Desenhe o seu Mural em…. HTML5!

19 Comentários

Começam a ser frequentes os serviços em HTM5, principalmente porque estão a encontrar várias aplicações práticas nos vários gadgets que estão já disponíveis aos utilizadores. São estas ferramentas que começam a ser exigidas nalgumas áreas, como por exemplo ao nível escolar. Mais ano menos ano, os quadros interactivos farão parte de qualquer sala de aula e podem imaginar o poder que estas ferramentas representarão ao serviço do ensino.

deviantart Muro é uma ferramenta de desenho que permite um nível de criatividade interessante. Pincéis com vários efeitos e um elevado nível de afinação. Suporte para camadas, filtros, plugin para tablets Wacom e muitas outras opções, embora nem todas gratuitas.

No iPad esta aplicação é fluída mas a colocação das ferramentas não ajuda à utilização precisa do dedo na escolha ou nos ajustes das várias ferramentas. Tanto o “slide” de opacidade como o de tamanho, estão muito “rígidos” ainda para serem usados no iPad. Claro que se recorrermos ao zoom do ecrã conseguimos lá chegar, mas compromete o trabalho que estamos a fazer, podendo ocorrer pequenos deslizes ao aumentar.

Pareceu-me já um avanço considerável, sem haver aqui uma cópia às ferramentas da Adobe e sem recorrer a outros projectos já existentes neste tipo de tecnologia. Está a progredir a quinta geração do HTML e está no bom caminho.

O nosso agradecimento ao Pedro Rebelo por partilhar esta sugestão.

Homepage: Muro

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jonhy8
    jonhy8

    offtopic.

    em php como é que eu faço para ao adicionar no auto-increment o que eu adiciono ser sempre 1? Por exemplo normalmente com auto-increment ele fica assim:

    3 nome
    2 nome
    1 nome

    ou seja se eu adicionar outro fica 4 nome.

    mas eu queria que ficasse assim:

    1 nome
    2 nome
    3 nome

    e se adicionasse outro ficasse assim:

    1 nome NOVO
    2 nome +1
    3 nome +1
    4 nome +1

    à maneira de fazer isso?

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Cria um tópico no fórum… Será mais fácil obteres lá resposta 😉

  2. Avatar de nuno-mc
    nuno-mc

    Por acaso já tinha visto e experimentado mas não achei muita graça xD
    mas é um bom progresso no HTML5

  3. Avatar de Fábio Rocha
    Fábio Rocha

    Faltou referir que isso não é apenas HTML5, contém javascript.
    O html5 apenas fornece o canvas.

  4. Avatar de Pedro Rebelo
    Pedro Rebelo

    Olha a minha sugestão 😉

    thks Vitor

  5. Avatar de Tiago Sá
    Tiago Sá

    Excelente! É bom ver que o trabalho que a Mozilla fez em promover o canvas está a ser bem recebido. Até agora só tínhamos destas coisas em Flash, e a performance era terrível. Agora sim, podemos dizer que temos uma boa plataforma gráfica para a internet. E isto é nada ainda!

    1. Avatar de a Friend®

      A Mozilla fez em promover o Canvas?

  6. Avatar de a Friend®

    E há uns tempos ainda havia cépticos com paranoias “anti-jobianas” sobre um alegado “mercado controlado pela Apple, daí querer o HTML5” lol… 😀

    HMTL5 está a começar a dar cartas… e que cartas.. só resta mesmo, para os webdesigners, começarem a cair ferramentas boas.

    Talvez essa seja a boa surpresa da Adobe…nos surpreender com essas ferramentas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim a Adobe vai aparecer brevemente com as suas ferramentas também elas baseadas em HTML5 vais ver.

    2. Avatar de RCS
      RCS

      A questão do mercado controlado pela Apple, deves estar-te a referir ao facto de ter banido o flash. Ao banir o flash as aplicações passam a existir somente na appstore. Não tens joguitos e variadas aplicações espalhadas pela net que corram no iphone.

      O HTML 5 é o futuro isso é óbvio, e depois dele será o HTML 6. Mas actualmente ainda há muita coisa que o flash faz melhor do que o html.

      1. Avatar de a Friend®

        Essa afirmação é completamente errada e foi precisamente isso que fez muita gente pensar que a Apple barrou o Flash por causa dos jogos e aplicações.

        NUNCA nenhum jogo flash faz mossa aos jogos da Appstore. Não têm recursos de acelerómetro, não são fáceis de jogar com Touch, não têm aceleração gráfica OpenGL.. e muitos e muitos mais factores.

        Alias, até te digo mais.. HTML5 mexe mais com a AppStore que o Flash, e no entanto a Apple apoia isso.

        http://www.apple.com/webapps/

        e este mais recente, independente:
        http://www.openappmkt.com/

        Tudo Aplicações baseadas em HTML5 que tiram proveito do multitouch e não têm sequer que passar pela aprovação da Apple.

        Vê este vídeo:
        http://www.youtube.com/watch?v=rLOn1JjbWRQ

        1. Avatar de patCRUZ
          patCRUZ

          É possivel vender acesso a sites pela AppStore?
          É que só assim faz sentido o que disseste.

  7. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Uma pergunta, haverá algum aplicativo tipo flash para contruir html5? Ou é SO programação?

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Obrigado, mas não chegaste a responder a minha pergunta.

        Eu perguntei se haverá um aplicativo tipo flash, cm timeline e essas funções típicas de drawing e etc… ou coisas parecidas tipo “what you see is what you get”. Extensões para dreamweaver e progs do genero é claro que hajam e que ainda vão aparecer.

        1. Avatar de patCRUZ
          patCRUZ

          Pelo que sei é tudo javascrit injectado para o canvas e ainda não existe qualquer IDE de desenvolvimento WYSIWYG especifico.
          Mas gostava de ver algo assim…

          1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            Também eu… Pk voltar so a programação vai ser um bocado a voltar para idade de pedra. Ou então haverá mt menos designers nisso. Eu sou contra banirem flash, Preferia que Adobe inventasse a solução para melhorar flash.

          2. Avatar de a Friend®

            @Arcadiy Kulchinskiy

            O problema grave é mesmo esse. O flash banalizou os designers. Pessoas com formação gráfica mas uns ZEROS na programação, o que depois é o que se vê na web… sites completamente mal feitos, com pormenores em falta, pesados e mal optimizados. E depois vendem esse trabalho a pessoas que nada percebem de webdesign, e tiram emprego a quem realmente faz algo de jeito!

            Peço desculpa, mas esse tipo de pessoal tem é que ser banido do lixo que produzem, a baixo custo e qualidade zero. Sites não é só design e animação.