Dia 27 de Setembro… Onde votar?

107 Comentários

Todos nós sabemos que estamos em plena campanha política. São os debates frente-a-frente, a abertura dos telejornais e agora a política levada ao humor através dos Gato Fedorento, tudo nós lembra que dia 27 é dia de votar.

Em algumas situações a pergunta que se coloca é: “Então afinal, onde é que devo exercer o meu direito de voto “. Um exemplo desta situação acontece quando mudamos de residência e depois ficamos baralhados e não sabemos se ainda votamos na residência antiga ou na residência actual.

Uma vez que estamos na era da tecnologia, nada melhor que existir um serviço para nos responder a esta intrigante questão 🙂


Bem, vamos então por parte:

Para saber onde votar, tem as seguintes opções ao seu alcance:

  • Consultar o site: http://www.recenseamento.mai.gov.pt
  • Envie SMS grátis para 3838 escrevendo RE espaço Nº BI espaço AAAAMMDD
  • Telefone para 808 206 206
  • Na sua junta de freguesia

Com efeito, as alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento.

Assim:

  • Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão.
  • Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade.
  • Os jovens de 17 anos foram igualmente inscritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos.

Mais informações: www.dgai.mai.gov.pt

Partilhar:
Tags:

Comentários

107

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Geração HD

    Não se esqueçam !

    Votem em branco !

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      “Ele” (o tal) ganhava à mesma.. Todos nós sabemos!.. 😀

      1. Avatar de sampaio
        sampaio

        pois mas se o branco ganhasse, todos os partidos seriam obrigados a escolher outros candidatos a primeiro ministro.

    2. Avatar de _Planax_
    3. Avatar de Primax
      Primax

      “aquele” que não se pode pronunciar nem o nome…

      LOL

    4. Avatar de MC
      MC

      Votar em branco nunca mais.
      Um belo dia decidi não ir votar… Nesse dia ganhou o Durão Barroso.

      Não se lembram dele, ou apenas se lembram dele agora todo pimpão lá na Europa? Pois… não se lembram dele dizer a todo o Portugal que o País estava de tanga? Não se lembram da D. Manuela (que se candidata agora) de vender quase todo o património de Portugal? E as dívidas dos Portugueses a 1/5 do valor ao estrangeiro? Tudo para esconder o défice?
      E não se lembram dele que abandonou Portugal quando lhe acenaram com um ordenado chorudo na Europa?

      Desde esse dia NUNCA MAIS me vou esquecer de votar!

      Dizem que um voto não faz a diferença? Pois… se muitos Portugueses pensarem assim, temos uma maioria, o Branco!

      Como costumo dizer, de todos os políticos não existe nenhum bom, mas é nosso dever ouvir, ler e decidir. Eu costumo votar no “menos mau”. Qual deles penso que irá fazer o mal menor ao País, e a mim.

      Neste momento, e após 4 anos de Sócrates… eu vou votar Sócrates.
      Apesar de tudo o que dizem, ele fez ou tentou fazer, e não teve medo! Disse que fazia e fez. Pelo menos há que enaltecer isso.
      Não sou contra nenhuma classe, até porque sou apenas um técnico de informática, mas concordo com a regularização dos anos de trabalho para a função pública e a avaliação dos professores, por exemplo. Quem são eles a mais que eu, que também trabalho todos os dias, e quem sabe, até mais que eles?

      Por isso , e por outras mais, vou votar Sócrates.
      E não me alongo mais, pois já aqui está um testamento 🙂

      1. Avatar de _Planax_
        _Planax_

        5*

        Penso como tu!

      2. Avatar de João Silva

        5*

        Sou da mesma opinião 🙂

      3. Avatar de Newtomic

        Atenção…
        Votar em branco e não votar são duas coisas completamente distintas… 😉

      4. Avatar de João Paiva
        João Paiva

        interessante, mas um erro grave, n ir votar, n é nem parecido c votar em branco…

      5. Avatar de Olly

        Concordo com o facto de o voto em branco não favorece ninguém, concordo no voto no menos mau mas…
        …só para esclarecer um ponto:
        Os professores não são (antes pelo contrário) contra a avaliação, são sim pela forma como ela é proposta que apenas vai favorecer o compadrio e pior, vai obrigar os professores a dar altas notas aos alunos só para não verem as suas a descer. Informem-se antes de criticar ok?

        1. Avatar de MC
          MC

          Eu não tenho de me informar com os professores, basta ouvir as notícias e os protestos. O que se vê e ouve é que os professores estão contra a avaliação. O que se ouve é em suspender ou parar a avaliação, não se ouve em “alterar a proposta”!
          Mas a culpa não é só dos professores, mas também da Comunicação Social, pois a única coisa que se vê na televisão é uns a falar mal dos outros, e não mostram o tempo em que falam das medidas para o País.

          1. Avatar de Olly

            Pois… normalmente dá nisso. Maior cego é quem não se quer informar (neste caso). É muito mais simples por a culpa nos professores. Mas quem está no meio da “luta” sabe que o que a comunicação social transmite é apenas o que interessa que se saiba, i.e. fazer dos professores os maus da fita.

        2. Avatar de Angel
          Angel

          os professores são obrigados a dar notas altas aos alunos??? se calhar precisam mesmo de ser avaliados… quando não se está seguro do trabalho que se faz todas as desculpas servem, e se este modelo de avaliação não serve que apresentem alternativas, pois tambem nunca ouvi falar em tal coisa e falo com conhecimento pois na minha familia tenho 3 professores.

        3. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Se as notas dos alunos são más, ou os alunos são mesmo maus e não têm remédio, ou os professores não ensinam, bem. Se são maus, os alunos, certamente há um historial de más notas.

