DIGI fecha acordo para comprar a portuguesa Nowo por €150 milhões

35 Comentários

Conforme avançado pela imprensa, a operadora romena de telecomunicações DIGI anunciou um acordo para comprar a operadora Nowo por 150 milhões de euros.

Digi

Em comunicado ao supervisor do mercado de capitais romeno, a DIGI anunciou que fechou um acordo com a Lorca JVCO para comprar a Cabonitel, a empresa que detém a operadora de telecomunicações portuguesa Nowo, o quarto maior operador do país. Com cerca de 270 mil clientes de rede móvel e cerca de 130 mil de rede fixa, a romena avaliou a Nowo em 150 milhões de euros.

Segundo o Expresso, no mesmo comunicado, a DIGI partilhou que o valor da operação está ainda sujeito a alguns ajustes e explicou que a conclusão da transação depende da obtenção de “luz verde” por parte dos reguladores da concorrência.

A DIGI já tinha manifestado interesse em adquirir a Nowo junto da Autoridade da Concorrência, mas, segundo informações recolhidas pelo Negócios, os contactos realizados recentemente foram informais, não havendo nenhum pedido concreto.

Aliás, até recentemente, uma fonte da empresa em Portugal descartava o interesse na Nowo. Contudo, segundo o Negócios, fontes do mercado explicaram que a compra faria sentido, porque “resolveria alguns dos obstáculos que a DIGI está a ter na entrada do país […] desde logo, o acesso aos conteúdos”.

De recordar que a Vodafone chegou a ter um acordo para a compra da Nowo. Contudo, o regulador não aprovou a operação por considerar que poderia criar entraves “significativos” à concorrência em algumas zonas, levando ao aumento de preços.

De acordo com o Expresso, também a Media Capital terá tentado um acordo, mas as negociações foram abandonadas.

 

DIGI já começou os testes em Portugal

Apesar de não estar, ainda, amplamente disponível, a DIGI já arrancou com os testes em Portugal. A romena procurará fornecer serviços de Internet gigabit e televisão digital por fibra de alta qualidade.

Mostramos-lhe o que está a ser instalado na casa dos “primeiros clientes”:

DIGI começa os testes em Portugal. Internet já está em funcionamento

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Melhor a Digi que a Vodafone e a Media Capital. Senão já ia pagar tanto como nos outros. Acaba-se o cartel dos 3.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Mesmo assim a Vodafone ainda consegue fazer preços mais baratos.
      Vamos esperar pela DIGI, a mudar só daqui a dois anos 🙁

    2. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Mudei para a Nowo em casa à quase 1 ano. Pago 32.5€/mês no 1º ano, segundo ano 42.5€, portanto uma média de 37.5€ durante os dois anos de contrato. Na minha zona tenho fibra FTTH 500/500Mbps, Router/ONT Wifi 6, Box TV com +/- os mesmos canais da concorrência e móvel com 5000 min/sms + 15GB de dados. Preço era de tabela, onde é que a concorrência tem os mesmos preços mesmo negociados?
      Se a Vodafone ou a Media Capital comprassem a NOWO, quase de certeza que os preços iam subir (no final do contrato claro). Alias, essa foi supostamente a razão pela qual a Anacom rejeitou a proposta da Vodafone. Com a DIGI não há garantias que os preços não subam, mas pelos preços que praticam nos outros países que operam, de certeza que continuará mais barato que a concorrência.

    3. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Mas claro que a NOWO tem as suas desvantagens em relação á concorrência. O serviço de TV é pior, é uma box Android com a app deles basicamente, mas como somos só 2 em casa e pouca TV vemos, é-nos indiferente. Outra coisa pior é que o serviço móvel, mesmo sendo o mesmo da MEO, ainda não tem 5G e VoLTE. O que pode ser um problema se conduzirem com Android Auto (Maps/Waze) e receberem uma chamada. Para mim não é problema mas para outros é logo para pôr de parte.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Troca de telemóvel, sou nowo e tenho tanto o 5g como VoLTE. Até fui confirmar, estando com 5g ao fazer uma chamada ele muda para 4g.

