Do Not Track não vai ser imposto nos sites dos Estados Unidos

6 Comentários

As questões de privacidade na Internet têm estado na ordem do dia. Com preocupações cada vez maiores, é normal que surjam mecanismos para prevenir o acesso a informações dos utilizadores.

Uma das respostas que surgiu foi a criação nos browsers de mecanismos Do Not Track, que conseguem impedir a tipificação dos utilizadores. Mas nos Estados Unidos esta regra não vai ser imposta aos sites.

dnt_1

A utilização dos mecanismos de Do Not Track está sempre sujeita à vontade de quem gere os sites web, tendo do seu lado a decisão de aceitar ou não a indicação dos utilizadores.

Quando surgiram ficou a ideia de que esta seria uma regra a ser imposta, para garantir a vontade dos utilizadores. Até agora não existem ainda normas que regulem esta imposição da vontade de permanecer anónimo.

Segundo uma decisão da FCC, entidade reguladora dos Estados Unidos, a adopção de regras de Do Not Track não vai ser imposta aos sites. Caberá a cada um decidir como quer agir perante os pedidos dos utilizadores.

O pedido de imposição da obrigatoriedade de implementar o Do Not Track nos sites surgiu por parte de um grupo de cidadãos, que com uma petição queria ver esta medida aplicada.

Mas a FCC resolveu não aceitar a petição apresentada e deixou nas mãos dos sites a decisão. Segundo a FCC a imposição desta medida aplica regulação aos operadores e à própria Internet, o que não deve ser feito.

dnt_2

Os mecanismos Do Not Track conseguem dar aos utilizadores a possibilidade de impedir que os sites obtenham informação sobre os seus hábito de navegação, que depois podem ser usados para a apresentação de publicidade, entre outros fins.

Ao activar o Do Not Track num browser, uma das primeiras comunicações entre este e os servidores web informa que o utilizador não pretende ser seguido e por isso os seus dados não são guardados para posterior utilização.

A decisão da FCC vem agora deixar uma nova abertura para que o Do Not Track seja ignorado pela maioria dos sites. Quando foi apresentado muitos sites comprometeram-se a seguir esta notificação e respeitar a vontade dos visitantes, mas a verdade é que a maioria não tomou as medidas necessárias para o implementar, mantendo todas as estruturas a funcionar da mesma forma.

Ainda não foi desta vez que se conseguiu implementar mecanismos que conseguem anonimizar a navegação web, mantendo privada a informação dos utilizadores. As componentes técnicas existem, resta apenas que os sites, que são os menos interessados, as apliquem e respeitem a vontade dos seus visitantes.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    acho que isso sempre foi um treta. é a mesma coisa que deixar um telemovel no meio de um passeio com o autocolante “não roube”

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Boa analogia sim senhor!

  2. Avatar de int3
    int3

    Lol. Então as petições são uma treta.

  3. Avatar de lmx
    lmx

    Os Americanos que tanto acusam o mundo de tracking e falta de liberdade…a espiarem tudo.. LOL