Começou o programa IVAucher: Site já está disponível

38 Comentários

O Programa IVAucher é um sistema de incentivos do Governo Português, que vai permitir aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração.

O site de apoio a esta iniciativa do Governo já está disponível.

Começou o programa IVAucher: Site já está disponível


A partir de hoje (1 de junho de 2021), quem pedir para registar o seu número de contribuinte em faturas de despesas realizadas nos setores da restauração, alojamento e cultura poderá vir a receber um crédito correspondente ao montante de IVA pago, para gastar no mesmo setor.

O crédito do IVA corresponde a todas as compras realizadas até 31 de agosto e terá por referência as faturas a que os contribuintes associarem o seu NIF.

Como funciona o IVAucher?

Para usufruir do programa IVAucher o contribuinte terá de aderir ao mesmo. Para tal existem duas formas:

  • Online (via www.ivaucher.pt) e também através da app IVAucher. Em breve deverão estar disponíveis 
  • Adesão presencial disponível nos 3.000 pontos de venda (tabacarias ou papelarias) da Pagaqui

O valor acumulado, poderá ser descontado em compras futuras, em qualquer um dos três setores abrangidos, até ao limite de 50% por compra.

https://www.youtube.com/watch?v=R1ydviqZDGA&feature=youtu.be

Em junho, julho e agosto os contribuintes acumulam o valor do IVA sempre que pedem fatura com NIF num estabelecimento do setor da restauração, alojamento e cultura.

Em setembro a AT apura o valor final do benefício IVAucher acumulado com base nas faturas comunicadas.

Em outubro, novembro e dezembro os consumidores pagam até 50% do valor da fatura com o benefício IVAucher em estabelecimentos aderentes.

São elegíveis os estabelecimentos de restauração, alojamento e espaços de cultura (cinemas, teatros e outras salas de espetáculo), cujo CAE principal consta da lista aqui disponível.

IVAucher

Partilhar:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Cruz
    Francisco Cruz

    “A adesão ao programa estará disponível neste Portal e na rede de Clientes SaltPay Portugal no dia 15 de junho!”

  2. Avatar de pedro
    pedro

    se as taxas e impostos fossem descessem para níveis aceitáveis, o Estado aumentava a colecta no geral ….. e deixavam-se destes golpes artísticos !!andam constantemente a fazer os cidadãos de fiscais e colectores de impostos para o Estado (com mão-de-obra à borla claro) …..

    1. Avatar de Daniel Paiva
      Daniel Paiva

      Gostam de complicar o que é simples!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exacto.. +1 principalmente impostos aos ordenados, tanto da empresa como do trabalhador

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A ideia é tentar aumentar a procura e com isso a despesa nestes serviços.
      Relembro que as poupanças dos Portugueses estão em máximos históricos, há muito dinheiro para se gastar parado em contas bancárias, é só preciso incentivo para o gastarem e com isso apoiarem os negócios que ficaram mal e ajudarem a fazer crescer a economia.

      1. Avatar de oiiiii
        oiiiii

        “há muito dinheiro para se gastar parado em contas bancárias”, não é na minha de certeza

  3. Avatar de Jakim Zé
    Jakim Zé

    Isto é simples.
    Consumidor, regista as compras tipo e-fatura
    Comerciante, caso não queira declarar as vendas como habitual, não se regista no IVAUcher

    Consequeencia, consumidor registou as compras (que deixam de ser validas para o e-fatura) e fica a arder…

    Mais, a SaltPay protege os dados… mas pode partilhar com as empresas do seu Grupo… (Andamos a brincar com os dados das pessoas???).

