DIGI já atualizou a rede móvel! Aumentaram velocidades no 4G e 5G

58 Comentários

Em pleno período natalício, a DIGI procedeu à atualização da sua rede móvel. Tal atualização permitiu um aumento das velocidades de comunicação nas redes 4G e 5G.


Foi no dia 24 de dezembro que a DIGI procedeu à atualização da rede móvel, aumentando as velocidades 4G e 5G para os seus clientes. O alargamento do espectro de radiofrequências utilizado pela rede móvel no país, permitiu aos clientes desfrutarem de um serviço móvel com internet ainda mais rápida e estável. Segundo a DIGI, esta melhoria na rede móvel é mais um exemplo do empenho em fornecer serviços de qualidade a preços justos.

De acordo com as informações, foram instaladas antenas Ericsson com suporte para 5G NR 8T8R (n78). Em alguns locais estão instaladas antenas Amphenol WB3X080X12F610 para uma “micro cobertura” nos 1800 MHz, não se tendo verificado ainda se irão utilizar DCS para o 2G.

Testes realizado à rede 4G e 5G

  • Localização: Rana, Cascais
  • Site: LICX1856
  • Smartphone: realme x50 Pro 5G
  • Aplicações: Network Signal Guru e CellMapper

Rede 4G

  • B3 1800 MHz (15 MHz) + B7 2600 MHz (5 MHz)
  • MIMO 4×4 256 QAM/64QAM
  • Download Throughput: 263.60 Mbps
  • Upload Throughput: 46.89 Mbps

Nota: Os 2600 MHz ainda estão com 5 MHz. A B8 900 MHz não faz ainda Carrier Aggregation com a B3 1800 MHz + B7 2600 MHz.

Rede 5G

  • B3 1800 MHz (15 MHz) + n41 2600 MHz (20 MHz)
  • Download Throughput: 402.3 Mbps
  • Upload Throughput: 61 Mbps

Nota: O realme x50 Pro apenas suporta MIMO 2×2 na B3 + MIMO 4×4 na n41.

A Digi Communications entrou no nosso país após ter adquirido oito lotes de frequências entre 800 MHx e 3600MHz por 67 milhões de euros em 2022. A empresa tem já vários colaboradores em Portugal e o objetivo é fornecer os melhores serviços de telecomunicações ao mais baixo preço. De referir que este é um mapa não oficial.

Foto e testes realizados por Ricardo Saraiva

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Uma Área de Cliente é que era!
    E já agora, responderem ao contacto por formulário e email a pedir para cancelar o serviço móvel a partir de 31 de Dezembro! Fico sem saber se vai ser cancelado ou se me vão cobrar!

    1. Avatar de Zé

      Sei que não é a melhor opção, mas tenta pelo facebook que ainda ontem coloquei uma questão e responderam logo.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Pelo que sei só quando começarem a operar “realmente” em Janeiro, para já pelo que dizem é tudo gratuito (testes)eu ainda não recebi nenhuma fatura para pagar.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Pois, mas o contrato diz que se deve pedir o cancelamento do serviço com 30 dias. E foi o que fiz!

        1. Avatar de tigas
          tigas

          Boas! Liguei para eles a questionar o mesmo e foi-me dito que a partir do dia 31/12 o serviço é simplesmente desativado. O ponto da politica de cancelamento no contrato ‘supostamente’ é devido a eles replicarem os contratos para os restantes serviços e não fazerem uma versão apenas para esse serviço de teste.

  2. Avatar de Zé

    Confirmo que aumentou.

    Testes em 4G:

    Down: 96.5
    Up 29.6

    A título de comparação na meo

    Down: 3.73
    Up: 2.00

    App. Speedtest
    Telefone: Xiaomi redmi 11S

    Local: Entre Porto e Aveiro

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Confirmo 4G agora dentro de casa tenho 160Mbps download e 55Mbps upload, este mês já gastei 170GB no router 4G em casa em testes sempre a bombar com a VPN.