      6. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Não te esqueças que o voto em branco é diferente de não votar. Imagina o cenário:
        2 pessoas vão votar:
        – 1 vota no partido A e o 2º não vota: o resultado é que o partido A ganha com 100% dos votos.
        – 1 vota no partido A e o 2º vota em branco: o partido A ganha com 50% dos votos

      7. Avatar de José Silva
        José Silva

        Pois até nem deixa de ter razão quanto aos funcionários públicos e professores, agora pense que se levanta todos os dias para ir para o seu trabalho e recebe no final do mês por tal. Desse dinheiro que recebe vai fazer descontos sobre o mesmo, descontos esses que andam ai a alimentar uma camada de mandriões que recebem o rendimento mínimo e andam o dia todo na borga à nossa custa sem fazer rigorosamente nada e ainda por cima são os mais exigentes.
        Acha isto justo?

        1. Avatar de MC
          MC

          Não tenho de pensar, pois já o faço. Eu levanto-me cedo todos os dias para trabalhar, e faço os descontos todos. E também me custa ver esses mandriões a receber em fazer nada…
          Agora criticar porque se dá, e criticar porque não se dá…

      8. Avatar de Wilson Silva
        Wilson Silva

        Eu também gosto do Socrates. Não percebo nada de política mas percebo de informática. E foi o governo do Socrates que me deu o meu Toshiba E-Escolas gratuitamente 😀

      9. Avatar de mendex

        Deves ser um daqueles que anda por aí a acenar a bandeirinha do PS á espera de mamar como os outros. Ou então está á espera que os casamentos Gay sejam aprovados. Coleguinha de curso do animal mafioso Sócrates. Vai estudar ó trapalhão.

      10. Avatar de jaquim
        jaquim

        QUEM NÃO VOTA, NÃO PODE CRITICAR.
        E NEN HÁ MAIS CONVERSA.

  2. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    E quem não souber em quem votar, ainda podes brincar com “o futuro do pais”.. 😀

    ( http://u.nu/47xy )

    Neste site, bem concebido, vai-te tirar a dúvida de quem votas 😀

    Quanto ao meu voto.. não posso, ainda não tenho idade. –´

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @ avlis rotiv
      Boa dica !!!!

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Ora essa 😀

    2. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      Muito bom site! Devia haver um post informativo só com ele.

      1. Avatar de Olly

        Falei acerca desse site no “meu” blog mas não teve muito feedback. Acho que o pessoal anda desinteressado da política 🙁

    3. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      ou não… esse tipo de sites são demasiado tendenciosos… pois pelas respostas que dás, se não compreendes uma das perguntas bem, podes ir parar ao lado contrário que supostamente estás….

      Pode-te sim ajudar (ou nao) a te decidires mas como disse, é demasiado tendencioso!

  3. Avatar de agatho
    agatho

    Socratessss 😛

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      E vão 2…mas uns milhares valentes e o Socas ganha isto

    2. Avatar de viperbruno

      Então vê isto…

      http://www.gsmin.com/forum/showthread.php?t=39421

      Isto apenas referente a área da educação sem esquecer caso Freeport, e outros mas se querem que continue na mesma votem nele…

      “Mentiroso, corrupto e aldrabão.”

      http://www.gsmin.com/forum/showthread.php?t=39390

      1. Avatar de M.Manuelito
        M.Manuelito

        É legítimo teres a tua opinião e de agires em conformidade. Acho que cada um deve ter a sua ideia, pois discutir política é como discutir sobre qual o melhor sistema operativo… há sempre as opiniões mais contraditórias e isso até é positivo, mas não se consegue mudar com argumentos, mesmo que válidos, o pensamento de uma pessoa sobre estes temas.

  4. Avatar de killer
    killer

    A única pergunta que se coloca meu amigo, é que se vale a pena votar!

    1. Avatar de kekes

      Valer vale, que temos um direito que os nossos antepassados lutaram, há que usufruir dele, pois senao quando nao o tinhamos queriamos, agora que o temos ignoramos-lo 😉 , agora apartir do momento que vais votar es libre de fazeres o que quizeres, em branco, em negro, em que quizeres 😉

      1. Avatar de killer
        killer

        Sim kekes, concordo contigo…foi apenas um desabafo.

    2. Avatar de André M.
      André M.

      Mais do que valer a pena..é uma obrigação de todos nós!

  5. Avatar de kekes

    Bem vou votar pela primeira vez, nao sabia do meu numero, prontos já o sei 😀

    Votem PDA, Partido Deixa Andar LOL

    1. Avatar de kekes

      LoL agora é que me lembrei esse partido existe, 😀 esqueçam entao LOL, já inventam partidos para tudo

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Só dá vontade de rir o n de analfabetos que existem por aí nos países desenvolvidos que nem sabem o que a internet é.

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    melhor os que só sabem usar o ie também dão muita vontade…

  8. Avatar de a
    a

    vou votar sucratas como dizia uma mulherzinha para uma camara da SIC.

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Andas a ver televisão 😀
      E nunca se diz em quem se vota, por isso é que é secreto..

      Como és “A Voz do Povo”, podes interferir com os votos de outros.. 😀
      No meu já interferiste.. 😛

      1. Avatar de a
        a

        Essa de o voto ser secreto nuca percebi! Mas é vergonha alguma??!! Isto de, de 4 em 4 anos o governo mudar nem dá para aquecer! Se vem outro governo vai levar mais 4 anos a perceberem o estado das coisas, e quando iam por as mãos-na-massa, muda novamente!

  9. Avatar de Vítor M.

    Não pode ficar como está, este país está mal, está pálido e sem ambição.

    As pessoas estão desalentadas, o crime é cada vez mais uma preocupação, o crime violento aumentou drasticamente ao ponto dos criminosos saírem dos tribunais primeiro que os policias que os detiveram.

    Os professores foram perseguidos e deram prioridade ao laxismo. As famílias não precisam de procurar trabalho, candidatam-se ao rendimento mínimo, os filhos vão para os infantários e escolas com o apoio da segurança social. O estado paga as rendas e os empréstimos e as instituições de solidariedade social facultam os géneros alimentares.

    As pessoas ficam nos cafés, sobra dinheiro ao fim do mês e não pagam impostos. Nos hospitais e centros de saúde não pagam as taxas moderadoras e têm acesso a medicamentos gratuitamente.

