COVID-19: Tem 16 ou 17 anos? Agende já a sua vacina

59 Comentários

O processo de vacinação em Portugal e noutros países nem sempre foi pacífico. No entanto, os esforços para inocular a população têm sido muitos e em Portugal o processo está agora melhor do que no passado.

Tal como previsto, quem tem 16 ou 17 anos já pode agendar a vacina para a COVID-19.

COVID-19: Tem 16 ou 17 anos? Agende já a sua vacina

Tem 16 ou 17 anos e ainda não tomou a vacina da COVID-19?

O auto-agendamento online para os jovens portugueses com 16 ou 17 anos ficou disponível esta terça-feira.

O portal para agendamento passou a disponibilizar um novo formulário para agendamento. Este formulário destina-se apenas ao pedido de agendamento da primeira inoculação contra a COVID-19. Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado.

COVID-19: Tem 16 ou 17 anos? Agende já a sua vacina

Entre as doenças que darão prioridade, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere o comunicado da DGS.

Aqueles que recuperaram de infeção por COVID-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”. Estes serão vacinados “com apenas uma dose, independentemente da vacina”.

O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a covid-19”, explica a entidade, sublinhando que o objetivo é “salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos” e “preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado.

Agendamento

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eurosport
    Eurosport

    Curioso é que, há muita gente com mais 40 anos e ainda nem sequer tem a primeira dose…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Têm “Casa aberta”.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não têm porque não querem. Os agendamentos para mais de 40 anos já abriram há mais de 1 mês, e fora isso há a Casa Aberta.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não tem quem não agendou, agora nem sequer têm desculpa de agendamentos, estão abrangidos pela casa aberta, é só irem a um centro de vacinação e vacinarem-se.

  2. Avatar de Rúben M.
    Rúben M.

    eu tenho 36 anos, e tomei a segunda dose na semana passada, auto agendamento funciona se as pessoas forem agendar 😛

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Onde é que foste buscar essa ideia ??

    2. Avatar de OneDude
      OneDude

      Exacto! Eu tenho 38 e levo a segunda dose hoje. Fiz o autoagendamento, recebí sempre as sms quer para a 1ª dose, quer agora para a 2ª. Tudo funcionou ás mil maravilhas, mas lá está… é preciso agendar.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Deve estar à espera que lhe vá dar a vacina a casa

      2. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        35, não fiz rigorosamente nada,
        ligaram para perguntar quando e onde podia ser na primeira, quanto a segunda não recebi nada, mas como tinha ficado marcado no cartao a data, simplesmente voltei nesse dia.

        1. Avatar de Eurosport
          Eurosport

          Então tenta agendar para o centro da zona de Amadora, depois diz-me algo! Lol

          1. Avatar de Naopossodizer
            Naopossodizer

            Podes agendar pra qualquer parte do país, eu agendei pra fora da minha residência por ser mais rápido

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Neste momento não consegues agendar para lado nenhum porque têm os agendamentos bloqueados para os 16 e17 anos, espera 1/2 dias e já dá para agendar para onde quiseres.
            Aliás, se tiveres mais de 30 nem precisas de agendar, é só aparecer, se quiseres até podes tirar senha online antes de sair de casa.

  3. Avatar de manito
    manito

    Tanta generosidade… uma vacina ainda em testes e a Malta toda a aderir…e á borla…as farmacêuticas querem disto!!!!

    1. Avatar de Jaime
      Jaime

      Os testes já foram concluídos às largos meses, não é à borla (custam à volta de 20€)

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Calma, o autogendamento para ti ainda não está disponível. Só se fores ao médico com o papá.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se quiseres continuar a viver debaixo de uma pedra a opção é tua.
      Depois não te queixes que os não vacinados são os excluídos da sociedade.

      1. Avatar de CRP
        CRP

        Já dizia Eça de Queirós.

        “Não tenho medo de pensar diferente dos outros, tenho medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados.”

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não se trata de pensar igual ou diferente, trata-se de um dever civico.
          Para mim é indiferente estar vacinado ou não, mas enquanto dever civico e facilitador de entrada em restaurantes, hoteis e viagens, fui vacinar-me.
          E acho sinceramente que a vacina devia ser obrigatória. A mim não faz diferença mas globalmente a diferença é muita, principalmente para a economia e restabelecimento de uma vida normal.

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Já dizia um desconhecido “há quem pense que é mais inteligente que os outros, mas na verdade é muito mais burro que os outros.”

