Como montar serviço BOX como disco de rede

59 Comentários

Por António Pinto para o PPLWARE.COM
Á semelhante ao Dropbox, o BOX.com é um serviço de dados na Cloud. Genericamente o utilizador pode usufruir de 5GB gratuitos de espaço (contra os 2gb que a Dropbox disponibiliza) e podem ainda obter acesso a uma das várias promoções em vigor para iPhone e Android que vos dará um upgrade para 50GB, isto totalmente grátis, para sempre!

Este serviço tem muitas vantagens relativamente ao Dropbox mas tem uma desvantagem: para utilizar o serviço fora do Browser temos de realizar um upgrade à nossa conta (cerca de $19,90/mês)…

De forma a dar a volta a esta limitação vamos configurar o nosso serviço como se fosse uma unidade de rede remota.


Com alguns passos simples e um pouco à imagem no artigo que já foi mostrado ontem, o Otixo, podemos minimizar a falta de um cliente de ligação do nosso sistema ao serviço online. Vamos ver como o fazer.

1. Criar uma conta no BOX.com

Dirijam-se a www.box.com e seleccionem “Sign Ip” (canto superior esquerdo). Agora escolham uma conta “Personal“, e na página seguinte insiram os vossos dados. Confirmem de seguida o link que chegou ao email e façam “Login” na página principal do BOX.com.

2. Mapear unidade de rede no Windows

Nota: Aqui vou utilizar o Windows 7 mas o processo deverá ser idêntico no XP e no Vista.

Abram o “Meu Computador”

O Meu Computador (Windows 7). Com o botão direito do rato cliquem em cima do “Computador” e seleccionem “Mapear Unidade de Rede”

Mapear Unidade de Rede

Na próxima janela escolham “Ligar a um Website que possa utilizar para armazenar os seus documentos e imagens.” (img.3).

3 – Ligar a um Website

Na próxima janela faça “Seguinte” e depois seleccione “Escolher uma localização de rede personalizada” e faça “Seguinte..

4 – Localização Personalizada

Na próxima janela será pedido para inserirem o endereço, coloquem https://www.box.net/dav e primam “Seguinte”.

5 – Endereço do serviço BOX

Finalmente basta indicarem o vosso email (o que utilizaram para registar a vossa conta no Box.com) e a vossa palavra passe. Seleccionem “Memorizar Credenciais” (para que o Windows não volte a pedir cada vez que utilizarem a pasta).

6 – Introduzir Credenciais

Parabéns! Acabaram de configurar o serviço Box.com como uma pasta no Windows. Agora podem utilizar a mesma tal e qual como se fosse uma pasta normal. Tenham em conta que o tamanho máximo de cada ficheiro não pode exceder os 100mb!

Espero que tenha sido útil!

Homepage: Box

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Borges
    Borges

    Bom tuturial, quais as vantagens deste serviço face ao dropbox ?

  2. Avatar de Maxim

    WOW! Muito bom, obrigado pela dica!

  3. Avatar de Duker80
    Duker80

    e para mac?

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Para leitura podes ir ao menu de topo do Finder -> Go -> Conect to Server -> poes o endereco https://www.box.net/dav

      Depois poes o username e a password e tens a drive mapeada, no entanto não consigo escrever na drive, só ler.

      1. Avatar de Luís Laranjeira
        Luís Laranjeira

        Eu uso o transmit e funciona tudo na perfeição… O programa é muito bom.

  4. Avatar de goncalo
    goncalo

    E um setup com um mac é possivel tambem?
    obrigado

  5. Avatar de kinky
    kinky

    Comecei a utilizar este serviço há poucos dias no PC e Android e esta dica caiu do Céu! Obrigado, Vítor M. e Pplware! 😀

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Com todo o mérito do António Pinto…

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Não sei porque mas isso comigo nao funcionou.
    Eu ja tinha conta antes no box.net.
    Fiz o tutorial cheguei a parte de meter o meu login e ele fica a pedir o login umas 3 vezes e depois diz isso:

    Uploaded with ImageShack.us

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Volta a tentar…
      Apesar de isto funcionar, por vezes o login demora bastante…

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Acabei de fazer este tutorial mas na parte de pedir o login e a password eu meti prai umas 6 vezes mesmo guardando ele pedia na mesma e no fim da esse erro:

    Uploaded with ImageShack.us

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Isso deve-se ao facto de agora ser “www.box.com” e não .net, mas mesmo assim continuo com esse mesmo erro

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Amim depois de reiniciar o pc funcionou a primeira com o https://www.box.net/dav
          tenta de novo lol

  8. Avatar de Hermínio
    Hermínio

    Mesmo mt boa dica. Obrigado por partilhares.

