COVID-19: Tem mais de 40 anos? Já pode agendar dose de reforço

26 Comentários

As pessoas que têm mais de 40 já podem agendar a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 a partir desta segunda-feira à tarde.

O agendamento faz-se através do portal do Ministério da Saúde. Mas o agendamento não está limitado a maiores de 40 anos!


O processo de vacinação continua a bom ritmo e estamos agora na fase de reforço. Depois dos professores e funcionários do Ensino Superior, também os profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) poderão deslocar-se aos Centros de Vacinação para serem vacinados com a dose de reforço contra a COVID-19, em modalidade de Casa Aberta e com senha digital.

Dose de reforço também para quem tem mais de 60 anos

Hoje passou a estar disponível o agendamento da dose de reforço para quem tem 40 ou mais anos. De referir que se mantém aberto o agendamento para pessoas com 60 ou mais anos (dose de reforço contra a COVID-19 e/ou Gripe) e 18 ou mais anos vacinados com vacina Janssen há 90 ou mais dias.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em mais de 110 países, sendo dominante em Portugal.

Agendamento

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Vamos então ler aqui os comentários para saber qual a opinião dos especialistas 🙂

  2. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Tenho 31 e agendei a minha dose de reforço

  3. Avatar de john nando
    john nando

    Algum especialista que confirme.

    Quem não levar a vacina de reforço vai ser considerado não vacinado e perderá o acesso ao Certificado digital?

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      Se fosses uma pessoa informada sabias disse mas vou te dizer. A partir de 1 Fev a validade da vacina para espaço Europeu é 270 dias após a data da ultima vacina (seja ou não de reforço) os certificados até la não constam a dose de reforço.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        ou seja, quase tanto tempo como toda a gente que ainda não tomou a de reforço

      2. Avatar de john nando
        john nando

        Obrigado jonny

  4. Avatar de João
    João

    Há por aqui algum especialista que saiba se há algum risco de miocardite em tomar mais doses da vacina?

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      Se fosses inteligente e não mais um totó da internet não publicavas lixo e contactavas o teu médico de família.

    2. Avatar de Zed
      Zed

      Podes sempre fazer um estudo; força nisso e depois divulga aqui os resultados.

    3. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Ah não te esqueças de saber se o próprio corona não provoca miocardites

    4. Avatar de donodacarne@gmail.com
      donodacarne@gmail.com

      Por acaso até tenho um estudo sobre os efeitos adversos da vacinação , mas ainda não li …são cerca de 30 páginas cheias de gráficos e desconfio que a conclusão não é muito favorável….

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        E que tal veres estudos de efeitos adversos sobre o vírus?

        Spoiler: Muitos (senão a maioria) dos efeitos adversos ocorrem por causa do sistema auto-imune que é provocado quer com a vacina quer com a infecção. Agora deduz lá qual dos caminhos é mais perigoso: o vírus real ou um vírus que é inócuo?

      2. Avatar de Zed
        Zed

        Favorável a quem? A quem têm medo de picas?

    5. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      http s://www.youtube.com/watch?v=NR_ZVzrTeYk&t=65s
      Tens aqui alguem a explicar para idades abaixo dos 40 anos

    6. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Muito bom

  5. Avatar de André Silva
    André Silva

    Riem-se com a dose de reforço… até parece que uma grande franja da população não toma a vacina da gripe todos os anos….

    1. Avatar de cross
      cross

      todos os anos é diferente de 3 doses em 5 meses.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Certo, é que fazer vacinas que sejam mais duradouras é como quem faz um bolo.

        Tens aí um novo mantra para a tua vida: ‘Torna-te investigador para ajudares a desenvolver vacinas mais eficazes e duradouras’

  6. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    Só vim aqui pra ver os comentários dos investigadores cientificos, médicos e virologistas com fontes super credíveis de redes sociais e afins! 😀

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      É só esperar mais alguns anos que, os comentadores, investigadores, médicos e virologistas, por estas bandas, já não vão aparecer, nem terão a vontade de comentar. 🙂

  7. Avatar de Berta
    Berta

    Centro Europeu encoraja paises a mudar a forma como se está a tratar a covid-19 Espanha anunciou recentemente que vai passar a monitorizar a pandemia de covid-19 como se de uma gripe comum se tratasse.

    A proposta espanhola faz sentido porque o rápido aumento da incidência torna impossível o rastreamento de contactos e sobrecarrega as capacidades de diagnóstico”, crê Eva Grill, epidemiologista da Universidade Ludwig Maximilian, em Munique.

    “O ECDC encoraja os países a fazer a transição de um sistema de vigilância de emergência para outros mais sustentáveis e orientados para objetivos”, disse um porta-voz da organização. “Esperamos que mais estados-membros queiram mudar para uma abordagem de vigilância sustentável a longo prazo”, acrescentou.

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Se calhar as decisões têm esses aspectos em conta. Não têm é APENAS esses aspectos em conta, que é algo que muitos se esquecem.