Considera que, no geral, o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos?

43 Comentários

Trabalhar a partir de casa acabou por ser uma das formas encontradas para contornar a propagação do novo coronavírus, ao limitar a proximidade e interações físicas entre os funcionários das empresas. Mas surgem algumas dúvidas sobre se este formato terá condicionado as tarefas e o desempenho dos trabalhadores.

Assim, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se considera que o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos. Participe!



Considera que, no geral, o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos?

O surgimento da pandemia da COVID-19 provocou um verdadeiro caos na sociedade e praticamente todas as nossas rotinas acabaram por ser afetadas. Para além das questões de higiene e cuidados ao nível da proteção, a vida ganhou uma dinâmica diferente no sentido de tentar ao máximo evitar os contágios.

Uma das áreas que ficou significativamente condicionada foi o trabalho das pessoas. E a solução encontrada foi a possibilidade de teletrabalho, onde as pessoas acabavam por realizar as suas funções a partir das suas casas.

Muitos consideraram que o teletrabalho ajudou na organização das tarefas dos trabalhadores, tornando-os ainda mais eficientes, ao mesmo tempo que poupavam gastos de deslocação, entre outros. No entanto, uma recente pesquisa da Microsoft concluiu que 85% dos patrões consideram que o trabalho a partir de casa não é tão produtivo. E esta é uma opinião completamente oposta à da maioria dos funcionários.

Desta forma, na nossa questão desta semana, queremos que nos diga se considera que o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Considera que, no geral, o teletrabalho torna os funcionários menos produtivos?

  • Não. (76%)
  • Sim. (24%)

Total Votos: 1.974

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MUIT
    MUIT

    A coisa está mal equacionada.
    A opção não é teletrabalho vs. trabalho presencial.
    É regime misto vs. trabalho presencial.
    Onde trabalho, os chefes vão todos os dias e o resto do pessoal vai dois ou três dias por semana (regime misto).
    Quanto ao regime misto, creio que veio para ficar, sem perda de produtividade.

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      o regime misto não tem tele-trabalho na mesma, então a pergunta está correcta.
      No meu caso estou em tele-trabalho desde que começou o COVID

      1. Avatar de AndroidPolice
        AndroidPolice

        Hem? No regime misto, nos dias em que não estão em trabalho presencial estão em quê?

        1. Avatar de Maria
          Maria

          Está de férias.

    2. Avatar de Adeus
      Adeus

      Não entendi a diferença de um chefe e um trabalhador…. O meu chefe gere o trabalho de toda a equipa em teletrabalho sem nenhum problema.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Por acaso é ao contrario, quando fazíamos trabalho presencial o pessoal ia todos os dias menos os chefes ou gestores, esses metade dos dias não iam ao escritório. Agora que é teletrabalho vão menos.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Falta nesta questão saber quem é funcionario e chefe 🙂

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      Qual é a diferença….

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Curioso, eu sou chefe e funcionário, e como funcionário respondo a um chefe, neste caso CEO.
      E mesmo o CEO tem de responder a um conselho de administração que por sua vez tem de responder aos acionista.
      Essa de achar que os chefes têm uma categoria própria são anedotas de micro empresas tugas.
      Por aqui desde sempre que tive opção de ficar em casa ou ir para o escritório, e como tal sempre passei essa opção à minha equipa, tenho um que vai todos os dias e um fica todos os dias em casa, a maioria escolheu regime misto, pessoalmente vou quase todos os dias, mas como chefe tenho o meu gabinete e não tenho interrupções por isso gosto do trabalho no escritório. Tendo isso em consideração sou igualmente produtivo em ambos os lados, já se trabalhasse em open space iria ser mais produtivo em casa.

  3. Avatar de dude
    dude

    Só posso falar por mim. Mas Consegui fazer coisas num dia em teletrabalho, que teria demorado, 2 ou três no escritório.