  9. Avatar de Hugo Barreiros
    Hugo Barreiros

    A história dos 50GB para ios users não acabou? Instalei agora no iphone e não houve upgrade nenhum de espaço na conta… 🙁

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Já acabou sim…
      Agora só está ativo para equipamentos Android…

  10. Avatar de L
    L

    No Fedora 14, alquem me consegue dizer como se faz?

  11. Avatar de Joao Pereira
    Joao Pereira

    A mim também não apareceu. Apareceu uma mensagem a dizer que o endereço não é válido…

  12. Avatar de jpng81
    jpng81

    Comparando isto com o “owncloud” creio que vá dar mesma coisa nao? A vantagem do owncloud é que tenho a informação toda no meu servidor e tenho o espaço que eu quiser.

  13. Avatar de simão
    simão

    Em MAC é fazer CMD+K no Finder e introduzimos o endereço. Fácil.
    O problema é quando tento fazer upload de algum ficheiro, dá erro. Ele fica lá, mas com 0 bytes (dá pra ver no browser). No entanto criar pastas dá na boa…

    Ouvi dizer que eles desactivaram o serviço WebDAV por este ter problemas, talvez não tenham desactivado, mas continua com problemas…

  14. Avatar de quintino
    quintino

    ola a todos
    coloquem https://www.box.com/dav em vez de https://www.box.net/dav e funciona

    1. Avatar de simão
      simão

      comigo já funcionava com box.net (embora desse erro de read/write).
      tentei com box.com e a coisa deu no mesmo…

    2. Avatar de Joao Pereira
      Joao Pereira

      Não dá, diz que a pasta não é válida…

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Depois desta estás definitivamente na minha lista de prendas de Natal LOLOL muito bom!!! o passo que faltava para competir de igual para igual com o dropbox 😀

  16. Avatar de João Ramalho
    João Ramalho

    Também dá para ter essa unidade de rede com o dropbox ou só dá mesmo com o box?

  17. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Excelente artigo!!
    Isto torna o serviço Box muito mais útil! Obrigado pela dica.

  18. Avatar de Tiago Ramalho

    Parece uma boa dica, mas que para já ainda não consegui que funcionasse. Teima em não fazer a ligação com o meu login.

  19. Avatar de AAS
    AAS

    E para Mac?
    Agradeço a informação.

  20. Avatar de zdb
    zdb

    E para Mac?
    Agradeço informação.

  21. Avatar de Caiano Silvestreq

    Boas, santas e felizes.

    Box, dropbox ou CX?

    Assim simples, com estrelas por exemplo.

  22. Avatar de inforcar.net
    inforcar.net

    preferivel que isto tudo, somente NAS onde posso ter tudo o que pretendo e da forma como quero.

  23. Avatar de Zé

    Alguém sabe como se desativa isto no windows 7?

    Segui os passos para testar mas agora quero apagar a partilha e não estou a ver como se apaga isto.

  24. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Olá!

    Seria muito interessante montarmos nós a nossa cloud! Tenho uma máquina com linux que serve como um dispositivo de acesso ssh, mas gostaria de montar um serviço parecido com a dropbox.
    Alguém tem ideia de como se faz? (De uma forma simples)
    Com recurso ao comando rsync é possível, mas é necessário sempre andar na consola a escrevinhar!

    Abraço e obrigado

  25. Avatar de HachiRoku

    Espetacular!

    Obrigado Pplware

  26. Avatar de S_II_user
    S_II_user

    opah uma vénia ao Vitor M. (mais uma) por este excelente dica que me facilitou imenso a vida.