      2. Avatar de manito
        manito

        “os não vacinados” … por acaso existe uma nova raça com esta denominação? e já agora… são excluídos da sociedade por não concordarem em injectar no seu corpo uma droga ainda em fase de testes? Bem por este andar vai ser preciso mais uma revolução não tarda nada!!!
        PS …já me esquecia, tivesses tu a pedra onde eu vivo!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Ainda não percebeste que existe uma divisão entre quem se vacina e quem não se vacina? Essas divisões só vão ficar mais acentuadas, vou agora para um fim-de-semana com casais amigos e após reunião optámos por excluir desse fim-de-semana quem não estava vacinado. Também vejo grupos de trabalho em empresas que costumavam almoçar juntos neste momento existir uma segregação e quem não está vacinado é posto de lado.
          Estas diferenças vão continuar a acentuar-se cada vez mais e os não vacinados cada vez mais vão estar excluídos.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Acho que é um bocado lógico o porquê disso acontecer: se eu e outros nos vacinamos e estamos com uma probabilidade mais reduzida de termos o vírus e de o transmitir porque é que hei-de arriscar a estar com alguém que não fez o seu dever cívico (no meu ponto de vista) e só pensou no “eu” e não no “nós”?

            Respeito quem não se queira vacinar desde que não venha com teorias da conspiração, mas também essas pessoas tem que respeitar que não se queira estar com elas.. é chato, mas é uma situação lógica.

            A menos que as pessoas não possam tomar a vacina por razões médicas como é óbvio, aí são casos totalmente diferentes.

          2. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            E disto que ELES gostam de criar, as coisas mais absurdas serem normais e aceites em pessoas como o Ze Fonseca. Esta gente consegue ir na cantiga da comunicacao social com uma pinta descomunal. Sao teus amigos e vao deixar de o ser so porque nao se querem vacinar ? Realmente a tua nocao de amizade deixa muito a desejar. Alem de que nem sequer sabes se esses nao vacinados sao imunes ao virus ou nao.

          3. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Se eu tivesse um amigo como tu com teorias da conspiração apenas chegaria que andava enganado durante muito tempo acerca dele.

            Uma coisa é uma pessoa admitir que não quer tomar porque tem medo de ser a 0,000000x % a ter um dos efeitos graves secundários das vacinas ou ter uma condição médica que não permita; outra completamente diferente é vir com “eles querem te controlar “isto estava tudo planeado” “vocês são todos umas ovelhas”;

            Isto já entra numa esfera de absurdo que se eu acreditasse realmente ia viver para o meio do monte, mas como não acredito não quero ter amizades com pessoas assim porque qual é a vantagem de uma amizade destas? Um achar que o outro é ovelha ou camelo e o outro achar que é demente. Que bela amizade.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Sardinha Enlatada, é precisamente ao contrário, a minha amizade e o facto de eu estar vacinado não prejudica em nada os meus amigos, já o facto de os meus amigos não estarem vacinados pode-me prejudicar a mim e à minha familia e outros amigos.
            Quem coloca a não vacinação acima da amizade não sou eu, por isso a escolha é facil, até pode continuar a ser meu amigo, mas comigo esse amigo só está de mascara.
            É uma questão de prevalencia de direitos, o meu direito à saúde sobrepoem-se ao direito da liberdade de alguém que escolheu não ser vacinado, porque além de ser mais importante, o meu direito de ser vacinado não prejudica ninguém.
            Além disso, não existe nenhum motivo logico para a não vacinação além de parvoice.

          5. Avatar de Carlos
            Carlos

            “Uma coisa é uma pessoa admitir que não quer tomar porque tem medo de ser a 0,000000x % a ter um dos efeitos graves secundários das vacinas ou ter uma condição médica que não permita”.
            Absurdo é ter 0,000000x % de gravidade com CV19 e ir tomar um medicamento experimental que ainda NINGUÉM sabe do resultado a médio-longo prazo. no curto prazo, veja aqui https://www.adrreports.eu/en/search_subst.html# procure por covid-19…veja as 3 vaxx, some e verá mais de 20k mortes na UE, fora o que não foi reportado. Já agora, sabia que a DGS foi interposta em tribunal para apresentar documentação, provas do isolamento do virus SARS-COV-2 e o número de óbitos confirmado por CV19? procure na net…procure pelas respostas da DGS…isto não são teorias, procure que encontra https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn%3Aaaid%3Ascds%3AUS%3A80df9896-83ac-480c-bab1-18935d6b4e98&fbclid=IwAR3x9_jScoS7VVIhweVI6YC2DZ8Fz_eBi35J-B2no05ELeEavpqx8RimRqk#pageNum=13

          6. Avatar de manito
            manito

            Tinha piada se nesse passeio entre a malta do teu grupo alguém ficasse infectado…
            Usem a máscara e distanciamento que ficam bem…com a vacina ou sem ela!

