Crédito à Habitação: A partir de hoje pode pedir a fixação da prestação

22 Comentários

Sobre o crédito habitação não há muito a dizer. As taxas Euribor têm vindo a atingir valores históricos e o Governo anunciou um conjunto de medidas para “aliviar” as prestações. A partir de hoje, os clientes bancários já podem pedir a adesão ao regime que fixa por dois anos a prestação do crédito à habitação ( o valor será inferior ao atual).

Crédito à Habitação: A partir de hoje pode pedir a fixação da prestação


Mecanismo de fixação da prestação disponível por 2 anos…

A partir desta quinta-feira e até fim de março de 2024 os clientes bancários podem pedir ao seu banco o acesso a este mecanismo, que abrange empréstimos a taxa variável contraídos até 15 de março de 2023 e cujo período de amortização seja superior a cinco anos. Segundo é referido, os bancos têm depois 15 dias para responder, incluindo com simulações da prestação ‘normal’ e da prestação com parte do valor diferido, do montante a pagar mais tarde e do plano de reembolso do montante a diferir. Os clientes terão então 30 dias para informarem o banco se querem ou não a fixação da prestação.

Na prática, os clientes que acedam a este mecanismo ficam dois anos a pagar menos que o atual. Nos quatro anos seguintes, passa a ter o seu valor ‘normal’ (com o indexante da altura totalmente refletido). Ao fim dos quatro anos, as famílias vão pagar nas prestações restantes o valor não pago enquanto beneficiaram da referida redução. Bancos não poderão cobrar comissões ou encargos pela fixação da prestação.

Crédito à Habitação: A partir de hoje pode pedir a fixação da prestação

A Deco/Proteste fez simulações para a Lusa nas quais quantifica o agravamento do valor total pago pelo crédito caso clientes peçam acesso à fixação da prestação.

Assim, a título de exemplo, para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread (margem comercial do banco) de 1,25% e indexado à Euribor a seis meses, tem uma prestação atual de 831,09 euros e aderindo à moratória passará a pagar 722,28 euros, ou seja, pagará menos 108,82 euros por mês.

Assim, durante os dois anos de fixação da prestação pagará menos 2.611,65 euros. Já quando passar a pagar a prestação ‘normal’ juntamente com o capital diferido a prestação mensal passa a 850,87 euros. No total do crédito, a Deco/Proteste indica que o custo adicional em juros no total do contrato de um cliente com este crédito aderir à moratória é de 3.082,13 euros.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Solução do Costa:
    Vamos adiar agora o próximo governo depois explica as pessoas como é que vão ter que pagar o aumento e mais estes 2 anos…

    Ai Costa Costa, vais lixar os tugas no IUC mas o pessoal não te vai perdoar já vais em 400 mil que assinaram a petição e não vão votar PS

    1. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      Pessoalmente gostei da medida do IUC no sentido de que afecta a classe média baixa/pobre e este é o grande eleitorado do PS, por isso espero que se lembrem dela quando votarem e não se deixem enganar por um aumento de 40$ no salário mínimo antes das eleições.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Votam na mesma. Esses que vão ser afetados pelo IUC são exatamente os que irão votar neles.

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Onde é que está o Aves??? E os contablistas de bancada??

      “Ao fim dos quatro anos, as famílias vão pagar nas prestações restantes o valor não pago enquanto beneficiaram da referida redução.”

      Pois é refeições de borla não ha.

      Parece o caso das moratórias, empurram a prestação para a frente uns meses, quando voltou a prestação a cair, já vinha com os juros, actualizados.
      Até devem ter recorrido as lágrimas dos olho.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Aqui a esperança é que daqui a 4 anos os juros já sejam inferiores, e como tal supostamente depois custa menos. O problema é que ninguém sabe como estarão as taxas daqui a 4 anos.

        1. Avatar de livreseforsopamim
          livreseforsopamim

          N adianta, a missa cantada é bater no Costa! Psicologia das mandas. Um faz ou diz, vai td imitar. Entao foi ele que fez os emprestimos??? Que aumentou as euribor??? Queriam o que? que a banca oferecesse um desconto gratis? Pois, esperem sentados. Se o governo tentasse impor alguma restriçao musculada, (neste tp contratos, nem o conseguiria), caia o carmo e a trindade. Dp, alguem obriga a fazerem? N interessa, nao usem! Mas tal como nas renogociaçoes, ha situaçoes que no imediato serao melhores, que perder a casa. No tempo, esperar que a situaçao melhor, subida salarios, baixa de taxa. Muita gente, nada faz, qdo as coisas apertam, deixam ir ao osso, as vezes nem corte de despesas (fumar p ex) e esperam um milagre que resolva. O contas.Poupança do Anderson, bem temn alertado, mas poucos ainda lhe dao atençao. Da trabalho ir atras, fazer uns telefonemas, ir fisicamente, procurar melhores soluçoes, negociar etc. A luz esteve cara, n se faz nada, ao inves de procurar as melhores alternativas (o spot deu muito dinheiro meses a fio), E sim, seno o obj descer a inflaçao pa niveis 2%, as taxas tb descerao dos atuais niveis. No entanto é bom n esquecer, que as taxas negativas ou mto baixas, tb sao anormais (vejam onde andavam antes da crise do sub.prime em 2007/2008.