  4. Avatar de Shout
    Shout

    Era importante referir que para acumular o IVA gasto nesses CAE, não é preciso adesão nenhuma: a acumulação é automática para todos os contribuints, só é preciso aderir associando um cartão bancário ao NIF se quiser usufruir desse valor acumulado e a adesão até pode ser eventualmente só a partir de setembro depois de ter acumulado tudo o que tinha para acumular.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      ” não é preciso adesão nenhuma”… “só é preciso aderir associando…”

      1. Avatar de Shout
        Shout

        para acumular o IVA gasto nesses CAE, não é preciso adesão nenhuma…… só é preciso aderir associando um cartão bancário ao NIF se quiser usufruir desse valor acumulado

  5. Avatar de Gondzilla
    Gondzilla

    Para além de que é necessário associar um cartão bancário ao registo, o que por si só é assustador só de pensar que a AT tem acesso ao cartão bancário (ou pelo menos aos dados do mesmo), e para usufruir do desconto a despesa tem de ser paga com o cartão que está associado ao registo.
    No fundo, é mais um esquema para o Governo dizer que está a dar qualquer coisa, mas que é tão complicado que não vão dar quase nada.

    1. Avatar de Shout
      Shout

      Onde é que viste que a despesa tem de ser paga com o cartão que mais tarde vai ser associado ao IVAucher?!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O que o Gondzilla disse não foi isso.
        Neste momento podes pagar até com dinheiro, a partir de 1 de outubro tem de ser pago com um cartão que foi associado ao E-fatura

        1. Avatar de Shout
          Shout

          ok…. e qual o problema disso?…
          Mesmo que para pagar as refeições se use habitualmente um cartão tipo Edenred onde a empresa deposita o subsidio de almoço, a partir de Outubro podes pagar 50% da despesa com o valor acumulado em IVA nos meses de Junho, Julho e Agosto mesmo que para isso tenhas de usar outro cartão de débito previamente associado ao IVAucher.
          Eu sei que é necessário desligar o complicómetro típico tuga mas há que fazer um esforçozinho 😉

          1. Avatar de Nelson Branquinho
            Nelson Branquinho

            Problema é que essa empresa Edenred não terá aderido ao programa.

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Se o montante se mantiver nos 200M isto vai ser um flop, isto porque basta cada agregado gastar 445€ para atingir os 200M do programa. O meu agregado gasta nestes meses de verão entre 5.000€ a 10.000€ em hoteis, restauração e cultura, maioria dos agregados da classe média alta a menos que tenham casa propria vão gastar o mesmo, assim em Julho já foi ultrapassado o valor de 200M do programa.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O teu agregado gasta em 3 meses aquilo que muitos ganham num ano.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O meu agregado trabalha em 3 meses o que muitos não trabalham num ano, e eu a minha mulher há mais de 20 anos que nos sacrificamos para ter um bom nível de vida e poder dar um bom nivel de vida aos nossos filhos.
        Cada um sabe de si, mais importante do quanto gasto ou quanto tenho na conta é nunca ter roubado nem ter pedido emprestado 😉

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      A maioria dos agregados da classe média alta vai gastar 1/2 a 1/4 do rendimento anual em restauração e cultura só nos meses de Verão? LOL!!!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Media Alta situa-se entre os 100k-250k ano, não sei o que achas que era a classe média alta.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Saltpay” que empresa é esta? De onde choveu esta empresa?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O do UK, já anda no segmento dos pagamentos electronicos desde 2019 e já emprega muita gente em Portugal principalmente nas areas de tecnologia em Lisboa e Porto. Também sei de Tugas a trabalhar para eles no UK.
      Foi a única a concorrer ao concurso publico porque a SIBS iria demorar 2 anos, consumir 100M e ainda cobrar taxas.
      A SaltPay é muito flexivel nestes novos projectos, tem tudo em Azure e AWS e cerca de 40% dos 900 colaboradores são da área das tecnologias de informação.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para os que como eu se questionaram o porquê desta medida em detrimento de outras, esta notícia esclareceu.

