Como atualizar o seu IBAN para receber os apoios do Estado?

50 Comentários

Como já todos sabemos, o Governo Português anunciou um conjunto de medidas de apoio às famílias mais vulneráveis. No total são 2400 milhões de euros que vão chegar “diretamente” aos portugueses.

O cheque de 125 euros e o subsídio de 50 euros por filho serão depositados diretamente na conta bancária, a partir do IBAN registado pela Autoridade Tributária ou pela Segurança Social. Saiba como atualizar o IBAN.


De relembrar que no caso do “cheque” de 125 euros, o contribuinte deve ter rendimentos brutos anuais inferiores a 37 800 euros ou 2700 euros por mês (a 14 meses). O apoio de 50 euros por filho é universal para todos os dependentes até aos 24 anos. As medidas são individuais, ou seja, pode haver um casal em que um receba menos de  2700 euros por mês e nesse caso terá acesso aos apoios.

Como atualizar o IBAN no Portal das Finanças?

Para atualizar o IBAN no Portal das Finanças deverá seguir os seguintes passos:

  • #1 – Aceder ao Portal das Finanças aqui
  • #2 – Proceder à autenticação
  • #3 – Aceder à secção “Reembolsos/IBAN”  e proceder à alteração caso seja necessário

Como alterar o IBAN no portal da Segurança Social?

  • #1 – Aceder ao site da Segurança Social Direta
  • #2 – Iniciar sessão com o número da segurança social e a respetiva palavra-passe
  • #3 – Aceder ao menu “Perfil” e depois carregar em Dados Pessoais
  • #4 – Selecionar “Atualizar Contactos” e atualizar o e-mail
  • #5 – Para o IBAN deve ir a Conta-Corrente e depois Conta bancária (Ou então no menu Perfil)

  • #6 – Depois é só alterar o IBAN ou indicar um novo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vá lá os portais ainda não terem caído…

  2. Avatar de Armenio
    Armenio

    Se não houver alteracao no iban é necessário confirmar o existente?

  3. Avatar de Ivo
    Ivo

    Nos 20€ da gasolina, houve quem fosse gastar o valor em guloseimas e revistas nas gasolineiras.

    Agora onde gastar os 125€,….o céu é o limite.
    A esmola do Kosta faz tanta mas tanta falta, quem nem sei. Vou gastar numa casa de strip ou numa bela jantarada á pala do amigo Kostinha !

    1. Avatar de rui
      rui

      Concordo que é uma esmola, e que não vai fazer grande diferença para a grande maioria das pessoas.

      Quem ganha o ordenado mínimo vai dar uma ajuda, pois 125 € é bastante para essas pessoas, mesmo sendo apenas uma vez.

      Seria mais importante e justo uma descida na percentagem do IRS que descontamos mensalmente (claro que quem não ganha o suficiente teria outro apoio), pois pelo menos esse seria mensal. Mas do Costa não era de esperar uma coisa assim…. E é PS….

      🙂

      1. Avatar de João
        João

        Se fosse o PSD a desculpa era “ah e tal não há margem, como tal vamos subir as pensões em 0,5% para o próximo ano para combater a inflação”

        1. Avatar de rui
          rui

          Isso tens razão. O que quis dizer é que o PS é “supostamente” mais amigo….
          Não sou PS, nem PSD nem de nenhum deles…. 🙂
          Como disse, acho que uma alteração no IRS era melhor, mas é a minha opiniao

          🙂

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Com PRR, meses de impostos extra devido à alta inflação, 6% de desemprego e 7 anos de vacas gordas?
          Precisas de estudar mais

      2. Avatar de André Silva
        André Silva

        Pessoas com rendimentos mais altos não precisam de apoios, se querem ultrapassar a crise vivam um nível de vida mais modesto.

  4. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    e para os contribuintes que não tiverem conta bancária?

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E quem não tem conta bancária é necessário ir a um balcão das Finanças ou da Segurança Social para receber o cheque de 125 euros ?? Tanto o meu pai como a minha mãe não têm conta no banco.Recebem as reformas através dos vales postais e daí vão ao balcão dos Correios levantar o dinheiro.Como é que é,alguém me pode informar ?? Ficava-vos agradecido.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Desculpem,não é o cheque de 125 euros mas a metade de 50% que lhes vai ser atribuída no mês de Outubro,referente à reforma.Peço-vos desculpa.

