COVID-19: França muda o nome da sua app de Contact Tracing

20 Comentários

No combate à COVID-19 há estratégias que não têm funcionado e é preciso encontrar soluções melhores ou adaptar. Relativamente às apps de contact tracing, usadas para rastreio à COVID-19, há mudanças que estão a ser feitas, incluindo a mudança de nome.

Em França o nome da app vai mudar para incentivar o download.

COVID-19: França muda o nome da sua app de contact tracing


COVID-19: a app StopCovid passa a chamar-se TousAntiCovid

De acordo com o TechCrunch, a app de contact tracing francesa não tem tido muito sucesso. Nesse sentido têm vindo a ser pensadas estratégias e a primeira mudança é mesmo o nome. A app que até agora se chamava StopCovid passa a chamar-se TousAntiCovid (Todos Contra a Covid).

Em junho o governo francês revelou dados sobre a app StopCovid. Após três semanas do seu lançamento, 1,9 milhão de pessoas descarregaram a app, mas apenas foram geradas 14 notificações. Quatro meses depois, a app StopCovid foi descarregada e ativada por cerca de 2,8 milhões de pessoas. No entanto, “apenas” 13.651 pessoas colocaram o código na app da COVID-19-positivas tendo sido geradas 823 notificações de exposição.

COVID-19: França muda o nome da sua app de contact tracing

Em Portugal como todos sabemos a app de contact tracing chama-se STAYAWAY COVID-19. . O número de downloads disparou significativamente e o número de códigos gerados também depois da discussão gerada por António Costa. Segundo números recentes, a app já foi instalada por mais de dois milhões de utilizadores e foram inseridos 323 códigos de utilizadores que testaram positivo para o novo coronavírus.

Relativamente ao nome da app portuguesa são muitos os que criticam uma vez que a app, sendo portuguesa, devia ter um nome em português.

Leia também…

STAYAWAY COVID: António Costa recua e suspende debate sobre a app

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Stalin
    Stalin

    França, um país com maior poder economico que Portugal, a app anti-Covid requer Android 5.0. Aqui um país “riquissimo” e segundo alguns iluminados se troca de Smartphone de 2 em 2 anos… Android 6.0. É o que temos…

    1. Avatar de RM
      RM

      Muitos trocam de smartphone todos os anos!

  2. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Para-covid

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      Petrus. Falta um s.

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu gostava muito de instalar, mas não é compatível com o meu Android, por falta de updates do fabricante.

  4. Avatar de Ci
    Ci

    Je Suis Anti Covid. Ficava um mimo…mas era abusar.

  5. Avatar de eu2
    eu2

    Para além de fazerem uma app utilizando a API Google/Apple, deviam fazer também em paralelo uma app que não utilize essa API, permitindo dispositivos abaixo de Android 6.0. e arrumando com a desculpa do “código da Google/Apple é proprietário, logo a app não é [totalmente] transparente”.

    E não se fiem na % de utilizadores de certa versão do android que o Android Studio indica. Isso varia de país para país, e eles sabem lá quantos Androids 2, 3, 4 eu tenho cá em casa e que ainda não deitei fora. Eles querem é apps feitas para versões mais recentes para incentivar a compra.

  6. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Na UK todos os dias sou bombardeado com anúncios para instalar a App, e isso eu nunca irei fazer, não preciso, portanto só ocupa espaço, depois não sei do que vale se os dados não forem introduzidos.

  7. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Pelo menos não tem nome em inglês como um certo país. Está com nome na língua materna…

    1. Avatar de Almaister
      Almaister

      Plenamente de acordo…

    2. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Verdade . Simples , Nome: NHS Scotland – Protect Scotland. ou NHS Covid , usam com orgulho o “NHS” já em certo país como diz aí o Pirata da cabernas , parece que têm vergonha de usar o nome SNS, a bandeira do PS deve de estar toda cheia de buracos, é melhor nem expor muito a Sigla.

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ou seja seus críticos, vocês só não instalam porque 1) tem o nome em inglês, 2) só dá para android >6.0, e 3) porque ninguém mete lá os códigos.

    Está aqui uma boa lógica, se a APP desse para partilhar selfies e marcar encontros infectadas na mesma zona estavam todos malucos. Lembrem-se: um país é feito de pessoas, não é só de governantes

    1. Avatar de RM
      RM

      Há muitas pessoas que têm smartphones com varios anos e android que não permite a instalação da app. Parece que não quiseram saber dessa ‘minoria’!
      Também concordo que a app devia ter outro nome. Afinal estamos em Portugal, mas isso não é razão para não a instalar.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Não há nada no mundo que abranja 100% da população.
        APP com outro nome, epa é um preciosismo sinceramente, é um não problema

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        Eu também sou de acordo que devia de estar na nossa língua materna, mas a verdade é que objectivamente o nome em ingles provavelmente consegue convencer mais do que em portugues.
        E uma vez que a finalidade é convencer as pessoas numa questão de saude e controversa, a meu ver acaba por preferível o nome em ingles.
        Até porque os mais os indisciplinados estão a ser os jovens e esses comem mais depressa o estrangeirismo que lhes é enviado para cima.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Como assim estão a ser os jovens? Qual é a base científica dessa afirmação?

    2. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Concordo plenamente. Não instalam porque são do contra, não importa que nome tem.

      Instalei mal saiu sem problema nenhum, coloquei o códaigo e alertou pessoas próximas, qual o problema? Se não têm telemóvel para suportar (APIs GOOGLE e APPLE) não usem… Só não falem do que não sabem pois muita gente fala do Bluetooth, gps, net etc e nem sabe o porquê de ser necessário….

  9. Avatar de jon
    jon

    em Portugal usamos nomes ingleses para parecer chique… stayaway estamosON
    e depois dizem que somos orgulhosos de ter uma língua só nossa…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Jon é um nome de que zona de Portugal?