      3. Avatar de woot!
        woot!

        Porque excluir e dividir a população faz todo o sentido. Em que mundo? Depois do CDC dizer que a transmissibilidade é igual entre vacinados e não vacinados a diferença entre ser vacinado ou não na “exclusão da sociedade” como vocês tanto apregoam não faz sentido nenhum. Tem juízo.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Mais uma mentira… enfim. Se souber inglês leia o artigo:

          https://www.nytimes.com/2021/07/30/health/covid-cdc-delta-masks.html

          Um pequeno resumo:

          Ainda não está confirmado, mas esta variante em especifico poderá ter níveis idênticos de transmissibilidade entre vacinados e não vacinados.

          No entanto esta variante é muito mais perigosa do que as outras variáveis, mas tendo a vacinação em dia continua a funcionar para não ter os sintomas mais graves da doença;

          Quer mesmo continuar a “ter muito juízo”? LOL só rir com estes sheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeps

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Explique o porquê de existirem mais infetados e mortes no verão de 2021, relativamente ao verão de 2020 (Portugal). Já agora explique o que se passa em Israel e Gibraltar (100% vacinação) comparativamente com…por exemplo a Suécia e a Noruega. Por favor utilize as mesmas janelas temporais. Se souber fazer bem a sua pesquisa e comparar os dados, talvez se ria de outra maneira

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Antes dar lucro ás farmacêuticas que ás funerárias.
      https://www.jn.pt/nacional/lista-de-espera-nos-crematorios-e-morgues-hospitalares-cheias-13240694.html
      E antes dar uns centimos de lucro por uma vacina do que centenas em tratamentos hospitalares (as farmaceuticas são as mesmas).

  4. Avatar de Miguel Felicio
    Miguel Felicio

    Esta gente por acaso sabe quando acabam os testes das vacinas, para que elas sejam totalmente eficazes e seguras? No fim de 2022 e principio de 2023… até lá são todos cobaias….

    1. Avatar de CRP
      CRP

      Ninguém sabe quando acabam os testes das vacinas, mas é importante ouvir todo o tipos de opiniões.

      Deixo aqui uma:
      http://bitly.ws/fTBY

      Fonte: Sic Noticias 13.07.2021 às 23h10

      Os Deuses estão loucos?

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        SIm, um advogado a falar de pandemias, é o mesmo que um cozinheiro a falar de engenharia aeronáutica.

        1. Avatar de ToFerreira
        2. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          Depende do contexto acerca do virus, quer dizer que so os medicos e que podem comentar sobre o virus ? Realmente ha cada gajo.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Até podem vir um padeiro e oum sapateiro comentar sobre o vírus.. agora eu seguiria os conselhos de um padeiro sobre como fazer pão e de um sapateiro de como fazer sapatos, da mesma maneira que seguiria os conselhos de um médico ou virologista no caso deste vírus.

            Não sei, parece-me o mais lógico.

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Gosto mais de saber que o Conselho nacional de Saúde, composto por médicos e virologistas de renome, constituído legalmente, foi arredado do aconselhamento Cv19, em detrimento do Infarmed (que nenhuma legislação o prevê, excepto talvez as resoluções de concelho de ministros – que não fazem Lei) e outros “especialistas geodésicos”…é só rir

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Só no fim de 2022 é que as vacinas são totalmente eficazes? 😀

    3. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Partindo do pressuposto que isto era tudo correto, ou vamos todos morrer (e ficar apenas com gente assim no planeta preferia mesmo este outcome, já que iriam morrer médicos, jogadores de futebol, músicos, actores, entre outros) ou vai ficar tudo bem! Só daqui a 50 anos é que vamos saber

  5. Avatar de Agendamento?
    Agendamento?

    Alguém me explica o conceito do agendamento? Neste momento só aceitam entre os 16 e 17 anos, quem não agendou agora só pode ser vacinado, deslocando-se a um centro de vacinação e sem agendamento?

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Penso que no final da semana já volta ao normal.

