Compras online fora da UE? A partir de 1 de julho vai pagar IVA

133 Comentários

Em 2019 informámos aqui que todas as compras extra-comunitárias iriam parar na Alfândega a partir de 2021. As alterações estavam previstas iniciar em janeiro de 2021, mas de acordo com os CTT as novas regras para a importação de compras online feitas fora da UE só terão início no primeiro dia de julho de 2021.

Saiba o que muda.

Compra produtos online fora da UE? A partir de julho vai pagar IVA


A partir de 1 de julho de 2021 todas as compras eletrónicas extracomunitárias passarão a ser alvo de Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), independentemente do valor do objeto e da data em que foi adquirido, terminando assim a atual isenção de IVA nas compras extracomunitárias até 22 euros.

Segundo informação dos CTT, o processo de desalfandegamento será mais simples, envolvendo maior automatização, e o preço dos serviços de desalfandegamento será mais baixo.

Todas as compras passam a pagar IVA

  • Os pacotes postais/encomendas de origem extracomunitária contendo bens que derem entrada no espaço da União Europeia a partir de 1 de julho de 2021, independentemente da data em que foram adquiridos e do valor do bem, estarão sujeitos a pagamento de IVA e/ou direitos aduaneiros
  • Em alguns sites de vendas online os consumidores poderão ter a opção de pagar o IVA no momento da compra
  • O IVA e/ou direitos aduaneiros poderão continuar a ser liquidados à entrada em Portugal, devendo os consumidores acompanhar o processo de desalfandegamento no Portal de Desalfandegamento.

Compra produtos online fora da UE? A partir de julho vai pagar IVA

São consideradas compras extracomunitárias aquelas que são realizadas em países fora da União Europeia. Existem também alguns territórios da União Europeia que, para efeitos fiscais, são considerados extracomunitários, estando por isso sujeitos a controlo aduaneiro e ao pagamento de IVA:

  • Alemanha (Buesingen, Heligolândia)
  • Espanha (Canárias, Territórios de Ceuta e Melilla, Andorra)
  • França (Martinica, Guiana Francesa, Ilha da Reunião e Guadalupe)
  • Grécia (Monte Athos)
  • Itália (São Marino, Lago de Lugano, Livigno e Vaticano)
  • Reino Unido (Guernsey, Jersey, Ilha de Mann e Gibraltar)
  • Finlândia (Ilhas Aland)
  • Dinamarca (Ilhas Faroé)

Para efeitos fiscais, deve ser considerado o país de origem do envio e não o país da loja online. Registe-se no Portal de Desalfandegamento e garanta que ao comprar online fora da UE indica o seu telemóvel e email.

Fim da Isenção do IVA

Comentários

133

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Começa

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Agora os grandes armazéns europeus compram a china + barato e depois vendem a nos + caro só porque não para na alfandega.

  2. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    “Reino Unido (Guernsey, Jersey, Ilha de Mann e Gibraltar)”
    Novidade! …penso que já não pertencem á União Europeia
    😉

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O acordo do Brexit permite ao UK ser equipado a intracomunitário. Era uma das questões mais polémicas e isso ficou salvaguardado no acordo, julgo.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        O Reino Unido já não é um país da União Europeia e passou a existir alfândega para todas as trocas comerciais – a única excepção e o caso particular da fronteira entre a Irlanda e Irlanda do Norte.

      2. Avatar de Andre
        Andre

        Onde posso ver com clareza isso? É que faz muita diferença.

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não senhor. Compra lá algo do Reino Unido e vais ver a surpresa que tens… Só para te dar um exemplo, uma pessoa comprou algo na Amazon ES em Dezembro passado, e tiveram a infeliz ideia de enviar do armazém do Reino Unido. A encomenda só chegou no início de Janeiro, e assim que bateu na alfândega, a AT deitou-lhe logo as mãos. Veio logo a tal cartinha para pagar impostos. Felizmente a Amazon resolveu o assunto, enviando outra encomenda da UE.

        1. Avatar de RM
          RM

          Na Amazon UK pagas logo o IVA de 23%.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Não pagas não, tanto que eles avisaram quem compra lá que a partir de 1 de Janeiro de 2021, deixa de ser cobrado IVA pela Amazon, e passa a ser cobrado no país de destino.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            pagas mas continua a ter que passar pela alfândega

          3. Avatar de RM
            RM

            Este ano já fiz duas encomendas à Amazon UK, e o valor total incluia IVA de 23%. Eles é que depois tratam de pagar o IVA à AT.
            As encomendas chegaram cá sem qualquer contratempo.

