Screencast Ubuntu: Adicionar repositórios Lauchpad ao Karmic

20 Comentários

Depois de publicar o guia Pplware para a configuração do novo Ubuntu 9.10 Karmic Koala, eis que recebo um comentário do Ricardo Ferreira a alertar todos os nossos leitores para a possibilidade de adicionar repositórios Launchpad facilmente pela consola.

Se bem se lembram, é sempre possível adicionar repositórios pelo Gestor de Pacotes Synaptic, seguindo este processo, mas uma simples linha como a que vos apresentarei de seguida, poupa-vos muito copy-paste e cliques.

lauchpad_karmic

O Launchpad é um website para desenvolvimento de software mantido pela Canonical (à qual pertence o Ubuntu e seus variantes) que contém enormes quantidades de repositórios de software, mantidos pelos seus utilizadores, sejam eles utilizadores comuns que compilam pacotes .deb e partilham, ou mesmo as criadoras de software para o Ubuntu que mantêm um repositório acessível a qualquer um.

Com esta pequena introdução “histórica” pretendo apenas alertar-vos para o facto de ser possível encontrar quase todas as aplicações para o Ubuntu em repositórios residentes na plataforma Launchpad.

Lanço-vos o desafio. Pensei nalguma aplicação em particular, abram o motor de pesquisa Google e digitem.

ppa “nome da aplicação”

Escusado será dizer que deverão substituir “nome da aplicação” pela aplicação que pretendem encontrar.

O facto dos criadores de aplicações para Linux terem agora uma preocupação acrescida em manter um repositório Launchpad actualizado tem contribuído e muito para a popularidade desta plataforma. Afinal de contas o Ubuntu é a distribuição Linux mais utilizada pelo utilizador comum.

Portanto, lembrem-se. Querem uma aplicação? Existe nos repositórios do Synpatic mas está desactualizada? Ou nem existe lá? Então abram o Google e pesquisem pelo seu PPA. Irão encontrá-lo.

Agora a questão prende-se: como adicionar o repositório Launchpad ao Synaptic? Antigamente era necessário copiar aquela linha do repositório e adicioná-la pela interface do Synaptic e por fim importar a chave e mais cliques e copy-paste… agora não é preciso nada disso.

Abra a Consola (Aplicações > Acessórios > Consola) e digite o seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:nome-repositorio

NOTA: Deverá substituir nome-repositorio pelo nome do repositório que pretende adicionar. Como descobri-lo?

Alguns exemplos

  • Quero adicionar o repositório do Gnome-Do, o melhor launcher em Linux.
  • Abro o Google e escrevo “ppa gnome-do“.
  • Encontrei logo no primeiro link aquilo que queria: “PPA for GNOME Do Core Team“.
  • Olho para o URL que está agora no browser e vejo: https://launchpad.net/~do-core/+archive/ppa
  • O repositório é “do-core“, o que vem a seguir ao ‘~’.
  • Abro a consola e digito:

sudo add-apt-repository ppa:do-core

  • Feito! Agora já posso instalar finalmente o Gnome-Do.

sudo aptitude install gnome-do

  • Ou posso simplesmente abrir o Gestor de Pacotes Synpatic (Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic), pesquisar pelo pacote “gnome-do” na caixa de pesquisa rápida, marcar o pacote para instalação e Aplicar.
Aqui vos deixo o screencast prometido:

Como pode ver, nunca foi tão fácil manter as suas aplicações actualizadas, usando e abusando dos repositórios online.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Excelente. Muito bom trabalho Ana.

  2. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    fica aqui um ppa de sugestão: ppa:telepathy/ppa este vai deixar actualizar o novo im do ubuntu para o mais recente possível, fiz isto porque estava-me sempre a “crashar” com a conta do msn.

  3. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    ja agora podem me dizer qual a diferença de fazer “sudo apt-get install” ou “sudo aptitude install” ?

    1. Avatar de chicosoft

      A diferença reside no controle de dependências dos pacotes, este é mais completo e sofisticado no aptitude do que o do apt-get.

      1. Avatar de naoliveira

        Embora não pareça, pois graficamente o aptitude, sendo uma aplicação só de texto, aparente ser mais fraco.

