Digi: ainda não há acordos para roaming nacional

25 Comentários

A entrada em operação da romena Digi deve estar para breve. As previsões apontam para este segundo semestre. De acordo com informações recentes, a Digi não tem acordos de roaming nacional com as empresas a operar em Portugal.

Digi tem apostado na instalação de infraestrutura própria

A notícia está a ser avançada pelo canal ECO que refere que ainda não há acordos de roaming nacional. À semelhança do roaming internacional, o roaming nacional ocorre quando um equipamento se liga automaticamente à rede de outro operador nacional. Por exemplo, ao deslocar-se para uma zona onde não haja cobertura do seu operador móvel, poderá dispor da cobertura de outro operador de rede móvel, no território nacional.

De relembrar que o Leilão 5G definiu como obrigação dos operadores com rede móvel já estabelecida em Portugal, negociarem planos de roaming nacional com os novos “entrantes”, ou seja, com novos operadores.

Segundo a Anacom, revela o jornal, “ao que sabemos, a opção da Digi em Portugal tem sido a instalação de infraestrutura própria”.

De acordo com informações da Digi, os acordo de roaming nacional em Portugal são caros e não compensam. De referir que a partilha de infraestruturas já acontece em Portugal. Por exemplo, em 2020, a Nos e a Vodafone assinaram um acordo para “partilha de ativos móveis de abrangência nacional”.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Play3r31
    Play3r31

    Pudera.. estão lá os de sempre no puleiro e não querem arriscar que entre um novo player no mercado e lhes complique as contas..

    O jogo das cadeiras não é só no Governo.

    1. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Se calhar nos outros países onde a Digi existe a concorrência ofereceu a rede e o roaming…
      Será que a estreia vai acontecer em 2024, ou 2025?

  2. Avatar de Aldo
    Aldo

    A ECO não deve ter mais nada para escrever, ou alguém está a tentar manchar o nome DIGI. O assunto sem roaming nacional ficou encerrado este inverno, como os custos seriam altos, a Digi decidiu adiar o serviço movel, que era para ser lançado até a primavera com roaming nscional, como esse roaming nacional não foi conseguido, o serviço movel foi adiado até o final do ano para dar tempo para a Digi ter a rede movel própria suficientemente pronta para uma cobertura nacional

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A eco tem o mesmo dono que está a dificultar a venda de canais.

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Quando a Digi vier e se estiver disponível na minha zona, desde que seja após Setembro, mudo de imediato.
    Mesmo que a NOS me faça o mesmo valor, mudo.
    Estou farto destes chulos e devemos ajudar quem vem para mexer com isto.
    Porque se a Digi não tiver sucesso, vão embora e volta tudo ao mesmo.

    1. Avatar de Mario Jorge
      Mario Jorge

      usa o 5G da nos para nao perderes as referencias.

    2. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Também espero mesmo poder mudar para a digi e largar a nos!
      Hoje ligaram-me da nos. Começaram por me agradecer de ser cliente nos desde há algum tempo e que por essa razão, iam-me melhorar as condições do meu pacote.
      Disseram-me que me iam dar mais GB nos vários cartões que tenho contratados e mais minutos e coisas assim.
      Eu só dizia: “Ah muito bem se vocês querem dar, eu agradeço claro”. E ela nunca me contrariou.
      E ela lá continuava a dizer que ia dar mais isto e aquilo.
      E depois repente no fim, larga: pronto você só vai passar a pagar mais 9€ por mês.
      Bem passei-me! Eu disse-lhe que não queria pagar mais nada! Que ela é que me ligou a dizer claramente que me ia “oferecer” mais serviço para melhorar o meu pacote, que foram as palavras dela.
      Ela só disse boa tarde e desligou! xD

  4. Avatar de Naodou
    Naodou

    Parece que já ninguém se lembra o que aconteceu à oniway…

  5. Avatar de João-Sousa
    João-Sousa

    Sem acordo de Roaming a DIGI vai ter muitos problemas, mas para ter o tal “acordo” se calhar não vai poder fazer uma guerra de preços aos tubarões e “FICA TUDO NA MESMA”

    1. Avatar de Aldo
      Aldo

      já não vai ser necessário roaming nacional.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Joao Sousa, a rede da Digi vai ser própria…
      Daí estar a levar mais tempo do que o planeado inicialmente.

      1. Avatar de Mario Jorge
        Mario Jorge

        A rede da DIGI assenta sobre infraestrutura de outros operadores, na rede core.

        1. Avatar de Aldo
          Aldo

          Isso não é verdade. Trabalha para a ECO ou Media Capital?

      2. Avatar de Tiagoj1981
        Tiagoj1981

        Nas ilhas até agora zero investimento, mas assim quem vai de férias deixa o telemóvel em casa e diverte-se …

        1. Avatar de Kim
          Kim

          Está mal informado, já andam a instalar antenas Digi nas ilhas. Isso implica investimento.

  6. Avatar de Fjik
    Fjik

    Em Portugal a corrupção é à descarada.

  7. Avatar de none
    none

    Aqui na minha rua já passaram a fibbra há mais de um mês. Ainda hoje estava aqui uma carrinha com matrícula da Roménia aqui parada e estavam a verificar umas ligações.

    Se isto for como o 5G em Portugal lá para 2030 teremos o serviço (apesar de estar pronto a funcionar)

  8. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Não é algo que me surpreenda, neste país os cartéis estão bem uns cons os outros, mas vamos ver se não lhes vai sair o tiro pela culatra, muita gente está há espera e podem ter a certeza que para muitos só interessa serviço, movel e internet fibra, o resto não…

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Agora entendi porque a Vodafone está uma miséria… também não tem roaming nacional!

  10. Avatar de Ricardo Abonado
    Ricardo Abonado

    O país é muito corrupto vai desde a fuga ao fisco comodismo cunhas …gostamos ou não esta Chico espertice ainda vão matar a génese portuguesa…

    1. Avatar de CA
      CA

      Já está a matar Ricardo.

    2. Avatar de Hacker Alhinho
      Hacker Alhinho

      Eu acho que a génese Tuga é essa mesmo, já de há uns séculos valentes para cá…

  11. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Entretanto, enquanto não chega, com as prometidas condições, estamos obrigados a fazer fidelização por mais dois anos com as que cá estão!!

  12. Avatar de nunof
    nunof

    Imagine-se que cada comercializador de eletricidade passava o seu cabo elétrico para a morada de cada cliente, ou que cada companhia aérea tinha o seu aeroporto exclusivo….é essa a lógica que temos nas telecomunicações!! O operador não pode ser a mesma entidade que controla a infraestrutura. Até se poderia admitir um grupo de empresas incluir um operador e um “distribuidor”, mas a infraestrutura tinha de ser gerida de forma optimizada (sem excedentes redundantes) e em mercado livre.