        1. Avatar de To Canelas
          To Canelas

          Boa tens razão, nem sabia. O meu telemóvel não suporta 5G mas suporta VoLTE, tanto é que tinha na minha antiga operadora. Testei agora e realmente já tem VoLTE pelo menos. Mas ambos os serviços são muito recentes, 1/2 meses no máximo.

  2. Avatar de KIM
    KIM

    Tenho uma duvida interessante. Caso este negocio seja aprovado por a ADC a DIGI fique com a NOWO. A NOWO já ter direitos de transmissão dos canais media capital, A DIGI fica automaticamente com esse contrato?

    1. Avatar de Aiwa89
      Aiwa89

      Sim, a DIGI fica com a transmissão dos conteúdos televisivos que a Nowo já tinha. A dúvida que tenho é se os conteúdos podem ser alargados a todo o país ou se só podem ser transmitidos onde a Nowo tem cobertura.

    2. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      Na teoria sim, mas a media capital irá recorrer concerteza , uma coisa é certa os clientes que tem NOWO não vão poder ficar sem os serviços, se a Digi vai conseguir disponiblizar os canais da media capital a novos clientes isso vai ser outra historia, mas esperemos que sim para o cartel acabar de vez

    3. Avatar de Javier
      Javier

      Sim, é o que se diz por aí

    4. Avatar de veritas
      veritas

      Vai herdar todos os activos e passivos, e consequentemente os contratos a que está obrigada a NOWO.

  3. Avatar de ThZk
    ThZk

    Ótimas notícias!

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A ver se em Setembro ou Outubro já estão a funcionar…

  5. Avatar de Miguel Abreu
    Miguel Abreu

    Esqueçam…não vai trazer muito de novo relativamente ao que a Nowo já tem…aliás foi por isso que avançaram com a compra…já viram que em Portugal não conseguem entrar doutra forma…

  6. Avatar de Aldo
    Aldo

    Pode ser coincidência com esta noticia, mas a NOWO já tem um tarifário novo de 5€ sem fidelização com 500 MIN/SMS e 500 MB

    1. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      Que flop de tarifário…eu pago 7.5€ na NOS dentro do pacote de TV e NET que aderi, e tenho 2000 minutos e 20 GB de dados. Têm de fazer melhor que isso….Já ninguém deveria oferecer 500 MB, isso é a mesma coisa que nada…

      1. Avatar de Vilson
        Vilson

        Pois eu não gasto 100 min por mês e dos 500mb por vezes nem metade. Por essa lógica deveria pagar os 7.50€ e ter 2000 min e 20gb, para que?
        Temos é de ter propostas que sirvam a todos.

      2. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        eu pago 7,5€ na NOWO e tenho 5.000 min./SMS + 20GB dados móveis.

    2. Avatar de Vilson
      Vilson

      Esse tarifário não é novo, já o tenho há 3 anos. Não está é sempre disponível para contratar, vão fazendo promoção.

      1. Avatar de Aldo
        Aldo

        mas agora é sem fidelização.

  7. Avatar de Naodou
    Naodou

    A Todo o país, só têm de usar o anel dos outros operadores

    1. Avatar de Professor
      Professor

      A DIGI vai utilizar infraestruturas de outros operadores. Principalmente nas antenas utilizam praticamente todo alugado.

      Pagas a DIGI pagas aos outros. Se conseguirem baixar os preços sem investir muito, é uma sorte…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Errado, é rede própria construída de raiz, tanto fibra como antenas. Agora que algumas antenas podem ser ligadas com fibra de outros isso sim, mas todos fazem isso

      2. Avatar de José
        José

        Antenas ou torres?

  8. Avatar de Damnupa Kot
    Damnupa Kot

    espero vir a ter vantagens por ser cliente NOWO.

  9. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Que chegue a Digi em Dezembro na minha zona para mudar e sair de vez da Vodafone!!!

