COVID-19: Dados de 16 milhões de brasileiros infetados acessíveis na Internet

26 Comentários

Em tempo de pandemia de COVID-19 muito se tem falado sobre privacidade e proteção de dados pessoais. A desconfiança sobre as apps de rastreio veio criar este medo e a falsa ideia de que podemos estar expostos e vulneráveis a recolhas não autorizadas.

Há ainda o medo de que estes dados sejam tornados públicos e explorados. Foi precisamente isso que aconteceu no Brasil, onde dados de 16 milhões de doentes estiveram expostos e acessíveis durante dias.

COVID-19 brasileiros dados repositórios doentes

Dados de 16 milhões de doentes expostos

Pode parecer uma situação caricata e impossível, mas a verdade é que esta é uma situação real. Durante vários dias os dados de privados de 16 milhões de doentes com COVID-19 estiveram acessíveis certamente a qualquer pessoa na Internet.

Os dados que foram expostos são informações pessoais e médicas associadas a cada um destes doentes. É informação sensível e inclui doentes como o próprio presidente Jair Bolsonaro, a sua família, sete ministros e governadores de 17 estados brasileiros.

COVID-19 brasileiros dados repositórios doentes

Informação de brasileiros infetados estava acessível

A forma de exposição destes dados foi descoberta e comunicada de forma anónima, estando alojada no GitHub. Neste repositório, e de forma pública, estavam dados de acessos a duas bases de dados onde se encontram os dados destes utilizadores brasileiros.

Foi um funcionário do hospital Albert Einstein que ali colocou esses dados de acesso, na sua conta pessoal. Estes estavam, entretanto, acessíveis publicamente e continham a informação usada para o hospital aceder a essas bases de dados, onde tem de consultar informação sobre os doentes de COVID-19.

COVID-19 brasileiros dados repositórios doentes

Preocupação maior durante pandemia de COVID-19

Além das informações pessoais dos doentes, foram expostos igualmente dados confidenciais e sensíveis sobre o seu histórico clínico. Falamos da existência de doenças ou condições pré-existentes, bem como de medicações em uso.

Desde o início da pandemia de COVID-19 que têm surgido situações de exposição de informação mais sensível. Neste caso o problema foi mesmo uma falha humana, que deixou acessíveis dados de acesso repositórios privados e que continham informações sensíveis destes brasileiros.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Lá vão expor as playlista de funk deles

    1. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      *playlists

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já estou farto do Covid… Não se faz mais nada a não ser o covid, no outro dia um colega tinha problemas em andar (dor forte na perna)e foi ao Hospital e o médico e enfermeiro começaram a tripar com ele porque não deveria ter ido lá devido ao Covid…
    A mais vida para além do Covid!

    1. Avatar de Louro
      Louro

      @Miguel,
      Para aqueles que já partiram devido ao Covid, nao sabemos se haverá mais vida para além do Covid, dizem as religioes que sim, que há a vida eterna e por aí fora, mas nao há ainda provas de tal coisa.

      O teu amigo deveria de ter usado os métodos que foram colocados ao dispor, e o médico e enfermeiro que estavam a tripar com ele, só estavam a tentar protegelo de ser infectado e de ter problemas sérios devido a isso… o teu amigo certamente também está farto do Covid, estamos todos, mas se agora ficar infectado e tiver problemas mais graves, irá certamente pensar no tal médico e enfermeiro que estavam a tripar com ele…

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Pode morrer doutra coisa agora do covid é que não.
        A morte por covid é sagrada, as outras não têm nada a ver.

      2. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Claro, então por isso devia ignorar não poder andar, que pode ter vários significados, hérnias, ciática, artroses ou até mesmo tumor, e deve deixar andar para não ir ao hospital porque segundo tu ir ao hospital é um risco.
        Eu continuo a ir a consultas, fazer análises, e ir às urgências, tantas vezes quando achar necessário. Já partiram muitos devido ao covid e outros tantos devido a falta de assistencia por os meios estarem todos divergidos para o covid, já tive os 2 casos na familia e há que ter noção, não se pode tapar os ombros e descorbri os pés, os que morrem são um mal menor, pior será os que ficam e que com tudo isto para além de problemas financeiros e outros sociais ainda tenham que sofrer patologias porque não foram atendidos atempadamente.

  3. Avatar de C.S.
    C.S.

    Cá não acontece nada disso. A aplicação é segura podem instalar à vontade. Pelo menos é o que dizem os covideiros.
    Todos os que desconfiam da aplicação são totós e são negacionistas.