    Só pergunto:

    Quem trabalha, paga o infantário dos filhos, paga os transportes, paga a cantina, paga os medicamentos e as consultas, paga impostos, paga renda/empréstimos, como trabalha 8 horas por dia e perde 2 horas no transito um hora a ir levar e buscar os filhos… de tão cansados nem tempo nem vontade há para ir ao café ou ao cinema… quem olha por essa gente que trabalha?

    Quem os protege e aos seus bens que são assaltados e os estado como não faz o seu serviços beneficia o ladrão?

    Quem protege essa gente que trabalha digam-me lá?

    Comparando ambas as famílias, uma delas chega ao fim do mês ainda com dinheiro… descubram qual!

    Fecham as maternidades, baixam os abonos das famílias que trabalham, aumentam os preços da alimentação… como que raio pode uma família ter filhos?

    Enfim….

    1. Avatar de Hugo Cura

      Defendo essa opinião, sem dúvida.
      No entanto, se soubesse que o meu voto ia de encontro com essa vontade, votaria com toda a convicção.. Como está isso é certo, não poderá ficar (i hope).

    2. Avatar de kekes

      Concordo contigo no que dizes mas em quem vais votar? Vais fazer uma lista 😀 fica a sugestão LOL.

      Eu detesto os politicos que temos actualmente, simplesmente são pessimos, mas, peço desculpa se vou ofender alguem, no assunto dos professores concordo plenamente com o governo. Eu sou membro de uma familia de 6 elementos, 3 filhos e a minha avô que está acamada, tenho o meu pai que trabalha sem exagerar 12 horas por dia, tira só o Domingo, os feriados que parecem mal trabalhar, e 1 semana de ferias por ano, cuja apoveitou este ano para tratar de burocracias, nunca ouvi o ouvi dizer trabalho de mais bora ir descansar, pelo contrario, haja muito trabalho que é bom sinal, estas sao as palavras que eu ouço. Depois vejo muitas das exigencias dos professores e nao posso estar mais de desacordo , ontem deu a grave dos enfermeiros, nao será a minha profissao de futuro, será outra ligada ao mesmo ramo que penso que nao terei problemas, mas eles têm razão, que eles sao menos que os professores? Existe tanto professor e mesmo assim são uma das classes mais priveligiadas do nosso país, e temos alguns que até a data de validade já passou, a receber benificios que até enlouquecem uma pessoa modesta.

      Hoje na igreja fiquei chocado com o que o padre disse durante um peditorio para um associaçao por eles criada, palavras e ele se descuidou e me tornou revoltado contra a sua pessoa, a sorte é que sou uma pessoa que acredita numa ideologia, mas a sigo com cabeça e nao com ignorancia, e assim nao perco a fé mas a confiança na instituiçao representante da fé.
      Ele disse que tinha 4 pessoas a trabalhar que estavam este ano ainda a estagiar, mas para o ano percisa de 70000€ para lhes pagar o salario.
      70000€? 300 contos por mês? A pessoas que acabaram de sair da formação? Com qualificaçoes que pessoas por metade do preço fariao o mesmo?

      Eu gosto muito de justiça, mas quando o pais está a passar mal, uma classe é super privilegiada, há que instaurar a justiça, se nao é para uns nao é para ninguem. Conheço muito bem muita gente que nao fez nada a vida toda e foram funcionarios publicos e estão com uma marmita de fazer inveja e com regalias ui ui, mas o pobre que trabalhou a vida toda, estoirou o corpo todo, está a sofrer de problemas causados pelo trabalho, e que pagou impostos enormes para ganhar uns trocados, ganha uma reforma que dá para comer e mal.

      Atençao um engenheiro sai da universidade e vai ganhar 500€ e se quer depois vai subindo.

      Uma ultima coisa. Um pais com 11 milhoes de habitantes, nao teremos gente melhor para candidatos que alguns que se apresentaram agora? Por amor de deus muitos nem sabem o que ali estão a fazer, dá dó. É o que eu lamento.

      1. Avatar de kekes

        “Concordo contigo no que dizes mas em quem vais votar? Vais fazer uma lista 😀 fica a sugestão LOL.”

        Com estas palavras estou a ser brincar com a situação nao a interrogar ninguem, peço desculpem se causar má interpretação.

    3. Avatar de jmcs
      jmcs

      boas
      isto mais parece o discurso do paulo portas, apesar de teres toda a razao.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Atenção que não está tudo correcto nesta frase:

    “Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão.”

    Contudo, se efectuarem o pedido do CC nos 60 dias que precedem um acto eleitoral, período em que as listas de eleitores já estão fechadas, mantém-se o local anterior.

    Falo por experiência própria, mas é com agrado que farei os 120km que me separam da urna 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim sim isso é uma questão “burocrática”. 😀 Mas de facto os cadernos antes 60 dias já não podem ser alterados.

  11. Avatar de ASKI
    ASKI

    Votem socrates, para um pais mais pobre :b

    1. Avatar de Marco Faria
      Marco Faria

      Esse pensamento é retrogado meu caro…

      Se pensares bem este governo fez mais que qualquer um dos que lá estiveram…

      1. Avatar de No desemprego
        No desemprego

        Criou o ilusionismo em 150.000 novos postos de trabalho. Mandou uma carrada de pessoas para a rua protestar com a educação. Pressão sobre jornalistas. Fechou hospitais, alterou as regras do Código do Trabalho, criou um Ministro que se dedicou à arte das macacadas em plena Assembleia da República. Fez realmente muito mais, tanto tanto que até me esqueço da enorme vastidão de assuntos como os Cursos de Engenharia, faculdades privadas, ASAE’S e derivados.

        1. Avatar de MC
          MC

          Mas também te esqueces dos abonos de família, dos abonos de gravidez, dos abonos para os idosos e para os desempregados. A reforma da Justiça e da Função Pública, da renovação das creches e das escolas, da informatização quase total de todos os serviços, do Simplex, que é apenas a simplificação de toda a burocracia, etc, etc…

          É fácil dizer mal, é mais difícil olhar para o panorama em geral. E por muito mal que digam, ele “reparou” um défice em 2 anos que os outros arruinaram…

          Com isto não quer dizer que ele fez tudo bem, pois também não concordo com todas as políticas dele, mas que ele é teimoso e que nos “obrigou” a andar para a frente, isso sim.