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Ricardo José Saraiva
    Técnico de Redes | CCNA em progresso

    Top Ricardo, CCNA em progresso não entendo isso, CCNA é marcar exame e ir fazê-lo, CCNP é uma semana de estudo e alguma experiencia profissional, CCIE é muita experiencia profissional e 1 mês de estudo.. não percebo isso do “em progresso”

  5. Avatar de PG
    PG

    Em muitos locais há limitação de velocidade, atingindo em 5G e 4G apenas 90Mbps download. Não que faça diferença para uma utilização de telemóvel mas deixa de fazer sentido o 5G e G quando dão a mesma velocidade.
    Esperemos que haja intervenção no sentido de “desbloquear” velocidade.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Confirmo esse limite de velocidade. Na minha região em vários sítios o limite é de 900mbps quer seja em 4G ou 5G. No dia 24 testei e não senti qualquer alteração nas velocidades.

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    consigo bem acima disso com 5G da vodafone e em várias zonas do país, não apenas em lisboa como o teste

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Nos todos bem sabemos que tudo adoras o “cartel” a comissão deve ser boa.

      5G da DIGI no meu Samsung passou a ter agora 820Mbps de download, chega e sobra, embrulha…

      1. Avatar de B
        B

        Deves ter o cabo ligado à antena, só pode 🙂

        Aqui no sul de Gaia, passou de 15/5 MBps para 34/14 MBps, nada de outro mundo…

        1. Avatar de Luís
          Luís

          *queria dizer 90mbps e não 900

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        lol.. adoras mentir, é o que mais fazes por aqui é isso

        1. Avatar de rjlopes
          rjlopes

          Pode não ser mentira. Há um post no reddit, com um resultado do Ookla Speedtest com valores semelhantes.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vila do Conde, deve estar numa célula sozinho

      3. Avatar de rjlopes
        rjlopes

        Consegues verificar se no sítio onde estás a obter essas velocidades, a Digi já está a utilizar a banda n78?

    2. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Que comparação lol.
      Também eu consigo mas a digi já cá mora.
      É só dar tempo que isto vai melhorar e muito

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        na verdade velocidades só têm tendência para piorar, se não entendes isso percebe-se porque foste para a digi

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Não é a mim que chamam de mentiroso, todo o pessoal te chama de mentiroso sobre as mentiras a difamar a DIGI já ninguém liga ao que dizes.

          Podes não acreditar em mim mas existe montes de testes de outras pessoas.
          https://www.speedtest.net/pt/result/i/6411542035

          Embrulha:
          https://blog.digi.pt/rede-movel-digi-mais-rapida/

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Mentiras? É tudo factual, não tenho culpa que sejam noobs e não percebam nada de tecnologia

        2. Avatar de Guelindão
          Guelindão

          Deixa de ser Zeca

    3. Avatar de Manuel
      Manuel

      5G DIGI hoje já consigo 300Mbps aqui em Penedo, Mondim de Basto a Meo só tinha 15Mbps em bons dias em 4G mas não apanha 5G mas nem sequer temos Vodafone nem NOS só em alguns locais mais altos apanho algum sinal desses 2 operadores.

    4. Avatar de timplosion
      timplosion

      Lá Ele. Deixa de ser mete nojo pah lol

  7. Avatar de ANDRE
    ANDRE

    SERVIÇO MUITO MAU! PEDI A PORTABILIDADE DE UM NÚMERO DA MINHA FILHA, A OPERADORA ANTERIOR (WOO) CANCELOU O SERVIÇO E A DIGI NÃO CONSEGUE QUE O CARTÃO QUE ME ENVIARAM FUNCIONE. UMA SEMANA SEM TELEMÓVEL E SEM PRESPETIVAS DE FUNCIONAR. PS: TELEMÓVEL IpHONE 15 NA ZONA DE BEJA (ALENTEJO).

    1. Avatar de mango
      mango

      que desgraça … uma semana sem telemovel

      1. Avatar de B
        B

        se a filha for Teen-ager podes crer que é!

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          …e não só, uma semana sem telemóvel é mau para qualquer um! Em que tempo vivem vocês? Estão em que lar idosos?

        2. Avatar de mango
          mango

          teen-ager foi forte hahaha

    2. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      se o cartão novo é para a sua filha, supondo que ela seja menor de idade, só lhe faz bem ficar uma semana sem telemóvel, pode ser que leia um livro pela primeira vez na sua vida ;-P

      1. Avatar de Fr2740
        Fr2740

        Tretas. Seja menor ou maior de idade isso não justifica o mau serviço, até porque isso pode acontecer a uma criança ou a um adulto que necessite de telemóvel para trabalhar.
        Até porque o equipamento continua a aceder a redes Wi-Fi, mesmo sem cartão.