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Aqui o problema não se trata dos juros subir, que todos nós sabíamos.

            Aqui o problema é estás manobras políticas de encantadores de Bu€&&#, que o governo faz.

            Este governo é hábil mascarar problema.

            É dizer, a realidade nua e crua.
            Estamos a aumentar impostos.
            Estamos numa fase difícil.
            Temos o sistema de saúde na miseria.
            A nossa dívida pública está cada vez maior.
            44% PIB vai para a máquina do estado e mesmo assim, não conseguimos melhorias.

            Agora fazer estas jogadas para enganar pessoas e insistir que está tudo bem, que estão a melhorar, não.

            É mentiras a trás de mentiras, é propaganda de vigarista, é isto que enerva.

    3. Avatar de Ifm
      Ifm

      Rodrigo, daqui a umas semanas, o Costa diz que não vai mudar o IUC, e vai ser o grande amigo do coração.

      As pessoas ficam todas contentes, que ele foi um bacano por ter voltado a trás, e ganha a aprovação dos ignorantes.

      Estás jogadas políticas…. Oh menino existem a anos….

      Criam um problema para o depois o solucionar, e a malta fica toda contente.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não volta atrás não. Ele vai precisar de mais dinheiro, mais do que nunca, porque o aumento de despesa em 2024 vai ser enorme. E o IUC é dinheiro certinho a entrar, tal como nos bens alimentares.

      2. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        “o Costa diz que não vai mudar o IUC…” Errado, o Costa vai alterar na mesma o IUC mas para um valor mais baixo. Mas as pessoas vão levar com o aumento na mesma mas mais contentes porque a “cacetada” é menor.

  2. Avatar de Finantial_Real
    Finantial_Real

    Aqui estou mais com o Pedro Nuno Santos e outra esquerda. O dinheiro cobrado a mais pelo aumento administrativo decretado pelo BCE não deve ser dado aos acionistas como lucro, mas sim entrar no pagamento da divida, abater no crédito. Recebem os que emprestaram e as coisas ficam equilibradas, continuando as famílias com menos poder financeiro para consumir. Agora as pessoas ficam sem dinheiro e a divida aumenta? Assim, não. É literalmente tirar de uma parte da sociedade e dar a uma minoria, só porque sim.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Então queria dar mais capacidade de consumo às famílias numa altura de inflação elevada? Se continuam a incentivar o consumo, lhe garanto que na próxima revisão do BCE as taxas sobem.

      1. Avatar de Finantial_Real
        Finantial_Real

        Deverá ler novamente o que escrevi e verá que a restrição ao consumo continuaria mas com a divida a baixar. Não é impedir consumo de uns com lucros para consumo de outros.

    2. Avatar de V
      V

      Esse tal Pedro Nuno Santos é mais um que precisa de estudar. Enfim…

    3. Avatar de palex
      palex

      Lembrete: foi esse Pedro Nuno Santos que aprovou o empréstimo de 3.2 mil milhões (3 200 000 000 € de todos os Portugueses ) à TAP e que disse que o dinheiro ia ser devolvido na totalidade? E que disse também, com o Galamba, quando estava cá a TROIKA que não pagávamos os empréstimos do FMI e que os banqueiros até “iam ficar com as pernas a tremer” e que agora aprovam orçamentos com excedem para o Estado, lucros para os banqueiros, serviços públicos miseráveis para os portugueses e regalias para estrangeiros endinheirados? O pior é que o PSD ia fazer o mesmo por isso é que está sem discurso e andamos nós a alternar entre a “sorte grande e a terminação”… Por favor, votem, mas não se deixem iludir com “papas e bolinhos”!

  3. Avatar de com o escroto marchar, marchar !! ...
    com o escroto marchar, marchar !! …

    Talvez também venham a bombardear todos os sem abrigo que o legado das elites têm produzido …

    A lagarde nem quer apoios para ninguém …

    Será uma outra forma de genocidio …

    Mas ainda ninguém viu …

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O que a Sra Lagarde não quer é que os governos andem a incentivar o consumo. Se continua a haver pressão sobre a oferta, com consumo exagerado, a inflação continua alta, e pior, pode tornar-se enraizada na economia.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Óbvio nenhum que temos de conter o consumo exagerado, se não a inflação dispara ainda mais…
        Certo de acordo.

        Agora não é taxar os bens essenciais….
        Não é a abrir as fronteiras para a imigração numa altura crítica como está onde há escassez de casas, onde só favores a inflação.

        Já alturas para tudo, está é uma de conter a imigração, e de reduzir a carga nos essenciais.

  4. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Quem não percebe nada de matemática financeira acha que esta ideia de fixar temporariamente a prestação da casa é boa. Boa sorte.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Matematicamente pode ser mau mas economicamente pode ser bom, cada um deve avaliar a sua situação.
      Se fosse eu nessa situação tenho a certeza que iria optar por fixar a prestação, isto porque não só os salários têm tendência para aumentar como as taxas de juro para diminuir o que significaria menor esforço no futuro mesmo com mais para pagar.
      Felizmente as minhas casas estão pagas, só tenho créditos sobre investimentos imobiliários e esses estão bem negociados

      1. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Esqueci-me de acrescentar que economicamente, os conhecimentos do pessoal também são fracos.