  4. Avatar de DG
    DG

    Teletrabalho e so para os que gostam de sorna e não fazer nada! E so caloes! No meu tempo trabalhava se 14horas por dia 6 dias por semana e haviam homens a serio, hoje em dia e uma geracao de mariconsos que nem a mae defendiam

    1. Avatar de Ka
      Ka

      Mentalidade de escravo.

    2. Avatar de JR
      JR

      Wuaw que homem que és!

    3. Avatar de Ó que catano...
      Ó que catano…

      Ainda bem que já não estamos no seu tempo e que velhotes conservadores como o senhor já são dinossauros em extinção 🙂

      1. Avatar de PauloS
        PauloS

        So miudos que nunca trabalharam….cresce parolo!

    4. Avatar de João
      João

      No seu tempo não tinha nem computador e hoje que tem, mal sabe utilizar. Por nisso é um atrasado. Deves ser um dinossauro.

    5. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Olha um dinossauro!! Mas eles não levaram com um calhau monumental em cima?

    6. Avatar de Realista
      Realista

      É um troll meus caros. Apenas um troll….

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mas os parolos dão lhe trela, nao têm compreensao para ver isso. Muitas redes socias na pinha fazem isso.

    7. Avatar de Infinity
      Infinity

      o teletrabalho não é para todos, nem todos tem a capacidade mental para o fazer

  5. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Como conheço bem as duas realidades e convivo com ambas todos os dias, a questão deveria ser teletrabalho privado vs público. Privado, liga PC uns bons minutos antes, testa os acessos todos, VPN, intranet, vê o trabalho pra fazer, vai beber um café e volta . Em caso de falha de sistema muitas vezes agarra no carro e vai de seguida para a empresa. Versão pública, a que também lido todos os dias : loga-se em cima do joelho; pede alteração palavra chave – engana-se 3x, bloqueia. Liga ao chefe porque não tem os contactos do help desk. Chefe não atende. Agarra na malinha, liga á Maria vizinha ou prima e aí vai ela passear ao shopping. A duas horas do fim do horário liga o chefe a perguntar o que queria. Responde, palavra chave não entra, resposta, nem sabia que estavas em casa a trabalhar. Olha resolve-se amanhã,eu marco o dia na mesma …. Isso não é ficção meus caros

    1. Avatar de Domdiego
      Domdiego

      Talvez não conheças assim tão bem. Não conheço toda a realidade, mas conheço a realidade da AT, com quem frequentemente interajo por força do meu trabalho. E posso-te dizer isto: Funcionário chega, liga o PC, enquanto este inicia a sessão, o funcionário desloca-se à máquina do café, tira um café, bebe, volta para o local de trabalho e o computador ainda não acabou de iniciar. PC’s com 10 anos ou mais. Para abrir uma aplicação (atenção que as aplicações deles, não são as do site da AT) leva um tempo dos diabos, e se tiver que abrir duas, valha-me santa Engrácia. Gabo-lhes a paciência. Parece que agora começaram a distribuir máquinas novas por alguns serviços, a ver vamos.

    2. Avatar de Bruno Galvão
      Bruno Galvão

      Gostava de saber que raio de função pública estás tu a falar…
      Passei por vários e esses casos são pontuais não de forma geral como estas a dizer.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        seg social

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Casos pontuais são os que levam o trabalho a sério.

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Desculpa que te diga mas deve partilhar a casa com alguém que no presencial faz a mesmíssima coisa, quem gosta de trabalhar trabalha em casa trabalha no local até de baixo de água, e infelizmente há ovelhas negras na função publica, mas por conheceres um caso não generalizes, no meu caso eu estou em teletrabalho e só vou um dia por semana, e nesse dia acabo sempre com dores de cabeça, uns têm frio mesmo que esteja 40º, outros por a luz os incomoda o meu caso é igual trabalho ao tlf seja em casa ou presencial, na tua empresa devem ser todos funcionários 5 estrelas, não me digas que não conheces ninguém que passa o dia a fingir que trabalha?
      Normalmente quando não se coanhe-se ninguém assim é porque somos nos mesmos 🙂

