Diga adeus ao SMS/MMS porque vêm aí as Mensagens 5G

58 Comentários

O mundo está a mudar, seja devido à pandemia, a novas necessidades e implementação de novas dinâmicas, nomeadamente no campo da comunicação. Neste sentido, hoje as três principais operadoras da China juntaram-se para debater sobre as Mensagens 5G, uma atualização ao tradicional SMS.

Este futuro panorama de mensagens escritas, trará novas funcionalidades que poderão ser mais adequadas às necessidades atuais dos consumidores.



Mensagens 5G poderão chegar já em junho de 2020 à China

Nesta quarta-feira as três principais operadoras de telecomunicações chinesas, China Mobile, China Telecom e China Unicom realizaram uma conferência de imprensa, via online. O objetivo foi serem tomadas decisões relativamente às “Mensagens 5G“.

De acordo com as informações, o serviço de Mensagens 5G será uma atualização aos tradicionais SMS.

Quanto às vantagens, a nível individual, esta nova dinâmica de mensagens tornará ilimitado o comprimento de cada mensagem, ao contrário do SMS.

Para além disso, também irá suportar vários formatos de multimédia, texto, imagens, áudio, vídeo, emojis e contactos. O serviço vai ainda suportar mensagens online e offline, e disponibilizará aos utilizadores relatórios do estado das mensagens e gestão do histórico.

No fundo as Mensagens 5G vão trazer uma nova forma de interação entre o homem e a máquina, pois também poderão realizar pesquisas, fazer pagamentos, etc.

A conferência online contou ainda com a representação de 11 empresas como Huawei, Samsung, Xiaomi, OPPO, Lenovo, ZTE e Meizu. Todas estas entidades deram um parecer positivo a esta nova dinâmica de Mensagens.

De acordo a Huawei, a empresa começará os testes às Mensagens 5G já a partir do dia 10 de abril, e espera lançar comercialmente o serviço em junho de 2020.

Também a ZTE já ajudou a China Mobile a lançar com sucesso o primeiro teste deste serviço, baseado no padrão GSMA UP2.4 em Hangzhou. Assim, e segundo a empresa, esta primeira fase dá início à contagem decrescente para a comercialização destas mensagens.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    A Europa tem de acordar e por travão ao expansionismo da China

    1. Avatar de abdu
      abdu

      vejo mais preocupante o expansionismo e as politicas dos eua.

      1. Avatar de Vivas
        Vivas

        o que me aturmenta é a espançao da rede do metro de lesboa que nos vai costar um molhao de dinhairo

        1. Avatar de eu2
          eu2

          a mim aturmenta me esse portugues

          1. Avatar de Theboice
            Theboice

            Sim claro, também a mim… nota-se. “a mim aturmenta me (atormenta-me) esse portugues (português).

          2. Avatar de MR
            MR

            Aturmenta me?????
            Portugues?????
            Até dói.
            Já que vens criticar, ao menos não faças pior.

          3. Avatar de eu2
            eu2

            Hahaha, não viram que eu estava a gozar?

        2. Avatar de Gomes
          Gomes

          O q me preocupa e gajos n saber escrever em Português…

      2. Avatar de lkk
        lkk

        É parecido.

      3. Avatar de Ora ora
        Ora ora

        Não te preocupes com os usa, já foram, China domina..

      4. Avatar de Ismael Guimarães
        Ismael Guimarães

        Já agora, eu também. O que os EUA faz, ao desviar mercadoria adquirida por outros países para si, mostra o tipo de EUA que, com Trump, temos.

        É um país que quer dominar tudo. Não pode ser assim.

        1. Avatar de Custodio Gomes
          Custodio Gomes

          O português gosta mesmo de dizer mal! Já alguém viu a america a desviar material da china?
          Quanto a dizer mal dos artigos da china, ja deitaram fora o vosso smartphon, a vossa TV, o vosso computador, a vossa tablet e muito mais. Tudo o que tendes é feito na china, sabiam nao sabiam?

      5. Avatar de Henrique
        Henrique

        Eu também…

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Porquê e como? Lol

  2. Avatar de Luís Agostinho
    Luís Agostinho

    Mensagens 5G? Não quero nada disso!