          4. Avatar de Ze
            Ze

            Caro RM, tiveste sorte que a AT não lhe deitou a mão. Eles não têm mãos para validar tanta encomenda e muitas vezes passa. Mas tudo o que vier do UK pode ser sujeito a taxas alfandegárias.

      4. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Já paguei uns 4 ou 5 desalfandegentos de UK!

  3. Avatar de KV
    KV

    Tambem recebi esse mail dos CTT, mas o Reino Unido, que esta ai na lista de exceção é todo, nao é apenas essas area aí indicadas, certo?

  4. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Andorra não pertence a Espanha, é um país independente, assim como São Marino e o Vaticano.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Andorra é um principado

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        O que é que ser um principado tem a ver com o assunto de ser ou não independente? Nada!
        Andorra é um país independente, membro da ONU, não pertencente à União Europeia, embora tenha acordos com a União Europeia e use o Euro como moeda oficial.

    2. Avatar de Petrus
      Petrus

      Exato! A somar à questão do RU, esta lista é do mais estranho!

  5. Avatar de Valter
    Valter

    Começou a guerra à AliExpress, Gearbest, DHGate… Os desalfandegamentos vão apanhar muita gente e mercadoria.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não é uma guerra a essas lojas, é uma guerra contra concorrência desleal. Porque é que dentro da UE até 22€ paga imposto, e se viesse de fora da UE não? É para acabar com esse privilégio que isto mudou. Agora todos pagam. Essas Gearbest, Aliexpress, etc, tinham sempre uma vantagem contra qualquer loja europeia, devido a isso.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Dentro da UE nao pagam imposto de importacao nenhum nem IVA no país de destino.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Qualquer compra online que o consumidor final faça num outro país da UE tem que pagar IVA do país de destino (salvo muito raras excepções).

          1. Avatar de Robin
            Robin

            Não só pagas uma vez o iva portanto é só escolher o País com menor taxa de IVA.

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Não escolhes o país. Pagas a taxa do país de destino da mercadoria.
            Agora passas a pagar também nas compras de fora, exceto nos métodos de envio xpto…

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Robin, o IVA é pago segundo o país de destino do comprador

      2. Avatar de Madmaxian
        Madmaxian

        então e as lojas chinesas físicas que existem no nosso país??? Isso não é concorrência desleal? Nem impostos, nem inspeção do trabalho e ASAE…

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Estás a falar 100% sem saber o que dizes…
          Deves ser daqueles que emprenham pelos ouvidosouvidos…

  6. Avatar de Nuno Dias
    Nuno Dias

    Se todas as encomendas tiverem que passar por um processo de desalfandegamento, é melhor começar a fazer as compras de Natal. Pode ser que ainda as receba a tempo.

    1. Avatar de Nuno Dias
      Nuno Dias

      Acima de tudo parece-me também que isto irá abrir mais umas portas ao burlões.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Vai ser lindo esse pessoal que manda vir carradas de traquitanas da China, de baixo custo, quando cá chegarem a levar com os custos de desalfandegamento dos CTT. E uma coisa que custa 1€, passa a custar 10€.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nunca passará a custar 10€. O iva é aplicado sobre o transporte e bem, como deve ser do seu conhecimento. 23% de 1€ dá ,23€ + iva do transporte. Se passar a 2€ é uma alarvidade. Mas, sim, o cerco está a apertar.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        tu não pagas só IVA na alfândega, pagas também taxas de alfândega.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não senhor. Leste bem sobre o assunto? Hoje em dia, o que sucede quando algo pára na alfandega? Pagas o IVA+IS e o serviço de desalfandegamento dos CTT, que salvo erro é logo 12€. Eles dizem que o custo vai ser conforme o preço do artigo, mas tenho sérias dúvidas que numa coisa de 1€, se vá pagar cêntimos desse custo dos CTT.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Os CTT não vão apenas fazer-se cobrar pelo serviço de desalfandegamento. também se vão fazer cobrar pelo armazenamento das coisas, daí o valor não ir ser de “apenas uns cêntimos” para compras de 1€ e afins.

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Os CTT já mandaram uma comunicação via mail para os clientes registados e está também no site deles que se vão continuar a pagar as taxas de desalfandegamento!
            E as taxas vão ser variáveis e a começar nos 2€.

  8. Avatar de Louro
    Louro

    Reino unido já nao pertence a Uniao Europeia pelo que qualquer encomenda que tenha origem no mesmo estará sujeito a taxas alfandegárias no primeiro país da Uniao Europeia onde der entrada.

