COVID-19: Tem mais de 43 anos? Agende já a sua vacina

26 Comentários

O processo de vacinação em Portugal e em outros países não tem decorrido como esperado. No entanto, os esforços para inocular a população têm sido muitos e em Portugal o processo está agora melhor do que no passado.

A Direção-Geral de Saúde disponibilizou recentemente um formulário para agendamento da vacina. Se tem 43 ou mais anos e ainda não foi vacinado(a) faça já o seu agendamento online.


Tem 43 ou mais anos e ainda não tomou a vacina da COVID-19?

O portal para agendamento da vacina passou a disponibilizar um novo formulário para agendamento. Este formulário destina-se apenas ao pedido de agendamento da 1ª inoculação contra a COVID-19.

Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado. Depois dos 65 ou mais anos, 60 ou mais anos, 55 ou mais anos, 50 e mais anos e 45 e mais anos, este novo formulário destina-se a quem tiver mais de 43 anos.

Entre as doenças que darão prioridade, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere o comunicado da DGS.

Aqueles que recuperaram de infeção por COVID-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”. Estes serão vacinados “com apenas uma dose, independentemente da vacina”.

O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a covid-19”, explica a entidade, sublinhando que o objetivo é “salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos” e “preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado.

Agendamento Vacina

Leia também…

COVID-19: Como funciona o auto-agendamento da vacina?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já está.Dia 25 de Junho aí vou eu tomá-la. 🙂

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      Fofcat não te esqueças da dose da estupidez

  2. Avatar de DataSmurf
    DataSmurf

    Joel Kallman, 54 anos, Diretor Senior de desenvolvimento de software da Oracle, da divisão APEX, levou a primeira dose da vacina da covid-19 a 26 de Março de 2021, divulgado pelo próprio na sua página do twitter, e morreu a 25 de Maio de 2021 de…. COVID-19!! A causa da morte foi divulgada através de comunicado da empresa. Não é especulação.
    Mas que bela “reação adversa”. Gostaria de poder saber o número de pessoas que morrem, que foram vacinadas e estavam infetadas com o coronavírus, e que neste período pós vacinação não estão a ser contabilizadas como mortes por covid-19, ao contrário do período pré vacinação, em que até vítimas de acidente de mota chegaram a entrar nas estatisticas de mortes por covid-19.
    Espero que este meu comentário não seja censurado. Também espero que o meu comentário não aguarde moderação até esta notícia ganhar cabelos brancos, por assim dizer, como tantas vezes tem acontecido, e quanto a mim, constitui em si outra forma de censura, quanto a mim mais rebuscada.

    1. Avatar de Pouco Anónimo
      Pouco Anónimo

      Confirmo, mas com um pequeno detalhe. Ele tomou a primeira dose na data que indica, ao fim de um mês tomou a segunda dose e a 25 de maio de 2021 faleceu imagine-se….de COVID-19 (com duas doses)! Contudo, não atribuem a sua morte à “vacina”. Daqui a uns anos logo se verá se vão atribuir as milhares de mortes que têm ocorrido à “vacina” ou a outra coisa qualquer. Aguardemos.

      1. Avatar de DataSmurf
        DataSmurf

        Pouco Anónimo, não referi esse detalhe porque não encontrei, pois o homem praticamente deixou de usar a conta do twitter depois de levar a primeira dose. Mas supus que sim, que acabou também por levar a segunda dose. Paz à sua alma.

      2. Avatar de Test User
        Test User

        Não existem vacinas 100 por cento protecção. Apesar de ser vacinado pode ser infectado.
        Se ele estava infectado antes da segunda dose não tinha protecção máxima da vacina que é proporcionada pela segunda dose.

        Por isso é importante ter precauções até segunda dose. Se tiver problemas saúde graves deve continuar ter precaução.

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Censura do Art 6 da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital ou outra?

