Depois do ultimato do WhatsApp mudou para outra plataforma?

31 Comentários

Há pouco mais de uma semana, os utilizadores foram surpreendidos por uma novidade no mínimo estranha. Nas novas regras de utilização, o WhatsApp indica que irá partilhar os dados dos utilizadores com o Facebook. E quem não aceitar, ficará então sem a aplicação de mensagens.

Neste sentido, na questão desta semana gostaríamos de saber se depois do ultimato do WhatsApp mudou para outra plataforma. E, se sim, diga-nos então qual.




Segundo noticiámos, o WhatsApp irá excluir a conta do utilizador caso este não aceite a partilha de dados com o Facebook. Estas mudanças fazem parte dos novos termos de uso e política de privacidade da app, e apanharam todos de surpresa. No entanto o WhatsApp acabou por adiar esta decisão.

Mas muitos utilizadores ficaram desagradados com esta atitude. E, como consequência, repensaram a utilização do WhatsApp e ponderaram trocar esta por outra aplicação de mensagens.

Assim, aqui no Pplware demos algumas sugestões de aplicações que poderiam substituir a app de Zuckerberg.

Depois do ultimato do WhatsApp mudou para outra plataforma?

Existem várias outras plataformas para dispositivos móveis capazes de substituir o WhatsApp.

Algumas são mais conhecidas e populares, como por exemplo o Telegram, Signal, Hangouts, Skype, Discord e o Facebook Messenger, este último da mesma empresa do WhatsApp.

Mas outras ainda se mantém na sombra a aguardar pela escolha dos utilizadores. São o caso do Wire, Session e Element.

Portanto, cabe a cada utilizador analisar se realmente o WhatsApp é a única app de conversa que lhe faz falta. Ou se, pelo contrário, esta plataforma poderá facilmente ser substituída por outra.

Leia: Instalações do Signal e Telegram sobem à conta das regras do WhatsApp

Desta forma diga-nos se mudou para outra plataforma depois do ultimato do WhatsApp. E, se mudou, diga-nos qual.


Participe na nossa questão desta semana

Depois do ultimato do WhatsApp mudou para outra plataforma? Se sim, qual?

  • Não mudei. (39%)
  • Telegram (28%)
  • Signal (23%)
  • Discord (3%)
  • Facebook Messenger (2%)
  • Outra (2%)
  • Skype (2%)
  • Hangouts (1%)
  • Wire (0%)
  • Session (0%)
  • Element (0%)

Total Votos: 2.982

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Já Foste
    Já Foste

    Todos nos sabemos ou pelo menos os que sabem, sabem que o wpp partilha as informações para o facebook desde 2016 dai não saber qual é o espanto, a única coisa que mudou agora é que eles querem ser mais transparentes sobre estes assuntos.

    1. Avatar de pois...
      pois…

      “querem” ou estão a ser obrigados pela Europa e pela Apple (num futuro muito próximo)?

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não mudei. Não sigo massas.

    Além disso, o tal “ultimato” não passam de palavras interpretadas por malta no reddit, já que o que “disseram que foi dito” é que a conta é apagada se rejeitar. Isso é mentira. Basta ir ter os novos EULA do whatsapp.

    Além disso a tal questão da partilha não se aplica nos países da União Europeia. Iriam apagar as contas todas de toda a gente que usa na UE? Acordem! Tirem o tin foil hat

    1. Avatar de Zé da Esquina
      Zé da Esquina

      Porque é que muita gente se tem juntado ao whatsapp, porque muita gente tem sentido alguma dificuldade em migrar para outros mensageiro, não será pelas massas que estão no whatsapp, e tu deves ser um dele.
      E já agora, se aqui essa imposição na Europa não se aplica, porque a enviaram aos europeus??
      E também, se realmente o wharsapp não tem acesso às comunicações privadas de cada um, como sabem que falaste em determinados assuntos para seguidamente receberes publicidade aos montões em tudo que é sitio, e como tu disseste e supostamente deveria ser, aqui na Europa não se aplica, como explicas isso??

    2. Avatar de acs
      acs

      EU já queria mudar à muito tempo por isso felizmente isto foi a desculpa perfeita para convencer muitos amigos e colegas a mudar. Só falta convencer a mãe e a tia a deixarem o facebook para que não tenha de ter o messenger instalado mas aqui é mais dificil porque não há mesmo alternativa de fácil transição.

      1. Avatar de Eddie
        Eddie

        Sempre existe a alternativa. Com minha mãe e tia eu simplesmente falei. Se quer falar comigo use o que eu uso. Vc tem que se impor e quem não quiser falar problema deles que faça ligação convencional.