    Por norma se for enviado por terra, dá entrada em Franca e paga taxas alfandegárias em Franca.
    Se for por ar, dá entrada em Portugal por isso paga taxas alfandegárias em Portugal.

  9. Avatar de Louro
    Louro

    Reino unido já nao pertence a Uniao Europeia pelo que qualquer encomenda que tenha origem no mesmo estará sujeito a taxas alfandegárias no primeiro país da Uniao Europeia onde der entrada.

    Por norma se for enviado por terra, dá entrada em Franca e paga taxas alfandegárias em Franca.
    Se for por ar, dá entrada em Portugal por isso paga taxas alfandegárias em Portugal.

    1. Avatar de Miguel Ramos
      Miguel Ramos

      E quem paga essas taxas em França? Como saber se ver por ar ou terra? Isto do brexit tem lixado a vida a uma pessoa de uma maneira.. comprava imenso de UK, agora? Raro…

  10. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Total ultraje no que toca a liberdade de escolha. O português de alguma maneira tem de continuar a ser FU****. Se outro pais tem mais barato eu vou comprar lá. Isto agora vai ser simples, manda-se para Espanha e depois de Espanha para cá e a tugalandia fica a chupar no dedo.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      É uma medida da União Europeia… ultraje é haver pessoas que acham que não devem pagar impostos como todos os outros!

      1. Avatar de Robin
        Robin

        Ultrage é ser roubado em Portugal como somos economicamente continuamos a estar debaixo de uma ditadura o povo portugues paga mais em impostos de que um americano nos USA, mas continua a bater palmas e a votar nos ladrões que estão no pder.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          quase todos os países do mundo têm taxas de alfândega.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Paga mais impostos, mas paga menos por outras coisas. O americano depois paga muito pela saúde, educação, e outros serviços públicos.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas podes continuar ainda a procurar o mais barato, ninguém te impede de o fazeres. Vais ter é que pagar os impostos da mesma forma que pagarias ao comprar num país da UE.

  11. Avatar de Android.6.0
    Android.6.0

    mais um presente da esquerda caviar entre muitos

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Desta vez nada tem a ver com partidos políticos, isto é uma imposição da União Europeia e entra em vigor em todos os países. É para existir igualdade de tratamento entre compras UE e não-UE.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      lol, oh ignorante… até bem pelo contrário.

  12. Avatar de RM
    RM

    De certeza que as reclamações vão aumentar muito. Como é que eles vão processar tantas encomendas que entram diariamente ?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quando o pessoal começar a levar taxas e taxinhas, vais ver o número de encomendas a cair logo. No início vai haver muita gente apanhada desprevenida porque não se informam de nada, vivem alienados. Mas quando levarem a primeira talhada da AT, acaba-se logo a festa. O que vai suceder é que a maioria vai passar a encomendar de lojas que enviem da UE. O próprio Aliexpress já tem filtro para se filtrar o país do qual a encomenda será expedida.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        O melhor comentário é o seu,”David Guerreiro”.Disse tudo aqui.

  13. Avatar de patanisca
    patanisca

    Já tenho preparadas 100 compras abaixo dos 0,05€! Vão ser todas feitas a 01/07!
    A ideia é só dar trabalho… pois não vou levantar nenhuma, caso tenha de pagar taxas (além do IVA)..

    1. Avatar de Danyyel
      Danyyel

      Gosto da ideia

    2. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Boa ideia!
      Partilha depois os custos que te estarão a cobrar, já que os CTTs pelos vistos não querem dizer.

    3. Avatar de Cocas
      Cocas

      TOP! Genial!
      E no numero de contacto colocamos o apoio a cliente da alfandega

    4. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      É que dá-lhes um trabalho incrível…

  14. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Os produtos dos armazéns (dessas lojas), em solo europeu, também vão ser taxadas?

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      a questão que se deveria colocar é como é que algo em solo europeu não paga IVA!!?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Ui, o que não falta aí são esquemas manhosos, é só veres os jornais, e de vez em quando apanham redes que se dedicam a fraude do IVA.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          eu sei… mas questiono-me é esta noção das pessoas de que não pagar impostos é o que é suposto ser!

        2. Avatar de Filipe H
          Filipe H

          Alguém me sabe dizer se isto vai ocorrer só com os CTT ou se abrange também a Correos Express?! É que faço imensas encomendas da China com entrega em 10 dias que normalmente tem envio grátis e tal e é a Correos que entrega. O que pretendo saber é se amtea de chegar à mãos da Correos se passa pelos CTT?!

