COVID-19: Como usar o Teams da Microsoft para aulas e reuniões online

14 Comentários

Face à pandemia provocada pelo novo coronavírus, muitas instituições de ensino e empresas estão a adotar plataformas digitais para comunicarem. Uma das plataformas em destaque é o Teams da Microsoft. A empresa de Redmond está a disponibilizar o Microsoft Teams gratuitamente às escolas como parte do Office 365 A1.

Hoje deixamos um pequeno tutorial de como usar esta plataforma.

COVID-19: Como usar o Teams da Microsoft para aulas e reuniões online


Com a licença Office da sua Instituição, os alunos, os professores e os funcionários poderão aceder ao Teams através deste link. O Teams pode ser utilizado em qualquer lugar com dispositivos Windows, Mac, iOS e Android, e permite-lhe adicionar participantes remotos a espaços de reuniões de todos os tamanhos.

O que está incluído na versão gratuita do Teams?

  • Pesquisa e chat ilimitados
  • Videochamadas
  • Armazenamento de ficheiros pessoais e da equipa
  • Colaboração em tempo real com o Office
  • Suporte para dispositivos móveis

Como usar o Teams da Microsoft?

Passo 1) Caso pretendam ter a app no Desktop ou smartphone devem começar por descarregá-la aqui.

Passo 2) Em seguida devem proceder à autenticação no serviço. Se não tiverem conta carreguem em Aderir gratuitamente.

COVID-19: Como usar o Teams da Microsoft para aulas e reuniões online

Passo 3) Em seguida devem começar por criar uma equipa. Para tal basta carregar no botão Criar equipa.

COVID-19: Como usar o Teams da Microsoft para aulas e reuniões online

Passo 4) Indiquem as informações solicitadas para a criação de uma equipa. Ao nível da privacidade podemos definir como Privada ou Publica. No caso de privada apenas podemos ter contactos indicados. Se definirmos Publica a equipa está aberta para o público.

COVID-19: Como usar o Teams da Microsoft para aulas e reuniões online

Passo 5) Depois de criada a equipa, estão disponíveis um conjunto de funcionalidades para interação entre elementos. Podemos enviar ficheiros, trocar mensagens rápidas, gifs, iniciar conversas,  enviar emojis, etc.

Passo 6) Para quem pretende iniciar uma videoconferência para todos os elementos só terá de carregar no respetivo botão para iniciar a reunião/aula por vídeo.

E é isto! Se procura uma boa solução para videochamadas, então experimentem o Teams. De acordo com os nossos testes, a plataforma Teams revelou-se bastante estável sendo muito simples de usar. Podem também usar o Teams no iOS ou Android. Para as Instituições de ensino superior portuguesas existe também o Colibri e o Webex.

Leia também…

Cisco Webex: Plataforma para aulas e reuniões online (está gratuita)

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Olá sabem de podemos gravar a reunião no nosso dispositivo, o partilhar da tela … com o Teams?

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Sim é possível fazer as duas coisas.

    2. Avatar de David
      David

      Dá para fazer as duas coisas, partilhar tela e gravar uma sessao

  2. Avatar de Helder Palma
    Helder Palma

    O problema no Teams é que não se consegue iniciar uma reunião/Aula, em que o organizador tem controlo total no som e camera dos participantes . Mesmo que desativemos o som a todos os participantes durante a reunião, o som pode ser reativado por qualquer participante o que pode originar um cenário caótico quando existem vários participantes e o organizador não pretende que se intrometam na apresentação, pelo menos durante um determinado periodo.

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Sim, é verdade
      Também passa pela forma como se gere a aula/reunião, se numa situação presencial a coisa funciona, numa situação à distância também deve funcionar.
      O organizador da reunião/aula deve conseguir manter o bom funcionamento do evento.
      Se os participantes não estão a “portar-se bem”, no limite, poderão ser banidos/expulsos, tal e qual como numa situação presencial.
      Poderá ser drástico mas é isso que acontece no dia-a-dia. No limite!
      O facto de estar-nos à distância não nos dá nem mais direitos nem mais deveres. Quando muito deverá dar-nos-à mais sensibilidade.
      Pelo menos é assim na universidade onde (tele)trabalho….

      1. Avatar de Helder Palma
        Helder Palma

        Percebo o que escreve, mas penso que deveria existir pelo menos a possibilidade de ao criar a reunião, configura-la para que os participantes ao entrarem, tivessem por defeito a camara / som desligados. Não consigo encontrar configuração para esse cenário, pois por vezes entram participantes com a reunião a decorrer e a sua entrada acaba por ser “ruidosa”.

  3. Avatar de Cabral
    Cabral

    Melhor das melhores opções. Conheço o serviço e todo o seu potencial. Em cá em casa não entra “ZOOM”.

    1. Avatar de Luis Alexandre
      Luis Alexandre

      Quer explicar a razão? qual o problema no Zoom? Obrigado

  4. Avatar de Vasco Oliveira
    Vasco Oliveira

    Não existia uma limitação ao nível de utilizadores globais por organização? 300 ou algo assim?

    Este registo pode ser feito com emails pessoais?

  5. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Boa tarde.
    Tenho-me debatido para alterar as definições numa videoconferência para ver os participantes (4 máximo neste momento) e não consigo. A imagem muda para quem toma a palavra! Ou seja, só consigo ver alguém quando este fala. Conseguem ajudar-me a alterar isso? Obrigado

  6. Avatar de Paulo Marques
    Paulo Marques

    Viva! Tendo em conta toda a situação relativa à COVID-19 que aumentou de forma drástica a utilização deste tipo de plataformas, seria possível da vossa parte, criarem uma série de artigos tutoriais (à semelhança do que já fizeram em tempos com o Excel) com as possibilidades do Teams e integração das várias aplicações disponíveis (Planner, Trello, Wiki, etc)?

  7. Avatar de Gdemar Evangelista
    Gdemar Evangelista

    Alguém poderia me ajuda como se agenda para realizar de reuniões com dias alternados?