    Anos a fio a tentar renegociar, e quase nunca cederam! Só o iam fazer quando finalmente mudeo o tlm para a Woo! A resposta que lhes dei foi: “Não quiseram antes, agora sou eu que não quero! Adeus! ”

    Já só falta a fibra cujo contrato acaba em Dezembro!

    1. Avatar de jose
      jose

      Na Vodafone algumas vezes foram arrogantes, apresentavam tiques de superioridade com os seus clientes de classe média e baixa, não tiveram inteligência para explicar que a net deles era 2 x superior à da concorrência. Agora poderá ser tarde para os clientes que foram magoados e ignorados.
      Uma vez as miúdas, na NOS sem inteligência não quiseram ouvir que tínhamos pacote 3 Play -120/8Mbps e não estávamos interessados em continuar a pagar €36,99 por muitas horas de gravação “SA?”e porque não quiseram baixar o valor do pacote. Fizemos a instalação MEO em promoção, no valor de €29,99 com 200/100Mbps e rescindimos contrato com a NOS.
      Os chefes da secção de Contratos/ Renegociação da Vodafone deveriam ser despedidos com documento público.

      O valor dos pacotes em relação ao ordenado mínimo ainda são elevados, as pessoas tem compromissos e deveriam ser ouvidas e respeitadas.

      Quem não sente, não é filho de boa gente.
      O Bruno M. tem toda a razão.

      p.s. ainda tenho um cartão móvel desde o tempo da Telecel porque foram os primeiros a chegar à minha zona, os contratos com telemóveis “Nokia” foram feitos por meus pais.
      Boa noite

  10. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Seja bem-vinda, DIGI/Nowo!

  11. Avatar de TdSR
    TdSR

    Como é que a Nowo vale 150 milhões. Parece sobrevalorizada.

    1. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Talvez sim talvez não. Só pelas frequências 5G pagaram 70M. É verdade que era um empresa que estava a dar prejuízo mas é um negócio com potencial especialmente juntando já ao que a Digi conseguiu. Já estou ver medo no mercado haha

  12. Avatar de Celso
    Celso

    Se fizerem um preço interessante só para internet e móvel acredito que vão abanar o mercado.

  13. Avatar de José
    José

    A Digi tem 30 anos de experiência.

    A Vodafone em Portugal tem 32 anos de história. A Internet ” em carga ” é de primeira.
    1000/400Mbps deve ser um espetáculo para Nacional e Estrangeiro, a confirmar em https://www.waveform.com/tools/bufferbloat
    O atraso do leilão 5G foi uma vergonha e ninguém fala das frequências atribuídas à Dense Air?
    Não sou cliente Fibra Ótica de nenhuma das empresas mencionadas acima.
    Bom dia.

  14. Avatar de jose
    jose

    Olá
    Não me parece bem fazer muitos testes da nova operador para divulgar ao público porque está começando do Zero e poderá ser prejudicada.
    Colocar primeiro testes em Wi-Fi5 com menor velocidade e depois via cabo com mais velocidade não é a mesma coisa, ainda o router não é WiFi 6 ou 7.
    A NOWO tem cerca de 500 funcionários e muitos dos seus clientes precisam do dinheiro para outros fins. Não sou cliente, mas gosto da operadora, pioneira em vários aspetos.
    Não vejo mal ser cliente da ex-Cabovisão ou da Liga T.
    Pagamos duas taxas audio visual para alimentar pessoas pouco uteis, na TV.
    Cada Povo tem o Governo que Merece.

    1. Avatar de jose
      jose

      Correção, o router EX3301-T0 é de tecnologia Wi Fi6, AX1800.

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tem de haver alternativas mais baratas no mercado para quem quer ter um pack de internet e TV sem ter de pagar aos chulos atuais. Sou nowo e não tenho razão de queixas, pago menos 15€ por mês comparado com as outras companhias. Espero que a nowo continue a praticar os mesmos preços com a entrada da digi. Se tiver melhor qualidade melhor, mas pagar mais de 40 € por mês em internet e TV não obrigado . É triste os preços que as operadoras metem num serviço essencial nos dias de hoje. Vergonha…