o único fornecedor deste serviço de DNS e por isso devem começar a procurar soluções” ….. Ahhhh e que tal umas dicas?!

  5. Avatar de Jeton
    Jeton

    Boas eu uso a versão paga só posso dizer bem

  6. Avatar de pedropitt
    pedropitt

    eu acho caro! podiam ter um conta paga por 10 usd para apenas 1dns e mais nada.. vou pagar 20 usd por mtas coisas q n uso? querem ganha-lo td.. comigo nao contem a nao ser q facam outro tarifarios..

  7. Avatar de Antero Pires
    Antero Pires

    Desde que o no-ip não se lembre de fazer o mesmo, por mim tudo bem.

  8. Avatar de Nelson
    Nelson

    Eu tenho usado o No-IP (www.noip.com). É gratuito e chega perfeitamente para as minhas necessidades.

  9. Avatar de Jorge Moreira
    Jorge Moreira

    Mais uns que sobreviveram á custa do serviço gratuito e que adquiriram ao longo dos anos milhares de clientes por terem um serviço gratuito de excelência e agora “tramam-nos” a vida colocando o serviço pago.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Exatamente o que iria escrever.

    2. Avatar de Miguel Porto
  10. Avatar de Guilherme Morais
    Guilherme Morais

    Alguém sabe que máquina é a que está na imagem?

    1. Avatar de Jorge Ferreira
      Jorge Ferreira

      Diria que é um iPad Air encaixado num teclado. Pode igualmente ser um iPad mini. Mas que é um iPad, isso é de certeza.

  11. Avatar de Ruben
    Ruben

    quem tiver servicos PT/MEO ja tem gratis o servico, os restantes tem procurar outras solucoes penso que o no-ip ainda funciona

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Boas, como assim? De que forma é a que eles prestam esse serviço?
      cmts

      1. Avatar de oi
        oi

        ve na area cliente o serviço DynIP

    2. Avatar de Andre
      Andre

      Como se chama esse serviço da PT/MEO?

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        DynIP

        disponivel na area cliente

  12. Avatar de Redin

    Bem, vou ter de ir ao meu router thomsom veridicar quais os serviços que estao associados no firmware alem deste que tenho vindo a utilizar.
    Se estiver lá o no-ip estou safo. Quanto a outros, terei de fazer nova subscrição e instalar algum software que me permita estar sempre registado com um nome traduzível em ip automático.

    1. Avatar de Tito
      Tito

      O serviço do noip funciona bem nos routers Thompson.

      1. Avatar de Redin

        Acabei de subscrever e já configurei o meu Thomson. Obrigado.

  13. Avatar de dr_jivagos
    dr_jivagos

    namecheap.com -> permite registar domínios baratinhos em que dá para ter ip´s dinâmicos geridos. Gastei 2 ou 3 euros num domínio .biz e resolvi o problema há muito tempo.

    fiz uma ligeira pesquisa e encontrei as seguintes alternativas gratuitas:
    – dnspod.com
    – changeip.com
    – selfhost.de
    – noip.com
    – twodns.de

    concerteza que haverá mais…

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Dominios .tk são free 😉

  14. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    soluções:

    – para quem for cliente MEO, pode sempre usar o DynIp (gratuito em cada conta de cliente)

    – se possui router Asus, este inclui um serviço de DDns permanente do tipo xxxx.asuscomm.com

    – existem diversos serviços gratuitos em alternativa ao Dyndns, o mais popular será o No-Ip (que actualmente requere confirmação da conta a cada 30 dias)

  15. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Não uso este tipo de serviço.
    Mas sem duvida que se funciona bem, e pelo valor que pedem $25 ano não pensava duas vezes e pagava o serviço.

    Cumprimentos

  16. Avatar de Mikhail Miguel

    Não é a primeira vez que eles cancelam as contas gratuitas, veja essa notícia do final de 2011:

    http://tech.slashdot.org/story/11/12/17/0141213/dyndns-cuts-back-free-dns-options

    First time accepted submitter LazyBoyWrangler writes “Just noticed the ‘free’ non-commercial service from DynDNS has been deprecated. Not my place to argue with their business model changes, but the home router infrastructure out there has been built around the promise of free dynamic DNS service. Most manufacturers offer DynDNS as their only option. Removing the free service for non-commercial folks seems disingenuous when they are the only option for many users.” According to the linked page, the free service is being drastically cut back for new users (one free hostname, rather than five, and from a shorter list of branded domains), but not ended entirely. Existing users, it says, will see no changes “as long as you keep your hostnames active and up-to-date. If you allow your account or hostnames to expire, you will have to select from the new domains instead and will be limited to the one free hostname.”

  17. Avatar de Rogerio R.
    Rogerio R.

    Lembram do ddns que era free , eu me F. quando eles pararam de oferecer este serviço.
    Agora dyndns repete o processo e a solução no momento é usar o NO_IP até o dia em que este serviço não for mais oferecido gratuitamente.

    A solução é pagar o dyndns-pro é excelente.

  18. Avatar de John Kain
    John Kain

    Off-topic!!!

    A capa com teclado do iPad tem o ‘ç’? Se sim que marca e modelo de teclado são, sff?

    Obrigado.

  19. Avatar de Denis Cecilio
    Denis Cecilio

    Eu que so usava o dyndns para meus clientes de CFTV monitora-se as cameras que eram usadas pelo dvr agora vou ter que mudar de serviço e alterar nome de dominio de 37 clientes, ai é para acabar.