  12. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    Boas,

    Digo desde já que tenho apenas 17 anos, pelo que não posso votar e o meu gosto pela politica fica bem no fim das minhas prioridades.

    Mas digo uma coisa, o país está mal? Claro que está, e melhorá-lo está ao nosso alcance. Mas também digo que a avaliar pelo que tenho visto nos últimos tempos, o Partido Socialista fez muita coisa boa nestes últimos anos.

    Não quero fazer aqui um testamento mas concordo com o Vítor.

    Mas vamos pensar, tanta coisa que se podia mudar já amanha.

    Eu se fosse cabeça de lista de um Partido propunha o seguinte, e passo a explicar(Não me vou por com linguagem formal…):

    – Todos os presos/reclusos de Portugal participavam nas grandes obras públicas fortemente vigiados, afinal de contas têm cama e roupa lavada e comida na mesa todos os dias e passam o dia “a coçar os tomates” como diz o bom português;

    – Fazia grandes apelos e promoções às energias totalmente renováveis e sustentáveis e apostava nas tecnologias, porque actualmente qualquer estudante português tem acesso a um computador e ligação à Internet com grande facilidade e no fundo só serve para jogar sejamos realistas.

    – Cerco apertado a todos aqueles que dependem do rendimento mínimo e fundo de desemprego. Todos os inscritos teriam no máximo direito a recusar um só emprego proposto sendo depois excluídos do programa visto que muitos recusam as propostas que lhes são oferecidas;

    – etc.

    Acho que já perceberam o meu ponto de vista, teria muitas mais propostas mas também não estou em “campanha eleitoral”.

    Mas digo que só estas 3 dariam um grande avanço no país.

    Cumprimentos

    1. Avatar de JC
      JC

      Marco, tens apenas 17 anos? Mas pelo que escreves parece-me que és um “gajo” com os olhos abertos e com um palmo de testa. Acredita que com umas medidas do género que propões este país andaria um pouco mais na linha. 😀

      1. Avatar de Marco Faria
        Marco Faria

        Trata-se de começar por algum lado e o que os partidos querem é tudo de uma vez e conseguir grandes coisas para impressionar…

        Mas não é pelo telhado que se começa a casa, e em Portugal há muitos alicerces a melhorar e muito…

        Cumprimentos

    2. Avatar de kekes

      Concordo contigo mas acrescento uma em detrimento de outra.

      Quem estiver em casa a receber o rendimento minimo sem trabalho, ou no fundo de desemprego, que no periodo que não têm trabalho fazer trabalho comunitario, alias, somos todos nós que lhes pagamos para muitos terem a boa vida de NO STRESS, assim ao menos contribuiriam um pouco, mesmo que nao fizessem muita coisa, ao menos faziam mais que nada.

  13. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    offTopic:

    Your comment is awaiting moderation. ‘?????

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma! Ou foi a primeira vez que comentaste, ou o nick é novo ou o mail 😀

      Obrigado pelo teu comentário.

      1. Avatar de Marco Faria
        Marco Faria

        Resolvido aparentemente…

        Vítor, compreendo que te passem pelas “mãos” inúmeros cibernautas todos os dias, mas acho que deve ser erro do sistema, pois já fiz n’s de comments, e tanto o nick como o e-mail é exactamente o mesmo.

        Aliás aproveito para te dizer que já tivemos contacto por e-mail, faz hoje 8 dias, falhei com o prazo quando te disse que ia te apresentar a proposta esta semana mas tá quase pronto…

        Cumprimentos

        1. Avatar de Vítor M.

          Estranho! Bom é provável que tenha sido um excesso de zelo do askimet…

          1. Avatar de Marco Faria
            Marco Faria

            Na boa Vítor…

            (nem o wordpress me curte xD)

            Acontece…

  14. Avatar de DFC
    DFC

    6 deputados do ps as eleiçoes… socas, socras, sucata, socrátes, socrates e socratas XD Isto segundo alguns portugueses

  15. Avatar de Rach
    Rach

    Eu propunha, tu propunhas, ele propunha…

    Quando fores crescidote candidata-te.

    1. Avatar de Marco Faria
      Marco Faria

      Nunca me hei de candidatar…

      Acho que eu tinha potencial, honestidade à parte, mas nos dias que correm tanto eleições como campanhas é uma palhaçada…
      Sê sincero…

      Achas que é a dar jantares de borla e bandeirinhas (canetas, bonés, bolas, etc.) que se conquista eleitores?

      Achas que é com “lutas em campo aberto” entre os líderes opostos que favorece o país?

      Achas que com uma comunicação social que mostra o lado das lutas entre partidos em vez das propostas de cada um ?

      Achas que é bonito eu percorrer 1,5km para chegar à escola passar 5 rotundas e em cada uma ver a cara de cada cabeça de lista?

      Pelo amor da santa, a campanha eleitoral é uma palhaçada.

      Tenho a certeza que muitos que estão certos que vão votar neste ou naquele, se ouvissem e estudassem bem o que cada um propõe, muitos mudavam de opinião.

      Enfim, só tenho a dizer que é

      1. Avatar de Marco Faria
        Marco Faria

        * uma palhaçada.

        Fazem das eleições uma “festa” nacional

      2. Avatar de JPontes
        JPontes

        Tenho de concordar contigo que a politica nos últimos anos têm-se tornado num autentico campo de batalha onde se primazia os ataques pessoais as intrigas e as ofensas .

        Mas não deixo de acredito que ainda existe Esperança que é possível fazer uma politica centrada propostas nas ideias para construir um Portugal melhor.

        Por isso proponho a visualização deste vídeo:
        http://www.youtube.com/watch?v=9GarSeg_83o

  16. Avatar de Rach
    Rach

    Socras diz:
    Ei cara tudo legal, porreiro pá!

    No meu tempo a vida de estudante era difícil, só me safei com aquele trabalho de domingo.