    3. Avatar de AlexX
      AlexX

      Queres saber o no de mortes na europa é “simples”, vais ao site adrreports e selecionas a aba onde constam (a penúltima salvo erro). Depois é somar as mortes no gráfico por cada uma das reacções adversas graves selecionadas e tens que repetir o procedimento para cada uma das 4 vacinas. À data de 5 de junho tínhamos 13867 mortes e 1354336 reacções adversas na europa (Inglaterra já não consta nessa estatística). Tudo perfeitamente normal e aceitável dado que a dgs insiste que apanhar esta gripe pode ser pior e até concordo, caso a pessoa recorra a um centro hospitalar em vez de ficar em casa na cama numa dieta apenas a canja e citrinos.

      1. Avatar de DataSmurf
        DataSmurf

        Os americanos também têm um sistema similar de notificações, chamado de VAERS, mas acredita-se que apenas uma percentagem muito pequena dos médicos o usa (cerca de 1%), o que quer dizer que os casos estão a ser notificados muito menos do que seria esperado. Não será que estamos a assistir ao mesmo na Europa? Fica a pergunta.

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Conheço, os norte-americanos têm cerca de 5000 mortes pós esta vacina e segundo esse mesmo vaers equivalem agora ao mesmo no de mortes dos últimos 23 anos com todas as outras vacinas em existência naquele país. Portanto, tudo normal.

      2. Avatar de Test User
        Test User

        1- Se tiveres uma ruptura nos hospitais como é que vais para hospital, já te esqueceste das ambulâncias a espera nos hospitais.
        2- Vacina é único meio para reduzir casos graves
        3- Gripe? Alguma vez tiveste uma vírus influenza comparável em termos transmissão e que levasse ruptura dos hospitais por um período prolongado e com tantos casos graves.

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Coronavírus está classificado como sendo vírus de gripe, independentemente de ser sars1, sars2, ou 3, 4 ou 5 que ainda possam vir. De X em X anos as gripes são mais violentas e causam mais mortes, não foi o mesmo em 2008(?) com influenza? E nos anos 90, finais dos anos 70…
          Quanto ao ponto 1, 80% das fatalidades em 2020 ocorreram em hospitais. Talvez seja melhor ficar em casa, as hipóteses de sobrevivência são maiores.

          1. Avatar de test user
            test user

            esta incorrecto. não esta classificado como gripe.
            para ser gripe tem de ser provocado por virus influenza.
            gripe aves era provocado virus influenza .
            gripe espanhola provocado pelo virus influenza.

            covid nunca e referido como gripe covid. é um virus diferente.

            A serio queres comparar 2008. compara fatalidades.

            não faz sentido teu argumento. se ficassem em casa e ocorrerem-se em casa fatalidades, tinham mais hipoteses no hospital?

          2. Avatar de JFMoreira
            JFMoreira

            Não são iguais: https://www.cdc.gov/flu/symptoms/flu-vs-covid19.htm

            Além disso, a gripe deixa as urgências à beira de um ataque de nervos, enquanto que o COVID19 atira os doentes para as UCIs e muitas delas têm de usar ventilador – coisa que não acontece com a gripe.

          3. Avatar de Tiago E.
            Tiago E.

            Engraçado como desvalorizam todas as fatalidades causadas pela doença mas se morre uma pessoa no meio de milhões pela vacina já acham a vacina assassina…

          4. Avatar de AlexX
            AlexX

            @JFMoreira
            Correcto, erro meu escrever “classificado como” que podia sugerir serem da mesma família e não são. No entanto vejo mais semelhanças que diferenças, mesmo nesse link do cdc. Na definição de “common cold” na wikipédia coronavírus segue sendo mencionado entre influenza vírus, rhinovírus e adenovírus como os mais frequentes vírus da causa. Bem sei que a wikipédia é má fonte de informação mas neste caso estará de todo errado?

