COVID-19: Tem mais de 35 anos? Agende já a sua vacina

29 Comentários

O processo de vacinação em Portugal e em outros países nem sempre foi pacífico. No entanto, os esforços para inocular a população têm sido muitos e em Portugal o processo está agora melhor do que no passado.

Tal como previsto, quem tem 35 ou mais anos já pode agendar a vacina para a COVID-19.

COVID-19: Tem mais de 35 anos? Agende já a sua vacina


Tem 35 ou mais anos e ainda não tomou a vacina da COVID-19?

O auto-agendamento online para os portugueses com 35 anos ou mais anos já está disponível.

O portal para agendamento passou a disponibilizar um novo formulário para agendamento. Este formulário destina-se apenas ao pedido de agendamento da primeira inoculação contra a COVID-19. Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado.

COVID-19: Tem mais de 35 anos? Agende já a sua vacina

Entre as doenças que darão prioridade, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere o comunicado da DGS.

Aqueles que recuperaram de infeção por COVID-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”. Estes serão vacinados “com apenas uma dose, independentemente da vacina”.

Agendamento

Leia também…

Já pode obter o seu Certificado Digital COVID! Siga os passos…

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PM
    PM

    Até aqui levamos com COVID e Vacinas a torto e a direito… Já chega não?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Lamento, mas o Ppplware ainda não administra vacinas aos portugueses

      1. Avatar de roger
        roger

        vaers.hhs.gov/data/datasets.html?

        2021* 74.04 MB 230.40 MB 35.80 MB 25.62 MB
        2020 11.01 MB 41.25 MB 4.47 MB 4.38 MB
        2019 11.22 MB 41.38 MB 4.7 MB 4.45 MB
        2018 10.31 MB 39.95 MB 4.61 MB 4.47 MB
        2017 7.24 MB 27.44 MB 3.49 MB 3.77 MB
        2016 7.33 MB 30.37 MB 3.89 MB 4.30 MB
        2015 6.96 MB 27.33 MB 3.82 MB 4.03 MB

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Então o 5G não é para receber em gigas??

          1. Avatar de roger
            roger

            Rácio de 3x mais letalidade em vacinados ao contrair a variante Delta

            https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/996740/Variants_of_Concern_VOC_Technical_Briefing_17.pdf

            Página 14
            SARS-CoV-2 variants of concern and variants under investigation14Age group(years)TotalCases with specimen date in past 28 daysUnlinked<21 days post dose 1≥21 days post dose 1Received 2 dosesUnvaccinate
            Deaths within 28 days of positive specimen dateTotal117N/A31195044

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            5G só onde houver Delta???

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Com vinho ao jantar mais um par de finos só consegui encontrar a tabela em que a Delta tem mortalidade de 25% da Alpha.
            Onde está o que dizes?

          4. Avatar de roger
            roger

            Para obter uma estimação dos vacinados vs não-vacinados contabilizados no estudo soma o total de relatórios gerais de ambos:
            V: 21192
            NC: 53822
            Agora faz os rácios:
            V: ~0,25%
            NV: ~0,08%

    2. Avatar de Daniel Monteiro
      Daniel Monteiro

      Tanta indignação, sabes que podes simplesmente saltar o artigo e não ler, é das coisas espetaculares que existem, poder escolher o que ver, ler, etc.

      Tendo em conta a situação atual, e a dimensão da mesma, é informação útil para qualquer pessoa, quem não o acha ou não quer, não lê. Assim simples, sem grandes complicações.

  2. Avatar de XneloX
    XneloX

    Umas perguntas:
    – A vacina cria imunidade de ser infetado pelo vírus?
    – A vacina cria imunidade que impede de contagiar outros?
    – Se é necessário estar presente por 20 minutos depois da administração da vacina, está é segura ou é uma experiência para ver o que acontece ao utente?
    – Depois de passar vários meses após ter tomado todas as vacinas, posso andar sem máscara ou continuo a ter os mesmos riscos de contrair e infetar os outros tal como quem não tomou a vacina?