      1. Avatar de rui
        rui

        não sei, mas possívelmente será pago como é a reforma

    2. Avatar de ivan
      ivan

      reformados não recebem esses 125€

    3. Avatar de Josiel
      Josiel

      Recebe um CTT no último endereço que encontra na finanças.

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    Presente envenenado.

  7. Avatar de Antonio
    Antonio

    É mais do mesmo…
    Quem recebe 2400€ recebe o mesmo que a pessoa que recebe 800€.
    E o pensionista que recebe 300 (recebe 150€) e o pensionista que recebe 2000€(recebe 1000€)

    Sempre a ajudar os mais necessitados

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O pensionista que recebe 300€ deveria ter descontado mais que 20 anos a receber o salário mínimo…
      Digo eu…

      1. Avatar de rui
        rui

        Pois, mas era épocas diferentes.
        Muitos desses pensionistas ganhavam mesmo o ordenado mínimo (e era muito menos que agora), e outros era enganados pelos patrões.
        Para além que muitos desses pensionistas nem ler sabiam.
        Pode não justificar tudo mas olha que explica muito

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Enquanto o pessoal não mudar a mentalidade de meter os trabalhadores a pagar os erros, os enganos, e as aldrabices dos outros, não temos futuro…

          1. Avatar de rui
            rui

            Talvez. Mas infelizmente foi o que aconteceu, sobretudo no interior.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Tens de responsabilizar o que enganou ou o que foi enganado.
            Agora meter um jovem no primeiro emprego a pagar pelo engano dos outros não faz qualquer sentido…

          3. Avatar de rui
            rui

            Nuno
            Vamos ver se entendi: Os pensionista a quem aconteceu isso vão responsabilizar quem?
            Os filhos ou até mesmo os netos dos antigos patrões? (a maior parte desse patrões já devem estar mortos).

            Se é justo nós pagarmos, claro que não mas foi assim que aconteceu em muitos lados.

            Se te faz mais feliz, pensa assim: muitos destes pensionistas daqui a poucos anos vão morrer… Problema resolvido!

            O que deveria ser preocupante são os chicos espertos, e os que não procuram e nem querem trabalhar pois o estado dá dinheiro a borlix…
            Muitos fogem aos impostos (vão a oficina, obras etc… ). Se o valor for alto não pedem fatura para não pagar o IVA.
            Outros fazem acordos com os patrões e recebem ordenado mínimo (o resto vem por fora, tipo carro, e outras regalias, incluindo dinheiro nalguns casos). Claro que essas pessoas depois terão a reforma em função do que descontaram, mas é chico espertismo e o único que ganha mesmo com isso é o patrão.
            Estes dois exemplos são apenas uma gota de agua do que acontece, e depois querem que o estado dê tudo a mais algum… e onde o estado vai busca dinheiro? aumenta impostos… Ao aumentar mais gente passa a fugir ao pagamento….. Ciclo vicioso.

            🙂

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não há pensionista nenhum a receber 300€ por fuga aos impostos por parte do patrão.
            Esses casos foram regularizados à conta dos nossos impostos no passado, há décadas, pelo que tentar justificar os que trabalham a ganhar por fora e os que sempre decidiram não fazer nenhum à conta dos que já recebem a devida compensação não faz sentido.
            Quanto a morrer, não é solução para nenhum problema… Afinal vamos todos morrer e não é por isso que vamos receber por fora e descontar com base em salários falsos ou nem sequer trabalhar…

    2. Avatar de JS
      JS

      E isso é mau em que ponto ?
      O pensionista que recebe 2000€ contribuiu, e bem, muito mais que o que recebe 800€.
      Essa vossa mentalidade pequeninha… Uma pessoa faz pela vida, contribui para que outros possam usufruir de uma compensação depois de já terem contribuido, e chega ao fim e sai penalizada ? Deixem-se lá de trabalhar e fazer pela vida o mínimo possível, porque depois recebem ordenados e pensões mínimas possíveis e vem distribuir a vossa frustração em comentários online …

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Opiniões de quem nunca viu 50% do ordenado ir para o estado

        1. Avatar de JS
          JS

          Sem dúvida alguma… Tomara que esta gente abrisse os olhos para verem a tributação enorme sobre quem recebe um salário acima da média, mas que ao mesmo tempo não dá para ter uma vida tão acima da média quanto se possa pensar…