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    A questao destas vacinas e saber se vao passar a vida toda a levar com elas de ano a ano ou tem a duracao de 10 anos ou mais ? Nao vejo que vantagem se tem de andar todos os anos a levar vacinas covid. O virus vai acabar por desaparecer mesmo.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Provavelmente apenas as pessoas de risco é que vão ter que continuar a levar, como já acontece com a vacina da??? Vá lá..tu sabes: é a vacina da…….. GRIPE! Yes, acertou, 1 milhão de euros de prémio!

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Chalupa e se acalmasses a periquita ? Andas muito nervosoo a comentar com parvoices. Respira jovem senao ainda tens algum AVC

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Sabes que como tomei a moderna fiquei com o coração palpitante

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O virus nunca vai desaparecer, vai-se tornar endemico, e tudo depende dos avanços que se fizerem e da evolução de novas estirpes, provavelmente nesta fase vai ter de ser de toma anual até que haja maior informação e depois pode vir a tornar-se como a vacina da gripe e apenas para pessoas com outras patologias ou mais velhas precisarem ou então a comunidade cientifica vai ter que investigar mais.

  7. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Um negacionista falou nisto:
    https://patents.google.com/patent/CN112220919A/en
    Será que me quer enganar?
    Sou respiracionista, crente.

    1. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Nao se passa nada. E tudo normal para este pessoal que anda aqui. Eu acho incrivel como e que a maioria deste pessoal embarca nesta aventura e fica pronto para levar uma pica. Parecem camelos em fila indiana.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tenho andado a entrevistar pessoal para reforçar a minha equipa e de forma subliminar introduzo o tema de forma a que me seja passada a informação se a pessoa está vacinada ou não, os camelos atravessaram o deserto, os outros têm morrido à porta 😉

  8. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    É verdade que as pessoas que se inocularam com a segunda dose de boa fé não percebem que pelo menos receberam mercadorias falsas?
    1) com a segunda dose ainda não vivem normalmente novamente.
    2) com a segunda dose ainda com restrições
    3) com a segunda dose continuam com a máscara
    4) com a segunda dose, mesmo que apenas por causa dos controles de passaporte secreto, é difícil para viajarem
    5) com a segunda dose agora dizem que não estão imunizados
    6) com a segunda dose podem ser infectados
    7) com a segunda dose podem infectar
    8) com a segunda dose podem ter efeitos colaterais
    9) com a segunda dose podem continuar a dar positivo no PCR, teste que psicologicamente está ligado a uma letalidade exagerada
    10) com a segunda dose, continuam com o medo introduzido em seus cérebros e ainda não podem viver à medida que se aproximavam antes da pandemia
    11) com a segunda dose, não se sabe porque eles não tiveram tempo suficiente para estudar o que poderia acontecer com eles amanhã, uma vez que foram usados ​​como cobaias.
    Com tudo isso e com respeito absoluto por aqueles que foram vacinados, realmente, quer me dizer se essa mercadoria que foi comprada não tem motivos suficientes para fazer uma reclamação completa e mesmo se um reembolso poderia ser solicitado? o reembolso não pode ser feito de forma alguma para quem tem filhos, este reembolso pode ser refletido na não vacinação.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Este comentário é tão ignorante que dói-me a cabeça só de ler metade.

      Mas uma pequena resposta que acaba com essa verborreia: sabe que quando se atingir determinado patamar de % de pessoas vacinadas se vai abrir tudo.. incluindo discotecas (espaço mais propício para contágios). Diga-me então.. onde é que está o medo induzido mesmo em quem?

      Isto se fosse um acto de comédia tinha piada, o pior é ser real e assustador alguém conseguir escrever tanto e não dizer nada.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Se não está compreensível, provávelmente faltará:
        para ser efetiva em mim terás tu que a tomar também.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Espero que o sns te cobre uma conta choruda se fores parar ao hospital. Eu não gosto de ser ovelha mas há uma coisa que se chama dever cívico. É só inteligentes.

  9. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    “Dever cívico” termo que o regime salarista utilizava para que os jovens se animassem a ir cumprir esse dever na guerra colonial. Os desertores eram os que negavam. A história repete-se.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      É isso e as estrelas do judeu.

      Deixe de ser ignorante e estar a comparar ir para a guerra morrer com tomar uma vacina.

      Está a desrespeitar quem morreu sem querer ir para a guerra.

      Nesta pequena frase verifica-se o tipo de pessoa e educação que tem e o panorama geral de pessoas que arranjam argumentos ignóbeis e falsos para a não vacinação.

      É mais um.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        A imposição de cumprir um “dever cívico” foi o início de um despertar e o fim de um sistema ditatorial de uma única verdade.