    Agora sou primeiro-ministro e posso contribuir para a educação: testes de matemática mais fáceis!

  17. Avatar de a
    a

    Agora é que vamos ouvir a típica frase da praxe e que detesto:
    – Ah e tal, venha quem vier eles são todos iguais…gatuuunooos!!!

    Isto demonstra o espírito de algumas pessoas!

    1. Avatar de Marco Faria
      Marco Faria

      Muito boa gente pensa que é chegar lá e fazer… enfim

  18. Avatar de Tozé dos Youtubes
    Tozé dos Youtubes

    Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

  19. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    @Rach

    Não tenciono criticar ninguém, mas desde 1974 que sou livre de dizer o que penso e entendo. Faço-o aqui porque visito o pplware diariamente e me interesso pelo futuro do blog.
    E logo que não seja proibido expressar-me aqui tenho todo o direito de o fazer.

    Parece que já sei o que esperar de pessoas como tu, quando vi o título deste post pensei: “Mais tarde ou mais cedo vai dar barraca nos postes” Pena que tenha sido comigo..

    Peço desculpa aos moderadores e à comunidade, mas eu sou assim, se tenho razão não me calo.

    Cumprimentos

  20. Avatar de Snaker
    Snaker

    Não te nada que saber… eu não quero mentiras para o meu país….Eu VOTO na Politica de Verdade! VOTO PSD!

    1. Avatar de Lince
      Lince

      Snaker

      das duas uma: ou tens fraca memória ou estás “cego”

    2. Avatar de Luka
      Luka

      ou sofres de amnésia ou é a primeira vez q votas…

    3. Avatar de MC
      MC

      Eu também voto na política da verdade…
      – É verdade que arruinaram o País.
      – É verdade que a D. MFL era ministra da educação quando colocaram as propinas.
      – É verdade que a D. MFL era ministra das finanças quando foram criados alguns impostos, tais como o Pagamento Especial por Conta.
      – É verdade que a D. MFL vendeu quase o património português ao estrangeiro.
      – É verdade que o “Sr. Preto” e outros que estão prestes a ser condenados estão na lista dela, à espera de perdões e tachos.
      – É verdade que os maiores casos de corrupção são de ex-dirigentes do PSD.
      – É verdade que o Sr. “Amigo do Presidente” soube a tempo que o BPN ia ser privatizado para retirar o dinheiro dele todo de lá.
      – Até é verdade que o Sr. Presidente da República manda fazer notícias para prejudicar o governo…

      Existem tantas verdades… que ela devia de ter vergonha.

  21. Avatar de Ismael
    Ismael

    Sinceramente! nao consegui ler o tanto de comentarios que escreveram.
    e um bom topico, e originou muitos comentarios.

    Ja ca vivo neste pais a alguns anos, e cada vez me interesso mais por votar, so que ha algo que nao me agrada.
    Para que votar no Ps ou no PSD. quando calha a algum la estar no TOPO toda aquela vontade de mudar desaparece e fazem de tudo pra esconder as falhas do sistema. Alteram e alteram mais mas continua tudo pelo mesmo caminho. O caminho que eles tomam e-lhes ditado pelos Berardos e aqueles filhos da mae que tem o bolso cheio da guita, e porque? porque sao estes tipos que investem milhoes no estado e nao querem perder nada.

    So que se pensar assim iria inclinar num bloco de esquerda ou num partido de estrema direita!
    Mas malta, pelo bloco de esquerda se eu tenho um terreno no meu nome, para eles e como se fosse tudo do estado. Eles e que mandam, o poder esta somente nas maos deles. Se me volto para a estrema direita apesar do que e meu, eu o poder defender de todas as maneiras possiveis,vou entrar pelos caminhos de trafico de droga, mulheres e armas, racismo, criminalidade.

    Nao estou aqui para criticar ninguem. pois e esta imagem que os partidos mostram a Portugal.

    Sera que vale a pena nos virarmos para os grandes partidos, votar em branco ou nos virarmos para os pequenos partidos que querem crescer e mostrar o que valem?

    E gosta senceramente de poder votar apenas nas coisas boas que os partidos podem fazer, ou seja, retirar apenas um pouco de cada um.

    Abracos

    Gos

  22. Avatar de Miguel Jeri

    Ah pensei onde – no sentido de partido. Mas também já tinha escolhido CDU 🙂

    O sistema de SMS’s é bom e funciona. Quando estive nas mesas de voto na Europeias ainda safou alguns. Mas na dúvida, há sempre a Junta de Freguesia.

  23. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Desculpem a todos… Mas se votar é na senhoras de profissão duvidosa (isto é ninguém duvida que são prostitutas mas….)
    É que já estou farto de votar nos filhos delas 😛

    Todos prometem, porém nem metade do que dizem é verdade… Depois lá vem o politicamente correcto…
    Farto de politica, devia ser como nas empresas, contracto de 6 meses (+ 1 experiência) depois faz borrada é despedido, assim sempre queria ver “os candidatos”.

  24. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    Estes serviços são úteis mas incompletos. Eles indicam a freguesia onde se vai votar, mas não dizem a localização da mesa de voto.

    Na freguesia onde eu voto, há pelo menos 4 locais distintos onde se pode votar, sendo que cada mesa de voto só dá para votar do nº X ou nº Y.

    Este ano como mudei de nº de eleitor (ao fazer o Cartão do Cidadão) lá terei de telefonar para a a junta de freguesia ou no Domingo correr as várias mesas a ver onde é que voto!

    Acho que é um ponto a rever!

    1. Avatar de Miguel Jeri

      Atenção: os editais com as mesas de voto saem antes do dia das eleições, penso que uma semana antes.

  25. Avatar de J.
    J.

    Não votem em branco. Se quiserem marcar uma posição desse tipo anulem o boletim de voto, não vá alguém acrescentar uma cruz num boletim vazio. o ideal é um traço de cima abaixo.

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      Isso é um voto nulo. Não conta. Para ires lá fazer um risco mais vale ficares em casa.