    3. Avatar de Zé

      Sou cliente meo há anos e este ano um dos cartões deixou de funcionar. Não era o cartão, não era o tlm foi “apenas” um “erro de tarifário”. E não consegui arrancar mais nenhuma explicação. 2 semanas para resolverem o assunto e com “cunha” para aumentar a prioridade do pedido. Acontece a todos infelizmente. Já tive algumas coisas “estranhar” com a meo, então na empresa nem se fala. É cada prego… Mas já os tive com a vodafone e a nos também. Todos falham, é só o azar quando nos calha.
      No caso de portabilidades, por vezes o problema está na “fonte” que não liberta convenientemente o número.

    4. Avatar de JC
      JC

      Na mesma localidade, pedi portabilidade da Nowo para a Digi, correu tudo muito bem, menos de 48 horas o serviço ficou ativo, desde o dia 24, o Samsung A53 já rola no 5G com velocidades muito boas.

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    No Samsung em 5G já consigo a volta de 800Mbps de download, algo que estava nos 80Mbps, parece que a malta dos iPhones também já conseguem essas velocidades.

    https://www.speedtest.net/pt/result/i/6411542035

    1. Avatar de rjlopes
      rjlopes

      Foste tu que postaste este teste no Reddit? Consegues confirmar se já estão a utilizar a banda n78?

    2. Avatar de CO
      CO

      Mostra é um do teu e do cellmaper não andes só a fazer de um teste de outra pessoa

  9. Avatar de Pastor
    Pastor

    Força DIGI, revenda com o cartel e seu associados.

  10. Avatar de Afonso.Alves
    Afonso.Alves

    Errado no meu caso no principio do mês quando aderi a Digi tinha cerca de 30Mb agora já tenho 140Mb em 4G+ no xiaomi poco x4 dentro de casa.

  11. Avatar de Querodigi
    Querodigi

    Pena a Digi só ter chegado em força a Lisboa, esqueceu-se do resto do país. Zona centro é um flop.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Tretas, há zonas em Lisboa que a rede Digi funciona mal.

  12. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Estou eternamente agradecido à Digi pela “pedrada no charco” em Portugal, mas na rede móvel precisa urgentemente de aumentar a sua cobertura, sob pena de não ganhar ou mesmo perder clientes! Uma coisa é certa, quando a estrutura da Digi estiver estabilizada, eu serei, de certeza, cliente da Digi como forma de mostrar o meu agradecimento!

  13. Avatar de Zé

    Dá para acreditar que ando há quase 2 meses para saber se consigo retirar um dos dois móveis do pack meo sem ter nova fidelização? E qual o preço a pagar?
    Se até no mac temos tudo detalhado de um menu e nas telecomunicações nem consigo saber quanto pago por cada serviço.

  14. Avatar de Fr2740
    Fr2740

    Para quem não se importa de não ter rede no metro, na maioria dos túneis, em muitas zonas de montanha tudo bem, tem aqui uma boa opção. Na Madeira, para já não há rede nos túneis e tendo em conta a quantidade de túneis que lá existem é uma grande limitação.
    Eu não excluo a opção de mudar, mas só depois da rede ter uma maior cobertura.

    1. Avatar de Zé

      Na minha cidade a digi já bate a meo, não por pontos, mas por KO. Tanto em velocidade como em cobertura de rede em vários locais onde verifiquei.

      Digi
      Down: 96.5
      Up 29.6

      Meo
      Down: 3.73
      Up: 2.00

      App. Speedtest
      Telefone: Xiaomi redmi 11S
      Local: Entre Porto e Aveiro

      1. Avatar de Zé

        Esqueci-me de referir. O meu tlm só tem 4G.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isso é mesmo numa cidade? Medo

        1. Avatar de Zé

          É uma cidade pequena, mas é cidade 😀
          Estou no trabalho no centro da cidade e é isto. Em casa é igual ou pior com a meo. Coma digi, top top.