            @Tiago E
            Desvalorizei em tom sarcástico precisamente o número de mortes pós a vacina. Até contava com muitas mais fatalidades tendo em conta vacinas que foram criadas em menos de um ano, algo inédito. E nenhuma vacina é assassina, dizer isso é o mesmo que dizer que armas matam.
            Só loucos da conspiração para pensar que companhias farmacêuticas corruptas com cadastros criminais bem documentados, que causaram danos sérios tendo disso conhecimento prévio e falsificaram dados, subornaram médicos etc, pudessem ter a audácia de seguir fazendo o que sempre fizeram, não é verdade?
            É a era da informação e desinformação e ambas abundam, de resto cada qual é responsável pelas decisões que toma.

    4. Avatar de Test User
      Test User

      Não existem vacinas 100 por cento protecção. Apesar de ser vacinado pode ser infectado.
      Se ele estava infectado antes da segunda dose não tinha protecção máxima da vacina que é proporcionada pela segunda dose.

      Por isso é importante ter precauções até segunda dose. Se tiver problemas saúde graves deve continuar ter precaução.

  3. Avatar de Fulano
    Fulano

    Para Braga não existem datas disponíveis!
    Enquanto isto, numa cadeia próxima de si, todos os reclusos já estarão vacinados durante o dia de amanhã.
    Percebo que em termos logísticos, se vacine um estabelecimento prisional inteiro, mas acho que é uma grande injustiça para as pessoas que estão cá fora.
    Afinal o crime compensa!

  4. Avatar de jnsilva
    jnsilva

    Estive infetado em novembro de 2020, tenho 47 anos, preenchi o formulário e menos de 24h depois posterio recebi um SMS a informar que não estou elegível por ter estado infetado com COVID-19…

    1. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      jnsilva se já estiveste infetado, tens imunidade natural, os anti-corpos da vacina não te iriam ajudar, bem pelo contrário! Procura por COVID-19: Infetados podem criar anticorpos para toda a vida, aqui no pplware.
      Não foste elegível para levar a vacina, mas és elegível para doar sangue, muitos daqueles que venham a cair numa cama de hospital em estado grave por causa dessa doença, agradecerão. Há muitos casos de pessoas que tinham uma taxa muito baixa de sobrevivência e que depois de receberem transfusões de sangue com anti-corpos naturais de pessoas que já estiveram infetadas, sobreviveram, e tiveram uma recuperação muito rápida. Porém, não sei se em Portugal se recorre a este tipo de tratamento.

      1. Avatar de dasda
        dasda

        ta calado nao digas asneiras. ainda ontem tive com uma amiga ke ja teve covid e ja foi vacinada 1x e que nao vai levar segunda dose. ainda me mostrou o papel ke lhe deram ke tinha la essa indicacao. quanto ao jnsilva, uma coisa é o ke ele diz outra coisa é o que é verdade. pode ter interpretado mal o que recebeu, ou outro motivo qualquer de nao a tomar agora. Mas nada como falar com quem de direito em vez de vir para aki chorar.

    2. Avatar de Rui Migue
      Rui Migue

      https: //amp.expresso.pt/coronavirus/2021-02-04-Covid-19.-Infetados-so-necessitam-de-uma-dose-da-vacina

      1. Avatar de DataSmurf
        DataSmurf

        Ele já tem a dose dele, e nem sequer foi vacinado. Anticorpos naturais, que o próprio corpo produziu, e que se vão manter por muito tempo.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Disseram que iam vacinar quem já foi infetado

          1. Avatar de dasda
            dasda

            nao disseram. ja estao a vacinar e ja vacinaram muita gente nesse estado.

  5. Avatar de Rui Migue
    Rui Migue

    Isso não é assim. Quem esteve infetado na casa dos 40,s passados 6 meses, recebe só uma dose de vacina mRNA.
    Tenho conhecimento de muitos casos. Os próprios nos centros de vacinação, dizem que são indicações da DGS.