  26. Avatar de Olly

    De há uns tempos para cá que tenho (pelo menos tento) usado o sistema de votar em quem diz menos mal dos outros… acabo por desistir a meio, a última vez que consegui votar assim foi para a presidência da república.
    É triste quando uma campanha, em vez de se focar em divulgar os seus objectivos, se limita a dizer mal dos adversários. São estes os nossos políticos? É nisto que vamos votar? Infelizmente sim 🙁

    Chegámos a um ponto em que nenhuma das candidaturas nos dá credibilidade. Uma porque prometeu 150 mil empregos e deu-nos 150 mil desempregados… outra porque não consegue dar garantias de nada a ninguém (com um partido aos cacos onde todos estão contra todos), os extremos da política só fazem asneira, como a história nos provou (e continua a mostrar todos os dias). Não sei mesmo que fazer.

  27. Avatar de André Lopes
    André Lopes

    Sou uma pessoa cansada com este Portugal.

    Pagar para quem não quer estudar?
    Pagar a quem não quer trabalhar?
    Meus amigos, se todos pensarem assim, ninguém trabalha… Já pensaram nos excelentes softwares e hardwares que a cada dia que passa são revelados?
    Na excelente tecnologia que a cada dia é inventada?
    Andamos nós e os nossos pais a trabalhar como “camelos” para termos pelo menos 450 euros em casa, e uns burros que não querem fazer nada, recebem-no à nossa custa?
    Andamos nós na faculdade a estudar e a perder o nosso tempo e nem uma bolsa recebemos, para uns meninos da mamã receber bolsa e reprovar vezes sem conta?
    Memória parece ser curta… mas sabem quem se lembrou de dar este rendimento minimo? Foi o sr. Guterres, partido PS enquanto governo. O sr. Sucratas como dizem por aí, era ministro nessa altura.

    Hoje incute-se a ideia que tudo é dado, não importa trabalhar. É tudo dado. Temos por exemplo a ideia do Magalhães. Se agora até dão portáteis às crianças, porque trabalhar para comprar 1?

    Sem trabalho nada se faz. Eu vou votar contra a preguiça e vou votar CDS-PP.

    1. Avatar de PTDennis
      PTDennis

      Concordo! Chega de parasitas nesta sociedade. Eu trabalho e tenho vários parasitas a viver à minha custa!
      Chega de gozarem com os polícias e de soltarem os ladrões uns minutos depois. Chega de tirarem a autoridade aos professores. As escolas estão cada vez piores!
      Temos de mudar!
      Chega de mais do mesmo!

  28. Avatar de Navyseal

    Legislativas de 2005

    Partido – Votos

    PS – 2.588.312
    PPD/PSD – 1.653.425
    CDU – 433.369
    CDS-PP – 364.971
    BE – 364.971

    PCTP/MRPP – 48.186
    PND – 40.358
    PH – 17.056
    PNR – 9.374
    POUS – 5.535
    PDA – 1.618

    Abstenção – 3.196.674
    Brancos -103.537
    Nulos – 65.515

    Só a abstenção chegaria para dar maioria absoluta a outro partido ou a eleger vários dos pequenos partidos. Os brancos seriam suficientes para meter o PCTP/MRPP pela primeira vez na assembleia. Se querem fazer a diferença, deixem de votar sempre nos mesmos ou a ficar em casa.
    Escolham um partido pequeno que tenha alguma concordância com as vossas ideias, comam lugares aos grandes!

    Os grandes agradecem brancos, nulos e abstenções, pois isso só tem interpretações sociológicas e boas para debates televisivos, de resto até podem ser na ordem dos 99% que vão continuar a eleger governos…

    Este ano existem 15 candidatos, não me digam que não encontram nada que vos agrade ou que são todos iguais, porque quem é igual é quem vota sempre nos mesmos ou fica em casa.

    Programa político dos 15 candidatos: http://slayeralfa.blogspot.com

  29. Avatar de Navyseal

    Correcção:

    CDS-PP teve 416.415 votos.

  30. Avatar de R
    R

    Eu sei que já lá vão alguns dias e provavelmente ninguém vai ler isto, mas… cá vai.
    – Sócrates: Acho que chegou cheio de vontade e coragem, tentou fazer algumas coisas, mas mexeu com “lobbys” muito sólidos, e então virou-se para questões mais “fáceis”…
    – MFLeite: Entre os dois parece-me a mais coerente. (não quer isto dizer que voto nela)
    – PPorcas: Já teve a sua oportunidade de fazer TODA a diferença (quando teve os 10% que tiravam a maioria ao PSD) e NÃO fez. Vendeu-se por uma ou duas pastas e pôs-se a comprar helicópteros e submarinos (SERÁ QUE NINGUÉM SE LEMBRA DISTO?). Foi derrotado em TODOS os seus objectivos. Agora quer o quÊ? MAIS TACHO?
    – FLouçã: Já sabemos que este não vai para governo, mas tê-lo com força para se opor a ele, parece-me uma coisa boa. Porque é uma pessoa que sabe fazer contas e sabe o que diz.
    – O Camarada: Já está velhinho, mas é mais um a fazer frente.
    – Os outros todos: Sim, porque a opção não recai apenas sobre estes. Há mais (não que sejam melhores, mas há outras).

    Só mais uma coisa muito importante:
    O que significa um voto?
    – Votar em alguém singifica: “Eu quero que este partido / pessoa me represente e defenda os meus direitos”
    – Votar em branco: “Não acho que haja alguém com capacidade para defender aquilo em que EU acredito, quero novas eleições e novas ideias, novas pessoas e novos ideais. Perguntem-me o que eu quero!”
    – Não votar: “Eu estou-me a marimbar para o país e o que fazem com ele.” (normalmente são estes que dizem mal da política e dos políticos)

    Votar no “menos mau” parece-me um mau princípio. Temos que ter convicção absoluta que a pessoa que para lá vai protege os nossos interesses na integra, ou pelo menos em grande parte. Se não for assim, ou voto em branco, ou aposto na oposição.

    1. Avatar de Crysis
      Crysis

      Quem não vota pode ter um motivo mais profundo que isso.

