Declaração de IRS: Não se esqueça de declarar criptoativos

30 Comentários

Quem tiver gerado ganhos com a venda de criptoativos em 2023 têm de declarar as mais-valias geradas em sede de IRS. A Autoridade Tributária lançou recentemente um guia sobre Criptoativos – Conceito fiscal e tributação.

Declaração de IRS: Não se esqueça de declarar criptoativos


Criptoativos: Wntrega da declaração anual do IRS, anexo G

Os criptoativos “São representações digitais de valores ou de direitos que podem ser transferidos e armazenados eletronicamente. Apesar de poderem ser usados para fazer pagamentos, como o valor dos criptoativos oscila muito, são sobretudo utilizados como ativos de investimento. Atualmente, os principais criptoativos negociados no mercado são: criptomoeda, NFTs e Stablecoins.

Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais, profissionais, capitais ou prediais, resultem da alienação onerosa de criptoativos. As mais-valias positivas não excluídas de tributação, são tributadas à taxa autónoma de 28%, sem prejuízo do contribuinte poder optar pelo englobamento no momento da entrega da declaração anual do IRS, anexo G.

Declaração de IRS: Não se esqueça de declarar criptoativos

A tributação destes rendimentos varia em função do limite temporal da sua posse e do facto de os mesmos constituírem ou não valores mobiliários.

Para ajudar os contribuintes, a Autoridade Tributária lançou o guia sobre Criptoativos – Conceito fiscal e tributação que pode descarregar aqui.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Alguém sabe se as compras feitas com criptomoeda também são consideradas para efeitos de irs?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Não, pois já pagaste o IVA. Não te chega?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Uma coisa são mais valias outra sao impostos, uma não anula a outra, informa-te

        1. Avatar de Eu
          Eu

          A mais valia era estares calado.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            A mais valia não desinformares as pessoas ao ponto de poderem ter prejuízos e problemas com a justiça

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A legislação é clara “alienação onerosa em dinheiro ou espécie” por isso sim.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Boa tarde Zé Fonseca A.. Sendo assim se as aquisições de cripto forem efetuadas com finalidade de pagamento de serviços, também isto deverá ser declaro no irs?

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Isso é que era bom. Não querias mais nada, não? Declarar algo que é a suprema função de propriedade que mais nada neste planeta poderá ser obtido por força.
    Podem fazer isso com as CBDCs para escravizar qualquer um.

    1. Avatar de ZéNoBody
      1. Avatar de Eu
        Eu

        Ó Zé, abre os olhos e vê o que as CBDCS podem fazer.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Então sujeita-te, é só uma multa e processo por fuga ao fisco

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Devias levar uma medalha só por estares muito preocupado comigo.

  3. Avatar de Cláudia+Santos
    Cláudia+Santos

    É deixar ficar 1 ano e livram-se da extorsão do estado.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      É só não comprar ou vender em exchanges e nada te podem fazer. Aliás, o BTC quando foi criado não foi para conviver com FIAT.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Só se o dinheiro for ter a offshores, se vier para uma conta dentro da UE tens de declarar a proveniência dos fundos

  4. Avatar de Jose Afonso
    Jose Afonso

    Entao mas as cripto nao sao um esquema em trapézio ? (sem rede)

  5. Avatar de superfan
    superfan

    Só paga IRS sobre mais valias em cripto quem é tanso . Basta hodl 1 ano para estar isento de impostos – Basta ir rodando para stable coin.

  6. Avatar de Andre
    Andre

    E se não declarar? Como é que sabem o que ganhei? Comprei 1 BTC há muitos anos atrás e só vendi agora.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Porque não declarar? Não se paga impostos por mais valias se o não converteres em euros durante 1 ano

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se não declarares e derem com a transferência além de multado podes ser processado por falsas declarações/fuga ao fisco

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Têm 4 anos para dar por isso.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        As exchanges reportam aos governos, a menos que circules por meios sem KYC

    4. Avatar de N
      N

      Não sabem, mas quando venderes e transferires para a tua conta vão saber, em miúdos (apesar de não ser linear assim) é fazer a subtração do que enviaste para a exchange e do que recebeste da exchange o teu ganho devera situar-se nesse valor. De qualquer forma se fores abordado pelas finanças vais ter de dizer ao que se deve os 60K que chegaram à tua conta, se fosse um valor baixo de certeza que não os incomodavas, mas se vendeste 1 BTC como dizes então isso vai levantar algumas flags em algum lado.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    No dia em que pagar IRS no dia seguinte entro de baixa…
    Vão mas é ter com os “feirantes” e pedir-lhes que preencham IRS com os rendimentos que obtêm…

  8. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Então quer dizer que todo o papo furado das (independencias das criptos moedas, fora de regulação etc… foi pelo ralo abaixo? hahahahahahahaha

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      há muitos anos, por cá já vimos tarde

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Sim. Continua a ser verdade, apesar de toda a tua felicidade.

  9. Avatar de Lopes da Silva
    Lopes da Silva

    Boas malta, gostava de esclarecer duas dúvidas:

    Temos de declarar no IRS todas as nossas vendas para moedas fiat dos criptoativos que tivemos em nossa posse menos de um ano, mesmo que os lucros ainda estejam na exchange e ainda não os tenhamos levantado para a conta bancária?

    As exchanges já estão a comunicar ao estado português todas as transações de criptoativos dentro da mesma?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Acredito que nesse caso não.

  10. Avatar de hed
    hed

    Eu faço a venda sempre para usdt e nem tiro da exchange, como podem declarar algo assim? Só poderão se um dia converter em EUR e sacar para o banco, certo?