Comissão Europeia quer permitir que utilizadores removam apps da Apple e Google

24 Comentários

A luta da Europa e da Comissão Europeia contra os gigantes da tecnologia tem vindo a crescer e procura cada vez mais proteger os seus cidadãos. Quer dar a estes a possibilidade de escolha e impedir que sejam impostas soluções que apenas beneficiam empresas como a Apple ou a Google.

Esta tem sido uma guerra complicada de travar e que tem sofrido alguns revezes, fruto de alguma astúcia destas empresas. Agora parece haver um novo movimento, que quer permitir aos utilizadores remover as apps dos seus smartphones, dando mais liberdade de escolha.

Comissão Europeia Apple Google apps Europa

Novas regras da Comissão Europeia

Ainda não existe muita informação concreta, mas a Comissão Europeia quer mudar um conjunto de regras associadas ao mundo digital. A sua ideia é renovar as regras de utilização da Internet no espaço Europeu, que contam já com 20 anos. Tudo deverá acontecer sob o Digital Services Act.

Em concreto, vão ser definidas as novas normas para que os gigantes da Internet, como a Apple ou a Google, possam operar na Europa, respeitando a privacidade dos utilizadores. Estes não devem exceder o que for decidido, sob pena de serem castigados com multas e com restrições.

Comissão Europeia Apple Google apps Europa

Dados dos utilizadores na Europa protegidos

Tudo parece ir focar-se em 2 pontos base, que querem dar foco ao utilizador e aos seus dados. Em primeiro lugar, e centrando-se na informação criada, esta não poderá ser usada para fins que não são os de base. Esta posição é algo normal em empresas como a Apple ou a Google.

Isto significa que todos os dados gerados para uma situação não devem ser usados para outros serviços. Desta forma limitam o cruzamento de informação para a criação de perfis e posterior envio de publicidade dirigida. Limitam também a posição dominante face a outros serviços, por ter já informação destes utilizadores.

Comissão Europeia Apple Google apps Europa

Apps da Google ou Apple podem ser removidas

Outro resultado desta mudança será a da prioridade dada por estes gigantes às suas apps. A ideia base é permitir aos utilizadores removerem as propostas pré-instaladas, permitindo que outras sejam usadas e abrindo o mercado, dando igualdade a qualquer serviço ou aplicação.

Não há uma data para que o Digital Services Act seja colocado em utilização, mas tudo aponta para que surja no final do ano. Marcas como a Google ou a Apple têm depois de se adaptar e passar a estar de acordo com estas regras e com as imposições da comissão europeia.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato Alberto
    Renato Alberto

    Então e as aplicações que vêm das marcas dos telemóveis, essas é que deviam poder ser mesmo removíveis porque algumas da Google são mesmo serviços do sistema operativo, o mesmo se passa com a Microsoft

    1. Avatar de Tugahunter
      Tugahunter

      Sou da mesma opinião. Ser obrigado a gramar com Apps que não usamos deviam poder ser removidas dos nossos terminais…

      1. Avatar de Goncalo Pereira
        Goncalo Pereira

        Malta tem bom remédio…chama-se:

        Sailfish OS

        …há muito que me fartei de android e iOS…

        1. Avatar de Carlos Oliveira
          Carlos Oliveira

          Podes partilhar mais da tua experiência com o Sailfish OS?
          Não gosto de Android e o Windows, já foi. Chateia-me particularmente a imposição de apps que não usamos, mas vêm agarradas ao SO e ao fabricante do terminal.
          Gostava de saber mais sobre smartphones com linux, mas a informação não é muita, assim como a disponibilidade.
          Se puderes partilhar mais informação, para além do nome do OS, seria útil.
          Obrigado

        2. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Realmente…

          Um OS que se promove dizendo “Russia trusts in Sailfish OS” e “Latin America’s tech independence”… pois…

          Ou seja, não confias nos americanos mas depois atiras-te para os russos ou países da américa latina que são os grandes bastiões de democracia e liberdade… pois sim… lol

          Também muito curioso é defenderem a privacidade e promoverem apps como o Facebook, messenger e instagram, (não sou eu que digo, está lá no site deles) até dava vontade de rir se não fosse tão trágico

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eww, no. Europa só existe mesmo para fazer m$@%a.