      2. Avatar de Adeus
        Adeus

        Finalmente um comentário com algum bom senso. Quem recebe acima da média já desconta bastante para ajudar os outros. Agora com o aumento do custo de vida, nos também temos direito a alguma coisa… Farto de pagar para esta ciganada ficar em casa sem fazer nenhum…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Concordo, quem desconta mais devia receber mais

  8. Avatar de Anibal
    Anibal

    Bom dia os pensionistas não têm direito a receber os 125 euros.
    Só recebe quem trabalha

  9. Avatar de David Castro
    David Castro

    Como é que vai ser dado o valor dos filhos? É preciso atualizar a informação na AT e Segurança Social dos filhos ou será transferido para os pais? E no caso de pais separados, quem recebe o valor?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vai para os pais.
      Pais separados recebe quem tem custódia ou 50-50 no caso de custódia partilhada

    2. Avatar de Carla de castro
      Carla de castro

      Também gostaria de saber

  10. Avatar de Há cada um
    Há cada um

    Alguém por aí com bilhetes para os Coldplay. Agora já tenho novamente guito

  11. Avatar de Anibal
    Anibal

    Tem de estar registados na segurança social directa e ter la o IBAN correcto.
    E nas Finanças também a mesma coisa e em relação aos filhos têm de estar no o IRS dos pais como dependentes.
    Boa sorte

  12. Avatar de Lenice Silva
    Lenice Silva

    Bom dia os casais que recebem o salário mínimo ambos e não tem filhos também vai ser abrangidos, eles não falam nada a respeito disso.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O apoio de 125€ vai ser dado “a cada cidadão contribuinte não pensionista com rendimento ate 2700 euros mensais brutos.”

  13. Avatar de Carla de castro
    Carla de castro

    Também quero saber

  14. Avatar de Tuga xuxa
    Tuga xuxa

    Pois, a receber 125€ no próximo mês, ate eu fazia artigos destes, ainda tirava ferias…

  15. Avatar de Neide
    Neide

    Boa noite!
    Por favor alguém pode me dizer, o que li aí num comentário, esses 125,00 vai ser pago só por um mês? Desde já agradeço. O

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      *Caso cumpra os requisitos, o pagamento irá acontecer em outubro.”
      Sim, são pagos em Outubro de 2022.

  16. Avatar de Neide
    Neide

    Não tinha entendido que dinheiro seria dado às pessoas só por um mês. Pra muitas gente um mês so não vai resolver, muita coisa. As pessoas carentes precisam por mais meses.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mas o dinheiro ainda não nasce nas árvores…
      É uma ajuda que o estado vai dar e que sai do bolso dos portugueses contribuintes.
      Quem quiser ajudar mais pode dar directamente do seu dinheiro às pessoas mais carentes.

  17. Avatar de António José
    António José

    Boa tarde,
    Tenho uma questão, tem que se atualizar ou nas finanças e na segurança social ou basta em um dos sítios.
    Obeigadi

  18. Avatar de Fernando
    Fernando

    São tão bonzinhos, estão a devolver o que é nosso. E o resto? Temos que votar neles outra vez, a TAP já não interessa.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Estás a ver o problema? Uns acham que estão a devolver o que já roubaram… Outros estão espantado por não ser todos os meses…

  19. Avatar de Virgílio Cardoso
    Virgílio Cardoso

    Boa tarde
    A minha esposa é co titular comigo, ela desempregada de longa duração não tendo direito a qualquer subsídio por eu receber anualmente cerca 26500€, terá ela direito a receber os tais 125€? Eu já recebi os ditos.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim, também recebe.
      Ser co-titular não tem nada a ver. Recebe na conta cujo IBAN está nas finanças ou ss.
      http://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/amp/125-euros-vao-chegar-a-31-milhoes-a-partir-de-20-de-outubro-15200068.html

  20. Avatar de Teresa
    Teresa

    Eu ficaria muito feliz se os senhores governantes deste país tivessem coragem de dizer a políticos que recebem sob pensão vitalícia que essa lei é uma ofensa a milhares de portugueses que vivem na miséria e quando trabalhavam como escravos e pagavam imposto e agora são tratados como lixo só servem para serem enganados quando á eleições

  21. Avatar de Josiel
    Josiel

    Meu IBAN estava desatualizado (conta bancária antiga/fechada) atualizei, mais já era tarde (status- transferência emitida)… Mais eu já recebi o reembolso do IRS pela nova conta bancária,que declarei no IRS. Será que eles vão pagar pela mesmo IBAN que declarei no IRS?