    1. Avatar de cross
      cross

      esqueceste-te do /s no final.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      @C.S, se tivesses lido a noticia ao invés de vires com ela na mao lancar o teu comentário…

      Os dados que foram acedidos nao tem absolutamente nada a ver com a app, app essa que é na verdade uma cópia,clone,exempla por aí fora do mesmo que existe em todos os outros países para o mesmo efeito.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Para teres essa certeza deves ser o funcionário do hospital.

    3. Avatar de Santos
      Santos

      “Foi um funcionário do hospital Albert Einstein que ali colocou esses dados de acesso, na sua conta pessoal. Estes estavam, entretanto, acessíveis publicamente e continham a informação usada para o hospital aceder a essas bases de dados, onde tem de consultar informação sobre os doentes de COVID-19.”
      Não há app que sobreviva á burrice/irresponsabilidade humana. Não tentes tirar conclusões onde elas não estão, caro Carlos. Nem sequer foram retiradas dos servidores.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Seja da app seja burrice humana seja o que for, haver uma tão grande concentração de dados é perigoso e pode dar asneira, é o caso.

        1. Avatar de Santos
          Santos

          Caro mas nesse caso, não podemos nem usar bancos. A possibilidade está lá agora depende das pessoas ser responsáveis e ter noção do que têm em mãos

  4. Avatar de Betenca
    Betenca

    A questão nem é só os dados terem sido tornados públicos. É que oficialmente o Brasil só reconhece 6.2 milhões de casos de infectados, o que é muito menos que o números de dados revelados.
    Ver https://www.worldometers.info/coronavirus/country/brazil/
    Não sou de teorias sensacionalistas, mas isto é realmente muito estranho!

  5. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Brasil a ser Brasil.
    Se houvesse um G8 dos países de 3º Mundo Brasil estaria lá.
    Viajando várias vezes quer a Angola quer ao Brasil não noto grandes diferenças.

  6. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    E eu quero lá saber dos dados de um qualquer brasileiro que mora na Avenida de Guignard no Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro ! Que tenha saúde !

  7. Avatar de Rogerio da Silva Matos
    Rogerio da Silva Matos

    Matéria Fake News. Sou do Brasil e isso não ocorreu.

      1. Avatar de Rogerio da Silva Matos
        Rogerio da Silva Matos

        Logo do Estadão (que está em recuperação Judicial), este jornal está fardado ao Fracasso. Se o Presidente não for Derrubado, este Jornal já já decreta falência.
        – Fonte Segura – Acesso o Ministério da Saúde.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas tem muitas outras fontes. Se fizeres uma pesquisa na web, tens muita info sobre isso.

          1. Avatar de Rogerio da Silva Matos
            Rogerio da Silva Matos

            Fonte Oficial – Ministério da Saúde – O Resto é falácia , fake news.
            – Governança de Dados, temos que ir na fonte primária, se não perdemos a credibilidade de noticiar Fatos.

          2. Avatar de Vítor M.

            Bom, concordo, ir à fonte, mas vivemos tempos complicados, onde o poder político é ele próprio fake. Ainda agora, Bolsoraro, disse que não disse o que disse. Estranho, verdade? Quem fala verdade?

  8. Avatar de Rogerio da Silva Matos
    Rogerio da Silva Matos

    O que há aqui no Brasil é um Consórcio da Imprensa e Sites (maioria propagadora de FAKE NEWS), onde eles pegam os dados e publicam.
    – O Brasil só tem sabotar SOCIALISTA E COMUNISTA na imprensa e Sites, tudo mamava na teta do Governo PTista, e o Presidente BOLSONARO cortou essa mamata. Agora eles tentam sabotar tudo…

  9. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    E quem falou que era só uma gripezinha foi o “médico” Dr Drauzio Varella a mando de um canal de TV para não prejudicar o carnaval que aqui é a festa da promiscuidade.

    1. Avatar de Rogerio da Silva Matos
      Rogerio da Silva Matos

      100 % Verídico… Verdade em Primeiro Lugar.

  10. Avatar de Rogerio da Silva Matos
    Rogerio da Silva Matos

    Aqui no Brasil teve caso de Traficante Morrer no Pneu (micro-ondas) e o Atestado de Óbito foi colocado COVID-19 (Vírus CHINÊS).
    – Basta uma simples pesquisa, que encontramos varias denuncias com Boletim de Ocorrência sobre os Fatos.
    – Tudo para inflar o número, e os propagadores (Estadão, FOLHA, O Antagonista, Globo etc). São todos uns FDP.