  3. Avatar de Eu e Tu
    Eu e Tu

    Tambem concordo, queria desinstalar a aplicacao gdrive e desconsigo, essa norma tambem deve ser aplicada em Mocambique.

  4. Avatar de anon
    anon

    Faz lembrar a Microsoft, tb argumentava q o IE era parte do OS… e durante algum tempo até foi mas depois deixou de ser…

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Quando é que deixou de ser? Lá porque agora estão a promover o Edge como o seu web browser, não quer dizer que o velhinho iexplore.exe tenha sido removido do sistema (hint: não o foi nem será sem grandes mudanças). Digo-te mais, se não acreditas num Anónimo qualquer na internet, experimenta apagar o iexplore.exe e as suas bibliotecas e vais ver como fica o teu Windows…

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Até há programas de terceiros a depender das libraries do iexplorer.exe. Continua a ser parte integrante do OS.

  5. Avatar de RM
    RM

    Acho bem, pois temos o direito de poder instalar apps alternativas e remover as que não gostamos/queremos e outras que podem ser duvidosas.

  6. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    Tudo bem, embora no Android já seja possível desinstalar alguns aplicativos da Google por ADB. Pena no entanto que apenas a Google e a Apple estejam na mira desta decisão, pois os fabricantes dos telemóveis também enchem os equipamentos de bloatware/spyware, algum do qual já nem por ADB se consegue desinstalar

  7. Avatar de Strato
    Strato

    Ja nao mexo em Android ha algum tempo, mas no iOS sao poucas as apps que nao se podem desinstalar…

  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    A Comissão Europeia se esta realmente preocupada em proteger os seus cidadãos deveria obrigar a todos os fabricantes de hardware a fornecer o código de fonte das suas drivers .
    Quando compramos um equipamento deveríamos ser os donos do equipamento que compramos, mas parece para algumas empresas os clientes estão restringidos a um determinado sistema operativo, com o código de fonte disponível o dono do equipamento veria a sua liberdade de escolha aumentada como também a sua privacidade sereia mais assegurada .

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Isso NUNCA vai acontecer
      Primeiro porque o código fonte está protegido pelos direitos de autor (ou seja, divulgar é uma opção pessoal e NUNCA uma imposição legal), depois porque “O segredo é a alma do negócio”, já imaginaste o que seria a concorrência deitar a mão a “certos segredos”?

      Seria o fim dos negócios tal como os conhecemos. Provavelmente o abradar ou até mesmo parar os avanços tecnológicos..

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Pode ter direitos de autor e ser de código aberto tal como um livro tem direitos de autor, onde há segredos não pode haver confiança, mas hoje em dia cada-vez são menos empresas em ter drivers em código fechado .
        Não são os segredos que trazem inovação, são sim as técnicas de pesquisa .

  9. Avatar de Márcio
    Márcio

    A UE deveria retirar os EUA da NATO , isso queria ver.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      O que é que a NATO tem a ver com a notícia em si?

      Já agora, sabes o que significa a NATO? (em português para não haver dúvidas) significa “Organização do Tratado do Atlântico Norte”, os EUA estão num dos lados do atlântico norte, a europa do outro, ou seja sem um dos lados, não há aliança… certo?

  10. Avatar de Trashware
    Trashware

    E vamos ter de continuar a gramar aplicações da Asus, Samsung e afins ?

  11. Avatar de Francis Duarte
    Francis Duarte

    Concordo.. O utilizador é q devia escolher o q quer instalar no seu smartphone… Logo na primeira utilização… Ou seja configuração logo o que queria é o q não queria.. Não como agora que tem app preinstaladas e não dão para remover… Apenas se podem desativar.

  12. Avatar de Luis
    Luis

    A UE deveria era competir com Silicon Valley a sério e não ser só FB, Apples, etc…
    A começar pelo Geolocalização, para que querem o Galileo?