DECO quer que Facebook dê até 2 mil euros a cada utilizador português

37 Comentários

O escândalo que abalou a maior rede social do mundo ainda continua a ser um tema do dia. Em junho a DECO informou que pretendia processar o Facebook e hoje, através de um comunicado, deu a conhecer que a ação da já está em tribunal.

A indemnização pode chegar aos € 2 mil por utilizador.


ação judicial da DECO contra o Facebook deu entrada no tribunal a 26 de novembro. Segundo as informações, a DECO pretende que cada utilizador português receba uma indemnização pelo uso indevido dos seus dados.

A Associação defende que cada lesado tem direito a, pelo menos, € 200 por ano desde a data de adesão à rede social. Considerando que o Facebook entrou em Portugal em 2008, a compensação poderá chegar aos € 2 mil para os utilizadores com perfil desde esse ano.

Esta não é uma ação isolada da DECO. As congéneres na Bélgica (Test-Achats), em Espanha (OCU) e em Itália (Altroconsumo) também entregaram ações em tribunal contra o Facebook. Em conjunto, é exigido que os consumidores controlem os seus dados, saibam para que finalidade são usados e obtenham uma parte justa do valor criado pelas empresas que os utilizam.

Este processo surge na sequência do escândalo que envolveu a consultora britânica Cambridge Analytica, que curiosamente trabalhou com a equipa responsável pela campanha de Donald Trump nas eleições de 2016, nos Estados Unidos. Na Europa, a empresa foi contratada pelo grupo que promovia o Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia).

A rede social de Mark Zuckerberg fechou 2017 com mais de dois mil milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, dos quais 6,4 milhões portugueses. Nesse ano, faturou 40,6 mil milhões de dólares. O lucro líquido foi de 15,9 mil milhões de dólares.

Via DECO

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    À velocidade que trabalham os tribunais portugueses o Facebook nunca irá pagar um tostão, se alguma vez fosse condenado a tal. Provavelmente iria desaparecer antes que o conseguissem obrigar a pagar o que quer que fosse. Ou poderia oferecer em vales de desconto para lojas parceiras… que lhes pagariam a eles para ter tais ofertas com os seus nomes para os promover em vez da concorrência. A esperteza destas empresas não parece ter fim.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ninguém é obrigado a pertencer ou ter perfil no Facebook.
      É triste o que se está a passar, passou de empresa bestial a besta assim que viram a possibilidade de ganhar algum.
      Tenham e criem uma rede social, que tal ChicoEsperto.com

  2. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Tenho 2 contas irei receber 4mil?

    1. Avatar de Ricardo Manuel
      Ricardo Manuel

      Nem 1 cêntimo, quanto mais 2000. Tá bem tá.

  3. Avatar de Tiago C
    Tiago C

    Quem dera isto ser verdade, até porque tenho a minha conta desde Novembro de 2008.

    Seria bom, mas ninguém consegue assim dinheiro fácil.

  4. Avatar de umx
    umx

    E entretanto é criada uma lista com todos os dados de cada utilizador e mais ums amostra de urina……
    Passa a Deco a ser detentora de um manancial de informação maior que o Facebook

  5. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Venha o dinheiro!!
    Devo receber o mesmo na altura da reforma x’)

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Reforma?! Não contes muito com isso!

      1. Avatar de Noboruu
        Noboruu

        Exato, é isso mesmo que ele estava a dizer, que o que ele vai receber da reforma será o mesmo que vai receber deste caso de tribunal…nada.

  6. Avatar de Miu
    Miu

    Aqui está uma não notícia ou uma notícia da 4ª classe. Como se o Facebook fosse mesmo dar esse dinheiro aos portugueses.