    3. Avatar de xtremis
      xtremis

      +1 sobre a UE e o GDPR. Há muita desinformação e muita patetice a correr à solta…

  3. Avatar de PC
    PC

    Preocupo me com privacidade e por isso larguei whatsapp e facebook. Agora apenas uso tiktok, instagram , twitter, youtube e snapchat.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Ah,ironia a esta hora 🙂

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    as regras não se aplicam na ue como disse o Filipe

  5. Avatar de Online_fjo@hotmail.com
    Online_fjo@hotmail.com

    Falta a opção “mudei há muito tempo”

    1. Avatar de LSousa
      LSousa

      Exatamente quem já usava não pode votar nesta poll

  6. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Só mudo quando o whatsapp cancelar a minha conta… Se cancelar… É não vou voltar a aceitar algo que já têm que são os dados.. Chatos

  7. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    O Telegram sei que é russo, as outras não sei mas desconfio que alguma delas sejas chinesa. Portanto entre partilhar as minhas informações com o Facebook ou com o governo russo ou chinês, não sei o que é pior.

    1. Avatar de Zé da Esquina
      Zé da Esquina

      Quanta ignorância, antes de falar asneira e dizê-las como se fossem quase verdades, porque não pesquisas, sobretudo acerca do Signal??
      Já agora, sabias que a criptografia que usa o whatsapp é a do Signal??

    2. Avatar de Luciano Silva
      Luciano Silva

      O Telegram não é russo. Aliás, é um serviço que tem sido perseguido pelas autoridades russas. Felizmente sem sucesso, até ao momento.

  8. Avatar de Abreu
    Abreu

    Não mudei continue com o signal e o wpp

  9. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Tenho instalado mas não uso como forma de comunicação. está instalada porque há uns chatinhos que às vezes gostam de falar por lá.

  10. Avatar de jorge
    jorge

    Eu nao confio em nenhuma aplicaçao, porque sera que existem tantas aplicaçoes, sera que podemos fafer-lhes confiança, sera que os inventores dessas ditas aplicaçoes trabalham gratis ou é por prazer, todos fazem publicidade enganosa, e as pessoas a cairem como moscas nas conversas dos chats, acordem para a vida, nao usem nenhuma para nao serem surpreendidos.

  11. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Removi o whatsapp do telefone e não tenciono voltar a instar.
    Já há muito tempo que o queria remover e esta situação acabou por ser o pretexto adequado.
    Quem me quiser contactar sabe onde estou.
    Se não quer mudar, azar.
    Estou mesmo preocupado se alguém deixar de me mandar mensagens…
    Signal, Elements, XMPP… estou lá. Whatsapp, não, obrigado.

  12. Avatar de João
    João

    Uso o WhatsApp para o trabalho porque não tenho opção, mas uso o signal para contacto pessoal.
    A questão de ser um opensource tem a vantagem de o código ser de acesso a todos, o que permite verificar se a APP é segura.
    A questão do WhatsApp além de ser encriptado, não temos acesso ao código, logo não sabemos ao certo qual a informação recolhida.
    Neste sentido acredito que ao ser opensource é a vantagem.
    Relativamente ao Telegram não sei bem ao certo se é 100% Opensource. Independentemente do país que a criou, se o código da APP estiver disponível, é sempre possível verificar o seu funcionamento. Acredito que a melhor aposta será nos opensource.

    1. Avatar de Apaga Rabos e Sobe ao Mar
      Apaga Rabos e Sobe ao Mar

      O signal e muito complicado e apaga as mensagens passado algum tempo. Eu adoro ter as conversas todas guardadas, desde 2009 que tenho tudo.

      1. Avatar de albino negro
        albino negro

        pedro guerra es tu??

  13. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    No meu caso foi mais por opção do que paranoia ou teorias da conspiração (Telegram). Deixei de me preocupar se os meus familiares e/ou amigos preferem antes o WhatsApp em vez de outro serviço até porque já percebi que o pessoal na sua maioria quer lá saber de muitas das razões que a titulo de exemplo vocês aqui referem…

    Cada qual usa o que quer se quiser e lhe apetecer.

    Modernices…

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Facebook, whats, Twitter, instagram estão com os dias contados. Logo virão novas plataformas. Ja mudei para o telegram .

  15. Avatar de Pereira Vítor
    Pereira Vítor

    Sim mudei para o signal

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Fakenews.
    Os utilizadores da união europeia e reino unido estão excluídos dessas novas alterações. A aplicação para estes utilizadores dá duas opções: aceitar ou decidir mais tarde. Ao escolher aceitar mais tarde não apaga nem apagará a conta.
    Estas noticias do pplware merecem pimenta na língua.

  17. Avatar de Luis
    Luis

    Viber e Signal.
    Whatsapp ainda não apaguei, vai ser até deixar de usar, mas não aceito as mudanças.

  18. Avatar de koizo
    koizo

    o problema do Signal apesar de ate ter sido recomendado pelo Snowden e o Musk é que nos obriga a colocar o nosso numero de telemovel o que compromete em muito a privacidadee, ainda mais quando esse servico de gestao de numeros de telefone pertence a uma empresa externa ao Signal. Deviam colocar a opcao de abrir conta sem numero obrigatorio. Uso por enquanto o Discord e nao e mau