    “IVAucher já não tem 200 milhões. Sete milhões foram usados para operacionalizar o programa.”
    https://eco.sapo.pt/2021/05/25/ivaucher-ja-nao-tem-200-milhoes-7-milhoes-usados-para-operacionalizar-o-programa/

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Quem acha 7M para um projecto destes muito é porque não conhece o que é preciso para um projecto destes muito menos percebe alguma coisa de tecnologia.
      Azure + AWS – 2M
      Dev – 2M
      Admin – 1M
      No final das contas e depois de impostos ficam com menos de 2M de lucro, muito abaixo do normal.
      Deviam preferir uma SIBS para demorar 2 anos, consumir 100M e ainda cobrar taxas.
      Acordem para a vida, a area tecnologica é a area que paga melhor em todo mundo e com os profissionais mais qualificados, os projectos com base tecnologica custam muito dinheiro em ordenados e em infraestrutura, achas que era uma SIBS que implementava uma coisa destas para 10M de pessoas em meia duzia de meses com apenas 7M?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Pouça, 2M para Devs?
        4000€ de ordenado para 10 Devs (14 meses, ou seja com subsídios) custava pouco mais de 500m €
        Azure + AWS por acaso nem entro por aí, porque não trabalho com essas tecnologias.
        Admin 1M!?
        Rapaz, espero que não vás para política, com essas contas de sumir eras logo promovido. 🙂

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não são 10 devs que levantam isto em 6 meses, estamos a falar do envolvimento de cerca de 60 pessoas com ordenados UK e PT, entre devs, datacenter, gestores de projecto, team leaders, etc.
          Depois vais ter cerca de 20/30 pessoas a fazer administração 24/7, tens de incluir turnos, prevenções, etc.
          O máximo que fiz de projectos parecidos foi para 1M de utilizadores e os custos totais rondavam 5M por ano, isto feito na tugolândia, fazendo lá fora
          conta com mais 1M só de salários e premios, por isso acho os 7M um excelente valor e volto a afirmar, só quem não percebe disto se pode queixar desse valor.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mais um site, mais umas cadeiras para preencher com os boys, e mais 7 milhões…este povo tuga é fácil de enganar!

  9. Avatar de Filipe C
    Filipe C

    Nao esquecer de um pormenor.. Quando forem usar o saldo do IVAucher para abater em faturas (até 50%) essas faturas deixam de contar para IRS, ou seja não acumulam no e-fatura para o IVA desse setor de atividade.
    Portanto no fundo o governo ta a ”tirar” de um lado algo que antes dava, para dar noutro lado mais cedo. É verdade que está a dar algo mais do que uma parte do IVA , está a dar a totalidade, mas tem sempre um detalhe, e é este o detalhe

    1. Avatar de ed
      ed

      Falso. O que não acumula para o IRS do ano seguinte é o saldo IVAucher gasto (porque já contou para o IRS no pagamento inicial e nessa situação seria um duplo benefício). Resumindo… Numa compra de 10€, pagas 5€ de “forma normal”, 5€ são descontados do saldo IVAucher e entra no e-fatura para o ano seguinte apenas o IVA dos 5€ pagos de “forma normal”, porque o IVA dos 5€ de desconto já foi contabilizado no compra original.

  10. Avatar de XneloX
    XneloX

    Não percebo esse movimento de “ajuda” à restauração. Ouvi dizer que a emissão de faturas nesse setor sempre foi uma prática rara.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Desde o e-fatura que raro é a não emissão de faturas.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Raro?
        Se o valor da faturação aumentou deve-se ao facto das pessoas pagaram cada vez mais com cartão.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Este programa estimula é a pedir fatura e reduzir a tipica fuga aos impostos deste sector.

  11. Avatar de Jak
    Jak

    https://www.ivaucher.pt/Landing/Faqs

    “A partir de quando posso aderir?
    No período de acumulação, os consumidores não têm de aderir para poder acumular o benefício. A adesão poderá ser feita a partir de dia 15 de junho, mas na realidade, apenas antes de se começar a utilizar o saldo (o que apenas será possível a partir de 1 de outubro).”