    Grato pelas respostas

    1. Avatar de PM
      PM

      XneloX, podes ir pedir essas respostas à DGS e os respetivos documentos cientificos, que eles vão-te responder, como responderam ao tribunal, que não têm nada, zero, rien. É tudo baseado no que os “especialistas” vomitam diariamente nos media.

      1. Avatar de Filipe S.
        Filipe S.

        Para uma criança um carro é algo mágico que usa um liquido para andar, no entanto à medida que cresce e estuda passa a perceber que é apenas uma conjugação de elementos físicos quantificáveis e que tem uma lógica por trás.

        Resumindo para comentar e não fazer figuras tristes é preciso perceber sobre o assunto (idealmente).

        1. Avatar de roger
          roger

          https://vaers.hhs.gov/data/datasets.html?
          2021* 74.04 MB 230.40 MB 35.80 MB 25.62 MB
          2020 11.01 MB 41.25 MB 4.47 MB 4.38 MB
          2019 11.22 MB 41.38 MB 4.7 MB 4.45 MB
          2018 10.31 MB 39.95 MB 4.61 MB 4.47 MB
          2017 7.24 MB 27.44 MB 3.49 MB 3.77 MB
          2016 7.33 MB 30.37 MB 3.89 MB 4.30 MB
          2015 6.96 MB 27.33 MB 3.82 MB 4.03 MB

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        SE tivesses LIDO essa sentença
        terias ficado a saber que a condenação foi pela
        DISPONIBILIZAÇÃO desses documentos FORA DO PRAZO legal.

        Sim, essa sentença diz que os documentos FORAM DISPONIBILIZADOS
        ainda que FORA DO PRAZO.

        A condenação rezume-se ao pagamento de custas por ter sido o requerido a motivar a ação.

    2. Avatar de Filipe S.
      Filipe S.

      “– A vacina cria imunidade de ser infetado pelo vírus?”
      A vacina não cria imunidade, elimina em grande parte a possibilidade de ficar internado ou de ter sintomas (comportamento típico de todas as vacinas).

      “– A vacina cria imunidade que impede de contagiar outros?”
      Não, mas reduz a probabilidade de transmissão em 80-90%. Como o corpo reage mais rapidamente à infecção a probabilidade de transmissão é reduzida.

      “– Se é necessário estar presente por 20 minutos depois da administração da vacina, está é segura ou é uma experiência para ver o que acontece ao utente?”
      Esse tempo é normal em qualquer vacina para ver se existem alergias após a toma, mas não é obrigatório. Algumas das vacinas que estão no plano nacional também é recomendado esperar esse tempo que são 15-30 minutos.

      “– Depois de passar vários meses após ter tomado todas as vacinas, posso andar sem máscara ou continuo a ter os mesmos riscos de contrair e infetar os outros tal como quem não tomou a vacina?”
      É necessário continuar a usar máscara e ter cuidados até estarmos com uma percentagem de vacinados de pelo menos 70%, embora a probabilidade de ser infetado após vacinação seja um pouco mais reduzida não é nula.
      Em caso de apanhar COVID o risco de transmitir é 80-90% menor.

      Acrescento que nenhuma vacina à partida cria imunidade, ela só existe se os anticorpos reagirem tão rapidamente que transmissibilidade seja 0%.
      Tipicamente falamos em imunidade de grupo porque as vacinas reduzem a transmissibilidade e assim eliminam a circulação do virus.

      1. Avatar de Tiago E.
        Tiago E.

        Muito bem respondido.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A vacina evita maioritariamente os casos graves da doença, que resultam em hospitalizações e morte. Caso contraias a doença, deverá ser na sua forma ligeira ou moderada. A meia hora após a toma, é para verificar se existe algum tipo de reação alérgica à vacina, caso ocorra existem profissionais de saúde no local que podem prestar auxílio. Todo e qualquer medicamento pode provocar reação alérgica.
      Depois de ter a vacinação completa, e passando o prazo que o fabricante indica como tendo a proteção total, continua a ter de cumprir as leis. Se for obrigatório o uso de máscara, terás de o fazer, como qualquer outra pessoa.
      Dito isto, ficas mais protegido com vacina, do que sem a vacina, isso é garantido.