        Eu tenho o Debian 5 instalado e o que o pessoal do Debian aconselha é só um utilizar um dos 2, ou seja se começarem por usar o aptitude devem usar sempre este, se começarem com o apt-get não devem depois usar o aptitude.

        Suponho que no Ubuntu se passe o mesmo, como aqui no pplware usam quase sempre o apt-get, deviam de manter os exemplos com esse programa.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Gostei do facto de dizer “OS X 10.7” no CD da primeira imagem que ilustra o artigo! :p

  5. Avatar de Vítor M.

    Este fantástico guia deixou-me com alguma ideias para, em windows, poder resolver algumas dúvidas aos utilizadores menos desenvencilhados nestas andanças. 😀

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Não me digas que “és gajo” para abraçar um projecto para a criação de um sistema de repositórios para windows?

      contavas já comigo para beta tester e ajudar na coisa 😉

  6. Avatar de Ricardo Correia

    Boas!
    Excelente dica… vou começar a utilizar sempre este método!

    Já agora, tenho uma dúvida…. existe alguma forma de instalar o photoshop no Ubuntu 9.10???
    Já tentei com o wine, mas não consigo! É a única coisa que ainda me prende ao Windows!

    1. Avatar de Gabriel Martinez
      Gabriel Martinez

      Tens o Crossfire que utiliza o Wine mas instala em conjunto todo o software e “librarias” necessárias para a aplicação funcionar. De momento penso que é a única maneira de por o Outlook a funcionar em Linux. Caso precisem de ir buscar mails a um .pst.

      Mas atenção: o Crossfire não é gratuito, mas como deves saber o Photoshop também não é.. Testa o GIMP e vê se dá para o que queres fazer.

      Cumprimentos

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      eu sei que o photoshop cs4 so da portable e tem algumas dificuldades a funcionar mas nao me lembro como pus o meu.
      o photoshop cs2 ja tive instalado e esteve a correr as mil maravilhas!!

  7. Avatar de fran
    fran

    era muito mais simples se existisse um único repositório para o launchpad, ou não?

    adicionávamos o repositório launchpad e tava feito.

    porque é mque todas as apps têem um repo diferente dentro do launchpad?

    1. Avatar de iGama

      O launchpad é um agregador de projectos.

      Cada Projecto tem a possibilidade de ter o seu próprio repositório.

      Podes ter N projectos a desenvolverem as mm aplicações, uns novas features, outros pequenas alterações para testes. Se só houvese um repositório, como é que gerias os conflitos entre os pacotes e os pacotes alterados pela comunidade com os stable instalados?

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Parabens pela dica e pelo artigo:)

    Podes me dizer como metes-te o teu ambiente de trabalho assim ? 😀

    Gostei da maneira como aparecem quando aplicas em aplicaçoes:)

    Obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Obrigada!

      Eu tenho o Ubuntu Netbook Remix, pois tenho um Eeepc. Mas podes instalar esta interface no Ubuntu comum.

      No Gestor de pacotes Synaptic procura pelo pacote ubuntu-netbook-remix, marca-o e instalar todas as suas dependências.

      Ou então pela consola:

      sudo aptitude install ubuntu-netbook-remix

      Boa sorte!

  9. Avatar de Saulo
    Saulo

    Muito bom artigo, uma vez mais.

    A comunidade Linux tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, e temos visto as tarefas a serem executadas com maior facilidade.

    Gostaria de perguntar à Ana Narciso como é que se colocam os menus dispostos da forma apresentada no vídeo. Já tinha visto um screenshot semelhante ainda na fase Beta do 9.10, e agora voltei a ver.

    Desde já, obrigado…

    Continuem a divulgar aplicações e tweaks para Ubuntu.

    Cumprimentos…

      1. Avatar de Saulo
        Saulo

        Consegui instalar, mas não ficou grande coisa.

        Fiz entretanto “sudo aptitude remove ubuntu-netbook-remix” de modo a regressar à normalidade, mas, aparentemente, devem ter permanecido alguns resquícios da transformação. As janelas surgem maximizadas e a “barra de título” das janelas continua “invisível”…

        Como regressar à normalidade?