    4. Avatar de Tone das Cruzes
      Tone das Cruzes

      Infelizmente é a realidade…

  6. Avatar de someone
    someone

    falo por mim…trabalho bem mais 8h em casa do que 8h no escritório…

    nem vou equacionar a qualidade de vida que ganhei trabalhar remotamente. Ganhei quase 2h/dia só em deslocações ao local de trabalho

    Nem todos os trabalhos permitem isto…por exemplo, na área de IT podes trabalhar na China remotamente para Portugal, mas uma pessoa com cargo de gestão, talvez, não seja equiparável…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      É igual, eu conheço à anos uma colega que trabalha para uma multinacional Norte Americana e esta a viver a 3 kl de mim, com a vantagem de ter um ordenado fantástico mais um bonos por estar a trabalhar fora, em Portugal é que queremos controlar tudo.

  7. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    E as lutas pelo ar condicionado? Luzes acesas/ desligadas? Janelas e estores? Isso sim são os dramas do trabalho presencial!!!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Só para se chegar ao mínimos dos consensos já se passou 3 horas de trabalho 🙂

    2. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      Pois, em casa não há lutas, é tudo apagado para custar menos no fim do mês

  8. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    “Piensa el ladrón que todos son de su condición”

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    A meu ver depende do tipo de serviço, há tarefas que têm mais rendimento presencialmente, devido à necessidade de colaboração direta com os colegas (esclarecimento de dividas, “olhar” para o problema na mesma sala, etc..). No entanto, quando o trabalhador já sabe o que fazer, e pouca interação é necessária com os colegas, o trabalho é mais rápido, pois não há tanta distração. Mesmo no escritório, noto que quando estou sozinho, sou bem mais produtivo, há menos barulho, menos conversa cruzada, menos distração… É o meu ponto de vista.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Eu trabalho na aria das TI, e temos várias vezes reuniões via Teams, é igual, hoje em dia isso também já não é problema, com as ferramentas que temos à disposição, a não ser que tenhas saudades de feirar as bufas dos teus colegas 🙂
      Eu viajo sempre que posso e encontro milhares de pessoas as vezes a fazer reuniões em aeroportos, cafés em todo o lado, na Asia há salas que alugas à hora com internet de alta velocidade para o pessoal trabalhar os famosos nómadas digitais

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Engraçado, eu também trabalho na área de TI, e “feirar” as bufas dos meus colegas não acho piada, gosto mais das minhas. Mas como tudo, cada um com a sua opinião própria, eu dei a minha, a que me serve melhor, se a tua te serve bem, amigos na mesma. Bons sniffs no WC, abraço.

  10. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Em defesa de muitos dedicados, obviamente que não são todos, mas são muitos mais com este comportamento do que deveria ser. A eterna noção de que nunca se é despedido, e falta de controle é mais que muito é, mas que é é

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    Quem ama o seu trabalho -porque é de amor que se trata- até parado num parque de estacionamento abre o notebook e trabalha. Quem é consciencioso, mesmo que não ame o que faz, fá-lo com todo o empenho e orgulho, independente de estar no escritório da empresa ou em casa. E existem tantas ferramentas que permitem aferir da produtividade de um empregado que qualquer gestor empresarial que não consiga aderir da produtividade dos empregados e prefira lancar para o ar a suspeita, sem números reais e objectivos que o comprovem, de que o teletrabalho equivale a fazer “ronha”, está a acusar-se a si próprio de ser péssimo, e para além do mais, de uma enorme incompetência, para além de nem sequer conseguir avaliar os seus activos humanos. Logo, deveria ser corrido quase a pontapé pelo CEO.

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Considero sim senhor,mas a 100%.Sempre afirmei e estou convicto do que digo sobre este assunto.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Quando aderires aos tractores controlados remotamente não vais querer outra coisa.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É começar a ir mais vezes ao escritório pedir um aumento devido à maior produtividade