Constelação europeia: UE lança mais de 280 satélites em órbita

14 Comentários

Em resposta à Starlink e a outras redes de Internet semelhantes, o novo conjunto de mais de 280 satélites em órbita, conhecido como IRIS², fornecerá uma espinha dorsal encriptada aos governos e organismos públicos da União Europeia (UE), e desenvolverá novos serviços comerciais.



A Comissão Europeia adjudicou contratos para fazer avançar os planos atrasados de uma constelação europeia de satélites seguros no valor de 10,6 mil milhões de euros, em resposta à Starlink e a outras redes de Internet.

Num mundo geopolítico cada vez mais complexo, é essencial garantir comunicações governamentais resilientes, seguras e rápidas.

Afirmou Josef Aschbacher, diretor-geral da Agência Espacial Europeia (em inglês, ESA), que supervisionará os satélites, acrescentando que o projeto irá impulsionar a competitividade europeia e criar emprego.

Além disso, o IRIS² fornecerá uma espinha dorsal encriptada aos governos e organismos públicos da UE, e desenvolverá novos serviços comerciais.

 

UE quer conquistar terreno no espaço para mais independência

Este projeto, que será operado a partir de uma sala de controlo no centro de Itália, é a terceira grande iniciativa da UE para o espaço, depois do sistema de navegação Galileu e da rede de observação da Terra Copernicus, que monitoriza as alterações climáticas.

Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA
Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA

Parcialmente financiado pela UE, o projeto envolve um consórcio de três operadores de satélites: Eutelsat, Hispasat e SES. O primeiro lançamento está previsto para meados de 2029 e a implementação total para o final de 2030.

As fabricantes europeias de satélites estão a lutar para fazer face à chegada da Starlink, desenvolvida pela SpaceX, que já representa cerca de dois terços dos satélites em órbita, segundo a Reuters.

O projeto tem sido afetado por divergências sobre a partilha do trabalho industrial e por preocupações de alguns países, liderados pela Alemanha, sobre os custos. Contudo, as autoridades dizem que a rápida expansão da Starlink estimulou a vontade de reforçar a chamada “soberania digital” da Europa.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aziado
    Aziado

    Qualquer dia têm de arranjar um sistema de semáforos, para o espaço.

    1. Avatar de bst
      bst

      Esperemos que não seja o governo português a definir isso porque nesse caso seriam lombas e rotundas

  2. Avatar de Pastor
    Pastor

    Isto é exactamente o que aconteceu com o Portas e os submarinos; ou a Alemanha a vender BTC em julho 2024. Com tantos problemas gravíssimos que atormentam o mundo, bora lançar uns satélites para sermos fortes e unidos.

  3. Avatar de Dr Hugo
    Dr Hugo

    Mais satelites? Nem da para ver estrelas…preocupem se mais com a terra

    1. Avatar de MV
      MV

      Felizmente que quem toma estas decisões não liga nenhuma aos seus comentários

  4. Avatar de Fivelas
    Fivelas

    Vou sempre torcer pela russia e china e enquanto for vivo enviarei todos os dados da europa para eles nos conquistarem, o tempo dos europeus acabou!

  5. Avatar de Um gajo sério
    Um gajo sério

    Finalmente… parece que a Europa está a acordar.
    Quanto a vocês não sei, mas para mim foi o dia mais triste por revolta e indignação, naquele em que o Donald Trump disse que “encorajaria” a Rússia a atacar os membros da NATO que não pagassem.
    O dia mais triste porque todos nós sabemos, que ele até a mãe vendaria a quem lhe pagasse mais, no entanto tem toda a razão. Quem não se cuida não espere que os outros o façam por ele, e não tenham ilusões, se isto se complicar os EUA com Trump não irão mover uma palha para ajudar a Europa.
    Vejam o que aconteceu ao Bashar al-Assad. Confiou que a Rússia protegeria a Síria e no momento em que precisou foi abandonado.
    Pior, o que está a acontecer à Ucrânia, acreditaram que estariam protegidos se dispensassem as armas atómicas em troca da proteção dos EUA, Reino Unido e Rússia e vejam o resultado.
    É bom que a Europa finalmente comece a se proteger, e que garanta a sua independência, que não admita que ninguém a obrigue a ir por caminhos que não queira trilhar, que não admita que a rebaixem e que tenha o necessário para não ser subjugada por ninguém.
    Só assim os europeus terão orgulho na Europa, quem sabe, os EUE – Estados Unidos da Europa façam todo o sentido, agora mais que nunca.

    1. Avatar de Armindo Viseu
      Armindo Viseu

      Comentário fantastico. É tb o q penso.

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Concordo plenamente!

    3. Avatar de Fivelas
      Fivelas

      A Europa é um estado de paz e nao de guerra…nao faz sentido a europa ter forca militar. A Europa é neste momento um centro de turismo, LGBT, africanos e asiaticos para receber subsidios de associacoes anti racismo. Em breve o cidadao europeu será arabe, escuro, lgbt com tendencias nao binarias

      1. Avatar de Tone
        Tone

        Nessa altura espero já ter morrido e os meus filhos a tomar conta de uma ilha qualquer…

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu vejo estas coisas com muita preocupação…
    Há pouco tempo a Alemanha estava a enviar sms via satelite, agora no seguimento acontece isto..

    Vamos ter um problema bem grave..espero estar enganado, mas acho que não..

  7. Avatar de Fred
    Fred

    Está quase a acontecer aquilo que Asterix e seus conterrâneos gauleses mais temiam: vai cair-nos o céu em cima da cabeça.