          Pois segundo os tracking numbers elas passam em Espanha primeiro mesmo vindo da China e só depois entregam em Portugal ou seja antes de darem entrada final em PT dão em Espanha.

          É confuso, porque se os CTT cobrarem e a Correos Express não, então fica tudo na mesma para mim.

          A treta é, encomendas de 0.05 cêntimos vão pagar logo à cabeça 2 euros de serviços e tal (pelos CTT) o que é uma treta, um abuso. Faziam uma porcentagem sobre o valor final da encomenda tipo 10, 15% era mais justo.

          Mas enfim, estamos em Portugal.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Supostamente esses produtos já tiveram de pagar impostos à entrada da UE, e se a proveniência é mesmo UE não tens que pagar imposto, visto que essa loja já terá de o cobrar. Há é aqueles casos, de lojas que enviam da China, e passa por um país da UE para branquear, aí há sempre o risco, até porque na fatura da loja de certeza que vem sem impostos.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        qualquer compra dum consumidor final que circule entre países da União Europeia, tem que ter IVA pago e declarado para esse ato de compra… não existe essa noção de não ter que pagar imposto, já que o IVA é um imposto sobre a compra, não é um imposto sobre a loja! Se a loja já pagou IVA anteriormente sobre o produto, isso é um problema interno da loja para recuperar o IVA pago, que não altera em nada a tua compra!

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          As pessoas confundem o pagamento do IVA com a livre circulação de bens.
          E como é prática comum as lojas chinesas fugirem ao pagamento do IVA e tirarem partido da livre circulação de bens na UE, a malta acha que é assim que deve ser e nem questiona…

  15. Avatar de FTeixeira
    FTeixeira

    Fdx, sem importancia minima é q é lixado. Eu mando vir bastantes componentes de elect pelo AliExpress, mais q ter que pagar o extra, é mm atrasar e complicar o processo todo de recepção.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Pagas o IVA no momento da compra e está feito… Não pagas extra nenhum nem demora mais que o normal…

  16. Avatar de Sergio
    Sergio

    Isso é desleal para a China 🙂
    O problema não é o IVA é mesmo a taxa de desalfandegamento de 12€, é muito! será que demoram horas e exige assim tantos conhecimentos para desalfandegar 1 artigo? enfim…

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      desleal para a China? WTF!!!!!!!!!! Deves achar que na China (ou em quase qualquer outro país) não se pagam taxas de alfândega. Deves achar que os produtos importados que compras numa loja portuguesa também não tiveram que pagar taxas de alfândega!
      E sim pode demorar horas ou dias porque há imensas mercadorias a passar pela alfândega todos os dias, há papelada a preencher, há espaço ocupado, há logística envolvida… tudo tem custos! Pior ainda quando é evidente que muitas dessas encomendas fazem declarações falsas, o que significa que tem que haver inspecções físicas aleatórias a muitos artigos.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Exatamente, os chineses declaram tudo como gift e valores muito inferiores ao valor real.

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      A taxa são 2€!

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    A malta da alfândega até vai esfregar as mãos com tanda coisa que não vai ser levantada!
    Vai ser presentes aos montes para a familia no natal!

  18. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Acho interessante falarem que os custos do serviço vai ser inferior, mas não dizem quanto.
    Depende do custo do produto? Que sentido isso faz?
    Enquanto as lojas não começarem a cobrar o IVA e os serviços logo na origem, quanto vai ficar?
    Isto é só proteção aos grandes retalhistas.
    Vai tudo agora comprar uns cabos USB a 15€ na FNAC.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É um pouco como aquele serviço Express2Me, nunca dizem o custo, apenas querem saber o valor do produto. Acho isso errado, e deveria ser ilegal. O custo para eles é fixo, seja um bem de 2€ ou 2000€.

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      2€. Está no site!

  19. Avatar de Sergio
    Sergio

    Estava a ser irónico, não viste o smile?
    Quanto ao valor da taxa, como dizes tudo tem custo, mas isso é tudo feito em grandes volumes. Quando envias uma carta registada e com aviso de recepção, também passa por vários procedimento e não se paga 12€

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Uma carta registada não está sujeita a alfândega, verificação de impostos e a possível inspeção, é processada automaticamente nos armazéns dos CTT para envio, não queiras comparar com o processo numa alfândega!
      Uma encomenda pessoal não é feita em grande volume, é um item separado de todos os outros que a alfândega recebe, sujeita a papelada separada de todos os outros itens – é um processo burocrático. Daí ficar mais barato, em termos relativos, para uma empresa de importação porque pode importar um grande número de itens em volume, só estando sujeito a um único processo na alfândega.