  7. Avatar de JFC123
    JFC123

    Siga criar contas.. 10 contas é igual a 20 000 euros. Melhor negocio nao há

    1. Avatar de Nuno André
      Nuno André

      Você comenta sem ler o artigo… só lê os títulos ?!
      indeminização só pode chegar aos 2000€ para as contas do ano 2008… Exemplo: contas com 1 ano teriam uma indeminização de 200€ . Se criasse agora contas teóricamente não receberia nada…
      Se bem que… ninguém receberá nada… como é obvio…

  8. Avatar de Mateus
    Mateus

    2000€???? só!!!!, devia ser era 200.000€ a cada um, ahahah podem esperar sentados aqueles que pensam que algumas vez vão algum cêntimo…

  9. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Vou esperar deitado.. LOL

  10. Avatar de Nildo
    Nildo

    Não sou Português, mas também quero uma vez que abri meu aqui e cá estou.
    Kkkk

  11. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    E de notar que o facebook so paga (se alguma vez pagar) a quem foi partilhado os seus dados, nao vao pagar a todos os que nao foram partilhados os seus dados que em portugal ate nao foi muita gente comparando com quem tem facebook

  12. Avatar de k
    k

    Concordo. O meu NIB é público e qualquer um tem a minha permissão para transferir para lá dinheiro.

    1. Avatar de Natália
      Natália

      E até o dia de hoje alguém depositou algum dinheiro na sua conta?

    2. Avatar de Simoes
      Simoes

      Mais rápido aparecem contas da luz, net e água para pagar

  13. Avatar de Mikael Korinski
    Mikael Korinski

    Agradeco ao facebook pois preciso de um pc novo e esse dinheiro vem mesmo a calhar, ate porque o meu filho entrou para a escola e precisa de um ipad. Nif e 980459033

  14. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    E desde quando é que a Deco tem legitimidade para intentar acções em nome de terceiros?
    Ou vai a Deco andar de porta em porta a recolher assinaturas???

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Tem para os associados ….

      Abc

    2. Avatar de Antonio Nunes
      Antonio Nunes

      Tem para os associados que voluntariamente aderiram à iniciativa.

  15. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    E desde quando é que a Deco tem legitimidade para intentar acções em nome de terceiros?
    Ou vai a Deco andares e de porta em porta a recolher assinaturas???

  16. Avatar de Flavio
    Flavio

    Caro deco onde coloco on eu nib?

  17. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    Também Quero, Obrigado

  18. Avatar de RIcardo
    RIcardo

    E será que todas as pessoas que andaram a usar a informação dos outros, do facebook, também vão pagar!?

  19. Avatar de John
    John

    O TUGA só sabe falar mal mesmo. Cambada …
    Vejam-se só a qualidade dos comentários

  20. Avatar de PTO
    PTO

    Eu tb quero muita coisa mas não é por eu querer que se torna realidade.

    A DECO tem é de deixar de fumar daquilo que faz rir.

  21. Avatar de Susana
    Susana

    Obrigado mas eu não quero! Os meus 2000 euros ofereço as pessoas que lerem esta mensagem ! É a minha boa acção do ano !

  22. Avatar de Pintor
    Pintor

    Tenho 100 contas que uso para trabalhar para empresas como a Cambridge Analytica, também tenho direito?

  23. Avatar de Bruno F
    Bruno F

    Obviamente que isso não tem pernas para andar, só os ignorantes acreditam no contrário. A Deco está apenas a fazer o papel deles, atirar areia para os olhos do consumidor e dizer que se importam connosco.

  24. Avatar de CARLOS MANUEL GASPAR PEREIRA DAS NEVES
    CARLOS MANUEL GASPAR PEREIRA DAS NEVES

    Ótarios !!! Fação Como eu. Fechem a vossa conta no Facebook. Se anteriormente, conseguíamos viver sem Facebook! Porque razão hoje em dia não pudemos prescindir do mesmo!!!???

  25. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    O Facebook sempre foi
    um fiasco social, finalmente as pessoas começam a ver a realidade.

  26. Avatar de Carlos
    Carlos

    Fechei a minha conta em 2014…será que também posso pedir? (sarcasmo)… Já agora, também deveríamos ter direito a uma indemnização, por cada contrato que assinamos, e marcamos a opção de não partilhar dados com outras entidades comerciais, e mesmo assim, somos bombardeados com chamadas publicitárias, a qualquer altura…
    Quanto muito, se fizermos queixa no CNPD só sujeitamos a empresa a uma multa, nada mais…

  27. Avatar de Frade
    Frade

    Onde é que colocamos o Iban?

  28. Avatar de Sandra
    Sandra

    Ora se ja sou utilizadora desde 2010… Ja é um dinheirito que me ajudava muito… Onde o vou buscar. Onde?????? 🙂