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    “Quanto às vantagens, a nível individual, esta nova dinâmica de mensagens tornará limitado o comprimento de cada mensagem, ao contrário do SMS.”

    “limitado”… mas as sms’s já são limitadas, qual é mesmo a vantagem? Se é para ser limitado é exactamente igual às sms’s.

    “No fundo as Mensagens 5G vão trazer uma nova forma de interação entre o homem e a máquina, pois também poderão realizar pesquisas, fazer pagamentos, etc.”

    Que maravilhoso que vai ser fazer tudo por um meio que não é cifrado e autenticado ponto-a-ponto, e cuja própria rede no qual é assente é insegura.

    1. Avatar de fernando
      fernando

      Pois é, isso tá estranho..

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Devem ter-se esquecido do “i” no “limitado”. Neste momento já diz lá “ilimitado”.

      “Que maravilhoso que vai ser fazer tudo por um meio que não é cifrado e autenticado ponto-a-ponto, e cuja própria rede no qual é assente é insegura.”
      O artigo não menciona nada disso, e até pode muito bem essa rede 5G vir a ser segura.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Não menciona, mas vindo dos chineses não pode ser cifrada e autenticada ponto-a-ponto, porque eles não o autorizariam, nem a maior parte dos outros países que querem espiar tudo e todos, ao mesmo tempo que ficam muito ofendidinhos quando são eles os apanhados nessa rede de espionagem.

    3. Avatar de Peace
      Peace

      e controlado pelos chineses. vai ser uma maravilha

    4. Avatar de Custodio Gomes
      Custodio Gomes

      Fora o dinheirão que vamos passar a pagar!

  4. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    RCS?

    1. Avatar de P
      P

      Também pensei nisso… este pessoal não andará a confundir com o RCS?

      1. Avatar de R
        R

        Provavelmente, ou não. Aproveitam a onda e aí vai marketing.

    2. Avatar de Matthew B.
      Matthew B.

      Claro que sim 🙂

    3. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Exacto, isto deve ser RCS digo eu.

    4. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Confirmado, este artigo é simplesmente que na China vão implementar o RCS

      https://www.lightreading.com/asia/china-operators-to-offer-rcs-based-5g-messaging/d/d-id/758762?

      Quem for Vodafone já tem, quem não for, instale a aplicação de SMS da Google que converte. Tem tiver IPhone não sei.

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Bem, lendo bem o artigo, afinal diria que é um novo formato, baseado no RCS que não teve a implementação devida.

  5. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Ou seja, toca a comprar novos terminais?

  6. Avatar de mlopes
    mlopes

    e vão custar quanto? 🙂

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Na China pelo menos, provavelmente só custará o tempo que perdes em escrever lol

  7. Avatar de Mmendez
    Mmendez

    Não acrescenta nada.

  8. Avatar de Fiu
    Fiu

    Não me interessa minimamente. Já nem uso isso.

  9. Avatar de ze
    ze

    Coisa boa ao deve ser nao… Chinos? Longe com a propagada deles

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Servem para telemarkting

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Com taxas de abertura das mensagens de 75 a 85%, as empresas vão querer isso em todos os smartphones do planeta, ainda mais com a possibilidade das pessoas poderem logo encomendar/ comprar através da plataforma.
      E como se estão a borrifar para a segurança/ privacidade, o sucesso está garantido.

  11. Avatar de João
    João

    sms5g = email

    Mais tretas para quê!

    1. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Muito diferente e propósitos diferente. Se for um email eu não os abro em trabalho mas se for mensagem eu vejo e abro se tiver interesse. Quantas vezes se for urgente o email, me enviem um Text para o meu smartphone para eu abrir o email.

    2. Avatar de Koso
      Koso

      Nope. Sms5g = Facebook

  12. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    vai ser uma maravilha, no meu trabalho o controlo ainda vai ser maior caso os preços tambem sejam para incluir isso tudo.