  20. Avatar de Petrus
    Petrus

    Concordo com esta medida (apesar da confusão que se vê na lista de países). Desde há muito anos que sai imenso dinheiro da Europa para a Ásia e a consequência é o empobrecimento dos estados sociais europeus. Os chineses são meticulosos e, para não pagarem taxas alfandegárias, preferem enviar mil encomendas de valor igual ou inferior a 22 euros do que uma só a valer 22000. O resultado está bom de ver. Agora também gostaria de ver os impostos a serem aplicados às grandes empresas digitais.

  21. Avatar de Sergio
    Sergio

    Na boa maioria da Aliexpress e semelhantes, uma boa parte das encomendas sao “enviadas a partir” da EU. Algumas lojas oferecem envio de (pais da EU).
    Se for algo de mais valor, algumas lojas oferecem servico de desalfagamento, pagando um extra (vejam a vossa caixa de mensagens), e todas as taxas sao automaticamente pagas e libertadas no primeiro pais Europeu.
    Agora, se Portugal quiser lucrar um pouco, criem condicoes para haver armazens EU e assim lucram com os custos de alfandega sem perder tempo a enviar cartas ao destinatario (ja recebo imenso spam dos CTT mesmo nao vivendo em PT)

    Das compras que fiz, quem tem tem desalfandegado mais foram a Belgica e a Holanda, as vezes ate Luxemburgo, depois e enviado como EU

    Portanto, taxas tenho pago sempre por artigos de algum valor, peco sempre que seja feito pela loja para eu nao perder tempo com a alfandega (enviem mensagem com a loja antes da compra), que quase por norma ja teem acordos com varias transportadoras para facilitar a entrega.

  22. Avatar de Miguel Fonseca
    Miguel Fonseca

    Se for SÓ pagar o IVA acho que é justo para todos e se agilizar o desalfandegamento melhor ainda… o problema aqui é que para além de termos de pagar IVA vamos continuar a pagar o serviço de desalfandegamento dos CTT (12€) mais umas taxas de impressos e outras burocracias que normalmente é mais 1 ou 2 euros… Eu já li no site dos ctt que as taxas do serviço deles iam baixar… não falam que vão deixar de existir! isso para mim é que é um roubo à mão armada! ou seja, uma pessoa compra um artigo de 1€ e junta 0.23€ de iva + 12€ ctt + 2 ou 3 € de outras merdas….

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não é 12€, já publicaram os valores, vê o link na notícia.

  23. Avatar de Jorge
    Jorge

    Onde posso comprar acções dos CTT? Prevejo grande crescimento dos lucros eheh.

  24. Avatar de jorge
    jorge

    Só tive uma situação de um suplemento alimentar que parou na alfandega, e até foi por engano, pensei que estava a mandar vir da europa e só passado alguns dias a ver o tracking é que vi que vinha dos EUA, foi sem portes e custou 36.5€, recebi carta da alfandega com 22.60€ para pagar, mais de 50% do valor da encomenda, isto não é nada mais do que chular o pobre.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Pois, esse é o problema da taxa de 12€ que é aplicada logo, seja o produto do tamanho de um jipe militar ou algo que caiba no bolso essa taxa é fixa(até agora, dizem eles que agora pode variar, duvido que seja para melhorar na maioria dos casos mas…)
      Até é algo que eu já tinha dito, até concordo com alguma taxa, até para contribuir para a entrega, embora eu tenha ideia que eles já recebem um x por cada encomenda entregue, agora taxa fixa qual for o produto, o que às vezes leva a que se pague quase o dobro não faz o menor sentido

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        como é que não faz sentido!? Por acaso a papelada na alfândega é menor só porque é uma coisa com menor peso?? A inspeção é mais difícil só porque um custa mais do que outro?