      Eu não voto porque sou anarquista. Não acredito em Estados, muito menos em fronteiras, lei das mobs ou opressão de minorias ‘aka’ democracia.

      Estado não é mais que um dogma de raízes religiosas. Um chamado “mal necessário” que, realmente, não o é.

      1. Avatar de R
        R

        Pedia-te só um exemplo de sistema anarquico que tenha funcionado… só para perceber a tua teoria.

        1. Avatar de Crysis
          Crysis

          Hong Kong manteu-se como uma província autónoma da China Popular. Tinha o mercado mais desregulado e o mais rico. A China está a copiar o seu modelo.

          O Oeste americano foi feito com praticamente sem o Estado. A força dos Estado não chegava aos povoados, no entanto as pessoas organizavam-se e havia menos crime por capita. Os filmes deram má fama, mas os factos são outros.

          Até em Portugal tens empresas que faliram e deixaram de ter hierarquias e passaram a ser igualitárias e apoderaram-se das empresas e puseram-nas a dar lucro outra vez.

          Os exemplos são imensos, basta pensar bem e fora da caixa que é a doutrinação do Estado.

          O Estado não é mais que monopolização de espaço/serviços/bens através da coerção.

          Com monopólios pagas sempre mais por menos qualidade, tens leis absurdas que levam a imensa criminalidade, tens serviços obsoletos que não usas e és obrigado a pagar…

          1. Avatar de Crysis
            Crysis

            *Os desempregados apoderaram-se das empresas…

          2. Avatar de R
            R

            Obviamente acreditas no que estás a dizer, e não sou eu que vou tentar mudar isso, mas lamento, não acredito nesse modelo.
            Há muito mais a considerar do que o que estás a dizer.
            Cumpz.
            🙂

        2. Avatar de Crysis
          Crysis

          Não há muito mais a considerar, vendo que a base, estando destruída, cai o resto. Difícil é conseguir conceptualizar a inexistência de um Estado, a verdadeira liberdade.

          O instituto Von Mises dedica-se à economia e à escola Austríaca e tens lá muito mais documentação libertária.

          Contudo pactuar com sistemas coercivos como os Estados é suicida e inviável.

          Prova disso é o simples esquema da segurança social. Aquilo está destinado a não funcionar, a ter que sobreviver com emendas sobre emendas, como o aumento da idade do trabalho e a redução das pensões.
          Aquilo é o único esquema de pirâmide legal em Portugal, e é cometido pelo Estado.

          Para não falar de todos os outros monopólios e lobbies que o Estado tem que impedem a competitividade.

          O Estado só sobrevive porque te obriga através da força, através das armas.

          1. Avatar de R
            R

            Pressuponho que consigas explicar o que quer dizer “verdadeira” liberdade.
            Quanto à segurança social, presumo que tenhas uma solução. Queres partilhar connosco?
            Não sou político, nem pretendo estudar política, pelo que não me vou dar ao trabalho de ler sobre a escola austríaca. Tenho apenas uma opinião que não é melhor nem pior que a tua, apenas é diferente. E um princípio da democracia, é mesmo esse: Respeitar a diferença.
            Mas fala-me da verdadeira liberdade, porque já pensei sobre isso, e acho que isso não existe. 🙂

          2. Avatar de Crysis
            Crysis

            Verdadeira liberdade é não nasceres com uma dívida a alguém para toda a tua vida.

            Tu hoje tens o azar de nascer em um determinado território em que vives como um determinado grupo quer que vivas. E és obrigado a isso devido à coerção imposta pelo Estado.

            A solução da segurança social é o que tu quiseres fazer com o dinheiro.

            Em anarquia não tens impostos, não és obrigado a descontar. Fazes o que quiseres com o dinheiro.
            Provavelmente a solução seria poupar, terias muito mais que poupar sem impostos.

            Tu hoje tens uma falsa caridade do Estado, em que tens que participar obrigatoriamente.

            É um exemplo de monopólio coercivo.

    2. Avatar de Navyseal

      Interpretações pessoais sobre votos não mudam o país.

      Voto branco ou nulo são iguais. E até te posso dizer mais, quem te garante que na mesa de voto eles não colocam uma cruz nos votos em branco? Eu sei de quem arranje cunha para ir para as as mesas de voto, portanto como posso ter a certeza de que não vão mexer nos votos em branco? Está la algum observador da ONU para se assegurar disso? Que eu saiba não…

      Votar num partido, não significa que tenha de estar 100% de acordo com os nossos princípios, porque isso não existe! A não ser é claro que cries um partido teu. Votar num partido cujos ideais sejam similares aos nossos isso sim é solução!

      Votar num partido apenas porque os amigos votam, ou é constituído por conhecidos ou ainda porque faz “oposição” ao actual governo, isso não é votar, é fazer um favor.

      Quem quer a mudança vota por um partido pequeno, quem quer que esteja tudo igual vota nos mesmos, branco/nulo ou fica em casa.
      Volto a dizer, as interpretações sociológicas ou politicas do voto branco/nulo, não passam disso, meras interpretações e a realidade continua sempre a ser a mesma sem mudança!

      1. Avatar de R
        R

        Falar sobre o assunto é mesmo isso… falar.
        Quanto ao voto nulo e voto branco, é parecido, sim. E os outros (para mim) significam aquilo que disse (podes discordar o quanto queiras, vivemos em democracia, ainda).
        Se a oposição não fosse importante, não existia. E isto havia de ser uma espécie de madeira. Apesar das vantagens que isso pudesse ter… Não, muito obrigado. 🙂 Votar na oposição não é fazer favor a ninguém. É votar.
        A mudança somos nós (todos) que a fazemos e garantidamente, não é a pensar assim que chegamos lá.
        Cumpz. 🙂

  31. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Não tenho opinião sobre os candidatos, pois não os conheço. Mas votar é importante e direito do cidadão. Unica maneira de expressar sua opinião e retirar do poder os piores.

