Criptomoedas: Hacker que roubou 600 milhões de dólares foi recompensado

22 Comentários

Foi considerado o maior ataque da história das criptomoedas. Ao todo foram roubados 600 milhões de dólares por um hacker que consegui explorar uma vulnerabilidade numa plataforma que liga diferentes blockchains, a Poly Network.

Entretanto, o hacker já devolveu parte do valor e será recompensado com um prémio de 500 mil dólares.

Criptomoedas: Hacker que roubou 600 milhões de dólares foi recompensado


Poly Network “devolve” parte do valor das criptomoedas…

É verdade que o mundo das criptomoedas pode vir dar mais transparência à área financeira, no entanto, também é verdade que, sendo digital, a exposição acaba por ser maior.

O ataque terá sido preparado durante muito tempo e após o desfalque deu-se a “caça ao hacker”, sendo que várias bolsas cripto colaboraram com a Poly Network com o objetivo de recuperar o “dinheiro”.

Criptomoedas: Hacker que roubou 600 milhões de dólares foi recompensado

Segundo informações recentes, o hacker responsável pelo ataque vai devolver o valor desviado.

Do que se sabe, o hacker teria boas intenções e apenas pretendia explorar a vulnerabilidade existente. Nesse sentido, a rede Poly Network irá pagar um bug bounty de meio milhão de dólares ao hacker. Há informações de que o hacker não teria aceite tal recompensa.

Relativamente à identificação do hacker ainda não se sabe quem é, nem a própria rede Poly Network conhece a sua identidade.

O roubo da Poly Network ultrapassou o recorde de 474 milhões de dólares em perdas registadas por todo o setor de finanças descentralizadas (DeFi) de janeiro a julho.

Leia também…

Roubados mais de 600 milhões de dólares em criptomoedas

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se for verdade que o atacante só quis provar que a segurança da plataforma virtual não presta, e pretende devolver sem obter nada em troca, recusando-se mesmo a receber qualquer recompensa pelo seu acto criminoso, é um criminoso, se for apanhado provavelmente vai uns bons anos para a cadeia, mas se não for apanhado então seria espectacular que só devolvesse os ditos bits com a informação privadas das criptomoedas depois da empresa provar por A + B que tinha feito todas as correcções e prova-se com documentos emitidos por empresas externas de ataques activos à dita estrutura da empresa, que a mesma já não tinha pontos fracos e que já era uma estrutura segura para manter os dados.
    Sim, tecnicamente isto seria mais um crime, “chantagem”, mas pelo menos obriga-vá-os a corrigirem outros problemas graves e só então devolvia os dados privados, para, com alguma sorte, não serem novamente furtados desta vez por alguém que não faz qualquer questão de devolver o que quer que seja.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      É como o Rui Pinto. Por mais vontade que possa haver, um criminoso será sempre um criminoso. Não importa as razões pelas quais fez. Se o acto se enquadra num crime, é um criminoso. Ponto final. E como criminoso tem que sofrer as consequências. Ninguém está acima da lei, ao contrário do que pode parecer no nosso país.

      1. Avatar de HL
        HL

        Esse Ruizinho se falasse de TODOS os clubes, incluindo o seu, e não estivesse a marrar sempre no mesmo é que ele era experto. Ou será que tem medo ser atirado ao Rio Douro? Pois…

      2. Avatar de Polo
        Polo

        Sim o snowden é um criminoso

      3. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        Eu entendo o teu argumento. Um assaltante que se deparar com um homicidio e o reporta terá que ser condenado pelo primeiro crime. É justo. Porém dado a dimensão do que descobriu deveria repensar-se a lei.

        Mas achas que alguém que após ver isto, irá fazer o mesmo que o Rui fez?! Ou o Snowden?! As pessoas que descobrem esses crimes vão simplesmente olhar para o lado porque não compensa combater o crime.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Não compensa para ti, mas compensa para os outros, é difícil mas há malta que faz essas escolhas.

          O Snowden sabia perfeitamente que ia ficar queimado para o resto da vida.

      4. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        O Rui Pinto nem deve saber instalar o Windows

  2. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Eu acho sempre piada quando afirmam com toda a certeza que algo digital, como as criptomoedas são seguras. “Porque se baseia em blockchain e patati, patata”… Lol!

    1. Avatar de f4lc0n
      f4lc0n

      Porra ToFerreira, tu calado eraspoeta

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        f4lc0n, podes afirmar categoricamente que tecnologias como a blockchain são e serão 100% seguras, com artigos de fontes ideónas?

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          o que se pode afirmar, é que ninguém descobriu ou pelo menos chegou a frente a dizer que encontrou uma vulnerabilidade das mesmas. (Sem ser o 51% que é um mal necessário)

          Se as coisas são open source, podes explorar a vontade e dizer, “não encontrei nada”.
          É obvio que não podes dizer o mesmo de como correm serviços paralelos que não tens acesso ao código para todos irem la chafurdar.

          É como a conversa do telegram, o protocolo é seguro? sim tanto quanto se sabe, podes compilar tu proprio a tua versão e comprovar que é isso mesmo que estas a correr.

          Mas não fazes a minima ideia o que os servidores do telegram fazem com ele, que já é closesourced, e mesmo que fosse aberto não havia garantias que era isso que corriam.

        2. Avatar de JJ_
          JJ_

          Como em todas as tecnologias, nenhuma pode afirmar 100% seguras. Agora umas tem um nível de segurança maior que outras, uma mais difíceis de se conseguir de corromper que outras.

          No caso da tecnologia da blockchain é bastante segura, mas também pode ter problemas (que não foi este o caso, visto que o roubo nada teve haver com a blockchain).

          Para mais detalhes sobre a segurança da blockchain e os tipos de ataque a que pode estar sujeita, segue um artigo isento: https://www.ibm.com/topics/blockchain-security

          1. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            ibm… lol

        3. Avatar de f4lc0n
          f4lc0n

          Oh Android, diz me algo 100% seguro.

          1. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            Os servidores dele lol

    2. Avatar de Chifrudo
      Chifrudo

      É tudo seguro até que… o cofre é esventrado.

    3. Avatar de JJ_
      JJ_

      Mas quando alguém rouba um banco a mão armada, foi porque todo o sistema bancário não é seguro?

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        depende, se derem ao ladram as chaves mestras das contas XD

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          *ladrão

        2. Avatar de JJ_
          JJ_

          Mesmo assim é das chaves das contas daquele banco. Não é as chaves das contas de outros bancos, nem de todo o sistema mundial.

          O que aconteceu aqui, foi um roubo a um “banco”, por falhas que esse “banco” tinha. Nada tem haver com o sistema global e da sua segurança.

    4. Avatar de rps19334
      rps19334

      É melhor investir em papel comercial do BES. #seguro

  3. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Como se costuma dizer, por vezes ha males que vem por bem. O hacker e criminoso, pois mas e a informacao obtida que de outra forma nao a conseguiam ter ?