  13. Avatar de eu2
    eu2

    As SMSs já podem ter comprimento ilimitado, mas só para quem tem dinheiro ilimitado.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Nao, as sms tem um limite de 160 caracteres (se nao me engano), o que os telemoveis fazem é juntar várias SMS por forma a poderes dar continuidade a tua mensagem.
      Como todos os telemoveis hoje em dia suportam isso, recebes apenas o que aparenta ser uma SMS muito grande, na verdade estás a receber várias.

      Quanto ao dinheiro ilimitado, basta que tenhas um tarifario com SMS ilimitadas (meia duzia de trocos por mes) e voilá.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu uso o SMS para mensagens pequenas, para buscas na net o que não falta no telemóvel são recursos para isso mesmo

  15. Avatar de Joao
    Joao

    Suponho que seja mais um serviço a depender da existência de internet no telemóvel…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Não sei como funciona, mas eles podem ter um canal de dados exclusivo para tal funcionalidade, que funcione mesmo que não tenha “pacote” de dados de Internet, do contrário não estaria a substituir os SMS/ MMS.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se essa corja não acabar essa ditadura ordinária que tanta gente matou aqui não entra mais nada chinês

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens provas qdo que afirmas ?
      Não, pois não

  17. Avatar de Ismael Guimarães
    Ismael Guimarães

    Parece-me ser uma coisa excelente. É algo que já existe semelhante para quem usa o Mensagens do Google mas que as operadoras, em Portugal, ainda não quiseram adotar com a exceção da minha – a Vodafone.

    Entretanto, o que me parece é que essas mensagens, passarão a combater aplicativos que fazem o mesmo em cima das ligações de Internet.

    Para mim, essas novas SMS – Short Message System – deverão passar a ser SMS – Shark Message System (eheheh).

    Mas essas SMS fazem todo o sentido, por exemplo, ao poder permitir em situação de emergência, enviar uma mensagem para o 112 com a localização, por exemplo.

  18. Avatar de Vanguarda
    Vanguarda

    Boicote a china

  19. Avatar de Gilberto Pedroza Migoti
    Gilberto Pedroza Migoti

    Sou totalmente contra a essa nova tecnologia”5G”…pois é uma arma de guerra na qual nos expõe a níveis de radioactividade de altíssimo nível…. provocando cancro e muito mais……estudem de que forma inventaram e de como já foi usada no passado ……….nenhum governo mundial diz a verdade sobre esta tecnologia mortífera….pois além de nos prejudicar ……iremos perder ainda mais nossa liberdade assim como já estamos perdendo ………a nova ordem mundial está cada dia mais escancarada e todo processo de mídia são obrigados a obedecerem em não dizer a verdade……estudem vejam o que esta tecnologia 5 G é na realidade!

    1. Avatar de Custodio Gomes
      Custodio Gomes

      Ricardo. Entao vais passar a não ter nada de nada.
      Tudo o que temos vem da china, mssmo os artigos com a sigla EU ou ate os que dizem; Made in Portugal, se fosse Português devia dizer feito, ou fabricado em Portugal. E não em inglês.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Depende do publico alvo. Se for para pessoas de línguas diferentes é melhor que seja em inglês. E também depende do estilo que se quer dar à coisa. Mesmo que seja só para portugueses, é quase estrangeirismo dizer “Made in …” que toda a gente percebe.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      “é uma arma de guerra na qual nos expõe a níveis de radioactividade de altíssimo nível”

      Vê-se mesmo que não sabe do que fala. Até a luz do espetro visível tem mais energia do que a radiação usada seja por 5G, 4G, Wi-fi, etc. Radioatividade é lá em Fukushima ou Chernobyl.

    3. Avatar de eu2
      eu2

      “é uma arma de guerra na qual nos expõe a níveis de radioactividade de altíssimo nível”

      Vê-se mesmo que não sabe do que fala. Até a luz do espetro visível tem mais energia do que a radiação usada seja por 5G, 4G, Wi-fi, etc. Radioatividade é lá em Fukushima ou Chernobyl.

  20. Avatar de jokas
    jokas

    O 5 g só vais servir , para estornicar os miolos Cerebrais dos utilizadores e nºao Só, é um Autentico Micro Hondas No houvido , com Radiaçªoes de Estourara os miolinhos da burr.