    4. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      NENHUMA VACINA CRIA IMUNIDADE A QUALQUER VÍRUS OU BACTÉRIA. Se alguém te tentar vender um daqueles medicamentos de 6000 euros, cada comprimido, a dizer-te que cura 50000% das doenças de todo o mundo, nem precisas de ouvir mais nada…
      Os 30 minutos são por causa de reacções gerais, quase todas conhecidas, como dureza no local da vacinação e não ser possível o penso estancar o sangue.
      São 30 dias após a 2 dose (caso da Janssen são 30 dias depois da vacinação). Ao reduzir a actividade do vírus, precisas de muito mais contacto com pessoas infectadas para te infectar ao ponto de teres sintomas. Claro que isso só funciona se a grande maioria das pessoas tiverem a vacina… quando há 84% das pessoas entre os 20 e 30 anos que dizem que só se vão vacinar para poderem viajar mais facilmente, está tudo dito…

    5. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      Não é 20 mins mas sim 30 mins o que acontece com outras vacinas. Exemplo disso são vacinas para alergias que sao admistradas todos os meses uma dose entre 3 a 5 anos e que também é necessário esperar 30mins depois de cada dose. Vacinas essas que custam mais de 250€ que dá para 1 ano mais ou menos… É como todas as vacinas tanto pode ou não funcionar no teu corpo..
      A do Covid pode ou não criar anticorpos mas isso só o teu organismo o sabe…

    6. Avatar de JF
      JF

      Onde se lê «Sofre», leia-se «Sobre».

  3. Avatar de Rceu
    Rceu

    Bom post… Fiz a marcação porque estava pelo PPLWARE de passagem…
    Obrigado 😉

  4. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Quem quiser a minha vez, eu dou. Não vou ser cobaia e tomar uma vacina sem conhecer as possíveis consequências a longo prazo.
    Para mais, uma vacina que independentemente da marca, é totalmente inútil, pois não evita o contágio da “doença”.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Lembra-te dessa decisão quando quiseres fazer as 6 viagens anuais a outros países e tenhas de pagar 600 euros por cada teste, além de teres de chegar aos aeroportos 6 a 12 horas antes da hora de embarque, enquanto quem foi vacinado pode continuar a chegar 2 horas antes e a fazer o checkin do hotel…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Pessoal que não quer tomar é pessoal que nunca saiu da aldeia e nunca viu o mar.

    2. Avatar de BMad
      BMad

      Mais um “cientista” da net… podias era dar o teu ar para não gastar para quem faz falta.
      São pessoas assim é que fazem com que estejamos a voltar aos números que vemos…

    3. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Bem…
      A nível mental podes ir tomar descansado, pior do que estás também já não ficas…

    4. Avatar de Tiago E.
      Tiago E.

      Esta malta quando vai tomar a vacina do tétano ou outra qualquer também diz estes disparates ou conhece a bula de trás para a frente e todos os efeitos secundários?

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Vacinas? Amigo com o que tenho lido acho que se muita gente se desse ao trabalho de ler a bula e os possíveis efeitos secundários até dos medicamentos que tomam, cheira me que as aspirinas e os ben u rons não saiam das farmácias, que o pessoal preferia ficar com a dor de cabeça… (Se não fosse uma desculpa de treta, isto é xisde)

  5. Avatar de Carl
    Carl

    Li rumores que em varias zonas do pais abriram um par de horas a cada fim do dia para jovens apartir dos 19 anos serem vacinados sem agendamento, caso haja sobras de vacinas nesses mesmos dias.
    Sera isto verdade? Mad o general veio para a tv dizer que ha falta de vacinas e agora vem-se a saber que jovens vao aos centros de vacinaçao ao fim do dia serem vacinados sem agendamento?
    E li isto vindo de uma figura publica, a apresentadora da tvi maria cerqueira gomes, que disse que a filha de 18 anos foi vacinada nestes ultimos dias usando o metodo que falei acima.