        1. Avatar de SSD
          SSD

          Tem piada porque é que a inspeção também não pegaste no peso?
          Pah isso eram questões validas se não tivesse havido vezes que eu provei que o valor total da transação ficou abaixo dos 22€ e o produto tivesse sido desalfandegado sem eu ter que pagar nada. Não houve papelada envolvida nesses casos, pergunto eu muito inocentemente? Não houve lugar a inspeção? Os CTT não recebem dinheiro já para superar essas despesas (que nunca chegam a 12€, não vamos ser burrinhos, estamos a falar de 2 ou 3 folhas, não de uma tese de mestrado, sendo que muito provavelmente é tudo online até agora)?
          Eu percebia pagar algo para desalfandegar e pela entrega. 12 euros para um artista ir atualizando o estado da encomenda no portal, epa, se achas que isso é justo lembra me de nunca fazer negócio contigo…

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            tens noção que a lei isentava as compras abaixo de 22 euros??
            Se o valor declarado passa, a lei determinava que não haveria lugar a despesa… Era a lei… acima disso vês diferença? nem por isso a burocracia é a mesma para este volume de compras pessoais.
            Mas tu achas que a despesa é o papel? santo deus! E as despesas envolvem também as autoridades alfandegárias… há taxas a pagar à alfândega.
            Se o peso dum item entrar na equação duma inspeção dificilmente estarás no patamar abaixo dos 150 euros!!!

          2. Avatar de SSD
            SSD

            “acima disso vês diferença? nem por isso a burocracia é a mesma para este volume de compras pessoais.”

            Mas esse é precisamente o meu ponto. Porque é que se algo custar 23€, pago logo 12€ para despesas, supostamente, mas se custar 22€ essas despesas desaparecem? Não faz o menor sentido, já devia ser variável há muito tempo, conforme o tempo que se perde a verificar, o tempo que tem de ficar armazenado, etc. Eu por sorte ou não, por acaso até sempre tive boas experiências com a alfândega e num par de dias geralmente tenho a situação resolvida, contudo pago o mesmo que alguém que se lembre que tem de tratar do processo passado 2 semanas. Pah acho que não faz sentido.
            Quanto á inspeção nunca mandei vir nada desse valor por isso nem se aplica tal

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            SSD, é assim tão difícil de compreender que é uma imposição da lei a ausência desses custos? Se obrigatoriamente não há custos, após o limite aparecem os custos, que obviamente têm que financiar toda a operação na alfândega!

  25. Avatar de zé trafulha
    zé trafulha

    e a seguir: taxas sobre os bitcoins 😛

  26. Avatar de pois
    pois

    Será esta uma contra-medida da UE pelos prejuízos causados pela COVID19?

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Era uma medida pensada há anos já

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Já era para ter entrado em vigor antes, mas a pandemia adiou.

  27. Avatar de OdeioBichasModernas
    OdeioBichasModernas

    Isto cheira-me que vai dar porcaria.
    os Chineses não andam a dormir.
    Abrem um armazém num qualquer país de leste e pagam meia duzia de tostoes e depois enviam tudo de lá.
    Onde é que já vi este filme?

    1. Avatar de UnExpert
      UnExpert

      Sim, isso já algumas empresas fazem mas ao mandarem de dentro da UE já estão a pagar imposto, que é o que a UE pretende, a menos que mandem tudo no meio das bananas

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Existe uma coisa que se chama corrupção. Em certos países mais pobres, e onde é habitual pagar-se subornos, é fácil os chineses controlarem um porto marítimo e despejarem lá tudo. Depois já está dentro da UE, é só seguir viagem.

  28. Avatar de joaquim lucas
    joaquim lucas

    eu vivo no reino unido e enviei uma lembranca para o meu amigo advogadopaguei 43 pounds e fui obrigado a enviar uma factura do valor de 15 euros muito superior ao valor da lembranca quando chegou queriam que ele pagasse 89 euro nao e’ justo LADROES bando de parasitas era melhor ter apanhado o aviao que so’ pagava 70 pounds ida e volta e almocava com o meu amigo

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Também existe alfândega no aeroporto, podias ser vistoriado e essa prenda sair mais cara

  29. Avatar de Grunho
    Grunho

    Que a China retalie e que esses eurocratas se arrependam depressa, como aconteceu com a desajeitada guerrinha comercial que o trump inventou. Saiu-lhe o tiro pela culatra. Compras de 1 dólar free shipping a 10 dólares + espera na alfândega é impensável.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E sabes porque é free shipping? Porque o governo chinês subsidia, e não se importa de perder dinheiro para impulsionar a exportação. Achas que isso é uma concorrência saudável? De qualquer forma não serão 10 dólares. Pela tabela publicada pelos CTT, um bem de 1€ vai pagar o IVA, mais 2€ do serviço dos CTT (não se incide IS sobre isso). Ou seja, vai sair por uns 3,30€.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Não é questão de ser concorrência, é um incentivo que a China dá para, como dizes impulsionar neste caso a economia deles, tal como outros países o fazem em outras áreas que são benéficas para os mesmos.