    Muito obrigado! 😉

  27. Avatar de Carlitche
    Carlitche

    Existe alguma forma de contorna o limite de upload de ficheiro com tamanho máximo de 100MB, para conseguirmos fazer upload de ficheiros com tamanhos superiores?

  28. Avatar de Carlitche
    Carlitche

    Existe alguma forma de contornar o limite de upload de ficheiro com tamanho máximo de 100MB, para conseguirmos fazer upload de ficheiros com tamanhos superiores?

    1. Avatar de António Pinto

      Boas,
      Sim existe uma forma de enviar ficheiros superiores a 100mb, no entanto não “contorna” realmente o limite.

      Dica:
      Utilizem um programa de compactação (WinZip, WinRAR, 7zip, etc…) e dividem o ficheiro compactado em “parcelas” de 100mb (na maioria dos programas é simples).

      É apenas uma forma de guardarem os vossos ficheiros maiores, no entanto entendo que nem sempre seja viável.

  29. Avatar de ruben
    ruben

    Consegui efectuar com sucesso ao inicio da tarde, apos formatar pc nao consigo pede me login e ao fim de 3 vezes cancela.

  30. Avatar de RUI MARQUES
    RUI MARQUES

    E fazer o mesmo com o Dropbox é possivel?

    1. Avatar de Placebo
      Placebo

      Não percebo qual a necessidade, a Dropbox cria uma pasta que está sempre a sincronizar conforme é alterado o conteúdo.

  31. Avatar de Manuel Pereira
    Manuel Pereira

    Bom artigo e muito bom este box devido aos 50GB! A promoção para Android que nos daria um upgrade para 50GB também já acabou? Instalei no Android e a conta continua com 5GB! 🙁

    1. Avatar de Rogério Mestrinho

      Boa noite. Ainda não acabou. Para usufruires dos 50GB tens de ter acesso ao Root e fazer umas alterações num ficheiro em especifico. Se procurares aqui no pplware vais encontrar o tutorial.

      Cumps.

  32. Avatar de Manuel Pereira
    Manuel Pereira

    Seria muito bom este BOX devido aos 50GB! A promoção para Android que nos daria um upgrade para 50GB também já acabou? Instalei no Android e a conta continua com 5GB! 🙁

  33. Avatar de Bruno Carvalho
    Bruno Carvalho

    Olá!!

    Funciona… mas é tãooooooooooooooo lento! Demora uma eternidade a fazer uploads e downloads. 15Mb demora uns 10 minutos e falha várias vezes pelo caminho.

    O problema será só meu??

    Abraço
    BCarvalho

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Confirma-se. Não é leeeeeeeeento é leeeeeeeeeeeeeeeentíssimo!!!

  34. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    já tinha feito isto a algum tempo.
    Mas é lento a ligação ftp.

  35. Avatar de Jonh
    Jonh

    boa dica, mas é tão lento… podem fazer o mesmo para o windows skydrive, tem 25gb free e é bem mais rápido.

  36. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Estava agora mesmo a falar com um colega meu que o serviço box pecava apenas numa situação em relação ao dropbox..era o facto de nao ter aplicação para pc..e tinhamos q uplodar ou via android ou site..assim..retiro o que disse..

    Grande serviço..com esta dica começo a ponderar o serviço pago com 1 Gb de espaço 🙂

  37. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto é tão lento que até faz doer… meti a copiar as minhas fotos todas para lá (25 gigas) demorou quatro dias… quando cheguei lá tinha apenas 2 gigas… que bela bosta de programa.

  38. Avatar de André
    André

    Pode ser mais lento que a concorrência, mas é muito bom termos esta oportunidade, 50 gb não caem do céu todos os dias…

    Estou muito feliz com o serviço!

  39. Avatar de bruno
    bruno

    A mim não me deixa na parte de meter o https://www.box.net/dav
    tenho vista e tenho amigos meus que com vista conseguiram pelo mesmo método…

    1. Avatar de bruno
      bruno

      ponho o .com… instalei um programa da windows(http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?displaylang=en&id=15123) e agora já falha quando meto a pass… :S alguém?