COVID-19: Dados de testes de 700 mil franceses divulgados na internet

13 Comentários

Há uma nova falha a envolver dados de utilizadores nesta era de pandemia por COVID-19. Segundo o jornal “Mediapart“, devido a uma falha na transmissão às autoridades governamentais dos resultados dos testes à COVID-19 realizados nas farmácias francesas tornou públicos dados pessoais de milhares de pessoas.

De acordo com o que foi revelado, há dados de mais de 700 mil franceses divulgados na internet.


COVID-19: Dados faziam parte da plataforma Francetest

Nomes, datas de nascimento, moradas e números de telefone… está tudo na internet.  Os dados pessoais divulgados estavam “alojados” no site Francetest, uma plataforma externa que armazena este tipo de dados.

De acordo com o que foi revelado, esta plataforma está ligada ao SI-DEP, sistema de informações e despistagem, onde são registados todos os resultados dos testes à COVID-19, incluindo os realizados em farmácia, e que depois geram códigos QR para os passes sanitários que permitem aceder a viagens, museus, bares ou restaurantes em França.

De referir que na passada segunda-feira, os responsáveis pelo serviço procederam a alterações, pois com um simples utilizador e uma password era possível aceder a todos os dados.

As autoridades francesas, nomeadamente a Comissão Nacional de Informática e das Liberdades, estão agora a investigar o caso.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Foi falha foi…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Claro que não foi. Faz parte de um plano maquiavélico e sem sentido. Só este enorme golpe revelou dados de 1% da população. As pessoas que acreditam nisso também são sãs da cabeça btw.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Ri-te, ri-te… Deixas-te enganar pela maioria, mas eu penso pela minha cabeça e sei bem que isto é para mapear a rede 5G dos chips metidos nos testes e isto já foi confirmado pelo dr John Doe, da Universidade de Curral de Moinas. Sois umas ovelhas, eu sou um iluminado abençoado pela clarividência.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Como é óbvio. E aliás, estes dados agora servem para saber o estado de funcionamento do chip e notificar as pessoas cujo chip apresenta bugs.

        2. Avatar de PORTUGAL
          PORTUGAL

          És apenas um sujo a gozar com mal lavados.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Qual é o problema? devia ser norma…
    O pessoal apanha Covid e não diz a ninguém, faz a sua vida… Quantos já aconteceram…
    Se a doença fosse SIDA, ou herpes compreendia, mas agora esconder o Covid, gostava que me explicassem porquê, nunca entendi..

    1. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Tas a gozar certo???

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      acho que o problema, são os dados das pessoas divulgados e caçados e não saber se a tal pessoa tem ou não covid e depois são os certificados/qrcode que podem ser usados no mercado negro para criação de certificados falsos… o que é estranho estas plataformas aparecerem com bugs ridículos..leva a crer que houve desleixo de alguém ou foi infligido via hacking.. é o que dá os ajustos directos a empresas que nascem quando surgem os concursos publicos e que nem sabem o que fornecem/vendem..

  3. Avatar de António M.
    António M.

    “Os cães ladram e a caravana passa”

    E isto “divulgados na internet”, ainda é só o começo.

    Comparar doenças altamente infecciosas e irreversíveis, com uma altamente infecciosa e reversível, é pura demagogia.

    Formatados e especialistas factuais, andam de mãos dadas.

    Primeiro e ultimo comentário neste artigo, é sempre a mesma coisa, vira o disco e toca o mesmo (cassete PCP).

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    De facto o pessoal passa a vida a partir cascalho lol. Ainda nao se deram conta que esta pandemia esta a morrer. Ja ninguem acredita nisto, so alguns seres obstinados e de servico, ao patrao. Os tais soldados da fortuna, e claro esta o nosso amigalhaco Governo que nos ajuda a enterrar cada vez mais dia apos dia. Devem sentir-se orgulhosos por terem arruinado o sustento de muitas familias. Passaram a vida a governar por decretos, com a palhacada dos estados de emergencia. Afinal continuamos ca todos ninguem morreu, so alguns infelizes que tambem ja tinham outras patologias associadas.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sim, está a morrer. Mais casos e mortes que no ano passado mas está a morrer. Há um ano é que estava em altas. BURRO pah. És BURRO BURRO BURRO.

  5. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E tudo acidental ate ao dia de nao o ser. Onde e que ja ouvimos isto ? Estao a ficar sem criatividade estes tubaroes do costume. Devem pensar que o pessoal e parvo, bem alguns sao infelizmente comem tudo o que vem da comunicacao social sem se questionarem, mas felizmente que outros nao sao assim.

    1. Avatar de João
      João

      Passa esse que a ti já te está a bater forte.