        2. Avatar de Zé

          Novo teste:

          Digi:

          D:96.2
          U: 28.0

          Meo:

          D: 5.14
          U: 2.17

          1. Avatar de Zé

            Novamente, esqueci-me de referir que é em 4G. O tlm não tem 5G.

  15. Avatar de Xixo
    Xixo

    Tenho um cartão teste desde início dezembro.
    Dados móveis não funciona,não envia nem recebe SMS .
    Apoio cliente não atende cliente
    Enviei email apoio cliente responderam ao fim de 2 semanas que iam reportar á assistência técnica e passadas mais 2 semanas nem dados nem SMS

    1. Avatar de Zé

      Cartão de teste não tem sms. Para teres net tens de configurar conforme eles enviam.
      Já falei com o apoio pelo formulário e pelo facebook, rápido e sem problemas. Além disso, não estamos a pagar nada

  16. Avatar de Aziado
    Aziado

    O pessoal do cartel, não desiste de fazer propaganda, para denegrir, a Digi. Parecem os politicos, que em vez de arrajarem soluções, passam a vida a diz mal, uns dos outros.

  17. Avatar de Aziado
    Aziado

    *arranjarem, *dizer

  18. Avatar de Luis
    Luis

    Ontem fui informado que quem não anular o serviço de teste de telemovel,automaticamente fica em uso o tarifario de 4€ 50GB.
    Parece-me normal que ainda aconteçam algumas dificuldades, deveriam aparecer mais empresas destas para outras áreas de atividade no nosso país para acabar com a exploração a que o povo é sujeito.

  19. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Isto aqui parecem os putos a comparar pi(/&(/as, qual delas é a maior. Enfim, a DIGI é assim e assado, mas a MEO é melhor, ah mas a Vodafone tem mais velocidade. Epá a DIGI entrou para o mercado com 4 serviços ao mesmo tempo, telefone fixo, televisão, rede móvel e internet fibra. Nenhum outro operador o conseguiu em tão pouco tempo. A Vodafone (antiga Telecel) veio para o mercado com a rede móvel só anos mais tarde, lançou o serviço ADSL que tantos problemas deu, depois lançou-se com o serviço de fibra que tantas dores de cabeça deu, e o mesmo nas restantes operadoras. A DIGI foi a única a lançar-se no mercado com 4 serviços ao mesmo tempo, temos que ter calma e não querer que tudo seja perfeito, até porque temos que nos lembrar que a DIGI tem tido mais dificuldades de se expandir devido às restantes operadoras que tudo fizeram e têm feito para que a DIGI seja um fracasso. Eu ainda não sou cliente DIGI e nem testei os serviços que eles disponibilizam, mas quem já é cliente, deveria ter a noção que eles só ainda estão no mercado desde outubro apesar de terem começado a instalação das antenas e fibra ótica, muito antes, mas muito há a fazer, muito a melhor e nada é perfeito, muito menos numa fase inicial. As restantes operadoras que já estão no mercado há tanto tempo, continuam a ter problemas técnicos, e também os seus clientes se queixam, mas infelizmente o foco atualmente é falar da DIGI. Contudo só acho um exagero este alarido todo, em volta da DIGI. As pessoas quiseram ir a correr para a DIGI para pagar mais barato, mas têm que ter noção que inicialmente, problemas técnicos, portabilidades, demora nas respostas a tantos pedidos é complicado, quando eles mesmos também estão dependentes dos técnicos que consigam atempadamente responder a todos os problemas.

  20. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    Vi comentários de Speedtest, faz muita diferença o modem que estão a utilizar.

    É normal em iPhones e em androids de topo que teem melhores modems nos seus terminais, terem melhores velocidades a chegar ao utilizador.

    Fazerem muita diferença o que é normal, pelo tipo de tecnologia que dispõem.

    Não se admirem ver 300 megas de download num e 600 megas ou mais noutro telemóvel, que podem estar mesmo lado a lado.

    Um Grande Abraço para Todos, Boas Festas

    Força DIGI

  21. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    Aqui está o meu Speedtest na Póvoa de Varzim em 4G NOS vs Digi na mesma localização.

    Digi
    https://www.speedtest.net/my-result/a/10599222478

    NOS
    https://www.speedtest.net/my-result/a/10599221295

    DIGI Wins