    Nem tão offtopic, alguém quer tentar invadir nossas urnas eletrônicas?
    Só se inscrever e ganhar seu prêmio.
    http://info.abril.com.br/noticias/ti/tse-usa-hackers-para-testar-urna-eletronica-12092009-2.shl

    abraço

  32. Avatar de sjk
    sjk

    Apenas uma tentativa de chamada de atenção:
    O voto não é uma brincadeira qualquer, deve sim ser interpretado como um direito e dever. Se não querem que decidam tudo por vós devem ser conscientes e escolher o partido que mais de encontro está com as ideias de cada um.

    Pq se ninguém se importar, dirigimo-nos cada vez mais depressa para uma situação precária, de insegurança, injustiça (legal/pensamento/educação) e tudo mais…

    Pensem tb em acabar c/ a insegurança c/ q mt gente vive, ameaçada por certos indivíduos sem noções de vida em comunidade, q tentam assaltar, furtar, etc…

    Boa semana ;D

  33. Avatar de Descontente
    Descontente

    Há quem fale dos desempregados que recebem rendimento mínimo mas convém que se lembrem que muitas pessoas desempregadas não recebem absolutamente nada e ninguém fala sobre estes casos.
    Apresento como exemplo a minha situação. Passei mais de dez anos a dar aulas em escolas privadas tendo conseguido um nível de vida bastante desafogado. Há cinco anos fui impedida de continuar a exercer essa função por causa de uma complicação burocrática que ainda hoje não está resolvida. Acabei por ter de recomeçar a minha vida profissional a partir do zero, concorrendo com pessoas bastante mais jovens e acabadas de saír das faculdades. Os trabalhos que arranjo são de atendimento ao público e telemarketing onde as condições de trabalho são simplesmente miseráveis. Já passei por empresas onde nem sequer me pagaram salário pelo trabalho que lá fiz e se vou à inspecção do trabalho pedir ajuda para receber os honorários o apoio que recebo é nulo. Já pedi três vezes a intervenção de advogado à ordem dos advogados mas nem sequer recebi resposta. A história de que a justiça está ao alcance de todos os cidadãos não parece que seja verdade.
    Tive de entregar a casa ao banco e vender o carro estando agora dependente de um familiar. Se dependesse só do trabalho já teria morrido à fome pois entre os salários ridículos que vou recebendo e os longos períodos de tempo em que não trabalho é impossível sustentar-me. Inscrevo-me no IEFP e se voltar lá uma semana depois a minha inscrição já está anulada e nem me explicam porquê. Ouve-se dizer que há registos que são apagados para reduzir as estatísticas do desemprego… Encontrar emprego é cada vez mais difícil, só com cunhas se consegue alguma coisa… Em desespero de causa resolvi ir à segurança social pedir algum tipo de apoio e foi recusado. Às vezes penso que se não tivesse uma cor de pele tão branca e não falasse correctamente português de certeza teriam achado que precisava de ajuda…

    Há realmente quem não queira trabalhar e receba subsídios para estar na praia mas o que dizer de quem quer trabalhar e não consegue? E o que dizer de quem trabalha mas chega a meio do mês sem dinheiro?

    É este o país que queremos? Um país onde não há acesso igual para todos os cidadãos à saúde, à educação, à justiça e ao trabalho?
    Talvez não seja o país que queremos mas é o que merecemos se caírmos na asneira de votar sempre nos mesmos. Depois não se queixem se as coisas continuarem na mesma ou ficarem ainda piores.

    Desculpem o desabafo.

  34. Avatar de aver
    aver

    Eu não sirvo para dar conselhos nos votos. Voto poucas vezes, sempre nos mesmos, nunca ganho (excepção feita a Jorge Sampaio, em quem votei por ser ruivo e bem-humorado).

    Portanto não pertenço à parte do eleitorado que alterna os votos entre o PSD e o PS e decide as eleições. Acreditem (se quiserem, obviamente) que nunca votei num dos dois grandes. Nesta altura do campeonato se ganhar o PS é “mais do mesmo”, se ganhar o PSD (tal como está agora) é a “confusão total, numa casa sem rei nem roque” – e não pensem que o rei está em Belém e pode ajudar, porque está a dar sinais de paranóia.

    Se de facto são dos que oscilam entre os dois grandes partidos, votem PS, esperem que o PSD se recomponha e crie de facto um alternativa com pés e cabeça e nessa altura votem PSD. (Daqui por dois anos como diz o Prof. Martelo ? Mas daqui a dois anos não são as presidenciais ? O gajo é mesmo cínico. De vez em quando não o percebo).

  35. Avatar de hugomartins
    hugomartins

    venha quem vier, infelizmente pouco muda..

    Sócrates acaba por ser o menos mau, apesar de corrupto.. mas também.. neste ponto.. quem vai para a politica na tentativa de mudar algo.. é corrompido lol

    Sócrates fez coisas boas.. sim fez, mas enquanto as mentalidades das pessoas que cada vez menos pensam e mais se acomodam acharem que o menos mau é o caminho, daí nunca sairá um futuro sustentável..também fez muitas coisas más.. mas a culpa do desemprego não é só do governo, é dos aproveitadores, que se aproveitar da situação caótica para por muitos trabalhadores na rua sem as devidas indemnizações.

    é preciso uma mudança na politica? sim claro, mas talvez seja a colectividade precise começar a pensar, avaliar os seus valores, pensar que futuro quer, deixar o sofá, lutar, ser melhor por um mundo melhor.. e quem tem poder que pense melhor nos seus actos..

    neste momento o voto nem chega a ser uma tentativa em mudar, é apenas mais uma inutilidade.

  36. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    TODOS criticam o PS e o PSD, falam mal deles e de quem está a frente e no entanto, continuam a votar neles!! TODAS AS SANTAS ELEIÇÕES!!!!

    Que eu saiba, não existe só PS e PSD, existem mais de uma dezena deles… pequenos ou não, nunca ninguém viu se eles faziam alguma coisa. Já todos sabemos que PS e PSD não fazem nada, logo vamos dar oportunidade ao outros! NUNCA falem sem saber. Tentem, esforcem-se por votar, mesmo que seja no partido mais pequeno que exista.

    Desta forma deixa de haver ou pelo tenta-se que não haja maiorias absolutas!