      2. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        O free shipping é um termo que eles usam para enganar os gananciosos. O frete é sempre pago…
        É barato? Sim, é. Mas não é grátis.
        É como as lojas que fazem portes grátis a partir de x€… Os portes não são grátis. Simplesmente não os pagas diretamente…

  30. Avatar de iacobus
    iacobus

    Quando fizerem compras fora da UE, digam à empresa para por na embalagem “Gift” ou “Prenda” com esse “estatuto” não é dado como bem adquirido mas sim como uma “oferta” a outrem e não paga IVA. Ou, então, podem pagar mais um pouco de frete, pois as transportadoras não param nas alfândegas.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Primeiro, essa treta deles meterem gift simplesmente não serve para nada, na alfandega caso fique retida eles vão sempre pedir comprovativo de compra e, acredita que podes alegar o que quiseres que se a proveniência for a china garantidamente não sai da alfandega sem tal comprovativo.

      As transportadoras então ainda é pior, para alem de pararem como todas as outras os valores a pagar são ainda mais ridículos uma vez que são eles que tratam do desalfandegamento e cobram logo taxas de armazenamento e etc, para alem que não te dão sequer hipótese de seres tu a tratar desse processo.

      A melhor opção será sempre comprar por armazéns europeus e que já existem aos pontapés ou, comprar de forma a que os artigos passem por os armazéns europeus preferencialmente na Espanha onde depois seguem via terrestre para Portugal.

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Este é o mito urbano mais estúpido que já vi até hoje.
      É impressionante a quantidade de pessoas desinformadas em relação a ele!!!

  31. Avatar de iacobus
    iacobus

    Quando fizerem compras fora da UE, digam à empresa para por na embalagem “Gift” ou “Prenda” com esse “estatuto” não é dado como bem adquirido mas sim como uma “oferta” a outrem e não paga IVA. Ou, então, podem pagar mais um pouco de frete, pois as transportadoras não param nas alfândegas.

  32. Avatar de Joao Loureiro
    Joao Loureiro

    Desculpem a minha ignorância mas se o objetivo é pagar o iva de todo e qualquer produto porque temos de pagar taxas a uma empresa privada ? Não seria mais correto simplesmente pagar só o iva para o estado ganhar o seu em vez de estarem mais uma vez a alimentar os negócios paralelos dos seus amigos e levarem mais um vez a uma tentativa de fuga dos mesmos…Não consigo perceber desculpem lá se o objetivo é cobrar iva o porque de todas essas taxas …

    1. Avatar de David
      David

      Porque o IVA é um imposto que o estado recebe sem fazer nenhum! Essas empresas que falas, estão a trabalhar para poderes receber a encomenda que está bloqueada…. Justo seria o estado pagar aos CTT, e não nós.

  33. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu tenho uma encomenda pendente da amazon.uk diz que chega a 28 de Junho. Espero que nao haja atrasos senao estou f*dido.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Se o valor da tua encomenda ultrapassar os 22€ mesmo que ela venha antes de 1 de julho já estas sujeito a pagar taxas alfandegarias uma vez que o brexit já se deu.
      Ainda nem a muito tempo um utilizador daqui já expos essa situação.

      1. Avatar de Rodrigues
        Rodrigues

        A questão aqui é, pagando o IVA, o produto vindo de fora da união europeia pode parar na alfandega, ou já não para mesmo?
        Quantas vezes tenho de ligar para lá ou dirigir me mesmo para desanfandegar os produtos

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Se o remetente tratar das coisas em condições não para.
          E não é preciso ligar para lado nenhum nem sair de casa para desalfandegar produtos…

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Se vem de UK prepara-te. Desde 1 de Janeiro que se paga alfândega!

  34. Avatar de Daniel
    Daniel

    A mim não me escandaliza pagar imposto numa transação comercial a baixo dos 22€, EM TEORIA, se todos pagassem pouco, não teriam poucos de pagar muito…. Mas isso são contas de outro Rosário.
    A minha curiosidade será como alguns sites vão fazer a longo prazo para contornar o problema de modo a evitar perderem clientes
    Penso que geralmente quem compra no AliExpress e afins, vai continuar a fazer-lo, o problema está no custo de produção fora da China que é imbatível, se não for um produto que exija algum tipo de especifico de certificado de qualidade ou garantia eu pessoalmente vou sempre ter a tentação de mandar vir daí o produto pois infelizmente na Europa é difícil de o fazer barato com ou em impostos.

  35. Avatar de Victor Silva
    Victor Silva

    Boas desculpem a minha pergunta, se comprar um artigo usado fora da UE também tenho que pagar o IVA?

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Claro. O imposto é devido em tudo o que é importado.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        CLARO ? Não é assim tão claro o produto é usado não pode pagar iva que é imposto sobre valor ACRESCENTADO… se for vendido mais barato que o valor original… ESTADO EM TRIBUNAL JÁ !

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Não sabia que os produtos comprados nem segunda mão não pagavam IVA… Essa para mim é novidade. Para mim e para as lojas todas que o cobram. Avisa-os sff…

  36. Avatar de Luissm
    Luissm

    Já alguém recebeu encomendas abaixo de 22€ vindas de fora da EU desde o dia 1 de Julho? Compras na Aliexpress, Banggood ou Gearbest? Se sim, conta lá como correu. Parou na alfandega? Cobraram o IVA? Quanto pagou de taxas de desalfandegamento?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Não recebi pois ficou na alfândega já mesmo sendo acima de 22 euros e já ter pago o Iva e o que me estão a cobrar na mesma são 2 euros para libertar a compra ou seija devem estar a taxar tudo mesmo que pagues logo o iva

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      A gearbest faliu… Do AliExpress recebi mas não sei se foi à alfândega… Foi rápido demais para isso… Mas paguei IVA.no momento da compra…

      1. Avatar de Luissm
        Luissm

        Só IVA? E taxas?

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Não há taxas para quem paga o IVA no momento da compra até ao fim do ano. Depois são 2€.

          1. Avatar de Ric
            Ric

            Mentira!

            De um produto de 4.89 já com IVA incluído no AliExpress o desfecho foi pagar novamente IVA cá +2eur custos alfandegários +0.46eur de IVA sobre o valor dos custos alfandegários.

            Tive que liquidar o valor que me pedia e vai me ser reembolsado apenas o valor do IVA que me taxaram cá (1.12eur) um dia quando se lembrarem de ver o mail que lhes enviei com a prova que o produto levou com IVA no momento da compra, isto porque o formulário de desalfandegamento não conseguiu detetar isso mesmo

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Mandaste a fatura do AliExpress onde está discriminado o IVA?

          3. Avatar de Ric
            Ric

            Sim mandei, mas vou estar 2/3 meses da resolução como é espectável da maravilha dos serviços dos nossos correios.

            Para a malta que encomenda regularmente produtos do AliExpress isto vai acontecer bastantes vezes. Para não falar do tempo de preenchimento e recolha de documentação necessária quem em produtos de valor tão insignificantes é um tremendo absurdo estas políticas de mama!

          4. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Estranho. Já recebi algumas encomendas do AliExpress e já tenho 4 que foram à alfândega e foram libertadas sem me pedirem nada. Demorou 2 semanas mas não fui sequer contactado. Ainda não.l chegaram mas penso não ir haver nenhum problema.

  37. Avatar de Filipe H
    Filipe H

    Alguém me sabe dizer se isto vai ocorrer só com os CTT ou se abrange também a Correos Express?! É que faço imensas encomendas da China com entrega em 10 dias que normalmente tem envio grátis e tal e é a Correos que entrega. O que pretendo saber é se amtea de chegar à mãos da Correos se passa pelos CTT?!

    Pois segundo os tracking numbers elas passam em Espanha primeiro mesmo vindo da China e só depois entregam em Portugal ou seja antes de darem entrada final em PT dão em Espanha.

    É confuso, porque se os CTT cobrarem e a Correos Express não, então fica tudo na mesma para mim.

    A treta é, encomendas de 0.05 cêntimos vão pagar logo à cabeça 2 euros de serviços e tal (pelos CTT) o que é uma treta, um abuso. Faziam uma porcentagem sobre o valor final da encomenda tipo 10, 15% era mais justo.

    Mas enfim, estamos em Portugal.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Desalfandegar é um processo burocrático. Não faz sentido nenhum pagar mais para desalfandegar algo mais caro…

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      E segundo sei, esse método de entrega acabou há umas semanas…

  38. Avatar de Miguel
    Miguel

    Em media quanto tempo estão a demorar a entregar as encomendas após o desalfandegamento concluído? Obrigado

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Após o desalfandegamento 2 ou 3 dias…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tenho uma que tem desalfandegamento concluído a 19/7 e até hoje nada de entrega